Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caro Faller, já algum tempo venho lendo todo o seu material a respeito da ineficiência do estabilizador postado aqui, então resolvi criar uma conta aqui no clube só para poder interagir, apesar de a muito tempo ser leitor assiduo de todos textos do Clube do Hardware (diga-se de passagem tudo que eu sei sobre hardware, e que não é pouco, aprendi aqui)!

A duvida é a seguinte, quaquer filtro de linha serve para qualquer fonte ou há de ser especifico ou seja, determinado filtro de linha so serve para x fonte?

Aguardo resposta!

Desde já agradeço!

Postado

se eu coloco meu nobreak diretamente filtro de linha, nao tem problema certo ou to errado?

se eu tiver errado, tenho que conectar diretamente filtro de linha com 220v? ai meu pc queimar

• Curtir 1
Postado
se eu coloco meu nobreak diretamente filtro de linha, nao tem problema certo ou to errado?

Não entendi essa pergunta.

se eu tiver errado, tenho que conectar diretamente filtro de linha com 220v?

Conectar a fonte diretamente no filtro de linha? sim, tranquilamente.

Apenas se assegure que a chave seletora de tensão esteja em 220v.

ai meu pc queimar

Também não entendi esta parte.

Abraço.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
se eu compra filtro de linha, terei q modifica a fonte de 110v para 220v?

se eu tiver errado, tenho que conectar diretamente filtro de linha com 220v? ai meu pc queimar

Amigo... Filtros de linha e proteções não mudam a tensão da rede elétrica. Se entrar nele 110 Volts sairá em suas tomadas 110 Volts.

Se entrar 220 Volts sairá 220 Volts. OK??

Quanto a fazer a fonte trabalhar em 220 Volts, saiba que isso é o normal, o melhor, o mais econômico e o mais eficaz.

Leia para entender: Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

Desse modo tenha o devido cuidado de fazer as coisas de modo correto.

Se a tomada da parede dai apresentar 220 Volts, o filtro colocado nela também vai apresentar 220 Volts. Nesse caso todo e qualquer equipamento, que nesse filtro for ligado, Fonte, Impressora, Monitor, no-break, ventilador, caixa de som amplificada, cadeira elétrica, todo portanto, deve ser capaz de suportar 220 Volts. Simples.

Caro Faller, já algum tempo venho lendo todo o seu material a respeito da ineficiência do estabilizador postado aqui, então resolvi criar uma conta aqui no clube só para poder interagir, apesar de a muito tempo ser leitor assiduo de todos textos do Clube do Hardware (diga-se de passagem tudo que eu sei sobre hardware, e que não é pouco, aprendi aqui)!

A duvida é a seguinte, quaquer filtro de linha serve para qualquer fonte ou há de ser especifico ou seja, determinado filtro de linha so serve para x fonte?

Aguardo resposta!

Desde já agradeço!

Filtros de linha ou proteções contra surtos de linha são dispositivos muito simples e sua função é, de modo passivo, interagir com a energia de exceção, com os "entes" não desejados que podem aparec er superpostos a essa energia.

Transientes, surtos de tensão, ruído elétrico, interferência eletromagnética ou de RF (emissoras de rádio, TV, celular, etc) são os mais comuns..

Ou seja, pouco ou nada se tem a considerar se ela, a proteção, vai alimentar uma fonte, um HT, um televisor plasma ou uma escova de dentes elétrica...

As preocupações que se deve ter ao dimensionar uma proteção ou filtro de linha são essas:

1) TOMADAS: Definir quantas tomadas a mesma deve ter bem como qual o somatório da potência que dela vai ser exigida (somatório da potência demandada por aqueles equipamentos que simultaneamente serão ativados)

2) PROTEÇÃO PARA LINHAS AUXILIARES: Definir se desejas ou não proteger as linhas auxiliares que adentram, direta ou indiretamente o PC. Rede telefônica, através do modem ADSL e rede da TV a cabo se sua internet for virtua, cabo de antena no caso da internet via rádio, por exemplo. Surtos de tensão derivados de descargas atmosféricas ou de queda da alta tensão sobre a fiação telefônica ou da NET não são incomuns, acontecem..

Veja um exemplo recente: Aterramento e filtro de linha salvaram meu pc

3) COMPONENTES: Tentar saber se as proteções, foco de sua possível escolha, oferecem realmente os mínimos componentes necessários para proteção e filtragem. Discução nos fóruns e tópicos como esse dai tem a análise de muitas dessas proteções com visão interna das mesmas. Você já viu seu filtro de linha por dentro?? Não?? Entre e veja!!

4) TENSÃO DE TRABALHO: Verificar se a proteção escolhida pode operar na tensão de trabalho (110 ou 220 Volts) de seu site ai.

5) Adotar a proteção/filtro de linha e ser feliz....

• Curtir 1
Postado

Obrigado faller, meu computador fazia barulho no nobreak, então usei filtro de linha direto no nobreak, to usando filtro de linha do computador.

tava suspeitando por que meu nobreak tava tremendo ai vezes ou barulho, quando eu ligo o computador, vamo ver se resolve... :)

• Curtir 1
Postado

Faller, aqui na minha cidade o padrão de energia é 220V, e por conveniencia ou ate por uma concepção passada de geração para geração, sempre usei estabilizadores para meu pc ( todos os componentes) ate porque, meu subwoofer, meu monitor, e etc... só aguentam carga de 110. sendo assim, o que me sugere fazer para que eu possa aposentar meu estabilizador, sendo que os componentes que eu necessito usar 110, nao podem ser ligados diretamente na tomada??

e outro caso, recentemente, sem o conhecimento devido, comprei uma "fire"age, por indicação, para "aguentar" a XFX HD 6570 que comprei e agora que passei a ler os comentarios, ja estou arrependido de ter comprado.

Devia ter comprado uma Corsair 500W v2, que esta apenas um pouco mais cara no ML.

A questão é a seguinte:

Se eu usar um estabilizador na Iceage, eu posso "remediar" ou ajudar um pouco o fato dela explodir com a famosa "meia fase" o que acontece por aqui de vez em quando?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Faller, aqui na minha cidade o padrão de energia é 220V, e por conveniencia ou ate por uma concepção passada de geração para geração, sempre usei estabilizadores para meu pc ( todos os componentes) ate porque, meu subwoofer, meu monitor, e etc... só aguentam carga de 110. sendo assim, o que me sugere fazer para que eu possa aposentar meu estabilizador, sendo que os componentes que eu necessito usar 110, nao podem ser ligados diretamente na tomada??

e outro caso, recentemente, sem o conhecimento devido, comprei uma "fire"age, por indicação, para "aguentar" a XFX HD 6570 que comprei e agora que passei a ler os comentarios, ja estou arrependido de ter comprado.

Devia ter comprado uma Corsair 500W v2, que esta apenas um pouco mais cara no ML.

A questão é a seguinte:

Se eu usar um estabilizador na Iceage, eu posso "remediar" ou ajudar um pouco o fato dela explodir com a famosa "meia fase" o que acontece por aqui de vez em quando?

Algumas considerações:

1) Para resolver questões de tensão, nada melhor que um autotransformador, máquina elétrica usada tem mais de 100 anos... Entretanto, para suas caixas de som e monitor, podes continuar usando o estabilizador/rebaixador de tensão. Tirar seu PC de cima dele já será um enorme progresso..

2) Com relação a sua placa de vídeo XFX HD 6570, te faltou pesquisa..

Placas de vídeo que não tem conector PCIe de alimentação auxiliar é por que demandam menos de 70 Watts com certeza absoluta..

A sua, essa HD 6570 não tem.. O fabricante (quem mais conhece a placa) se ela necessitasse de mais de 70 Watts colocaria um desses conectores, para melhorar a distribuição de energia, com absoluta certeza....

Portanto, mesmo que tenhas uma CPU poderosa, sua máquina não haverá de pedir mais do que 220 Watts se chegar a pedir.

Uma fonte de 300 Watts já a atenderia com folga.

Uma excelente fonte de 400 Watts, das melhores que já estiveram a venda no Brasil (falo da Seasonic S12II 430Bronze), custa menos de R$ 170. Ai o que você faz??? Compra uma maldita IceAge quem sabe a de 500 Watts, que na verdade é uma fonte de 440 Watts, sem PFC ativo, com eficiência altamente duvidosa, com tensões marginais, com componentes de segunda linha e, como você já sabe, com aquela predisposição para explodir..

Tudo isso por causa de não pesquisar, de não perguntar para ninguém, (pelo menos ninguém com um mínimo de conhecimento na área)..

3) Um estabilizador não vai resolver absolutamente nada se faltar uma fase..

Minimamente te recomendo o uso de um filtro de linha Clean Energy, da SMS, que tem incorporada a função de desativar a alimentação de saída nas suas tomadas se a tensão sair mais de 15% para cima ou para baixo, com relação a tensão nominal..

Olha ele ai: Filtro SMS Clean Energy

Desse modo ligarias o filtro de linha na tomada 220 da parede e nele ligarias todos os equipamentos que tolerem 220 Volts, bem como o estabilizador. Não esqueça de mudar a chave seletora de tensão de sua bom.., digo, fonte, para 220 Volts ...

Na saída 110 Volts desse estabilizador ligarias aqueles equipamentos que só toleram 110 volts para operar, no caso o monitor e as caixas de som..

Simples assim..

• Curtir 2
Postado
Faller, aqui na minha cidade o padrão de energia é 220V, e por conveniencia ou ate por uma concepção passada de geração para geração, sempre usei estabilizadores para meu pc ( todos os componentes) ate porque, meu subwoofer, meu monitor

Se seu monitor não se parece com esse da imagem abaixo, será difícil crer que ele seja 110V e não tensão universal.

crt-424.jpg

• Curtir 1
Postado
Algumas considerações:

1) Para resolver questões de tensão, nada melhor que um autotransformador, máquina elétrica usada tem mais de 100 anos... Entretanto, para suas caixas de som e monitor, podes continuar usando o estabilizador/rebaixador de tensão. Tirar seu PC de cima dele já será um enorme progresso..

2) Com relação a sua placa de vídeo XFX HD 6570, te faltou pesquisa..

Placas de vídeo que não tem conector PCIe de alimentação auxiliar é por que demandam menos de 70 Watts com certeza absoluta..

A sua, essa HD 6570 não tem.. O fabricante (quem mais conhece a placa) se ela necessitasse de mais de 70 Watts colocaria um desses conectores, para melhorar a distribuição de energia, com absoluta certeza....

Portanto, mesmo que tenhas uma CPU poderosa, sua máquina não haverá de pedir mais do que 220 Watts se chegar a pedir.

Uma fonte de 300 Watts já a atenderia com folga.

Uma excelente fonte de 400 Watts, das melhores que já estiveram a venda no Brasil (falo da Seasonic S12II 430Bronze), custa menos de R$ 170. Ai o que você faz??? Compra uma maldita IceAge quem sabe a de 500 Watts, que na verdade é uma fonte de 440 Watts, sem PFC ativo, com eficiência altamente duvidosa, com tensões marginais, com componentes de segunda linha e, como você já sabe, com aquela predisposição para explodir..

Tudo isso por causa de não pesquisar, de não perguntar para ninguém, (pelo menos ninguém com um mínimo de conhecimento na área)..

Faller, minha fonte original era uma genericona de 350W, porém só comprei uma de 500(430) porque no site do fabricante diz que a fonte minima requerida para a placa de video , tinha que ser uma de 400W(http://www.amd.com/us/products/desktop/graphics/amd-radeon-hd-6000/hd-6570/pages/amd-radeon-hd-6570-overview.aspx#3).

Vou ver se consigo passar essa bomba pra frente e comprar a seasonic que sugeriu.

Muitissimo obrigado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Faller, minha fonte original era uma genericona de 350W, porém só comprei uma de 500(430) porque no site do fabricante diz que a fonte minima requerida para a placa de video , tinha que ser uma de 400W(http://www.amd.com/us/products/desktop/graphics/amd-radeon-hd-6000/hd-6570/pages/amd-radeon-hd-6570-overview.aspx#3).

Vou ver se consigo passar essa bomba pra frente e comprar a seasonic que sugeriu.

Muitissimo obrigado.

Você deve saber que a fonte alimenta tudo em um PC. CPU, placa de vídeo, HD's, placa-mãe, etc..

Alimenta também uma sobre demanda se você fizer overclock em seu PC. Alimenta todos os discos rígidos que você colocar.

O fabricante, como não tem condições de prever se você faz OC ou não, se você tem um ou dez discos rígidos, se você tem ou não Water Cooler em seu PC, se você tem seu PC num gabinete com 8 ventiladores.. Ou seja o fabricante não tem a menor ideia de quanto seu PC demanda e ele, se vendo na responsabilidade de indicar uma placa, ele chuta alto, mas muito alto, quase o dobro do que seu PC possa pedir, com essa placa de vídeo dai. Esse muito alto, quase o dobro, é, na indicação 400 Watts..

Mas ele não disse para você comprar um porcaria de fonte disse??

Leia isso dai para te inteirar do que digo: Demanda das placas de vídeo x Dimensionamento da Fonte de Alimentação

Ler e entender nas entrelinhas o que o responsável pela declaração deseja poder dizer, e o seu interesse nessa informação, é fundamental...

• Curtir 1
Postado

Sim, mas aqui em casa no meu quarto utilizamos o mesmo estabilizador ha mais de 10 anos e nunca tivemos problemas com ele ou fonte! Não sei se os estabilizados antigos, da década de 90, eram diferentes quanto a isso, mas como vocês me explicam? porque ele nunca me deu problemas? Deixar apenas com aqueles filtros ou direto na tomada não pode queimar algum Hardware (ou provocar algum tipo de curto) em caso de uma eventual queda de energia? (ps:não entendo nada de eletrica)

• Curtir 1
Postado
Sim, mas aqui em casa no meu quarto utilizamos o mesmo estabilizador ha mais de 10 anos e nunca tivemos problemas com ele ou fonte! Não sei se os estabilizados antigos, da década de 90, eram diferentes quanto a isso, mas como vocês me explicam? porque ele nunca me deu problemas? Deixar apenas com aqueles filtros ou direto na tomada não pode queimar algum Hardware (ou provocar algum tipo de curto) em caso de uma eventual queda de energia? (ps:não entendo nada de eletrica)

Porque essas coisas dependem de fatores muito subjetivos: quantidade de vezes em que ocorrem essas variações de tensão, uma influência menor do projeto do estabilizador e também capacidade da fonte em tolerar os problemas causados pelo estabilizador. Aí vai depender do projeto da fonte, há fontes que trabalham melhor com isso e há outras que toleram menos. isso não significa que as fontes toleram menos sejam ruins.

Essa história de que queda de energia danifica hardware de computador é uma grande besteira. Se a tensão cai para 0 volt, no há estabilizador que segure essa queda. Aliás, se queima, quem faz essa queima é o estabilizador, que ao fazer o chaveamento, deixa o PC desalimentado. A melhor candidata a queimar aí, é a fonte.

Não existe muita diferneça entre os estabilizados da década de 1990 e os de hoje. O princípio de funcionamento deles é o mesmo, através de relés. O tempo de resposta ainda é praticamente a mesma coisa. Ambos são prejudicias às fontes. As agressões descritas no tópico são as mesmas. Isso não significa que seu PC vá queimar. Mas cria sérios riscos disso ocorrer.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

E o meu vizinho??? Ele fuma desde os 18 anos de idade, agora tem mais de 50 anos e nunca morreu... Como é que vão querer me convencer que o cigarro faz mal???? A mim não??? :confused:

• Curtir 1
Postado

Como os companheiros disseram, única coisa que posso acrescentar é; você ainda não passou do limite dele ainda, então já tenha um extintor de CO2 preparado e seguro contra falhas elétricas.

O gasto de energia com uso do estabilizador são 2x o do PC normal, sem ele o computador pode esquentar menos e economizar muito mais energia.

Agora vamos ao seguinte pensamento:

Se um produto já vem com um cabo para ser ligado diretamente a tomada, para que ligar outra coisa no meio do caminho? Acredito que se o produto foi desenvolvido, patenteado e com um manual que não fala nada da adição de um outro produto para que acrescentar algo?

No mais tudo isso seria considerado venda casada, afinal você seria obrigado a comprar um estabilizador/filtro para o correto funcionamento:wacko:.

Única coisa que colocamos por segurança é um protetor de raios ou supressor de surtos, afinal vivemos num país de 2,75° Mundo (progredindo por incrível) e nossa matriz energética não é lá aquelas maravilhas porém a natureza sempre nos prega surpresas, onde é mais barato para as concessionárias indenizar os clientes do que melhorar a qualidade de proteção.

Repito mais uma vez uma história;

A rede elétrica no Brasil era comum ser 220V a 60Hz e nos EUA era 110V e 50Hz então quando vieram os primeiros computadores (sim contrabando, lembra a proibição do Collor para equipamentos de informática?) tinha este problema da rede elétrica. Então era usado os "transformadores" de 220@60hz para 110V@50hz que no fim acabaram sendo substituídos por "estabilizadores" pois na teoria "estabilizava" algumas variações dos tornos das fábricas, isso porque alguns eram realmente construídos com capacitores e varistores.

• Curtir 1
Postado

Obrigado pelas respostas pessoal. faller, gostei da sua resposta, mas não disse que não acredito no que está sendo afirmado nesse tópico, mas felizmente nunca tive problemas com estabilizadores. Valeu!

• Curtir 1
Postado
Obrigado pelas respostas pessoal. faller, gostei da sua resposta, mas não disse que não acredito no que está sendo afirmado nesse tópico, mas felizmente nunca tive problemas com estabilizadores. Valeu!

até eu relutei em remover meu estabilizador, até o dia que perdi uma fonte, hd, placa de video, monitor....

• Curtir 1
Postado

Eu abri os olhos no dia que meu nobreak-shortbreak( estabilizador de 700VA = ~300W )... queimou minha maravilhosa placa de vídeo de alto desempenho... foi uma lástima... isso me fez repensar o que aquela ‘trankeira’ realmente fazia em baixo da minha mesa , se não queimar as placas e juntar poeira e baratas...-_-

Nunca é tarde, para, parar de 'fumar', como metáfora do nosso amigo Faller...

Postado

Amigoss,

Alguem sabe me informar se esse produto presta ? (preciso transformar a tensão de 220V para 110V)

http://www.bmi.com.br/novosite/produtos.php?produtos=p1#

O vendedor quis me empurrar dizendo que é um otimo produto, que nao é estabilizador, que autotransformador é coisa do passado, etc ... Acabei comprando um autotransformador em outra loja!! Agora to com a pulga atras da orelha se acertei.

Obrigado pela ajuda.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Amigoss,

Alguem sabe me informar se esse produto presta ? (preciso transformar a tensão de 220V para 110V)

O vendedor quis me empurrar dizendo que é um otimo produto, que nao é estabilizador, que autotransformador é coisa do passado, etc ... Acabei comprando um autotransformador em outra loja!! Agora to com a pulga atras da orelha se acertei.

Obrigado pela ajuda.

"Função TRUE-RMS" = Estabilizador acoplado

No seu caso um transformador é mais barato e mais indicado.

Esse vendedor ai não sabe nem o que fala, só quer vender produto encalhado.

• Curtir 1
Postado

Olá, estava procurando um filtro de linha para meu pc ( sou meio ignorante no assunto ) , moro em um prédio e aqui é 127V. Não sou louco de usar um estabilizador ou no-break, depois de ler os tópicos do Faller, mas se fosse até uns 2 anos atrás eu usaria um filtro da APC ou SMS, mas e agora?

Será que devo arriscar comprar neste velho anúmcio aqui?

• Curtir 1
Postado
Amigoss,

Obrigado pela ajuda.

explique a situação, quer transformar 220V em 110v é isso? Para aproveitar uma lâmpada de 110V para 220V sem qeu ela oscile serve, aparelho de fax serve mas computador não, nem nada de informática.

Veja se seu computador não é bivolt.

• Curtir 1
Postado
explique a situação, quer transformar 220V em 110v é isso? Para aproveitar uma lâmpada de 110V para 220V sem qeu ela oscile serve, aparelho de fax serve mas computador não, nem nada de informática.

Veja se seu computador não é bivolt.

É para ligar um Xbox.

• Curtir 1
Postado

Pelo que eu li sobre estabilizadores, no-breaks, etc, as fontes tem uma faixa de trabalho muito maior que a dos estabilizadores, mas é maior também que dos short-breaks? Porque se não fosse, eu estava pensando em colocar um filtro de linha logo após short-break para conseguir manter meu pc funcionando após as quedas de energia e minimizar ou anular os picos de tensão gerados pelo short-break.

Para essa finalidade, qualquer short-break de 400va me serviria?

Se falei besteira me desculpem, mas é porque mesmo que eu tenha lido isso tudo, tenho uma dificuldade danada com elétrica.

E obrigado pela ajuda.

• Curtir 1
Postado
Pelo que eu li sobre estabilizadores, no-breaks, etc, as fontes tem uma faixa de trabalho muito maior que a dos estabilizadores, mas é maior também que dos short-breaks? Porque se não fosse, eu estava pensando em colocar um filtro de linha logo após short-break para conseguir manter meu pc funcionando após as quedas de energia e minimizar ou anular os picos de tensão gerados pelo short-break.

Para essa finalidade, qualquer short-break de 400va me serviria?

Se falei besteira me desculpem, mas é porque mesmo que eu tenha lido isso tudo, tenho uma dificuldade danada com elétrica.

E obrigado pela ajuda.

O dimensionamento adequado de um nobreak deve ser feito também a partir da sua potência útil. Potência aparente (VA) somente em casos onde a fonte não tenha PFC ativo. Para chegar à potência útil (expressa em Watt), é necessário saber o fator de potência.

Além disto, esses nobreaks baratos têm um outro problema também, que é o fato do inversor trabalhar com ondas retangulares.

Qualquer fonte com PFC ativo trabalha com uma faixa operação bem maior do que a dos nobvreaks. Vai de 90 a 264 V, exceto àquelas que são projetadas para operarem apenas em 230 V (mas você não vai achar uma dessas aqui no Brasil, a não ser a AeroCool E78-430).

Abraço

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...