Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

  • Membro VIP
desculpa, mas se ele prejudica, então pra que existe? aqui em casa eu tive problema com um surto de tensão e todos os dispositivos eletrônicos que não estavam ligado em um estabilizador queimaram, felizmente meu PC estava com um estabilizador e foi o unico sobrevivente dentre home theater, tv, outros computadores sem estabilizador, etc.

eu não sei se entendi errado, mas pedir pro pessoal deixar de usar estabilizador usando essas teorias eu acho meio forçado especialmente porque estou tendo que pagar pela falta do estabilizador em eletrônicos caros, por favor me esclareça

Vamos lá, caro colega, tentemos entender a razão desse tópico.

Um pouco da gênese do estabilizador:

Na verdade o estabilizador teve sua concepção original lá pela metade do século passado, e comercialmente apareceu mais ou menos conforme esses dois exemplos dai:

Reguladordetenso_bempequeno.jpg

ReguladordetensodaIntral.jpg

De lá para cá, em seu princípio de funcionamento, nada mudou, aliás mudou sim, piorou muito.. Nesses dai se podia escolher 10 ou 11 posições de ajuste de tensão enquanto nos estabilizadores modernos são escolhidas na maioria das vezes somente 4 posições o até menos.. Desse modo a "distância", ou o a tensão com seu valor em volts, de cada tomada, entre as posições aumentou. Antigamente se compensava de 3 a 4 volts, para cada posição. Hoje não raramente essa tensão de "escolha" ou compensação, do estabilizador, chega a 10 Volts..

Ou seja, o mesmo princípio de ficar escolhendo uma saída de tensão mais próxima a tensão desejada.. Antigamente na mão. Hoje de modo automático. Antigamente uma função útil, pois as fontes lineares não conseguiam uma gama grande de compensação da variação da tensão de entrada AC. Hoje totalmente desnecessária essa função pois as fontes chaveadas são extremamente versáteis e conseguem compensar as variações da entrada AC de uma forma muito mais racional, rápida, eficaz, e se causar os problemas de comutação das escolhas de tensão, inerente aos estabilizadores...

O nascimento do estabilizador teve como um grande impulsionador o televisor antigo, com fonte linear e desse modo sensível a variação da tensão de entrada. Mais que isso, demonstrava na tela essa variação, para toda a família vendo o Jornal Nacional..

O efeito visual na tela do televisor antigo, em uma queda de tensão era mais ou menos esse dai:

QuedadatensoACemtelevisoresantigos.jpg

Ai alguém levantava da cadeira e acionava a chave seletora do regulador de tensão (avô do estabilizador) e tudo voltava ao normal...

Tão logo as fontes de alimentação mudaram de lineares para fontes chaveadas, para televisores, para Players, para computadores inclusive, o consumidor passo a sentir que nunca mais ele teve de levantar da cadeira para acionar o estabilizador. Resultado foi óbvio, a aposentadoria precoce..

Nessa época e até bem próximo da atualidade, os estabilizadores já não faziam mais nenhuma falta, nem no televisor nem no PC. Eles também antes da edição da última prática a respeito, não eram exigidos de nenhuma espécie de proteção conta surtos e assim eles eram. Tenho muitas fotos internas de estabilizadores que provam isso. Coisas do tipo, somente útil para quem sabe interpretar a ausência absoluta de elementos de proteção ai:

06_PlacalgicaReduzido.jpg

9C2C3C4VZ1Reduzido.jpg

04Estabilizadorvisointernadaplacade.jpg

Atualmente, após nova legislação em vigor, do estabilizador foi exigido que tivesse elementos de proteção e filtragem. Ora amigos, a exigência foi exatamente esta. Que os tenha, não importando a topologia desses filtros, a capacidade de absorção dos protetores etc.. Nenhuma especificação foi deitada. Quem entende de eletrônica sabe que um capacitor de R$ 0,05 consiste por si só em um filtro passa baixa se colocado entre fase e neutro. Sabe também que um varistor de 5 mm de diâmetro que pode custar R$ 0,50 é um elemento de proteção contra surtos, embora com uma capacidade de absorção de energia de exceção muito mas muito baixa.... O fabricante esperto colocando essas peças consegue enquadrar seu estabilizador como tendo proteção e tendo filtragem...

Isso tudo do ponto de vista da questão proteção e filtragem do estabilizador, que nunca foram suas atribuições mas agora o é... Resta dizer que um bom dispositivo de proteção e filtro de linha pode e faz muito melhor essa função do que a média dos estabilizadores que por ai estão..

Do ponto de vista regulação da tensão, que sempre foi a função número um de um estabilizador...

O princípio é exatamente igual àquele de seu avô, só trocaram foi a mão do operador daquela chave seletora por um circuito amostrador de tensão de rede e alguns comparadores para decidir a hora de trocar a posição da chave. Pasmem, e em alguns casos colocam ai, nessa posição de decisão, algum CI microprocessado, algum processador RISC, somente para conferir status a tralha, pois é meramente um decisor da hora de mudar a chave seletora, função ao meu ver muito melhor executada pela eletrônica analógica que pela eletrônica digital.. A tarefa mecânica de trocar a chave seletora ainda continua mecânica, com alguns relés. São aqueles que fazem os Tlec´s que a gente escuta...

Ou seja, o princípio de funcionamento é o mesmo, nada mudou faz mais de meio século. Evoluiu como o rabo da vaca, para trás e para baixo...

Para eu fazer uma analogia mais adequada até poderia pensar em dizer sobre a evolução do estabilizador ser mais ou menos como se a máquina de lavar roupa atual, que evoluiu da ação de uma pessoa, na frente de um tanque, esfregando a roupa em uma tábua ondulada, tivesse sido implementada pela colocação, na frente de um mesmo tanque, de um robô, esfregando a roupa na mesma tábua ondulada.. Claro, esse robô sendo controlado por um processador RISC, de última geração, com funções True RMS, e análise do brilho da roupa, etc... Assim é o estabilizador moderno....

Esse tópico fala exatamente do quanto um estabilizador com essa função totalmente desnecessária, de estabilizar a tensão, pode prejudicar as fontes de seu PC e do que puseres depois do mesmo.

Não fala absolutamente se ele protege ou deixa de proteger. E a resposta para isso é simples. Estabilizadores de fabricação anterior a 2008 não tinham nenhuma obrigação de ter elementos de proteção contra surtos internamente nem tampouco elementos de filtragem. Alguns muito poucos, raros diria, os tinham. Posterior a adoção da atual legislação todos devem ter, embora não especificando características mínimas..

Não são entretanto a presença ou ausência de proteções que são ofensores às fontes, e sim três processos que se estabelecem nessa vã tentativa de estabilizar a tensão, e isso absolutamente não mudou, continua igual...

Desse modo, colega lkoiti, o ocorrido ai contigo pode ter a ver com as proteções que seu estabilizador tuinha ou tem. Pode sim.

Entretanto isso não o torna não culpado das agressões às fontes...

A desnecessidade total de uso do estabilizador, mantendo a questão proteção e filtragem devidamente cobertas, pode ser alcançada se usares em lugar do estabilizador um belo elemento de proteção, claramente difundido no mundo inteiro e de pouquíssimo uso aqui no Brasil..

São os bons filtros de linha (nome estranho para o que mundialmente é conhecido como "Surge Supressor" ou "Surge Protector")..

No Brasil, mesmo que ainda gatinhando estamos nessa questão de proteção elétrica, existem diversos fabricantes com bons esforços no sentido de prover nosso mercado de bons dispositivos de proteção, eliminando o velho lixo elétrico chamado estabilizador.. ( ai se pode citar a Clamper, a Upsai, a Lábramo, a SMS, a ForceLine, e tantas outras que devo ter esquecido).

Para quem já teve sua fonte de PC queimada, danificada, tirada de circulação pergunto e não respondam, mas simplesmente reflitam... O índice de danos a fontes de PC, por exemplo, lhes parece tão alto quanto o índice de danos a televisores em geral??? Como é ai na sua casa???

A mim parece que fontes para PC danificam muito mais do que televisores.. Se detenham agora em outra pergunta... Já viram televisores por ai com estabilizador antes do mesmo??? E PC's???

Colega lkoiti, não sei se me entendeste, espero que sim, essa era a ideia.... O Tópico analisa as razões pelas quais os estabilizadores atrapalham as fontes chaveadas e com isso potencialmente reduzem suas vidas úteis, nada mais do que isso... Não apregoa nem suprime o uso adequado de proteções (com os elementos que são cientificamente estudados para perfazer as necessidades de proteção contra surtos )

Veja que dizemos que se for para perfazer a função de estabilizar a tensão, já se passaram mais de 20 anos não mais ser necessária a mesma... Principalmente no atual estado da tecnologia com enorme parte de fontes com PFC ativo instaladas. Essas dai não necessitam "mesmo" de estabilização... Veja, só como exemplo, uma fonte chaveada oferecendo cerca de 30% da sua potência nominal, e trabalhando com parcos 34 VAC na entrada.. Mais que isso, variando essa tensão para mais de 250 Volts e voltando, tendo as tensões entregues ao PC sem variação alguma visivelmente no analisador...

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Desse modo, colega lkoiti, espero ter lhe mostrado que o tópico não tem a função de simplesmente pedir para o pessoal deixar de usar o estabilizador, mas sim de dizer que:

1) Estabilizadores, sejam fabricados em que data foram, não são necessários para as atuais fontes de PC, muito mais ainda e principalmente àquelas que contarem com PFC ativo; (resalva posso fazer às situações muito especiais de má distribuição de tensão, eletrificação rural, gatos na rede e coisas do tipo, aonde até pode ser minimamente justificável seu uso para poder ganhar de 6 a 12 Volts perdidos por erros, por desvios, por não conformidade da rede elétrica);

2) Estabilizadores fabricados antes de 2008, portanto de norma antiga, não era exigidos de nenhum elemento de proteção contra surtos de tensão nem tampouco de filtragem de ruído; Alguns, muito poucos, os tinham e de qualquer modo insipientes, muito fracos;

3) Estabilizadores fabricados sob o manto da nova regulamentação são exigidos desses componentes que perfaçam filtragem e proteção, embora sem declarar as características mínimas de ambos; (se pode comentar ai que existem filtros de linha e dispositivos de proteção contra surtos no mercado, com topologia tanto de proteção quanto de filtragem, muito, mas muito melhor dotados que a maioria dos estabilizadores);

4) Quanto as razões por que um estabilizador atrapalha a fonte chaveada, nada tenho a acrescentar. Elas ai continuam, não foram sequer tocadas pela nova regulamentação e são inerentes aos estabilizadores fabricados antes de 2008 e também após 2008..

Os eventos elétrico pelos quais passastes, e que para ti representaram a pronta atuação do estabilizador, poderiam ser exatamente iguais se no lugar desse estabilizador lá tivesse uma boa proteção. E ai, além de ter protegido seus equipamentos, ela, a proteção, não traria o stress às fontes que o estabilizador consegue trazer..

Desculpe o extenso da resposta, mas senti na expressão por ti usada....

"pedir pro pessoal deixar de usar estabilizador usando essas teorias eu acho meio forçado"

... uma ponta de crítica e espero que tenhas entendido que, em meu parecer, indevida.

Pegando um desses que nas especificações diz para não ultrapassar 1.800W. eu posso tranquilamente ligar um micro básico, fonte 500 real, monitor-tv de 20" sem problema algum, ou seria mais aconselhável ligar direto e puxar 2 tomadas?

Potência em um filtro de linha/proteção definitivamente não é o item mais importante, até porque essa potência na maioria das vezes é limitada pelo seu fusível ou mini disjuntor..

Esses elementos definem a potência útil que poderá passar pelo elemento de proteção. se for um fusível de 5 Amperes que custa R$ 2,00 se muito, ai na sua cidade, aonde a tensão é de 220 volts, a potência será de 5A x 220 V = 1.100 VA. Se trocares o fusível dele para um de 8 Amperes, que custa os mesmos R$ 2,00, sua potência passará a ser de 8A x 220 V = 1.760 VA

Percebeste???

No entanto um elemento bom para se comparar elementos de proteção é a capacidade de absorção de energia de exceção (a energia contida nos impulsos elétricos nos surtos de tensão, medida em Joules)

Na parte de filtragem o que se tem que comparar é a capacidade de rejeição de ruídos na faixa de 100 KHz a 10 MHz, em decibéis.. Filtros com rejeição de até 20 dB são marginais, fracos eu diria.. Com rejeição acima de 20 dB até 60 db são bons e ótimos acima desses 60dB...

A maioria dos fabricantes de filtros e proteções nem declara esses valores ou porque seriam todos marginalmente ruins ou até por nem ter proteção ou filtro algum.. O que fazer com eles??? Deixe-os mofar nas prateleiras das lojas... Pegue para si um bom elemento de proteção e um bom filtro de linha. Eles existem sim...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera estou com uma dúvida, eu comprei um filtro de linha da marca clone, e nele diz para não passar a corrente máxima que é de 7 amperes.

Queria saber se eu ligar meu pc nele, no caso, monitor, fonte e modem, haverá algum problema, o monitor é um xl2370, a fonte é uma corsair 450VX e o modem um d-link dir 600. Eu iria ligar o filtro diretamente na tomada e nada mais, aqui é 110v.

Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Galera estou com uma dúvida, eu comprei um filtro de linha da marca clone, e nele diz para não passar a corrente máxima que é de 7 amperes.

Queria saber se eu ligar meu pc nele, no caso, monitor, fonte e modem, haverá algum problema, o monitor é um xl2370, a fonte é uma corsair 450VX e o modem um d-link dir 600. Eu iria ligar o filtro diretamente na tomada e nada mais, aqui é 110v.

Obrigado

Muito dificilmente esse seu hardware passará dos 770 VA que o filtro pede para respeitar, mas você pode olhar nas características de cada um de seus equipamentos o seu consumo, no manual dos mesmos, na internet ou simplesmente atrás do mesmo nas plaquetas de características...

Às vezes as características como a potência requerida vêm um pouco escondidas, por exemplo, 110 VAC x 1,2 Amperes. Faça o cálculo 110 x 1,2 = 132 VA's

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, o meu monitor, atrás da tomada dele está escrito que consome 3A, o modem consome 1,2A, e a fonte tem 450W reais, vi alguem falando sobre 5~9A(max) mas nao tenho certeza, então se eu ligar tudo isso num filtro de linha de 7A / 770VA não terá problemas de baixa tensão nem nada? e se tiver, caso eu troque o fusível do filtro para um de 10A ajudaria?

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nem esquente a cabeça.. Tenha a mão um fusível de 8 Amperes..

Se esse dai queimar, substitua o mesmo por um de 8 Amperes..

Não pense que se a fonte de seu PC consegue oferecer 450 Watts ela vai tomar da rede esses 450 Watts. O consumo de pico dela será o que demandar teu PC dividido pela eficiência da mesma. Como não sei quanto demanda seu PC nem tampouco consigo imaginar, pois não o citaste e tampouco sei da eficiência de sua fonte, tudo o que te disser a mais será chute, puro chute..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Estabilizador é igual a zagueiro gordo... Chega sempre atrasado e quando vai ajudar o goleiro levantar, após ter tomado o gol, ainda pisa no saco do mesmo..."

Pois é tiro o meu chapéu, fiquei aproximadamente 8 anos com estabilizador e só tive dois problemas, porém agora entendi o porque aconteceram... e pode ter certeza que uma hora acontece.

Vou arremessar meu estabilizador pela janela! Ótimo tópico.

Obrigado.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, surgiu uma dúvida. Meu estabilizador é de 2009, ele prejudica a minha fonte também, correto? Uma régua de proteção de fio/linha é melhor que um estabilzador comum? Obrigado.

Sim, correto.

Ligar o computador direto na tomada é bem melhor do que ligar em um estabilizador. E no filtro de linha depende... a maioria é uma mera extensão de tomadas com "nome chique".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisei e li o tópico quase todo, e não cheguei a uma conclusão exata ainda :P

Então, faller, o que você recomenda colocar para um Xbox 360 e um monitor de 22"?

Não ligo direto na tomada de jeito nenhum, pois aqui é costume dar rápidas quedas de energia (aquelas que desligam e ligam tudo na mesma hora) e já vi até geladeira de uma vizinha dar defeito por conta disso, então creio que necessita de alguma proteção...

Obrigado e parabéns pelo tópico :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pesquisei e li o tópico quase todo, e não cheguei a uma conclusão exata ainda :P

Então, faller, o que você recomenda colocar para um Xbox 360 e um monitor de 22"?

Não ligo direto na tomada de jeito nenhum, pois aqui é costume dar rápidas quedas de energia (aquelas que desligam e ligam tudo na mesma hora) e já vi até geladeira de uma vizinha dar defeito por conta disso, então creio que necessita de alguma proteção...

Obrigado e parabéns pelo tópico :)

Se tu queres que ele por algum motivo não desligue nessas quedas rápidas, só existe um elemento para te ajudar e se chama no-break.

Se quiseres proteção para surtos de tensão, geralmente presentes nas redes elétricas, principalmente nas quedas de tensão, um bom dispositivo de proteção ajuda muito..

Qual a tensão da tomada dai e com que tensão seu Xbox 360 trabalha??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tu queres que ele por algum motivo não desligue nessas quedas rápidas, só existe um elemento para te ajudar e se chama no-break.

Se quiseres proteção para surtos de tensão, geralmente presentes nas redes elétricas, principalmente nas quedas de tensão, um bom dispositivo de proteção ajuda muito..

Qual a tensão da tomada dai e com que tensão seu Xbox 360 trabalha??

Xbox 360 - Consumo: 150w, Tensão: 110v

Tensão do meu estado: 127v

Eu quero uma proteção para que nessas desligadas repentinas o xbox não queime (visto que é um aparelho relativamente sensível), então adotei que a solução para isso seria ele não desligar, com o uso de um nobreak

Abraços :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses filtros de linha protegem quando da essas queda de energia?

e um estabilizador melhor e + potente mesmo assim dah esses problemas que ferram com a fonte do pc?

meu pc é o q ta na assinatura

e to usando um estabilizador de 300VA junto com monitor + modem + roteador que começou a dar problema no pc de desligar a cada 10minutos kkkkkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Esses filtros de linha protegem quando da essas queda de energia?

e um estabilizador melhor e + potente mesmo assim dah esses problemas que ferram com a fonte do pc?

meu pc é o q ta na assinatura

e to usando um estabilizador de 300VA junto com monitor + modem + roteador que começou a dar problema no pc de desligar a cada 10minutos kkkkkkkkk

Para quedas de energia e manter o pc ligado só no-break. Estabilizador em tese é para manter a energia constante em caso de picos e oscilações.

Tenho um cliente que o computador está reiniciando e travando direto, e detalhe, pc recém formatado. Deixei o bicho 3 dias ligado 24 horas rodando o folding@home, consumindo 100% de processamento e o bichinho sobreviveu. Lá no cliente no dia que ele foi usar começou a resetar e ele usa um establizador. Suspeito do estabilizador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compreendi, ótimos exemplos.

No Brasil, qual é o filtro de linha que contemple alguma dessas proteções e que seja barato?

Agradeço.

Abraços

O problema de filtros importados, como os da APC, é que em breve já não se poderá ligar nada neles sem um adaptador. São incompatíveis com os novos plugs adotados no Brasil. A UPSAI tem modelo para 220V e para 127V também. A RCG tem modelos muito baratos, bem básicos, mas decentes, e que atendem os menos paranóicos com energia.

então não tem problema eu colocar 6 equipamentos numa só tomada sem o estabilizador?

Problema é se colocar com o estabilizador, que é prejudicial e desnecessário.

Só não sei como cabe tanta coisa numa só tomada. Adquira um filtro de linha com 6 tomadas, que além de poder ligar tudo de maneira decente e sem risco de curto e incêndio, ainda por cima dará proteção elétrica se o filtro for bom.

Achei um filtro de linha da SMS

Filtro de Linha com 8 Saídas Bivolt - SMS Dual Full Protection

é bom?

Não. Bom é um filtro 127V para ser utilizado em rede 127V, com boa capacidade de absorção de energia e com boa capacidade de rejeição de ruídos.

Cansei de tanto explicar essa questão e desse modo preferi fazer um tópico a respeito. Sei não é um assunto novo, mas a insistência e a desconfiança se isso é real ou não, redundaram nessa matéria ai de baixo...

Espero seja útil..

Muito útil, não só a matéria em si, como também os comentários que se seguiram e que contaram com o talento de muita gente boa no ramo.

Lamentável é que após todos esses estudos já feitos, a gente ainda encontre espalhados por alguns sites e blogs um monte de bobagens como essas duas matérias abaixo, que ainda não envergonharam os respectivos autores:

http://guia.mercadolivre.com.br/diferencas-filtros-linha-estabilizador-break-61345-VGP

http://www.pliniotorres.com/por-que-usar-um-estabilizador-de-tensão/

Não é por uma loja ser renomada que é garantia que um produto faz bem ou mal, é a velha pergunta: "O que que o c-ú tem haver com as calças?"

Eu se fosse dono de uma loja de informática venderia o que o consumidor pede e não taria nem aí! O que importa são meus lucros e o crescimento de minha empresa! Se um dia a venda de estabilizadores não tivesse me dando mais lucro e os clientes começassem a procurar filtros de linha, eu iria vender filtro de linha, ora bolas! Imagine o cliente entrando em minha bela loja, que vende tudo quanto é tipo de produto e não achasse um mísero estabilizador? Eu perderia o cliente que iria no concorrente ao lado, cliente esse que poderia comprar além do estabilizador, outras coisas, mas prefere compra tudo num local só. E outra, se estabilizador realmente mata fonte ou reduz a vida útil delas, eu taria tendo lucro duas vezes, vendendo estabilizador e fontes! Infelizmente é assim que as coisas funcionam!

Pois é, Raul. Loja existe pra vender e vendedor bom é o que vende. Sempre critiquei quem confunde vendedor com consultor, mas o povão não tem jeito.

E quem quiser fazer um teste mais radical a respeito de lojas e vendedores, pode seguir o exemplo do vídeo abaixo:

É só ter coragem para tanto. Ou é só acreditar nos vendedores e sair desfilando por aí com uma peça dessas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tipo nao quis dizer queda total de energia

tipo quando ligo o chuveiro a luz da casa fica + fraca e o estabilizador faz aqueles barulhos la e o pc nao desliga ou minha fonte ja faz esse trabalho?

seis me recomendam usar um filtro de linha pro meu pc?(ta na assinatura)

outra duvida q eu tenho da pra liga o pc direto na tomada sem filtro de linha em um T e depois na outra saida do T colocar estabilizador pra ligar monitor modem e roteador? so pra mim faze um teste pra ver se a fonte ta de boa, porque o pc ta desligando e n tenho certeza se é o estabilizador mesmo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tipo nao quis dizer queda total de energia

tipo quando ligo o chuveiro a luz da casa fica + fraca e o estabilizador faz aqueles barulhos la e o pc nao desliga ou minha fonte ja faz esse trabalho?

seis me recomendam usar um filtro de linha pro meu pc?(ta na assinatura)

outra duvida q eu tenho da pra liga o pc direto na tomada sem filtro de linha em um T e depois na outra saida do T colocar estabilizador pra ligar monitor modem e roteador? so pra mim faze um teste pra ver se a fonte ta de boa, porque o pc ta desligando e n tenho certeza se é o estabilizador mesmo

Não entendi que tipo de teste pretende realizar.

O DESestabilizador ai só atrapalha seu computador, modem, monitor.....

Jogue-o fora logo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma série de perguntas as quais estão reproduzidas e organizadas abaixo:

Dados:

Estabilizador de 300 VA

Fonte Corsair VX 550 com PFC ativo

Configuração:

Phenom II X4 955 3.2GHz 8mb Cache 45nm

Markvision 2x2GB Ddr3 1333mhz

HD 500GB Sata II

XFX HD 4890 1GB 256bit's

ECS A790GXM-AD3,

Corsair Cmpsu-550vx

Provável DVD

Perguntas:

1) Esses filtros de linha protegem quando da essas queda de energia?

2) Um estabilizador melhor e + potente mesmo assim dah esses problemas que ferram com a fonte do pc?

3) To usando um estabilizador de 300VA junto com monitor + modem + roteador que começou a dar problema no pc de desligar a cada 10minutos, por que será???

4) Vocês me recomendam usar um filtro de linha pro meu pc?

5) Dá para ligar o filtro de linha em um T e depois na outra saida do T colocar estabilizador pra ligar monitor modem e roteador? so pra mim faze um teste pra ver se a fonte ta de boa, porque o pc ta desligando e n tenho certeza se é o estabilizador mesmo.

Respostas:

1) As proteções oferecem proteção contra surtos de tensão e nada fazem com relação a quedas de tensão, e nem necessitam fazer se essas quedas estiverem dentro dos patamares de trabalho da fonte do PC. Essa tarefa é da fonte...

2) Os problemas citados no tópico em questão são inerentes ao funcionamento arcaico do estabilizador, seja ele forte, fraco, melhor ou pior. Se operar como eles estão operando atualmente não vai mudar em nada...

3) Vejamos a demanda, mais ou menos, dos equipamentos que estás ligando no estabilizador

- Computador conforme configuração => pede, no pico, cerca cerca de 290 Watts à fonte, que por sua vez, com eficiência em torno de 80% pedirá, de quem a alimenta (estabilizador) cerca de 290/0,80 = 362 Watts

- Monitor => pede cerca de 40 Watts

- Modem => pede cerca de 20 Watts

- Roteador = pede cerca de 20 Watts

Total = 442 Watts, que se transformados em VA daria 442/0,6 = 737VA

Essa é a demanda de pico, dos elementos que você liga em seu estabilizador de 300VA.

Você o está sobrecarregando em cerca de 737/300= 145%, isso é mais que o dobro...

Se ele não desligasse tudo ai certamente pegaria fogo...

Resumo: Um estabilizador, desnecessário, não indicado por ninguém, super sub-dimensionado, atrapalhando e pondo em risco sua configuração..

4) Recomendo sim o uso de um bom elemento de proteção/filtro de linha, que se eu soubesse qual a tensão de trabalho dai, se 110 ou 220 Volts, até já lhe daria alguma dica acerca de algum modelo.. Não sabendo, fico quieto, mas recomendo sim...

5) Provisoriamente, para fazer algum teste pode sim (teste totalmente desnecessário pois já sabemos o porque do desligamento de seu estabilizador.) Depois faça a coisa certa. Filtro/proteção ligada direta na tomada. Todos os seus equipamentos ligados às tomadas do filtro/proteção, aonde terás uma energia filtrada e protegida contra surtos de tensão, com a mesma tensão existente na tomada (se 110 na tomada, 110 na saída do filtro/proteção. Se 220 Volts na tomada, 220 Volts também nas tomadas do filtro/proteção). Se for necessário alguma adaptação, de 110 para 220 ou vice versa, faça isso com o uso de um transformador...

Observação final...

Sua fonte, a Corsair VX550, com PFC ativo, pode operar tranquilamente, conforme o diz seu fabricante desde 90 VAC até 264 VAC na entrada. Se a rede elétrica sua, nessas pequenas quedas da tensão, estiver variando mais do que isso, preocupe-se com o refrigerador, o ar condicionado, pois ambos não vão conseguir operar abaixo de 100 Volts, seu PC sim...

Veja ai direto do site do fabricante da fonte de seu PC:

CorsairVX550EntradaAC.jpg

Aconselho a adoção de um bom dispositivo de proteção/filtro de linha e o abandono incondicional do estabilizador...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu amigo

não é o estabilizador q desliga é o pc que desliga

e o estabilizador nao da nem sinal de "tlec"

mas e o seguinte o tecnico testo la na loja direto na tomada , eles tem um sistema de energia melhor la aterramento gerenciador e nao sei mais o que

e não desligou o pc depois de 3horas

aqui eu liguei o pc e ja desligou em 10minutos

mas o estabilizador continua ligado e nao dá nenhum TLEC, mas se la na loja n desliga e aqui desliga so pode se o estabilizador ne

eu tenho um filtro de linha aqui +/- vou tenta ligar nele pra testar quando o tecnico traze o pc aqui em casa de novo

se funciona beleza vou compra um filtro de linha melhor então

minha tomada é 110V

a e outra coisa q eu esqueci de dizer , esse problema começou a dar depois de 1 mes de uso de PC

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu amigo

não é o estabilizador q desliga é o pc que desliga

e o estabilizador nao da nem sinal de "tlec"

mas e o seguinte o tecnico testo la na loja direto na tomada , eles tem um sistema de energia melhor la aterramento gerenciador e nao sei mais o que

e não desligou o pc depois de 3horas

aqui eu liguei o pc e ja desligou em 10minutos

mas o estabilizador continua ligado e nao dá nenhum TLEC, mas se la na loja n desliga e aqui desliga so pode se o estabilizador ne

eu tenho um filtro de linha aqui +/- vou tenta ligar nele pra testar quando o tecnico traze o pc aqui em casa de novo

se funciona beleza vou compra um filtro de linha melhor então

minha tomada é 110V

a e outra coisa q eu esqueci de dizer , esse problema começou a dar depois de 1 mes de uso de PC

Bem... vamos ser mais claros...

O computador puxa BEM MAIS energia do que o estabilizador pode fornecer.

Ele não consegue essa energia, então ele "falha" e desliga.

O estabilizador não vai desligar..... provavelmente derreter ou quem sabe começar à pegar fogo (dependendo da construção dele, etc.).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!