Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

Pois para ficar sabendo é só olhar a especificação dela, onde consta: Input Voltage: 90 ~132V/180~264V

Traduzindo, significa que ligada em 127V ela se vira sozinha com uma variação de 90 a 132V com acréscimo de mais 10% de tolerância, e ligada na rede 220V ela se vira sozinha com uma variação de 180 a 264V, com mais uns 10% de tolerância.

Nessas condições e em qualquer outra condição também, como ficou mais do que claro aí na matéria e nos demais estudos que já foram feitos.

Kayke, esse valor de 90-132V e 180-264V já tá incluso toda tolerância, não tem mais 10% aí não. Joga 290V na fonte e você verá o estrago em pouco tempo!

Esses valores aí são os máximos toleráveis segundo o próprio Guia oficial de desenvolvimento de fontes ATX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kayke, esse valor de 90-132V e 180-264V já tá incluso toda tolerância, não tem mais 10% aí não. Joga 290V na fonte e você verá o estrago em pouco tempo!

Esses valores aí são os máximos toleráveis segundo o próprio Guia oficial de desenvolvimento de fontes ATX.

Não vi constar nada sobre isso no ATX12V 2.3. Você se refere a um documento antigo? Mas me ocorreu que de fato seria muito esperar ali uma tolerância de 10% para mais do que o especificado, já que nas próprias fontes com PFC ativo espera-se um limite oficial de 240 e com tolerância até 264. Essa não poderia mesmo ir além do que é informado. Obrigado pela observação.

Pois então, nas especificações consta 115/230, mas como essa fonte é de uma linha de baixo custo (creio eu) da Cooler Master, não sei até que ponto dá pra confiar que ela realmente aguenta uma sobretensão de 10V.

115/230 é a tensão de entrada, mas essa tensão tem sempre uma tolerância, que no caso é de 90-132V para 115 e de 180-264V para 230. Isso é justamente para as fontes de baixo custo sem PFC ativo. Completamente desnecessário um estabilizador aí. Note que vão muito além de 10V as variações que ela suporta. No caso de picos de tensão o que vai auxiliar é um protetor contra surtos e não um estabilizador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tópico muito interessante, me convenceu a abandonar o estabilizador depois de muitos e muitos anos.

Troquei minha antiga fonte genérica ontem por uma Cooler Master RS350-PMSRA3-WO de 350w, e como meu estabilizador é de 300va, tive uma motivação a mais pra deixar de utilizá-lo.

No entanto, não sei até que ponto essa fonte sabe se virar sozinha durante uma variação de tensão. Por enquanto estou com o pc ligado num filtro de linha Clone (futuramente pretendo pegar um mais decente) e está tudo funcionando bem. A rede aqui é relativamente estável, já que nunca perdi aparelho nenhum devido a variações de tensão, mas o seguro morreu de velho.

Enfim, ainda assim foi bom negócio abandonar o estabilizador nessas condições?

PS: a tensão aqui é 220V.

Não é exatamente a resposta que você quer, talvez seja mais um comentário sobre essas fontes.

Vendi 10 fontes da CoolerMaster, um modelo parecido com o seu.1 foi para um cliente doméstico e 9 para uma lan house. Na do cliente doméstico eu nem escutava barulho, na da lan house, além de não escutar barulho, ela está ligada em 220v, com um filtro de linha chinfrin e firme e forte.

A melhor coisa que você fez foi aposentar seu estabilizador. Seja bem vindo ao grupo dos felizes usuários de computadores sem estabilizadores barulhentos e problemáticos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vi constar nada sobre isso no ATX12V 2.3. Você se refere a um documento antigo? Mas me ocorreu que de fato seria muito esperar ali uma tolerância de 10% para mais do que o especificado, já que nas próprias fontes com PFC ativo espera-se um limite oficial de 240 e com tolerância até 264. Essa não poderia mesmo ir além do que é informado. Obrigado pela observação.

´voltagerangetolerance.jpg

www.formfactors.org/developer%5Cspecs%5CPSU_DG_rev_1_1.pdf

www.formfactors.org/developer%5Cspecs%5CATX12V_PSDG_2_2_public_br2.pdf

Está claro ai os valores máximos e mínimos suportáveis que os fabricantes devem respeitar. Qualquer coisa fora desses valores deve ser considerado ruim pra fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Naturalmente que não seria nada ruim para a fonte suportar uma faixa mais ampla, porém provavelmente é impraticável, exceto nas fontes full range. A revisão 2.3 está sendo omissa com relação às tensões de entrada e estabelecendo apenas que as correntes de pico "may last up 17 seconds with not more than one occurrence per minute".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
acabei de comprar um notebook e no meu quarto só tem uma tomada....pretendo usar o notebook ligado na tomada e minha TV também, o que é indicado para eu usar?
Use um filtro de linha. Lhe fornece maior número de tomadas, filtra a tensão da rede elétrica e se bom mesmo faz a supressão de surtos de tensão:

Coisa desse tipo ai: http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=27&f2=1&f3=&f4=

Se esperares deve retornar ao balcão os filtros da APC, que para a tensão de 110 Volts são a melhor escolha.

Para a tensão de 220 Volts ou coloque um da Clamper ou esse dai da Upsai: http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07&ord=0

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use um filtro de linha. Lhe fornece maior número de tomadas, filtra a tensão da rede elétrica e se bom mesmo faz a supressão de surtos de tensão:

Coisa desse tipo ai: http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=27&f2=1&f3=&f4=

Se esperares deve retornar ao balcão os filtros da APC, que para a tensão de 110 Volts são a melhor escolha.

Para a tensão de 220 Volts ou coloque um da Clamper ou esse dai da Upsai: http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07&ord=0

Abraço...

R$ 125,00?? Oo

tem mais alguma opção mais em conta e que também seja de qualidade?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já que queres, sim tem o extremo da sacanagem...

Benjamin.jpg

Não é exatamente uma solução com qualidade boa, mas sabendo escolher o "T" com conexões elétricas firmes, rijas, com dificuldade de inserção/retirada dos pinos, te digo... É uma solução adotável.. Te garanto que não são nem 1.000 nem um milhão, mas muito mais que isso, no Brasil inteiro que a utilizam...

Claro, nesse tipo de solução esqueça os fatores filtragem e proteção... Uma galocha furada protege mais que isso dai..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

R$ 125,00?? Oo

Menos de 100 na verdade, 98 reais com depósito bancário ou boleto:

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07&ord=0

O da Clamper tem a meu ver uma tensão de clamping muito elevada até mesmo para 220V.

Mas eu não acho que só existam dois extremos não. Entre um bom protetor contra surtos, relativamente caro, e a desgraça do benjamim, existem os protetores básicos de 15 ou 20 reais, que também solucionam o impasse.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller tenho uma dúvida. Essas agressões à fonte que você citou se aplicam também a video-games (como ps3)? Pois tenho um e queria liga-lo temporariamente a um estabilizador de 800va. Só enquanto compro um transformador + filtro de linha. Será que tem algum problema a curto prazo?

:confused:

Desde já agradeço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico espetacular Faller! Muito claro e embasado. Ainda bem que , seguindo um conselho seu há uns dois anos, quando comprei minha Corsair VX550, abandonei o estabilizador e troquei pelo filtro da APC P6B. Depois de ler o tópico, fica tudo mais claro que fiz uma ótima troca! abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
faller tenho uma dúvida. Essas agressões à fonte que você citou se aplicam também a video-games (como ps3)? Pois tenho um e queria liga-lo temporariamente a um estabilizador de 800va. Só enquanto compro um transformador + filtro de linha. Será que tem algum problema a curto prazo?

:confused:

Desde já agradeço.

Claro que essas agressões também são sentidas pelo seu game, pelo televisor, pelo DVD, seja o dispositivo que for desde que que tenha fonte de alimentação interna ou externa..

Colocar estabilizador em um PS3, que tem fonte de alimentação full-Range, como pode ser vista ai nessas fotos de dois dos diferentes modelos???

SonyPS3alimentaoFullRangemodeloAPS-.jpg

SonyPS3alimentaoFullRange.jpg

Essa denominação, INPUT 100-240~V significa na prática poder trabalhar nessa faixa +-10%, o que dá como limites absolutos uma faixa de 90 VAC até 265 VAC... E você quer estabilizar???... Nem o estabilizador opera em faixa contínua tão larga assim??? Não dá para entender...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Faller,

Sou totalmente leiga, mas gosto de perguntar somente a quem sabe.

Aqui vai a dúvida: se a CPU tem a fonte para estabilizar a tensão de operação, no caso dos periféricos como é que podemos protegê-los das variações de tensão?

1) periféricos são sensíveis a variações de tensão?

2) periféricos têm fonte?

3) periféricos precisam de que tipo de proteção?

Em minhas pesquisas li a postagem que se segue:

"Para proteger o seu monitor e periféricos, pode ser usados filtros de linha, que ao contrário do estabilizador, não atrapalham o trabalho da fonte, a mesma pode ser usada em conjunto do filtro de linha, ultimamente tenho recomendado os produtos da Clamper, que são de boa qualidade, baratos, e fáceis de se achar."

Se é que periféricos necessitam de tensão estabilizada, um filtro de linha não oferece isso, pois essa não é a sua função, certo?

Tudo de bom...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Caro Faller,

Corrija-me se eu estiver errada: pelo que entendi de sua brilhante exposição sobre estabilizadores, mesmo aqueles que estão de acordo com a NBR 14373/2006 vão atrapalhar o funcionamento da fonte, correto?

Saudações...

Cara miloca.. Não lhe corrijo não pois você está corretíssima em sua dedução..

Independentemente de estar enquadrado dentro da nova norma ou não, sua metodologia de atuação, seu modo de efetuar o desnecessário ajuste de tensão, aos pulos e derivado do desligamento e religamento em uma nova saída de tensão é que trás todo o problema..

Analise comigo, de modo resumido:

1) O tal de desligar, mesmo que por um tempo menor que um ciclo da rede elétrica, seu PC da energia, reduz enormemente a tensão armazenada sobre os capacitores da fonte de um lado, e de outro lado não consegue "esfriar" o termistor para que, no novo religamento, faça ele a limitação de corrente que lhe é destinada (ele necessita estar frio ou a temperatura ambiente para executar a limitação da corrente de partida da fonte, que pode ter picos de até 80, 100 Amperes).. Resultado disso teremos a cada "Tlec" do estabilizador um surto de corrente, um pico de corrente vai acontecer ai na sua fiação, na tomada, no fusível (que não vai fundir por falta de tempo), nas chaves, nos diodos, afinal em toda a etapa de entrada da fonte... Esse cenário não foi alterado com a nova regulamentação sobre estabilizadores;

2) É sabido que a abertura de chaves e relés em circuitos potencialmente gera surtos de tensão, pela inércia da corrente elétrica acompanhada da supressão abrupta do circuito. Pois esses surtos de tensão agridem diretamente a sua fonte que vem exatamente na saída do estabilizador...

3) O fato do estabilizador efetivamente agir sobre a tensão de saída, aos pulos, aos saltos, às vezes somando de 6 a 10 Volts se a tensão de saída avaliada por ele for considerada baixa ou subtraindo os mesmos se considerada alta, e isso tudo feito em um tempo da ordem de 0,050 segundos, faz com que a fonte, que compensa, se adapta a variação de tensão de modo contínuo e em tempos da ordem de 0,000020 segundos, tenha que trabalhar em dobro, sem necessidade alguma.... Tem que trabalhar para compensar a alteração de tensão quando a mesma acontece, e de novo tem que trabalhar após o estabilizador corrigir a tensão(agregar ou suprimir aqueles 6 Volts), sem a menor necessidade....

A nova norma, dentre outras coisas, previu a inserção de elementos de proteção na tensão de entrada, bem como de filtragem, que jamais os estabilizadores tiveram como obrigação de ter, embora vendiam-se como elementos que ofereciam proteção de surtos de tensão para seu equipamento. Nesse ponto a nova norma diz para o fabricante colocar dentro de seu estabilizador os exatos componentes que estão, há muito tempo, dentro dos bons filtros de linha...

Nada dessas agressões foi matéria da revisão da norma, ficando o estabilizador com um funcionamento exatamente igual ao de seus tataravôs, que eu vi e usei lá pela década de 60, do século passado..

Olha eles ai:

Reguladordetenso_bempequeno.jpg

ReguladordetensodaIntral.jpg

São os mesmos, de antanhos e da atualidade, só que os atuais são comandados por microcontroladores, por alta e complexa lógica de decisão, só que o modo de agir, o tempo da ação e o resultado da mesma é exatamente igual ao dos primeiros estabilizadores automáticos que nasceram.. Os filhos daqueles dois ai acima mostrados... Continua válida portanto a brilhante afirmativa do colega miptzi, com norma nova ou não:

"Estabilizador é igual a zagueiro gordo... Chega sempre atrasado e quando vai ajudar o goleiro levantar, após ter tomado o gol, ainda pisa no saco do mesmo..."

Me permita a resposta a algumas de suas questões dentro do quote, para simplificar...

Caro Faller,

Sou totalmente leiga, mas gosto de perguntar somente a quem sabe.

Aqui vai a dúvida: se a CPU tem a fonte para estabilizar a tensão de operação, no caso dos periféricos como é que podemos protegê-los das variações de tensão?

1) periféricos são sensíveis a variações de tensão?

Todo equipamento tem uma tensão de trabalho e também uma tolerância de variação dessa tensão. Esses valores podem ser consultados no manual do mesmo, ou, na maioria dos casos, na etiqueta em seu painel traseiro...

Exemplo: Dois monitores

MonitoresFullRange.jpg

Um Samsung 950B, outro Olevia 526-S31

Ambos com alimentação Full Range reconhecida pela descrição

INPUT 100-240~V

Que implicitamente, e por norma definido, toleram +-10% de variação, resultando em uma faixa útil de alimentação de 90 VAC até 264 VAC.... botar estabilizador ai para que??????

2) periféricos têm fonte?

Sim, obrigatoriamente todo elemento que processa algum sinal digital ou analógico tem fonte de alimentação. Seu forno de microondas, a máquina de lavar roupa, o DVD, o amplificador, o Home Theater, a impressora, o modem, o router, o relógio despertador, se não for alimentado somente a pilhas, todos eles obrigatoriamente tem fonte para transformar e adaptar a tensão AC da tomada, de 110 ou 220 Volts em uma tensão DC (corrente contínua) de tensão mais baixa, da ordem de 3 a 12 Volts... E desse modo todas as suas fontes terão uma tensão de trabalho e uma tolerância admissível.. Desse modo sempre verifique não só a tensão de trabalho mas como a tolerância de variação da mesma, antes de decidir que ele, seu equipamento, necessita de estabilização (ação essa esquecida por 99,9% dos usuários normais de PC que obrigatoriamente saem da loja com o PC e um estabilizador debaixo do braço). Ou seja, eles decretam que a alimentação da sua casa está fora das especificações toleradas pelo equipamento, sem nem mesmo saber que essas especificações existem e sem sequer saber das reais medidas da tal de variação da tensão em sua casa... Se você algum dia ver alguma recomendação de fabricante idôneo de equipamento recomendar ou até mesmo condicionar a garantia desse equipamento a existência ou aplicação de estabilizador me avise, me mostre, pois nunca as vi... Ninguém recomenda, mas todo mundo compra..

Leia: As doenças Elétricas e seus Remédios

3) periféricos precisam de que tipo de proteção?

Em minhas pesquisas li a postagem que se segue:

"Para proteger o seu monitor e periféricos, pode ser usados filtros de linha, que ao contrário do estabilizador, não atrapalham o trabalho da fonte, a mesma pode ser usada em conjunto do filtro de linha, ultimamente tenho recomendado os produtos da Clamper, que são de boa qualidade, baratos, e fáceis de se achar."

Se é que periféricos necessitam de tensão estabilizada, um filtro de linha não oferece isso, pois essa não é a sua função, certo?

Tudo de bom...

Respondendo a essa última fora do quote, lhe digo que periféricos necessitam sim de tensão dentro dos limites especificados pelos seus fabricantes, e não necessariamente estabilizados... Fontes modernas "buscam" apresentar as tensões de saída, de alimentação de seus alimentados nas piores condições imaginaveis...

Veja ai um vídeo que fiz mostrando uma fonte de PC, com PFC ativo, trabalhando normalmente mesmo com a tensão AC variando de 34 Volts até 254 Volts (não consegui subir mais a tensão mas iria certamente aos 265 Volts prometidos pelo fabricante) Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Como você disse, filtro de linha não tem a função de estabilizar a tensão não... Mas tampouco acho que você necessite dessa estabilização. Faça, como exercício, o levantamento das tensões nominais de operação dos equipamentos que tens ai e considere também as tolerância aceitas e caia na realidade...

Carinhoso abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Faller. Obrigado pela explicação. Realmente já vi o pessoal falando que o PS3 é bivolt, mas eu não tenho coragem de ligar ele direto no 220v. De qualquer forma não vou usar o estabilizador mesmo não.

Mas se eu comprar só um transformador tem algum problema? Porque pelo que sei o transformador só transforma (óbvio:D) de 110v para 220v (ou ao contrário). Uma "estabilização" da energia nesse caso ficaria por conta da fonte do PS3. É isso mesmo???

Mais uma vez obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, aqui em casa quando são ligados 2 chuveiros, tv, computador, etc. cai a energia do nada, tem que ir la religa-la.

Queria saber se tem algum risco de queimar o computador quando der essa queda de energia e o porque dessa queda de energia?

Desculpem, não entendo de assuntos ligados à energia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, aqui em casa quando são ligados 2 chuveiros, tv, computador, etc. cai a energia do nada, tem que ir la religa-la.

Queria saber se tem algum risco de queimar o computador quando der essa queda de energia e o porque dessa queda de energia?

Desculpem, não entendo de assuntos ligados à energia.

amigo isso pode sim danificar seu PC, não arrisque, tome as medidas necessárias para protegê-lo.

Aqui acontece o mesmo (casa alugada) dai já viu e a instalação elétrica é um verdadeiro lixo! Mas um meio que tenho de proteger meu PC é que liguei ele a um Nobreak (um ótimo investimento). Não me assuto com esse surtos de energia ou quedas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, aqui em casa quando são ligados 2 chuveiros, tv, computador, etc. cai a energia do nada, tem que ir la religa-la.

Queria saber se tem algum risco de queimar o computador quando der essa queda de energia e o porque dessa queda de energia?

Desculpem, não entendo de assuntos ligados à energia.

Provavelmente é algum disjuntor mal dimensionado nessa rede elétrica da tua casa que está desarmando quando uma corrente maior que a de seu limite tenta passar por ele.

Isso pode ocorrer por 2 motivos: ou o projetista simplesmente colocou um disjuntor insuficiente na rede desse chuveiro elétrico, ou então com o passar do tempo ligaram um monte de tomadas na mesma fiação dessedisjuntor e agora ele não está suportando a carga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller que beleza de Tópico!!!! (Aprendi muito ontem e hj lendo os tópicos relacionados pelo caminho) :D

Eu vi suas recomendações de filtros de linha em algumas páginas para traz:

Se for 110 Volts, qualquer uma das indicações abaixo é igual ou melhor que esse da Clamper, e bem mais em conta..

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P6B

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P7T

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PR07

Aqui em casa é 110V!

Lendo o seu tópico: Como tornei útil um estabilizador! vi que você construiu o seu próprio protetor e seu filtro de linha. Como minha capacidade nessa área é limitada vou optar pela compra mesmo!

A minha pergunta é a seguinte: Um sistema ideal e seguro contra variações de tensões envolveria um Clamper como estes:

e ligados ao clamper um (ou varios) flitros de linha como os que você indicou!?

Ou eu poderia simplesmente comprar um filtro de linha desses de 8 tomadas e ligar todos os meus equipamentos nele:

Eu tenho aqui ligados o meu pc, monitor, caixa de som, roteador, modem, impressora e um carregador de notebook..

É indicado usar também essa solução para ligar minha tv, recptor da tv a cabo, dvd, reciver etc??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!