Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

Opa, há um tempo atrás pedi ajuda aqui para montar um PC novo, o antigo teve a placa mãe danificada, usava estabilizador, segundo ao "cara" ao qual levei a placa para ver se ele conseguia consertar ( um técnico que trabalha consertando placas-mãe lá no centro do Rio) o problema foi que queimou algo lá na entrada de 12V. Agora se foi minha fonte (creio que não) ou o maldito estabilizador Tlec Tlec (mais provável) não sei. A ***** é que o cara não conseguiu consertar a placa, não achou no "ferro velho" a peça de 12V que procurava. Perdi uma ótima placa mãe ASUS A8V socket 939.

Bom, mas são águas passadas, agora já tenho uma configuração nova, com fonte nova e de cara parei de usar o estabilizador. Estava usando um protetor de linha nacional aqui, FILTRO DE LINHA PROFISSIONAL FORCE-LINE BIVOLT, mas comprei um bom no eBay que chegou ontem, o BELKIN BE108230FC06.

Perguntas:

1- Posso conectar meus equipamentos nos pretetores de linha mais vagabundos, e então conectá-los no Belkin? Perco algo fazendo isso, como a proteção contra interferência entre esses equipamentos? Faço essa pergunta pois a maioria dos equipamentos daqui não se adequam a tomada "americana" do Belkin.

2- Agora estou usando assim: Computador sozinho num filtro de linha, e este no Belkin. Todos os demais equipamentos num outro filtro de linha e este também no Belkin.

Ah, Faller, obrigado pela ajuda da última vez, abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Posso conectar meus equipamentos nos pretetores de linha mais vagabundos, e então conectá-los no Belkin? Perco algo fazendo isso, como a proteção contra interferência entre esses equipamentos? Faço essa pergunta pois a maioria dos equipamentos daqui não se adequam a tomada "americana" do Belkin.

Podes sim usar desse modo cuidando tão somente da qualidade da conexão elétrica/mecânica dessa proteção mais vagabunda como dizes..

Veja que seus contatos façam boas conexões mecânicas/elétricas, veja para que não tenha folga nos plugs. Um dos últimos testes do INMETRO que levantou justamente esse tipo de preocupação, deixou algumas dessas proteções mais vagabundas em maus lençóis. Veja você mesmo: Filtros de linha - Relatório do INMETRO

Uma outra alternativa é o uso de bons adaptadores como alguns desses tipos dai:

AdaptadordeplugBrasil2Nema.jpg

Adaptador.jpg

O uso de uma proteção mais simples, ou vagabunda, meio que extensão de tomadas, não vai prejudicar em nada a energia já filtrada e protegida que virá da proteção da Belkin..

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller, mesmo lendo a matéria inteira, fico cada vez mais confuso ;/

tenho um pc pra jogos, com um q9550, hd 5870 e afins

a fonte OCZ stealthxtreme de 500w se mostrou mais do que suficiente pro sistema, nunca deu problema, nunca parou nem superaqueceu nem nada

ela tem pfc ativo, e é fullrange

agora minha dúvida: tenho um nobreak SMS de 600VA ligado na tomada, e nele, somente o pc, a tv eu ligo em outra tomada(deveria ligar no no break tb?)

e tipo, como a casa tem chuveiro eletrico, torneira eletrica, arcondicionado, etc, de vez em quando ele realmente funciona, fica no vermelho por uns segundos(pc usa sua bateria) e dai retorna a tensão ao normal

mas enfim, fiquei sabendo recentemente que ele nao vai me proteger de raios e afins, que é a mesma coisa que ter a fonte ligada na tomada, e que gastei 250,00(no break) a toa.....isso procede? eu teria melhor ganho usando na tomada? ele nao me oferece vantagem ALGUMA?

fico pensando que por ela ser fullrange, ela vai aturar qualquer variação momentanea na rede, afinal ela trabalha dentro de um limite min e max estipulado no manual.....isso está correto?

bom resumindo, se ele nao me traz bem algum, e nem sequer me protege de raios(o que me protege de raios afinal?!?! quero poder jogar na chuva)

...devo vender ele e plugar na tomada? :S

agradeço desde já!!

grande abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
o que me protege de raios afinal?!?!

Sempre ouvi falar muito bem de Santa Bárbara...

Se queres jogar na chuva isso dai pressupõe algumas condições que relato:

1) Na chuva, diria nas tempestades, se pode contar conviver com a falta de energia;

2) Nesse cenário é possível também a incidência do fenômeno raio;

3) Se é assim, querer jogam mesmo com chuva, não vejo como obrigatoriamente ter que desligar o equipamento na falta de energia, e sim suprir de energia alternativa o mesmo, na falta da principal, até por um tempo que deves saber qual é.

Vejamos cada uma delas e o casamento delas..

Iniciemos com a questão raio.

- Necessitas ter ai, na(s) tomadas aonde o equipamento é ligado, um aterramento decente;

- Necessitas ter ai, se possível for, dispositivos de proteção no quadro de disjuntores, os chamados DPS;

- Necessitas ter ai, independentemente que seu no-break tenha ou não, um bom dispositivo de proteção contra surtos de tensão.

- A questão do prédio ter um para-raios é por demais interessante também... Diminui o risco...

A seguir a questão falta de energia:

Para suprir a falta de energia bem poderia ser seu no-break se você simplesmente quisesse salvar seu jogo e desligar todo o equipamento quando da falta de energia... Caso necessite de energia por um tempo mais longo providencia um bom no-break, que gere forma de onda senoidal pura, como é a da rede elétrica, de preferência um no-break com dupla conversão e um banco de baterias adicional, com capacidade de armazenamento que desejares (podes ficar, desse modo, dias até jogando sem parar, desde que energia tenha no banco de baterias)...

Viste, muito simples. Sem stress.

Agora, quanto ao seu equipamento. Tome cuidado pois como dizes atualmente seu monitor não está ligado ao no-break. Se o ligares também lá, pois não faz o menor sentido somente o PC continuar funcionando na queda da rede elétrica. Dizia, se for esse dai (peguei agora na Internet, não sei se é desse que se trata, coloquei no Google no-break SMS 600VA)

Veja que ai tem pega ratão... O Fator de Potência (FP) do mesmo é de apenas 0,35 o que garante a ele condições de tocar no máximo uma potência em Watts da ordem de 600VA x 0,35 = 210 Watts (seu PC + Monitor deve passar disso dai)

Especificaodono-breakT600SdaSMS.jpg

Estabilizador, nem pensar... Módulo Isolador Estabilizado ou não, nem em sonho. No-break, segundo nosso papo ai de cima, se quiseres mordomia mesmo, pague por ela...

Mais detalhes veja ai numa excelente revisão do mestre Morimoto um apanhado coerente, de quem entende e se posiciona de maneira clara, concisa e completamente inteligível: Filtros de linha, estabilizadores e nobreaks (atualizado)

Viste como é simples a coisa???

E sempre, fé em Santa Bárbara e um pedido de proteção não vão fazer mal algum...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre ouvi falar muito bem de Santa Bárbara...

Se queres jogar na chuva isso dai pressupõe algumas condições que relato:

1) Na chuva, diria nas tempestades, se pode contar conviver com a falta de energia;

2) Nesse cenário é possível também a incidência do fenômeno raio;

3) Se é assim, querer jogam mesmo com chuva, não vejo como obrigatoriamente ter que desligar o equipamento na falta de energia, e sim suprir de energia alternativa o mesmo, na falta da principal, até por um tempo que deves saber qual é.

Vejamos cada uma delas e o casamento delas..

Iniciemos com a questão raio.

- Necessitas ter ai, na(s) tomadas aonde o equipamento é ligado, um aterramento decente;

- Necessitas ter ai, se possível for, dispositivos de proteção no quadro de disjuntores, os chamados DPS;

- Necessitas ter ai, independentemente que seu no-break tenha ou não, um bom dispositivo de proteção contra surtos de tensão.

- A questão do prédio ter um para-raios é por demais interessante também... Diminui o risco...

A seguir a questão falta de energia:

Para suprir a falta de energia bem poderia ser seu no-break se você simplesmente quisesse salvar seu jogo e desligar todo o equipamento quando da falta de energia... Caso necessite de energia por um tempo mais longo providencia um bom no-break, que gere forma de onda senoidal pura, como é a da rede elétrica, de preferência um no-break com dupla conversão e um banco de baterias adicional, com capacidade de armazenamento que desejares (podes ficar, desse modo, dias até jogando sem parar, desde que energia tenha no banco de baterias)...

Viste, muito simples. Sem stress.

Agora, quanto ao seu equipamento. Tome cuidado pois como dizes atualmente seu monitor não está ligado ao no-break. Se o ligares também lá, pois não faz o menor sentido somente o PC continuar funcionando na queda da rede elétrica. Dizia, se for esse dai (peguei agora na Internet, não sei se é desse que se trata, coloquei no Google no-break SMS 600VA)

Veja que ai tem pega ratão... O Fator de Potência (FP) do mesmo é de apenas 0,35 o que garante a ele condições de tocar no máximo uma potência em Watts da ordem de 600VA x 0,35 = 210 Watts (seu PC + Monitor deve passar disso dai)

Especificaodono-breakT600SdaSMS.jpg

Estabilizador, nem pensar... Módulo Isolador Estabilizado ou não, nem em sonho. No-break, segundo nosso papo ai de cima, se quiseres mordomia mesmo, pague por ela...

Mais detalhes veja ai numa excelente revisão do mestre Morimoto um apanhado coerente, de quem entende e se posiciona de maneira clara, concisa e completamente inteligível: Filtros de linha, estabilizadores e nobreaks (atualizado)

Viste como é simples a coisa???

E sempre, fé em Santa Bárbara e um pedido de proteção não vão fazer mal algum...

Abraço...

nunca vi alguem responder um post com tanto empenho ;o

muito obrigado!

respondida minha dúvida sobre raios, e não, não preciso jogar enquanto falta luz nao, é só pra evitar que minha fonte do pc queime mesmo

mas e sobre o desempenho da fonte?!

já que o nobreak nao influencia nos raios, pois como eu li, o fusivel é mais lento que ele xP preciso mesmo manter este nobreak? essas variações na rede, podem prejudicar minha fonte(eu acredito que nao por ela ser fullrange, se eu entendi bem o conceito da coisa)

obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
mas e sobre o desempenho da fonte?!

já que o nobreak nao influencia nos raios, pois como eu li, o fusivel é mais lento que ele xP preciso mesmo manter este nobreak? essas variações na rede, podem prejudicar minha fonte(eu acredito que nao por ela ser fullrange, se eu entendi bem o conceito da coisa)

A sua ideia era de que o no-break pudesse auxiliar em alguma coisa, de algum modo, quando a tensão da rede variasse, aumentando e ou diminuindo???

Se é isso, saiba que esse seu no-break é a pior solução do mundo para esse tipo de problema.. Uma galocha furada vai ajudar mais o teu PC que esse no-break, se essa dai for a sua dúvida...

Raciocine comigo....

Primeiro conceituando:

Esse seu no-break, durante todo o tempo em que a energia estiver presente e em situação "normal" ele nada fará, não gerará energia alguma, deixando que a energia vinda da tomada passe por ele e saia em suas tomadas para alimentar seu PC..

Desse modo, imaginemos que por alguma carga d'água a tensão dai de onde seu PC está ligado oscile, suba ou desça a ponto de acionar o no-break. Pode ser pelo ligamento do chuveiro, ou da máquina de lavar roupa, ou da cadeira elétrica o que valha...

Desse modo seu no-break, para resolver a situação entraria e passaria a gerar a energia para seu PC a partir da energia acumulada em suas baterias.. Fica muito fácil de se ver que se realmente esse tipo de oscilação acontece seu no-break iria ser acionado muitas vezes ao longo do dia, mesmo que permanecesse gerando energia para seu PC por poucos minutos apenas. Com 4 ou 5 vezes que ele assim procedesse a energia das baterias se esvairia e você teria que desligar seu PC e esperar (geralmente 24 horas) para reposição completa da energia das baterias...

Ou, como você não aguentaria, retirar o no-break e ligar a fonte direto...

Desse modo quando se compra um no-break desses dai para resolver esse tipo de problema, em seguida se tem que retirá-lo fora, pois a solução é péssima, não serve..

E porque não acontece isso dai com você... Simples... Porque você não tem o problema... Simplesmente a tensão dai é suficientemente estável para que o no-break jamais tenha que ajudar em nada (a não ser quando falta energia de cair fora). Como ele não vai ajudar em nada, tudo funciona, dá certo e você acha que resolveu um problema que nunca teve... Ótimo.. O fabricante do no-break agradece e vai até tomar uma taça de champanha para comemorar, ao final do ano, as boas vendas, principalmente às pessoas que estão de vendas, nos olhos...

Não sei quial é seu medo...Instabilidade de tensão... Olhe a faixa de trabalho de seu no-break e olhe a faixa de trabalho de sua fonte.. Verás que a fonte é muito mais tolerante, vai trabalhar até debaixo de mau tempo...

Para quem não acredita até fiz um filmete, tá no You Tube, sobre a tensão variando na entrada, com um Variac (dispositivo com o qual coloquei tensões desde zero até 254 Volts na entrada de uma fonte com PFC ativo, carregando essa fonte com cerca de 1/3 da potência que a mesma era capaz de entregar e ela se comportou explendidamente (tensões que vão para o PC completamente estáveis e em valores nominais) mesmo alimentada com tensão de entrada variando desde 34 Volts AC até 254 Volts AC..

Tai para quem quiser ver: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Leia também um tópico que fiz já tem algum tempo mas é completamente contemporâneo: As doenças Elétricas e seus Remédios

Que cabe muito bem para você que trata de corrigir problemas que nunca teve

Desse modo, se o no-break não protege contra raios, não resolve problemas de instabilidade de tensão (Não esse dai. Um daqueles de dupla conversão On-Line sim resolveria...). A função dele é tão somente segurar a energia alguns instantes a mais, após uma falta de energia, para que você possa salvar seus trabalhos, jogos o que valha... Se você necessita disso deixe-o, caso contrário saque-o fora e coloque o que realmente ajuda na prevenção contra surtos de tensão, que é uma boa proteção, conhecida no Brasil como Filtro de linha.

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

respondida minha dúvida sobre raios, e não, não preciso jogar enquanto falta luz nao, é só pra evitar que minha fonte do pc queime mesmo

Nesse caso troque o nobreak por um protetor contra surtos. E quanto a ligar a TV também no nobreak, acho que na eventualidade de faltar energia elétrica a bateria ia acabar antes de você poder ver o gol. Enfim, remédio errado mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, realmente é muito bom contar com alguém iluminado como o nosso caro faller.

E o melhor de tudo, além da iluminação ele tem um saco de papai noel pra aguentar a nossa santa ignorância. Nessa última semana aprendí tanto com as discussões da galera no fórum sobre fontes, estabilizador e filtro de linha. E com certeza não vou sossegar enquanto não indicar esse tópico para os meus contatos, vale muito tomar ciência e pensar a respeito.

Inclusive no tópico sobre a Avaliação de filtros que o faller passou eu dei uma olhada no APC P6B (porque eu tinha achado pra comprar) nesse site Atera Informática

Muito obrigado pelas orientações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá.boa tarde.Lendo aprendir bastante e quero agradecer ao autor do topico,pois sem essas informçoes ficaria perdido, é de grande valor.Agora montei um novo pc e por ser um investimento mais alto gostaria de proteger ele com um bom filtro de linha e procurando cheguei a esse e gostaria da opinião do autor do topico ou de quem usa que possa me orientar.http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO6TDPS

coloquei o link.Desde já agradeço toda ajuda.Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá.boa tarde.Lendo aprendir bastante e quero agradecer ao autor do topico,pois sem essas informçoes ficaria perdido, é de grande valor.Agora montei um novo pc e por ser um investimento mais alto gostaria de proteger ele com um bom filtro de linha e procurando cheguei a esse e gostaria da opinião do autor do topico ou de quem usa que possa me orientar.http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO6TDPS

coloquei o link.Desde já agradeço toda ajuda.Abraços.

Só faltou na sua descrição uma variável, que é a tensão ai de onde você liga seu PC. Se é 110 ou 220 Volts???

Se for 110 Volts, qualquer uma das indicações abaixo é igual ou melhor que esse da Clamper, e bem mais em conta..

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P6B

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P7T

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PR07

Caso a tensão seja de 220 Volts ai os filtros de APC não servem pois são fabricados para o mercado americano (120 Volts AC)

As alternativas cabíveis então passam a ser ou esse Clamper dai que citaste ou o esse dai de baixo:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS

ou esse daqui:

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07&ord=0

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só faltou na sua descrição uma variável, que é a tensão ai de onde você liga seu PC. Se é 110 ou 220 Volts???

Se for 110 Volts, qualquer uma das indicações abaixo é igual ou melhor que esse da Clamper, e bem mais em conta..

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P6B

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P7T

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PR07

Caso a tensão seja de 220 Volts ai os filtros de APC não servem pois são fabricados para o mercado americano (120 Volts AC)

As alternativas cabíveis então passam a ser ou esse Clamper dai que citaste ou o esse dai de baixo:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS

ou esse daqui:

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07&ord=0

Abraço...

Olá aqui no bairro é 110v,achei tb o filtro de linha profissional Upsai FHT -1200(1300W)-110v por 98 reais,que você acha dele?Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá aqui no bairro é 110v,achei tb o filtro de linha profissional Upsai FHT -1200(1300W)-110v por 98 reais,que você acha dele?Abraços.

É um bom filtro de linha, dos melhores fabricados aqui no Brasil.. Perde entretanto, na topologia da proteção, para os filtros da APC por mim sugeridos logo acima, quando se fala em proteção para tensão de 110 Volts, por não ter fusível térmico na proteção dos varistores (os da APC tem)

Eventualmente se quiseres deixá-lo a altura dos APC sugeridos, adote o seguinte mod que fiz: Melhorando ainda mais uma proteção que já nasceu boa - Upsai FHT-1200

Veja ai o P6B por dentro

Veja ai o P7T por dentro

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um bom filtro de linha, dos melhores fabricados aqui no Brasil.. Perde entretanto, na topologia da proteção, para os filtros da APC por mim sugeridos logo acima, quando se fala em proteção para tensão de 110 Volts, por não ter fusível térmico na proteção dos varistores (os da APC tem)

Eventualmente se quiseres deixá-lo a altura dos APC sugeridos, adote o seguinte mod que fiz: Melhorando ainda mais uma proteção que já nasceu boa - Upsai FHT-1200

Veja ai o P6B por dentro

Veja ai o P7T por dentro

Abraço..

Olá,ok,conforme indicação sua,então vou comprar o da APC.Obrigado pelos esclarecimentos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,eu comprei um filtro de linha conforme o Faller,me indicou da APC,07 tomadas só que estou notando uma coisa ele vem com dois leds um verde e outro vermelho.O vermelho esta fraco acesso é normal?Gostaria de uma orientação ,será que meu filtro veio com defeito?Liguei na tomada com aterramento,agora notei que o fio do aterramento esta meio escuro,mas tb liguei sem o aterramento e o led vermelho acendeu.Gostaria de uma ajuda,pois comprei ontem e recebi hoje a tarde.Agradeço a quem puder me ajudar.Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse led se aceso indica uma de duas coisas:

- Ausência de aterramento na tomada;

- Fiação fase neutro ligada de modo invertido na tomada, isso se o terra estiver OK..

Olá,tudo indica que seja ausencia de aterramento,pois o meu fio terra,tirei um pouco da capa e ele estava,meio escuro.Amanhã vou refazer todo meu aterramento com fio novo.Outra coisa que você falou,realmente ligando de modo invertido o led acende bem forte o vermelho.Espero que não seja um defeito .Pois trocarei todo aterramento.Até mais.Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aterramento apresentando alta resistência se o LED acende fraco e mais forte quanto maior for a resistência.

O LED tb acende por neutro sobrecarregado - tensão aparecendo no neutro em relação ao terra.

Olá,e como eu resolveria esse problema?Irei trocar o fio terra,pois ele esta apresetando coloração escura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho mais provável que o contato com o solo que a haste tá fazendo e a conexão do fi o na haste que está ruim e não o fio em si, a não ser que tenha alguma emenda nele que tá com mal contato. Cobre não estraga assim tão rápido, mesmo estando escuro ou esverdeado, o que não pode tá assim é a conexão/emenda em si.

Aproveito a mensagem pra te perguntar, seu aterramento foi feito a parte do aterramento da CIA Elétrica no poste do medidor? Se sim, esse aterramento não é dos mais recomendáveis. Leia:

http://forum.clubedohardware.com.br/aterramento-aterra/659241

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico muito interessante, me convenceu a abandonar o estabilizador depois de muitos e muitos anos.

Troquei minha antiga fonte genérica ontem por uma Cooler Master RS350-PMSRA3-WO de 350w, e como meu estabilizador é de 300va, tive uma motivação a mais pra deixar de utilizá-lo.

No entanto, não sei até que ponto essa fonte sabe se virar sozinha durante uma variação de tensão. Por enquanto estou com o pc ligado num filtro de linha Clone (futuramente pretendo pegar um mais decente) e está tudo funcionando bem. A rede aqui é relativamente estável, já que nunca perdi aparelho nenhum devido a variações de tensão, mas o seguro morreu de velho.

Enfim, ainda assim foi bom negócio abandonar o estabilizador nessas condições?

PS: a tensão aqui é 220V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No entanto, não sei até que ponto essa fonte sabe se virar sozinha durante uma variação de tensão.

Pois para ficar sabendo é só olhar a especificação dela, onde consta: Input Voltage: 90 ~132V/180~264V

Traduzindo, significa que ligada em 127V ela se vira sozinha com uma variação de 90 a 132V, e ligada na rede 220V ela se vira sozinha com uma variação de 180 a 264V.

Enfim, ainda assim foi bom negócio abandonar o estabilizador nessas condições?

PS: a tensão aqui é 220V.

Nessas condições e em qualquer outra condição também, como ficou mais do que claro aí na matéria e nos demais estudos que já foram feitos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois para ficar sabendo é só olhar a especificação dela, onde consta: Input Voltage: 90 ~132V/180~264V

Traduzindo, significa que ligada em 127V ela se vira sozinha com uma variação de 90 a 132V com acréscimo de mais 10% de tolerância, e ligada na rede 220V ela se vira sozinha com uma variação de 180 a 264V, com mais uns 10% de tolerância.

Pois então, nas especificações consta 115/230, mas como essa fonte é de uma linha de baixo custo (creio eu) da Cooler Master, não sei até que ponto dá pra confiar que ela realmente aguenta uma sobretensão de 10V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho mais provável que o contato com o solo que a haste tá fazendo e a conexão do fi o na haste que está ruim e não o fio em si, a não ser que tenha alguma emenda nele que tá com mal contato. Cobre não estraga assim tão rápido, mesmo estando escuro ou esverdeado, o que não pode tá assim é a conexão/emenda em si.

Aproveito a mensagem pra te perguntar, seu aterramento foi feito a parte do aterramento da CIA Elétrica no poste do medidor? Se sim, esse aterramento não é dos mais recomendáveis. Leia:

http://forum.clubedohardware.com.br/aterramento-aterra/659241

Olá,tudo indica que sim,mas vou perguntar aos meus familiares e posto depois aqui.Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!