Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tecnologias em Redes Móveis: CDMA - TDMA - GSM


Infernal

Posts recomendados

Bem.. eu ja tive aparelho de todos os tipos... a vantagem de ter GSM é a praticidade de troca de aparelho da mesma operadora, em algumas cidades a tecnologia GSM não esta muito estavel, aqui na minha cidade RIBEIRAO PRETO a TIM , CLARO e VIVO estão muito bem.... só que em alguns lugares a TIM não pega muito bem, mas mesmo assim eu prefiro a TIM..

o Ruim da Vivo é que esses dias fui pra Franca e o celular da minha irmã nem funcionou e nem ficou em ROAMING la....

então.. esses dias li que a VIVO não vai trocar de tecnologia, pois a TDMA e CDMA estão muito estavel, e é uma das tecnologias mais usadas na Europa.. portanto a Vivo não ira migrar para GSM,, por enquanto...

seria melhor se poderiamos comprar um Celular e um numero separados... to com um MOtorola V300 da claro e não consigo usar o chip da TIm.. isso aí é ######...

resumindo.. meu voto vai para GSM. :joia::bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já utilizei as tres tecnologias.

Sinceramente a que mais me deixa indignado é o CDMA, tive o meu celular ( VIVO-SP) clonado 5 vezes, 2 vezes troquei o numero do celular (pois não tinha grana pra comprar outro) e 3 vezes troquei o celular, resumindo desisti, pois não sei se alguem aqui ja teve este problema, mas por uma falha da operadora (ou do sistema CDMA, não sei) temos que trocar o celular ou o numero do celular, e eles te obrigam a pagar a conta para depois te dar créditos na próxima fatura, e como ja disse um outro amigo, call center é uma #####, o meu nome foi pro SPC, é um tal de aguarda 72 horas, ja abri chamado e nada. Hoje ainda uso o TDMA pois é ótimo com a voz e funciona em muito lugar. O GSM aqui em São Paulo é bom só tem um pequeno detalhe, por ser de chip, não da pra fazer seguro, ai virou festa sair na rua com celular gsm caro, é como pedir pra ser assaltado.

Antonio Edirane

São Paulo/SP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Antonio Edirane@27 out 2004, 11:22

já utilizei as tres tecnologias.

Sinceramente a que mais me deixa indignado é o CDMA, tive o meu celular ( VIVO-SP) clonado 5 vezes, 2 vezes troquei o numero do celular (pois não tinha grana pra comprar outro) e 3 vezes troquei o celular, resumindo desisti, pois não sei se alguem aqui ja teve este problema, mas por uma falha da operadora (ou do sistema CDMA, não sei) temos que trocar o celular ou o numero do celular, e eles te obrigam a pagar a conta para depois te dar créditos na próxima fatura, e como ja disse um outro amigo, call center é uma #####, o meu nome foi pro SPC, é um tal de aguarda 72 horas, ja abri chamado e nada. Hoje ainda uso o TDMA pois é ótimo com a voz e funciona em muito lugar. O GSM aqui em São Paulo é bom só tem um pequeno detalhe, por ser de chip, não da pra fazer seguro, ai virou festa sair na rua com celular gsm caro, é como pedir pra ser assaltado.

Antonio Edirane

São Paulo/SP

Eu sei como resolver esse pequeno problema do seguro GSM.Eu uso um A50 que não chama a atenção de ninguém e deixo o meu C60 guardado em casa e só uso em ocasiões especiais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ultracelular+27 out 2004, 12:58QUOTE (ultracelular @ 27 out 2004, 12:58) Antonio Edirane@27 out 2004, 11:22

já utilizei as tres tecnologias.

Sinceramente a que mais me deixa indignado é o CDMA, tive o meu celular ( VIVO-SP) clonado 5 vezes, 2 vezes troquei o numero do celular (pois não tinha grana pra comprar outro) e 3 vezes troquei o celular, resumindo desisti, pois não sei se alguem aqui ja teve este problema, mas por uma falha da operadora (ou do sistema CDMA, não sei) temos que trocar o celular ou o numero do celular, e eles te obrigam a pagar a conta para depois te dar créditos na próxima fatura, e como ja disse um outro amigo, call center é uma #####, o meu nome foi pro SPC, é um tal de aguarda 72 horas, ja abri chamado e nada. Hoje ainda uso o TDMA pois é ótimo com a voz e funciona em muito lugar. O GSM aqui em São Paulo é bom só tem um pequeno detalhe, por ser de chip, não da pra fazer seguro, ai virou festa sair na rua com celular gsm caro, é como pedir pra ser assaltado.

Antonio Edirane

São Paulo/SP

Eu sei como resolver esse pequeno problema do seguro GSM.Eu uso um A50 que não chama a atenção de ninguém e deixo o meu C60 guardado em casa e só uso em ocasiões especiais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por darkiller@27 dez 2003, 10:26

Perdao daviddiniz, mas você já testou as 3 tecnologias em todos os servicos ? é meio problema se você estiver definindo por teoria.... Como você tinha dito, a briga é entre cdma e gsm, de certo a tdma tá fora do pareo, não vai durar mais até o ano q vem. Sou cliente da Vivo, e até concordo q em qualidade de voz eles dao um pouco de pisada na bola, mas em termos de servico de dados e aparelhos são bons não há como negar. O GSM é um lixo em servico de dados, a conexao não chega nem em metade da taxa nominal que ele falam q chegam, o canal de voz não é aquela maravilha toda também, e a vantagem do "chip" .... <_< , pô cara, vivemos no Brasil, quem tem condicoes de ficar trocando de aparelho toda hora ? isso é padrão na europa onde eles jogam o celular antigo fora e só troca o chip.

não estou querendo fazer cartaz do CDMA, mas referente a ter dito q o gsm possui aparelhos mais modernos, dá uma olhada nos modelos LG Life, Samsung Twist, T731 ou Nokia 6585 da Vivo. :rolleyes:

Bom, essa é minha opinião...

falou!!! :-BEER

Eu tenho, troco umas 2 vezes por ano. O chip é muito mais prático do que ter de ir até uma loja e pedir para trocar o numero...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a cdma é uma ótima tecnologia, tão boa quanto a GSM, mas como está em fase de instalação, e não possui tanta segurança de dados como a gsm, fico com a GSM, mas se você é daqueles que se "embrenham" no mato, vai no acre e volta, recomendo TDMA, apesar de ser mais atrasada e estar em queda, têm essa vantagem, se você comprar um tdma dou uma dica...

... vá de neo velho mesmo, você não se arrependerá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a cdma é uma ótima tecnologia, tão boa quanto a GSM, mas como está em fase de instalação, e não possui tanta segurança de dados como a gsm, fico com a GSM, mas se você é daqueles que se "embrenham" no mato, vai no acre e volta, recomendo TDMA, apesar de ser mais atrasada e estar em queda, têm essa vantagem, se você comprar um tdma dou uma dica...

... vá de neo velho mesmo, você não se arrependerá...

só se for ai, porque aqui já faz é tempo que tem o CDMA

aqui quem comanda o CDMA é a vivo, e é careira, altas tarifas e o CDMA tem uma péssima qualidade de voz

sobre a segurança, o CDMA tem 25 camadas de seguranças, e até mais do que o GSM tem, mas não adianta nada se ele entra em AMPS

TDMA é uma tecnologia ultrapassada que não tem muitos recursos e a qualquer hora as operadoras podem decidir não manter mais essa rede, apesar que acho que isso vai demorar um tempo

sobre as dicas, qualquer tecnologia tem suas dicas

eu tenho várias, ehehehehee

acho que hoje em dia compensa mais um aparelho GSM ao invéz de CDMA

TDMA última opção (apesar da rede ser 100% digital)

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ultracelular+03 nov 2004, 14:29QUOTE (ultracelular @ 03 nov 2004, 14:29)
Postado Originalmente por Joao_Gabriel@01 nov 2004, 15:45

ramony@29 out 2004, 11:49

Qual é a melhor operadora GSM???

Aqui em SP a Claro é a melhor.

No Brasil, a BRT.

A melhor em SP e no brasil é a TIM-GSM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

eu particularmente creio que a vantagem da tecnologia TDMA é que dificilmente ele fica fora de area, enquanto a GSM tem esse probleminha mas que já tem evoluido muito! e ainda tem a vantagem do chip que pode se usar em qualquer outro aparelho! a CDMA segundo li é muito boa para aparelhos com infra, recepçao de Internet e de Video! sinceramente gosto mais das novidades e pra mim vence a GSM! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu particularmente creio que a vantagem da tecnologia TDMA é que dificilmente ele fica fora de area, enquanto a GSM tem esse probleminha mas que já tem evoluido muito! e ainda tem a vantagem do chip que pode se usar em qualquer outro aparelho! a CDMA segundo li é muito boa para aparelhos com infra, recepçao de Internet e de Video! sinceramente gosto mais das novidades e pra mim vence a GSM! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lusincera@02 dez 2004, 18:36

eu particularmente creio que a vantagem da tecnologia TDMA é que dificilmente ele fica fora de area, enquanto a GSM tem esse probleminha mas que já tem evoluido muito! e ainda tem a vantagem do chip que pode se usar em qualquer outro aparelho! a CDMA segundo li é muito boa para aparelhos com infra, recepçao de Internet e de Video! sinceramente gosto mais das novidades e pra mim vence a GSM! :bye:

TDMA tem maior cobertura digital.

CDMA é mais seguro e tem aparelhos que ao meu ver é mais interessante que GSM.

GSM é bom pela troca do chip, coisa que o CDMA brasileiro não tem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as tecnologias têm as suas vanteagens e desvantagens.

O padrão TDMA tem excelente cobertura, por ser utilizado desde o início da telefonia celular no Brasil, mas tem poucos serviços. O CDMA não tem conbertura muito ampla, apenas a Vivo aposta nele e, por ser algo novo aqui, a cobertura é reduzida ainda, embora já haja um crescimento razoável; é a melhor tecnologia para serviços como acesso a internet móvel, por exemplo. O GSM também tem bastante opções de serviços, a cobertura está crescendo, e parece que a tendência é que essa seja a escolha do brasileiro. A possibilidade da troca do chip de um aparelho para outro ajudou a popularizar essa tecnologia, além segurança. Mas, no caso de perda ou roubo de aparelho GSM, este não pode ser bloqueado. Ou seja, quem roubou/achou pode usá-lo normalmente.

Cada caso é um caso, e depende da necessidade de cada um a escolha da tecnologia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

CDMA é mais seguro

depende do ponto de vista

Todas as tecnologias têm as suas vanteagens e desvantagens.

O padrão TDMA tem excelente cobertura, por ser utilizado desde o início da telefonia celular no Brasil, mas tem poucos serviços. O CDMA não tem conbertura muito ampla, apenas a Vivo aposta nele e, por ser algo novo aqui, a cobertura é reduzida ainda, embora já haja um crescimento razoável; é a melhor tecnologia para serviços como acesso a internet móvel, por exemplo. O GSM também tem bastante opções de serviços, a cobertura está crescendo, e parece que a tendência é que essa seja a escolha do brasileiro. A possibilidade da troca do chip de um aparelho para outro ajudou a popularizar essa tecnologia, além segurança. Mas, no caso de perda ou roubo de aparelho GSM, este não pode ser bloqueado. Ou seja, quem roubou/achou pode usá-lo normalmente.

Cada caso é um caso, e depende da necessidade de cada um a escolha da tecnologia.

se você falo q a cobertura DIGITAL do CDMA é pequena ai está correto, porque hoje a maior parte da cobertura que a Vivo tem é analógica, e ainda dizem isso como sendo vantagem :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dai depende do uso de cada um:

voce esta com um 2280 no fim de mundo de uma das rodovias do Estado de Sao Paulo e o pneu de seu carro fura, e não pega TIM, nem Claro, só Vivo AMPS. O que voce faz? Usa o AMPS, mesmo com chances dele poder ser clonado no trajeto..

Agora tem gente que prefere ficar sem cobertura do que ter uma que o cel pode ser clonado,eu sou uma delas pelo motivo de nunca viajar sozinho, sempre vou com meus pais (1 Tdma e 3Gsm, poderia muito bem ter um 2112 no caso que so aceita digital).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não compensa de maneira alguma você utilizar um celular Analógico pelo fato da clonagem. Aqui no Ceará temos uma tecnologia 100% Digital, ofecerida pela Tim TDMA. Pega em todo o estado e em qualquer buraco q você se meter. Por isso que eu tenho o meu 8265i (antes era em V60i mais não quero mais Motorola nem de graça). Além de ser o celular TDMA mais seguro, no caso de viagem ele nunca de deixa na mão, mas sempre levo tb o GSM da Oi (Nokia 3530).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Junior Show!@16 dez 2004, 08:34

Não compensa de maneira alguma você utilizar um celular Analógico pelo fato da clonagem. Aqui no Ceará temos uma tecnologia 100% Digital, ofecerida pela Tim TDMA. Pega em todo o estado e em qualquer buraco q você se meter. Por isso que eu tenho o meu 8265i (antes era em V60i mais não quero mais Motorola nem de graça). Além de ser o celular TDMA mais seguro, no caso de viagem ele nunca de deixa na mão, mas sempre levo tb o GSM da Oi (Nokia 3530).

Compensa sim cara usar AMPS..

Vou falar porque, la em SP tem um grave problema da Claro herdado pela sTrESS, em que existem cidades de 60 mil habitantes sem TDMA e sem GSM..

Coisa que do sul pra baixo é impossivel e em estados de menor populacao, enfim menores centros, as pessoas sao obrigadas a terem um Vivo nem que seja pre.

Aqui em SC posso usar tanto TDMA tanto GSM da no mesmo, menos nas estradas pois cobrir as mesmas cidades cobertas pelo TDMA não significa que o acesso a elas tambem esteja coberto, mas enfim, ta beleza aqui..

Agora, tem estado como o seu que é obrigatoria a lei de ter um TDMA pra viagens... :blink::(:angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CDMA é mais seguro e tem aparelhos que ao meu ver é mais interessante que GSM.

Eu diria que, independente do ponto de vista, não é o mais seguro.

E os aparelhos GSM têm mais recursos que os CDMA, até porque na Europa a maior parte da rede é GSM e faz uso de todos esses recuros, coisa que no Brasil ainda é impossível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Joao_Gabriel+16 dez 2004, 11:11QUOTE (Joao_Gabriel @ 16 dez 2004, 11:11) Junior Show!@16 dez 2004, 08:34

Não compensa de maneira alguma você utilizar um celular Analógico pelo fato da clonagem. Aqui no Ceará temos uma tecnologia 100% Digital, ofecerida pela Tim TDMA. Pega em todo o estado e em qualquer buraco q você se meter. Por isso que eu tenho o meu 8265i (antes era em V60i mais não quero mais Motorola nem de graça). Além de ser o celular TDMA mais seguro, no caso de viagem ele nunca de deixa na mão, mas sempre levo tb o GSM da Oi (Nokia 3530).

Compensa sim cara usar AMPS..

Vou falar porque, la em SP tem um grave problema da Claro herdado pela sTrESS, em que existem cidades de 60 mil habitantes sem TDMA e sem GSM..

Coisa que do sul pra baixo é impossivel e em estados de menor populacao, enfim menores centros, as pessoas sao obrigadas a terem um Vivo nem que seja pre.

Aqui em SC posso usar tanto TDMA tanto GSM da no mesmo, menos nas estradas pois cobrir as mesmas cidades cobertas pelo TDMA não significa que o acesso a elas tambem esteja coberto, mas enfim, ta beleza aqui..

Agora, tem estado como o seu que é obrigatoria a lei de ter um TDMA pra viagens... :blink::(:angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!