Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Potenciometro Linear x Logaritmo


Dani piresk

Posts recomendados

Bom, acho que é assim: Se você dobrar o deslocamento do cursor do potenciômetro logarítmico, o volume deve dobrar. Se você fizer o mesmo com o linear, o volume final será bem menor.

Bom Natal !

Sim, mas o problema é que não tenho nenhum aparelho de som que eu possa testar os pot's que tenho aqui.

Por que agora comprei um organizador com divisórias e estou dividindo os componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Dani, uma forma simples de identificar se o potenciômetro é lin ou log, é testando com um multímetro, coloque as pontas de provas nos pinos 1 e 2 do potenciômetro conforme a figura abaixo:

potenciometro.jpg

Feche o potenciômetro todo para esquerda (sentido anti horário), comece girando para o sentido horário, se a resistência aumentar muito rápido no início do cursor e ir aumentando mais devegar no fim do cursor!, ele será um potenciômetro logarítmico...

Se a resistência for aumentando gradualmente (linearmente) durante todo o cursor!, ele é um pot. linear...

Faça testes ai que você perceberá facilmente as diferenças...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!