Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

BoaDica?

 

 

500 já acho que ultrapassa meu limite de custo benefício. rsrs

 

Me expressei mal, era um disco com 240/250GB e não "com ao menos 240gb". Pois preciso uma média de 180gb de espaço para aplicativos e um tanto para fluxo de dados. Trabalho com vários lotes de fotografias em RAW, uma média de 30GB de fotos por festa que faço. E gostaria que enquanto eu estivesse editando o material o conteúdo ficasse no SSD (apesar de saber que o Lightroom trabalha muito bem com arquivos offline - fora do disco de origem do SO ou em HD's externos). De qualquer forma obrigado pelo aviso, entrarei em contato.

Sim isso mesmo Boadica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WillieNelson LOLEU , qual a config? o que roda? quantos usuários acessam? Qual o espaço ocupado e projeção em 2-3 anos?

Quando você fala "+32GB" é por que já tem 32GB? Se for, duvido que seja isso... é disco, o maior gargalo em pc hoje.

 

Aqui, desde de que conheci o SSD - lá pelo inicio do tópico - que optei par ao servidor.

Era um C300 64GB, depois um Sandisk Extreme 120 e agora um Vertex 460 120GB + i5 2310 + DH67CL + 8GB.

OracleLinux 6.7 + Oracle 11R2 + ERP  = 56 / 94,5 GiB (62%) + 16 GB SWAP.

São BD produção e teste ~10GB cada (2 tablespaces)

Faço bkp dump 2-2h, RMAN 4 diários e imagens diárias para um HDD 500GB. As imagens via "dd" levam ~47min já compactadas.

 

Imagens com Acronis levam 9-14min para bkp/restauração. Fica a dica.

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal...

 

Vou aproveitar o tópico para tirar duas dúvidas que devem ser de interesse de todos.

 

1 - Para quem usa Windows 8, há ganho no tempo de boot quando usado o UEFI? Vale a pena formatar o PC apenas para fazer essa mudança?

 

2 - Usando dois SSDs (ou dois HDs) o instalador do Windows instala o S.O. em um disco e a "partição reservada para sistema" em outro disco. Há algum problema nisso? Há perda de desempenho na hora do boot?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fokas

1 - Há ganho de tempo. NÃO vale a pena reinstalar SOMENTE para isso, pois a diferença é de alguns segundos apenas (1 ou 2).

 

COMPUTADOR COM SUPORTE COMPLETO AO UEFI:

Placa-mãe com EFI, placa de vídeo com VBIOS EFI, HD com tabela de partição em GPT e só funciona com Windows 64 bits em mídia de instalação com suporte a UEFI.

Observação: Uma placa de vídeo sem VBIOS EFI funcionará normalmente, mas demorará alguns segundos a mais para dar boot (1 ou 2).

A vantagem de se ter UEFI é que dispositivos com mais de 2TB podem ser formatados com apenas uma partição. No caso do MBR, um HD de 4TB por exemplo, precisaria ter duas partições de 2TB.

Mas por enquanto não é usado todo o potencial dessa tecnologia.

 

2 - Normalmente, o instalador do Windows 8 instala a "Partição reservada para sistema" apenas no primeiro HD/SSD. Ele mostra as PARTIÇÕES como Disco 0, 1, 2, etc., mas elas se encontram no PRIMEIRO/ÚNICO HD/SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pontos importantes a serem considerados em SSD

Investir em um SSD pode ser uma despesa um tanto alto e 'e bom saber alguns pontos importantes sobre ele.

Sistema Operacional: Como toda tecnologia nova os sistemas operacionais menos recentes como por exemplo o XP tentem a não tirar todas as vantagens do SSD e em muitos casos é necessário a troca de diversas opções para manter o desempenho do SSD por um período mais longo, sistemas operacionais mais novos como o Windows 7 tem um suporte muito melhor para os SSD o que faz o seu setup muito mais fácil. O Vista foi muito otimizado para usar os HD o melhor possível o que o torna importante modificar algumas opções para manter o desempenho intacto.

Vida Útil: Apesar de um SSD ser mais seguro que um HD a sua vida útil é menor, mas muitos rumores estão espalhados não internet e que não refletem a realidade, um exemplo seria o de que um SSD agüentaria no maximo 1000 boots, isso é irreal e irresponsável, a grande maioria dos fabricantes de SSD oferecem 2 ou mais anos de garantia, chegando ate a 5 anos. Bem caso você ligue o seu computador 2 vezes por dia vai acabar com os 1000 boots em 1.5 anos ou dois, ou seja dentro da garantia do produto, up-dates de firmwares estão garantindo cada vez mais uma vida útil mais longa e talvez em um futuro próximo esteja garantida um vida útil de mais de 10 anos para os SSD.

Perda de Performance: A perda de performance de um SSD é algo ocasionado na grande maioria dos casos pelo sistema operacional e não pelo SSD em si. A gravação de dados em um SSD funciona através de células dentro dos chips de memória, quando deletamos uma informação no sistema operacional, mesmo limpando a lixeira, essa informação continua gravada no HD apenas o índex é apagado. Ate o momento em que aquele peculiar espaço seja necessário, ai uma outra informação é gravada em cima da antiga, por esse motivo é que muitos programas de recuperação de dados conseguem recuperar arquivos que originalmente foram deletados. Gravar informação é um dos pontos fracos dos SSD, é algo ainda lento comparado com a velocidade de leitura, para manter a performance de gravação o melhor possível vários fabricantes disponibilizam ferramentas para limpar definitivamente as células que foram deletadas, evitando o trabalho cachê - deletar informação - gravar informação - limpar cachê e favorecendo o trabalho gravar informação o que é muito mais rápido. O Windows 7 promete uma ferramenta "Trim" para os SSD que vai limpar as informações que não estão mais em uso automaticamente, essa ferramenta ainda esta em desenvolvimento e muitos SSDs não são compatíveis automaticamente, para isso muitas vezes é necessário um up-date do firmware o que em alguns casos é relativamente fácil em outros nem tanto.

Update de Firmware: Como uma tecnologia relativamente nova vários fabricantes oferecem regularmente novos firmwares para os seus SSDs é importante verificar esses up-dates, muitos corrigem vários bugs e melhoram a compatibilidade com diversos sistemas operacionais, apesar disso alguns up-dates são relativamente fáceis outros nem tanto, verifique o site do fabricantes antes de comprar.

Vista Bug: SSD com antigos controles Samsung tem um bug junto ao Vista que faz com que ele perca performance se for formatado (quick format não afetada a performance), cuidado a Samsung não oferece up-dates de firmware para os seus SSDs ou seja não tem como corrigir o problema. Apesar disso existe uma solução para isso, basta fazer uma formatação física de baixo nível, para isso você pode usar uma ferramenta como o HDerase por exemplo que a performance vai voltar ao normal, mas é com certeza um grande inconveniente.

Tamanho: Quanto maior mais caro e isso faz com que os SSDs de capacidade menor fiquem mais atrativos, mas pense com cuidado antes de comprar um SSD com uma capacidade muito limitada. Apesar de por anos a fio ficamos rodando WD Raptor de 30GB como unidades de boot sem chorar ou pretejar os tempos mudaram e seria interessante você verificar o quanto de informação você vai colocar no seu SSD antes de finalizar a compra. 40 GB é mais do que o necessário para instalar o Windows 7 e alguns programas, mas cada um tem as suas prioridades.

Velocidade: Como prometido vamos falar sobre a velocidade de um SSD, ela pode variar muito de fabricante para fabricante, isso vai depender dos componentes internos a serem utilizados, caso você queira um SSD estupidamente rápido você vai acabar pagando um preço ESTUPIDAMENTE alto, o que não muitas vezes não é o melhor custo beneficio. Muitas companhias hoje oferecem SSD com uma performance excelente por um preço muito mais acessível, como exemplo a OCZ com a serie Vertex e Agility, a Crucial com o M225 e a GSkill com o Falcon II, mas o mais importante é pesquisar bem antes de comprar, com lançamentos praticamente mensais é importante uma boa pesquisa antes de comprar.

Preço: Com lançamentos praticamente mensais de novos modelos os preços dos SSD cairão muito no ultimo ano. Fazendo deles antes componentes restritos a servidores e companhias se tornarem um componente mais acessível ao usuário comum ou aos entusiastas como eu :).

Mas ultimamente os preços estão extremamente voláteis, variando enormemente de um fornecedor para outro, alem da dificuldade de se encontrar específicos modelos a disposição para compra. A minha recomendação é pesquisar e pesquisar novamente antes de finalizar uma comprar, mas eu espero que essa situação se regularize em breve.

isso é vdd eu uso um EVO da samsung de 500GB e eu pageui caro, é caro mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@agnaldoreis

 

Obrigado pelo esclarecimento.

 

Sobre a instalação do Windows, no meu caso ele separou! O S.O. está em um SSD e a "partição reservada ao sistema" ficou em outro SSD.

Algum problema nisso?

 

Vi que a única forma de consertar isso é reinstalando tudo, porém, retirando inicialmente os HDs e SSDs secundários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@agnaldoreis

Obrigado pelo esclarecimento.

Sobre a instalação do Windows, no meu caso ele separou! O S.O. está em um SSD e a "partição reservada ao sistema" ficou em outro SSD.

Algum problema nisso?

Vi que a única forma de consertar isso é reinstalando tudo, porém, retirando inicialmente os HDs e SSDs secundários.

Amigo, ele não cria uma partição no mesmo ssd? Eu acho q sim, da uma verificada. O que eu sempre faço é desligar os demais hds quando instalo o SO. A partição reservada acho q fica no mesmo hd do Windows.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos_Bilibio

 

Era isso que eu esperava que ele fizesse...mas não!

 

Verifiquei ontem no Gerenciamento de Disco e lá está: S.O. instalado no EVO 850 e "Partição Reservada ao Sistema" no EVO 840.

 

Eu acho que eu deveria ter desconectado todos os dispositivos de armazenamento, deixando apenas o 850 plugado...

 

Enfim, eu queria saber a opinião de vocês sobre o que fazer: Formato tudo novamente, ou, posso deixar assim? O tempo de boot e desligamento, aparentemente, está igual...

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu servidor está muito lento e sem espaço, vou meter mais 32GB Memória RAM e estou indeciso entre SAS 15K RPM ou SSD 

SSD !! Com certeza tera uma melhora de desempenho ....

 

e como já muito bem respondido pelo amigo @Dalai_Brahma o gargalo seu deve estar no disco .... experimente primeiro so o SSD e só depois talvez você precise de memória ....

 

dependendo do seu servidor, 16Gb já são mais do que suficientes.... ainda mais com disco SSD....

 

@Carlos_Bilibio

 

Era isso que eu esperava que ele fizesse...mas não!

 

Verifiquei ontem no Gerenciamento de Disco e lá está: S.O. instalado no EVO 850 e "Partição Reservada ao Sistema" no EVO 840.

 

Eu acho que eu deveria ter desconectado todos os dispositivos de armazenamento, deixando apenas o 850 plugado...

 

Enfim, eu queria saber a opinião de vocês sobre o que fazer: Formato tudo novamente, ou, posso deixar assim? O tempo de boot e desligamento, aparentemente, está igual...

 

Abraço!

 

Na partição reservada para os sistema geralmente é onde são guardados:

 

1) Gerenciamento de boot e de dados de configuração de inicialização;
2) Armazenar arquivos de inicialização que foram criptografados com o BitLocker Drive Encryption.

 

se pensar no hardware como está não haveria a necessidade de fazer a formatação ...

 

por outro lado, se em algum momento você desejar utilizar o 840 pra outro destino, terá um problema nas mãos .... o ideal é que, fisicamente, instalação e partição principal do sistema operacional estejam no mesmo disco .... por isto minha sugestão seria de você refazer o trabalho.... despluge o 840, reinstale normalmente e depois com o windows instalado conecte novamente o 840 no seu pc....

 

EDIT: se quiser mais informações a respeito, você pode ver nestes links abaixo:

 

http://www.guiadopc.com.br/dicas/36925/e-particao-reservada-pelo-sistema.html

 

https://idevar.wordpress.com/2010/04/06/windows-7-cria-uma-particao-de-100mb-para-que-serve-isso/

 

Abraços,

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, 

Estou com um orçamento de até 900 reais e estou em duvida entre esses dois SSDs.

Ssd 480gb Adata Premier 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712939321-ssd-480gb-adata-premier-leitura-560mbps-grava-510mbps-_JM

Nunca ouvi falar muito dele, nem de como é o seu RMA.

 

Ssd 480gb Sandisk Ultra II

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711811777-ssd-480gb-sandisk-ultra-ii-sata-3-25-7mm-550mbs-leitura-_JM

Meu antigo ssd era um Sandisk Extreme 240gb e eu precisei de um RMA e compartilhei aqui no forum como foi e eu gostei muito além de receber um de 480gb no lugar.

 

e um BONUS seria o 

Hd Ssd 480 Gb Sata 3 Kingston SSDNOW

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710068070-hd-ssd-480-gb-sata-3-kingston-v300-450-mbs-curitiba-_JM

Que eu nunca ouvi falar sobre a garantia e ouvi sobre os v300 de 120gb vendendo gato por lebre

 

(Também me lembro de gente reclamando que Samsung não da garantia de SSD no brasil, se é fato ou não, não sei. Prefiro não arriscar sem a certeza)

 

Valeu gente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vou formatar novamente...

 

Estava com um problema muito chato no desktop e no laptop: Partição do Windows lotando sozinha...até não haver espaço!

 

Acabei de formatar as máquinas...

Já instalei algumas coisas no desktop...mas fazer o que?

Aí aproveito e já passo o disco com sistema operacional para GPT e uso o UEFI.

 

Como diria a bruxa do desenho do Pica-Pau..."E lá vamos nós!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é...

Acabei de fazer um teste e deixo a resposta como dica! rs

 

Como eu disse anteriormente, não notei diferenças no tempo de boot...sabem o motivo? O boot está sendo feito pelo SSD que está com a "Partição Reservada ao Sistema", ou seja, meu EVO 840 que era o único SSD do PC até semana passada. 

 

Alterei a sequência de boot e notei que o EVO 840 estava selecionado. Mudei para o EVO 850 (que está com o S.O.) e nada...rs

 

Enfim, terei que refazer tudo, desta vez porém, tomando o cuidado de desligar todas as unidades de armazenamento, menos a que usarei para o sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz...não consegui fazer a instalação no modo UEFI de forma alguma.

 

Fiz um pendrive de boot GPT e converti o SSD para GPT.

 

Mudei o boot na placa mãe para UEFI...e não reconhece o pendrive para o boot!

Voltei o pendrive para o MBR e selecionei o boot "dual mode UEFI e Legacy" na minha placa mãe.

 

Ok, a instalação do Windows inicia, porém, diz não ser possível instalar em disco GPT...

 

Enfim...acabei deixando no MBR mesmo.

 

Seria interessante abrirmos um tópico sobre isso (já há algum?). Mesmo que a diferença na velocidade seja pouca, a compra do SSD é para isso mesmo, ou seja, já que se gastou uma pequena fortuna no SSD, que se use no modo mais rápido, ainda que sejam só 2s a menos no boot! 

 

Concordam? rs

 

Enfim...

 

Para voltar ao tema do tópico...

 

Diferença no tempo de boot do EVO 850 em relação ao 840, até o momento, cerca de uns 2s. 

Sistema pronto para uso entre 18 e 19 segundos.

(Fiz um teste de tempo de boot apenas com o EVO 850 plugado no PC e o tempo de boot foi de 14/15 segundos. Ligando o restante dos meus discos sobe para os 18/19 segundos.)

 

Portanto, a grande vantagem do EVO 850 em relação ao 840, na prática, seja o "3D-Vnand" que garante maior durabilidade ao disco.

Entretanto, caso achem um 840 com bom preço...pode pegar tranquilamente!

 

Ambos são equivalentes em velocidade de boot no modo Legacy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom teste, @Fokas . Na prática, é o que vale.

Isso que você constatou é a realidade. O fato de que o boot vai variar com os recursos que precisam ser carregados/inicializados.

Em notebooks, são uma bala! Por que? Porque o BIOS é limpo, poucos recursos e dispositivos a carregar. Mobos top's têm muitos recursos a carregar.

Pude constatar usando sistema em 'single' e em "RAID"... a diferença aí era ter de carregar a controladora RAID e os arranjos.

 

Aí, o cara se pho** pra comprar ssd top  e deixa USB charge, controladoras de terceiros, virtualização, ordem de dispositivos boot errada, apps supérfluos do fabricante.

Eu pego um bom SSD e 'limpo' o BIOS e fica mais rápido. Ah! Estamos 'brigando' pra ver quem faz a melhor volta.... briga cara essa, não?!

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dalai_Brahma

 

É isso mesmo que você falou...o gasto é alto e, no final, não ganhamos dinheiro com isso. O retorno é apenas o "orgulho" de olhar um PC ligando rápido. rs

 

Honestamente? Não vale tanto. O trabalho de configuração e estudo é duro. Demora-se muito tempo pesquisando, tentando entender e, no final, tudo depende da marca do hardware e configuração.

Como curiosidade e conhecimento, aí sim, vale para quem for entusiasta.

 

Mais um detalhe aqui: Atualizei a Bios da minha placa mãe (a BIOS era F2 e fui para versão F7) e a o boot aumentou em, aproximadamente, 2 segundos.

Pois é, o Bios antigo era mais rápido, embora a Gigabyte informe que o mais novo seja mais otimizado. Isso foi no meu PC, pode ser que funcione melhor em outro.

 

Sobre a performance do "EVO 840 250GB x EVO 850 120GB", posso falar que apareceu apenas no teste de benchmark do "samsung magician".

No Benchmark o 850 é consideravelmente superior. Mas repito: Na prática não há a menor diferença em performance.

 

Eu estou bastante satisfeito com os resultados. Boot em cerca de 20 segundos e um SSD sobrando para programas e jogos.

Para os programas que costumo usar, o load inicial é quase instantâneo no EVO 840. Você dá o click duplo no executável e ele abre quase instantaneamente na tela.

 

Enfim...é um caminho sem volta. Se eu não tivesse descapitalizado com as recentes aquisições, comprava o seu SSD de 500GB. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, 

Estou com um orçamento de até 900 reais e estou em duvida entre esses dois SSDs.

Ssd 480gb Adata Premier 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712939321-ssd-480gb-adata-premier-leitura-560mbps-grava-510mbps-_JM

Nunca ouvi falar muito dele, nem de como é o seu RMA.

 

Ssd 480gb Sandisk Ultra II

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711811777-ssd-480gb-sandisk-ultra-ii-sata-3-25-7mm-550mbs-leitura-_JM

Meu antigo ssd era um Sandisk Extreme 240gb e eu precisei de um RMA e compartilhei aqui no forum como foi e eu gostei muito além de receber um de 480gb no lugar.

 

e um BONUS seria o 

Hd Ssd 480 Gb Sata 3 Kingston SSDNOW

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710068070-hd-ssd-480-gb-sata-3-kingston-v300-450-mbs-curitiba-_JM

Que eu nunca ouvi falar sobre a garantia e ouvi sobre os v300 de 120gb vendendo gato por lebre

 

(Também me lembro de gente reclamando que Samsung não da garantia de SSD no brasil, se é fato ou não, não sei. Prefiro não arriscar sem a certeza)

 

Valeu gente!

Alguem pode me dar uma luz? please? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá...

 

O primeiro modelo eu não conheço. Nem por reviews...rs

 

O Sandisk Ultra II é tido como um bom SSD. A maioria dos reviews apontam como sendo um bom disco e com bom desempenho.

 

Qual será a finalidade? 

 

@Dalai_Brahma está vendendo um SSD de 500GB...um ótimo SSD por sinal. Conversa com ele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dalai_Brahma

 

É isso mesmo que você falou...o gasto é alto e, no final, não ganhamos dinheiro com isso. O retorno é apenas o "orgulho" de olhar um PC ligando rápido. rs

Amigo, se você acha que o retorno é apenas o "orgulho" de olhar um PC ligando rápido e que não há outro tipo de retorno, você está completamente enganado.

 

Diferente do que muita gente pensa, o SSD não serve apenas para ligar o computador mais rápido, se fosse só para isso, não teria sentido nenhum em comprar um SSD, era só hibernar e o PC ligaria rápido. O SSD carrega todos os programas mais rápidos no computador e tempo é dinheiro. Para quem trabalha, a produtividade é muito maior e além de ser gerado mais dinheiro através do mesmo trabalho em menor tempo ou mais trabalho no mesmo tempo, também é economizado em energia elétrica (já que não só o SSD, mas o PC inteiro vai ser desligado antes porque já foi realizado o trabalho e a pessoa pode realizar outro serviço ou sair para fazer uma atividade de lazer, enquanto no HD ainda não teria terminado) e o retorno principal é em DINHEIRO. A satisfação pessoal de se ter algo de qualidade e velocidade é consequência disso.

 

Tanto faz se você for trabalhar com instalação de vários programas, for editar e converter um vídeo em alta resolução e alta qualidade, criar máquinas virtuais ou apenas se divertir em um jogo, carrega muito mais rápido do que um HD e já estou jogando ou trabalhando, e não com raiva e vontade de jogar o computador pela janela.

 

Se fosse para eu comprar um SSD apenas para ter orgulho de que o meu computador liga rápido e ostentar isso, EU NUNCA COMPRARIA UM SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa galera! Vamos pegar leve... lembremos que 'custo' pode ser o mesmo para todos, mas, 'benefício' não, é subjetivo.

 

Eu generalizei o desempenho de bons e ótimos SSD's, citando apenas um aspecto: o boot, como ilustração. Também, comparando com resultados de bench's.

Também, o equívoco de quem paga os olhos num top, mas, não se liga noutros detalhes. Eu já fui assim, até ser orientado por @BetoUK (sumido), @NyanDere (sumido) e outros.

 

E acho que @Fokas entendeu o enredo do assunto e citou "orgulho" especificamente no exemplo que dei... bem não sou advogado dele e deixo pro mesmo se explicar.

 

Concordo com os 2º e 3º parágrafos do @agnaldoreis .

 

Fiquem na paz!

 

 

@joohnjoohn Mandei MP sobre o Crucial. Desses que citou, nem olhei o preço, iria no Sandisk pela garantia e RMA para o Brasil. Mas, depende de Nota Fiscal .

Aí no ML, "la garantia soy yo!"

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!