Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

A diferença de tempo no trabalho chega a horas por mês e não segundos, SSD é outro nível. É um investimento a longo prazo, já que o valor inicial é um pouco alto para a maioria, mas é amortizado com alguns meses. O retorno é garantido em todos os aspectos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@agnaldoreis

 

@Dalai_Brahma entendeu perfeitamente meu comentário. 

 

Repare que escrevi "orgulho" na minha resposta. Entre aspas!

 

Não usei a acepção pejorativa do termo, qual seja, como sinônimo de ostentação e superioridade em relação ao alheio.

 

A ideia da conversa gira em torno do ganho efetivo entre um SSD top de linha e um modelo mediano, ou até mesmo de entrada, para o usuário não profissional, o que não ganha dinheiro com o equipamento.

 

A comparação não foi "SSD x HD" e sim "SSD caro x SSD barato".

 
Já reparou que a moda no YT é a "corrida de boot"? rs

Olha lá quantos vídeos do tipo "PC bootando em 4s".

 

Quase todo texto que fala de SSD na internet, quando fala da vantagem do SSD, começa com "boot muito mais rápido".

 

O "problema" da velocidade do boot é cultural no mundo todo!  :P

 

Ou seja, o SSD vem sendo usado pelo usuário comum para conforto e não para gerar vantagem comercial!

 

E a diferença desse conforto, entre um SSD top e um mais em conta, pode ser de apenas poucos segundos.

 

Por isso minha conclusão de que, para o usuário comum, que não fará uso profissional do PC, o ganho da compra de um SSD top, com números incríveis nos benchmarks, poderá ser mais no sentido de "orgulho" de um boot 2 segundos mais rápido.

 

No final, o pessoal poderá fazer a escolha do seu SSD de forma mais segura. Quem pode comprar um SSD mais barato, saberá que terá uma experiência boa e quem quiser comprar um modelo mais caro, saberá de antemão que o PC não vai ligar em 1 segundo! rs

 

Abraço!

 

Ps: É óbvio que um SSD top apresenta outras vantagens, como qualidade de componentes, durabilidade, garantia etc. Mas no momento, estávamos nos atendo à questão da velocidade de boot. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fokas

 

Isso que você citou no último post, já discutimos várias vezes neste tópico e o @Dalai_Brahma foi quem mais falou nisso. Pode até ler várias páginas anteriores que encontrará que não há diferença prática entre o desempenho de um SSD top e um SSD mediano, por isso é recomendado vários SSDs mais baratos que em números de benchmark são piores, mas em desempenho real para o consumidor é a mesma coisa. Abraço.

 

Você tem razão que têm pessoas que compram só para demonstrar no YouTube que o PC ligou em 10 segundos por exemplo, aqui no Brasil  muita gente sem noção quer só "ostentar", mas isso é outra história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@agnaldoreis

 

Exato. Por isso mesmo postei minha experiência aqui. Para reiterar o que ele vem falando.

 

Como estou com dois modelos diferentes da Samsung, quis relatar o que estou vendo acontecer.

 

No benchmark do "Samsung Magician" o 850 é bem superior. Na prática está igual ao 840.

Por isso deixei o recado de que se alguém achar o 840 por um bom preço, pode ir com muita fé! rs

Porém, o 850 vem com a tecnologia "3D Vnand" que, segundo fabricantes, aumenta bem a durabilidade do SSD, o que o torna mais vantajoso. 

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh...Se os nossos 3 poderes fossem como nós... não estaríamos essa lama... literalmente. Belo concenso, pessoal!

 

@oFF : bandeira da França em joguinho da seleção - deixo meus sentimentos, claro - mas, nenhuma de Minas, nem E. Santo.. nem "salvem o Rio Doce".

É assim que somos Huesileiros....

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dalai_Brahma

 

Diga-se de passagem que o ocorrido em MG é, indubitavelmente, um ato de terrorismo!

 

Senhores (um bando de #$%@#) em seus gabinetes, contando cifras na casa do bilhão, preferiram a morte dessas pessoas.

O que aconteceu não é fruto do acaso, de um acidente imprevisível e inimaginável, é fruto de safadeza!

 

Está sendo, vergonhosamente, ocultado por toda a mídia! E a população brasileira, simplesmente, esqueceu do seu problema e pintou tudo de "azul, vermelho e branco".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso mesmo pessoal ... sem dúvidas contando os usuários ditos 'normais' e eu acho que até mesmo alguns usuários que trabalhem usando o SSD a diferença entre um top de linha e um mediano quase não será sentida na prática ..... concordo com o @Fokas que se alguém encontrar o 840 a bom preço vale muito o investimento ! eu tenho 1, uso meu note pra tudo (trabalho e diversão) e o desempenho com o SSD é infinitamente maior .....

 

como muito bem dito pelo amigo @agnaldoreis , em produção, a abertura instantanea dos programas e o tempo economizado em agilidade de tarefas rotineiras acaba gerando uma ótima 'comodidade' em se ter um SSD na máquina também ! menos tempo pra realizar uma tarefa significa mais tempo pra realizar outras, absorver mais ou até mesmo mais tempo livre pra descansar, se divertir, jogar um game  :D .......

 

com relação ao exemplo de boot, concordo muito com o citado pelo amigo @Dalai_Brahma , mobos de notebooks são, em sua maioria, mais simplistas em recursos e, logo, bootam mais rápido que uma mobo boa com diversos recursos ativados os quais o usuário as vezes nem vai, de fato, utilizar... meu note por exemplo completa o boot em 5-6 segundos ...

(mas eu nunca fiz um vídeo pra postar no YT não  :P )

 

 

[offtopic]

e nas redes sociais então .... virou uma verdadeira 'segunda guerra da síria' entre quem pôs a bandeira 'tricolor' na foto do perfil mas não pos a de MG ....

 

sem dúvidas, tenho que concordar que, a negligência no tratamento das barragens culminou na catástrofe que estamos passando aqui em MG ... e digo estamos passando porque apesar da lama já ter passado, a devastação ainda permanesce .... e mais revoltante ainda é ver como plano de contenção da empresa responsável eles proporem jogar substancias no leito dos rios pra que a lama decante para o fundo do rio e a agua fique por cima (é limpeza de piscina agora ?) ... será que ninguém pensou que este procedimento é um assoriamento violento dos rios ?

[/offtopic]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa galera! Vamos pegar leve... lembremos que 'custo' pode ser o mesmo para todos, mas, 'benefício' não, é subjetivo.

 

Eu generalizei o desempenho de bons e ótimos SSD's, citando apenas um aspecto: o boot, como ilustração. Também, comparando com resultados de bench's.

Também, o equívoco de quem paga os olhos num top, mas, não se liga noutros detalhes. Eu já fui assim, até ser orientado por @BetoUK (sumido), @NyanDere (sumido) e outros.

 

E acho que @Fokas entendeu o enredo do assunto e citou "orgulho" especificamente no exemplo que dei... bem não sou advogado dele e deixo pro mesmo se explicar.

 

Concordo com os 2º e 3º parágrafos do @agnaldoreis .

 

Fiquem na paz!

 

 

@joohnjoohn Mandei MP sobre o Crucial. Desses que citou, nem olhei o preço, iria no Sandisk pela garantia e RMA para o Brasil. Mas, depende de Nota Fiscal .

Aí no ML, "la garantia soy yo!"

 

.

 

Entendi, o sorte dos sandisk é que eles não pedem nota fiscal pra troca, pelo menos na ultima vez que precisei de suporte, não pediram. Ou você diz da nota em questão de originalidade mesmo?

 

Obrigado :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com a maioria ai. Lembro que a 2 anos atrás eu turbinei meu Athlon X2 apenas com um SSD OCZ 60Gb, ganhei e muito, produtividade, tempo, enfim, não dá pra negar. Mas SSD é como disseram, todos cumprem o mesmo papel, com a diferença de uns e outros terem peças diferentes, marcas diferentes, o que o tornam 2 ou 3 segundos mais rapidos, mais confiaveis dependendo da marca e tal.

 

Sobre a bandeira da França, afff, nem comento, país lixo é assim, se preocupa com os outros enquanto aqui continua a mesma *****. Mas meu ponto de vista está no meio termo viu, hj pensando, sou mais solidário com a França do que com Mariana, vendo como ambos paises se preocupam com o povo, o de lá penso eu estar sofrendo mais, o daqui da acostumado a levar chumbo e não fazer nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, uma dúvida:

Estou pensando em comprar um SSD mas não sei que tamanho eu compro pois não sei o que posso instalar nele.

Ele seria apenas para o SO? Se sim porque exitem SSDs de 500 gb?

você pode instalar o q quiser nele amigo. Mtos usam de 120gb colocando apenas SO e programas, deixando jogos em outro hd normal. Outros usam de 250gb colocando SO, programas e alguns jogos que precisam de carregamento rápido. De 250 pra cima fica a seu critério.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, preciso de uma ideia.

 

Tenho um HyperX 3k da Kingston de 120GB. Acontece que o espaço tem ficado curto (mesmo com "pouca" coisa instalada) e acho que é o caso de mexer.

 

Daí, penso em duas opções:

 

1) comprar outro SSD de 120GB e instalando programas nele (com o SO no primeiro) fica tão rápido quanto ou eu tenho uma perda por não ser o mesmo SSD?

 

2) comprar um SSD de 240GB... nesse caso, tem algum de bom custo benefício que vocês indicam?

 

Espero ter sido claro... muito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, yurifr disse:

Pessoal, preciso de uma ideia.

 

Tenho um HyperX 3k da Kingston de 120GB. Acontece que o espaço tem ficado curto (mesmo com "pouca" coisa instalada) e acho que é o caso de mexer.

 

Daí, penso em duas opções:

 

1) comprar outro SSD de 120GB e instalando programas nele (com o SO no primeiro) fica tão rápido quanto ou eu tenho uma perda por não ser o mesmo SSD?

 

2) comprar um SSD de 240GB... nesse caso, tem algum de bom custo benefício que vocês indicam?

 

Espero ter sido claro... muito obrigado!

 

O custo beneficio fica com de 240 GB. Quanto a desempenho, aqui eu não notei problemas ao ter dois SDDs instalados na máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, yurifr disse:

Pessoal, preciso de uma ideia.

 

Tenho um HyperX 3k da Kingston de 120GB. Acontece que o espaço tem ficado curto (mesmo com "pouca" coisa instalada) e acho que é o caso de mexer.

 

Daí, penso em duas opções:

 

1) comprar outro SSD de 120GB e instalando programas nele (com o SO no primeiro) fica tão rápido quanto ou eu tenho uma perda por não ser o mesmo SSD?

 

2) comprar um SSD de 240GB... nesse caso, tem algum de bom custo benefício que vocês indicam?

 

Espero ter sido claro... muito obrigado!

 

 

 

1) Você deve colocar o SSD de melhor desempenho com o S.O, por exemplo: Se você comprasse um Samsung 850 EVO, você deveria colocar o Samsung com o S.O e o seu Kingston para o resto dos programas que você deseja.

 

2) Barato de 240GB não tem. Acho que no Brasil, o melhor em custo benefício é o Samsung 850 EVO 250GB, ele custa em torno de R$450-600 reais. O único problema é que a Samsung não oferece RMA aqui no Brasil para SSD's.

 

Outras alternativas seria o Sandisk Ultra Plus 256GB, Sandisk Ultra II 240GB, Kingston HyperX SAVAGE 240GB. No entanto, eles têm desempenho pior do que o Samsung, principalmente os que eu citei da Sandisk, além disso custam o mesmo valor do Samsung ou até mais caro.

 

O único diferencial fica por conta da Sandisk, que se não me engano oferece RMA no Brasil.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Haziel

15 minutos atrás, Haziel disse:

Melhor CB que achei foi o Sandisk Z400s ele tem 5 anos de garantia global e a velocidade e praticamente a mesma do evo 850, peguei um depois de muito olhar sobre modelos e garantia o meu saiu com frete 410 +- isso.

 

Eu tenho grande interesse em adquirir alguns modelos da Sandisk, lembrando mais uma vez que apesar do elevado conceito/qualidade dos Samsung, não há garantia para SSDs por parte da Samsung Brasil, pois segundo atendimento não houve lançamento oficial do produto no Brasil.

 

Quanto a linha da Sandisk citada, segundo datasheet os Z400s tem garantia de 03 anos, o que é muito bom comparado a garantia de 01 ano da maior parte dos componentes.

http://www.sandisk.com/assets/docs/sandisk-z400s_embedded-datasheet.pdf

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, OpaioX disse:

 

O custo beneficio fica com de 240 GB. Quanto a desempenho, aqui eu não notei problemas ao ter dois SDDs instalados na máquina.

 

OpaioX você nota o mesmo desempenho q quando usava 1 só? valeu!

 

10 horas atrás, Ne0n disse:

 

 

 

1) Você deve colocar o SSD de melhor desempenho com o S.O, por exemplo: Se você comprasse um Samsung 850 EVO, você deveria colocar o Samsung com o S.O e o seu Kingston para o resto dos programas que você deseja.

 

2) Barato de 240GB não tem. Acho que no Brasil, o melhor em custo benefício é o Samsung 850 EVO 250GB, ele custa em torno de R$450-600 reais. O único problema é que a Samsung não oferece RMA aqui no Brasil para SSD's.

 

Outras alternativas seria o Sandisk Ultra Plus 256GB, Sandisk Ultra II 240GB, Kingston HyperX SAVAGE 240GB. No entanto, eles têm desempenho pior do que o Samsung, principalmente os que eu citei da Sandisk, além disso custam o mesmo valor do Samsung ou até mais caro.

 

O único diferencial fica por conta da Sandisk, que se não me engano oferece RMA no Brasil.

 

Ne0n, no caso 1, fazendo desse jeito, há alguma perda de desempenho significativa ou estando ambos os programas em algum SSD o desempenho é semelhante?

 

Em caso de ser o 2, apesar dos outros serem inferiores ao Samsung, é muito significativo?

 

Obrigado! B)

 

 

9 horas atrás, Haziel disse:

Melhor CB que achei foi o Sandisk Z400s ele tem 5 anos de garantia global e a velocidade e praticamente a mesma do evo 850, peguei um depois de muito olhar sobre modelos e garantia o meu saiu com frete 410 +- isso.

 

9 horas atrás, oxkarsound disse:

@Haziel

 

Eu tenho grande interesse em adquirir alguns modelos da Sandisk, lembrando mais uma vez que apesar do elevado conceito/qualidade dos Samsung, não há garantia para SSDs por parte da Samsung Brasil, pois segundo atendimento não houve lançamento oficial do produto no Brasil.

 

Quanto a linha da Sandisk citada, segundo datasheet os Z400s tem garantia de 03 anos, o que é muito bom comparado a garantia de 01 ano da maior parte dos componentes.

http://www.sandisk.com/assets/docs/sandisk-z400s_embedded-datasheet.pdf

 

Bem interessante esse Sandisk.... onde comprou por 410, Haziel?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!