Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

@hb2016

46 minutos atrás, hb2016 disse:

Os SSDs ainda têm limite de uso, refiro-me ao limite de reescrever dados, precisa desligar a memória virtual do Windows nele? 

Por favor, me fale uma peça eletrônica de computador que dure para sempre.

 

Antigamente usavam SSDs com NAND muito melhor em quase todos, controlador ruim, firmware ruim e a porcaria do Windows XP que não tem suporte a NCQ e TRIM, aí dava pau logo. Por isso existe esse mito que SSD estraga rápido, mas um SSD bem cuidado dura mais do que um HD. Era tipo o mito de que o Windows Vista era ruim, mas na verdade os computadores que tinham 1GB de RAM ou menos que eram lixo, já que o Windows Vista era top.

 

Se até hoje existem pessoas que dizem que o Windows 10 é pior que o 7, sendo que o 10 é muito superior em praticamente todos os aspectos técnicos e o Windows 7 além de usar muita memória RAM (pelos meus testes é o sistema operacional Windows mais "pesado"), não tem suporte nativo a: UEFI, Secure boot, Windows To Go, DirectX 12, USB 3.0, NVMe, limitado em setor de 4k, Game Mode (que será algo futuro na próxima versão do Windows 10), máximo de 16GB de RAM na versão Home Premium x64, não compacta arquivos na RAM, usa mais armazenamento, ou seja, vários desses fatores que influenciam muito no desempenho/durabilidade do SSD, imagina o que pensam de SSD vs HD.

 

Isso é mito, se você colocar um bom SSD e um bom HD (ambos sem defeito de fabricação), para trabalharem de forma correta, o que tem maior chance de estragar primeiro é o HD. Isso já foi comprovado por testes e a cada dia o SSD vem sendo aperfeiçoado ainda mais. Hoje se usa NAND que desgasta mais rápido e o SSD dura mais do que os antigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@agnaldoreis  

12 minutos atrás, agnaldoreis disse:

Hoje se usa NAND que desgasta mais rápido e o SSD dura mais do que os antigos.

Desgasta mais rápido e dura mais? 

 

15 minutos atrás, agnaldoreis disse:

Antigamente usavam SSDs com NAND muito melhor em quase todos

 

NAND é o segredo do negócio. Entendi

 

http://www.kingston.com/us/community/articledetail?ArticleId=12

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O segredo não é a NAND e sim o controlador, firmware, suporte no sistema operacional e uso adequado. A NAND MLC e TLC usada na maioria dos SSDs é pior, mas é mais barata. A evolução das tecnologias que eu citei anteriormente é que melhoraram consideravelmente a durabilidade.

 

De nada adianta ter um SSD com NAND SLC (a mais durável atualmente) e usar um sistema sem suporte a NCQ e TRIM, controlador ruim, além de escrita de 1 TB de dados por dia no SSD, todo dia. Nesse caso, as células NAND começariam a PERDER DESEMPENHO e praticamente se degradarem em torno de 2 anos (é somente uma suposição para exemplo, mas isso não acontece).

 

O passado prova exatamente isso do suporte no SO (pessoas ainda estavam usando o Windows XP com SSD porque ele era o "melhor", na opinião delas, assim como ainda hoje a maioria das pessoas ainda continua no legado de 2009 que, pelo menos, tem suporte).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

@agnaldoreis

Today's MLC SSDs are not intended for use in servers, which require much higher levels of writes per day; for those write-intensive applications, 64GB server SLC SSDs can be rated at upward of 1TeraBytes in 4K, 100% Random worst case writes per day over 3 years. Due to the higher cost and lower capacities of SLC SSDs for servers, the industry is working on a new category of server SSDs, called Enterprise MLC (or eMLC).

 

Em 2015 os sites de tecnologia mandavam desligar a Memória Virtual do Windows nos SSD por causa do acesso excessivo read-write. Ainda hoje usuários o fazem, mas para ganhar espaço, acabam dando pau no sistema todo.

Ok, entendi, estou mais craque no assunto. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, agnaldoreis disse:

@dudaskank

Eu baixo muitos vídeos do YouTube, salvo filmes, além dos arquivos temporários do Windows, tudo isso fica em torno de 5GB.

 

As vezes eu baixo um monte de jogo da Steam e ainda faço o backup temporário no próprio SSD para depois passar para o HD.

 

O programa que eu usei foi a calculadora.

 

Se você não baixa quase nada, não há nada com o que se preocupar.

 

@Bawler

Eu não conheço nenhum programa que monitora, mas os programas que eu conheço que realizam bastante escrita são:

 

. Spotify (tinha um bug que realizava escritas intensas, mas foi corrigido na versão recente).

. CrashPlan e similares.

. Google Chrome (está melhorando).

. Mozilla Firefox (está melhorando).

 

EDIT: Aparentemente o Process Explorer faz isso que você quer.

Clique com o botão direito na barra de colunas > Select Columns > Process I/O

Marque as opções:

Read Bytes

Write Bytes

 

https://www.servethehome.com/firefox-is-eating-your-ssd-here-is-how-to-fix-it/

Obrigado pelas recomendações, Agnaldo. Acho um absurdo esses programas só serem optmizados para uso em SSD recentemente.

 

 

adicionado 4 minutos depois
15 horas atrás, hb2016 disse:

Os SSDs ainda têm limite de uso, refiro-me ao limite de reescrever dados, precisa desligar a memória virtual do Windows nele? 

Tudo tem limite, meu caro

Mas esse artigo aqui pode lhe ser de muita ajuda: http://techreport.com/review/26523/the-ssd-endurance-experiment-casualties-on-the-way-to-a-petabyte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Bawler disse:

Acho um absurdo esses programas só serem optmizados para uso em SSD recentemente.

Um dos indivíduos da equipe que desenvolve a parte do Session Restore no Firefox (o causador desse problema de alta escrita), disse que vai demorar até modificarem o Firefox de forma que não cause tanta escrita assim.

 

Uma forma de resolver o problema é desativar o Session Restore, mas você perde a habilidade de poder recuperar as últimas abas usadas em caso de fechamento inadequado, falta de energia elétrica, etc (isso é uma vantagem do ponto de vista da privacidade e uma desvantagem ao mesmo tempo).

 

about:config
browser.sessionstore.resume_from_crash
false

 

https://grok.lsu.edu/article.aspx?articleid=7047

 

Já em relação ao Google Chrome, eu não sei, só o futuro pode nos dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@agnaldoreis Abri o gerenciador de tarefas e o relatório do Windows 10 mostra muita diferença dos outros Windows, os aplicativos não ocupam mais tanto da CPU, antigamente o CHROME usava 68%.

Qual arquivo eu devo abrir para colocar essa alteração? 

6 horas atrás, agnaldoreis disse:

about:config
browser.sessionstore.resume_from_crash
false

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, ainda não testei, mas vi que o pessoal tem feito algo assim sobre o assunto.

  1. Mover o local da pasta de cache do Chrome para outro disco. Isso elimina o problema das escritas, mas diminui um pouco a velocidade também.
  2. Usar um "RAM Disk" como local do cache. Deixa muito rápido, muito mais que um SSD, mas não sei se demora muito para ligar e desligar o PC, pois teria que ler/escrever o cache inteiro nesses casos, ou simplesmente perde-se o cache após desligar, o que pode não ser tão ruim assim.

Depois vou testar lá em casa e devo escrever a respeito disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sdriver

1 hora atrás, sdriver disse:

A vida útil desses bichos é de 10 anos gravando 20 TB/dia! Todo mundo aqui já vai ter trocado o pc inteiro antes disso!

Desapeguem desse mito besta!

Escrevendo 20 TB por dia, um SSD vai começar a dar problema nas células NAND em 10 dias, não em 10 anos. Eu entendi a piada do exagero, mas não aguentei a "tirada". Hehehe

 

Eu tenho que concordar com você que essa preocupação do SSD é mito, eu já disse várias vezes isso, mas o pessoal não entende que se beber leite e chupar manga não morre.

 

O software da SanDisk diz que o último SSD que eu comprei tem 97% de "vida", isso escrevendo 5 GB por dia, as vezes 100 GB, já faz um 1 ano.

 

@dudaskank

1 hora atrás, dudaskank disse:

Mover o local da pasta de cache do Chrome para outro disco. Isso elimina o problema das escritas, mas diminui um pouco a velocidade também.

 

Também chamado de jogar dinheiro no lixo. Me desculpe amigo, mas qual a utilidade de comprar um produto caro chamado SSD para colocar programas no HD?

 

1 hora atrás, dudaskank disse:

Usar um "RAM Disk" como local do cache. Deixa muito rápido, muito mais que um SSD, mas não sei se demora muito para ligar e desligar o PC, pois teria que ler/escrever o cache inteiro nesses casos, ou simplesmente perde-se o cache após desligar, o que pode não ser tão ruim assim.

O RAM Disk é outro nível, muito mais rápido. Eu uso SoftPerfect RAM Disk 3.4.8 (nessa versão ainda é gratuito), com 100 MB de RAM Disk no disco A só para abrir o Bitdefender quando o PC liga, já que esse antivírus é excelente, mas demora 1 ano para abrir no SSD, já no HD deve demorar um século. Não vejo a hora de ter um PC com 128 GB de RAM para abrir até os jogos no RAM Disk.

 

@hb2016

5 horas atrás, hb2016 disse:

@agnaldoreis

Qual arquivo eu devo abrir para colocar essa alteração?

"Um dos indivíduos da equipe que desenvolve a parte do Session Restore no >>> Firefox <<< (...)"

 

Você abre o arquivo chamado firefox.exe e coloca o about:config onde você digita o site, coloca o browser.sessionstore.resume_from_crash no campo Localizar e altera o atributo para false.

 

@hb2016

Em 15/02/2017 às 22:28, hb2016 disse:

@agnaldoreis  

Desgasta mais rápido e dura mais?

Exatamente isso. Como eu já disse antes, o segredo é o conjunto firmware, controlador, suporte no sistema operacional e não somente a NAND.

 

Em 15/02/2017 às 22:05, agnaldoreis disse:

Antigamente usavam SSDs com NAND muito melhor em quase todos... e os SSDs ESTRAGAVAM MAIS RÁPIDO por falta de suporte dos outros fatores desta tecnologia, mas hoje isso não ocorre mais. Hoje se usa essa porcaria de NAND MLC / TLC e dura mais tempo (já que NAND SLC é cara).

 

O resto é mito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@agnaldoreis

2 horas atrás, agnaldoreis disse:

Me desculpe amigo, mas qual a utilidade de comprar um produto caro chamado SSD para colocar programas no HD?

 

Bom, nem todos tem SSD de 500 GB :D, mas nesse caso, em tamanho o Chrome e mesmo o cache em si não são tão grandes, aqui no serviço meu cache tem 950 MB, deve ser o padrão. Tenho um de 120 GB em casa, mas não lembro exatamente quanto está ocupado no momento, mas já movi as pastas dos usuários e downloads para o HD. Nesse caso, o Chrome continua no SSD, só o cache vai para outro local.

 

Não estou falando de estragar de tanto escrever no SSD, esse realmente demora muito, mas escrevendo tanto e toda hora, não vai deixar o sistema mais lento? Porque ele está ocupando o SSD com essas escritas constantes a todo momento.

 

2 horas atrás, agnaldoreis disse:

Eu uso SoftPerfect RAM Disk 3.4.8 (nessa versão ainda é gratuito)

No site do fabricante não tem esta versão, você baixa ela de outro lugar? Gostaria de dar uma olhada nele.

 

[edit] No google acha, mas não no site do fabricante...

 

Bom, depois de toda essa conversa sobre o Chrome, acabei deixando ele aqui aberto um tempão com 6 abas abertas, e o Process Explorer identificou 180 MB escritos, isso porque quando saí estava em 17x, bem menos que o reportado num dos links... talvez já esteja corrigido isso e não sabemos ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dudaskank

1 hora atrás, dudaskank disse:

Bom, nem todos tem SSD de 500 GB :D, mas nesse caso, em tamanho o Chrome e mesmo o cache em si não são tão grandes, aqui no serviço meu cache tem 950 MB, deve ser o padrão. Tenho um de 120 GB em casa, mas não lembro exatamente quanto está ocupado no momento, mas já movi as pastas dos usuários e downloads para o HD. Nesse caso, o Chrome continua no SSD, só o cache vai para outro local.

Meu SSD é de "apenas" 128 GB e eu instalo TODOS os programas nele além de vários jogos, baixo vídeos e instaladores de jogos, deixo temporariamente nele e ainda sobra espaço.  Se você for instalar jogos de 50 GB, como o Battlefield 1 por exemplo, você deve comprar um SSD de 250 GB ou mais, então a questão é saber gerenciar o espaço disponível da forma correta. Outro mito...

 

Não consegui achar a imagem do amontoado de madeira que não alcançava o muro contra a escada usando pouca madeira, então vai essa mesmo para mostrar o gerenciamento...

xd5naf.jpg

 
1 hora atrás, dudaskank disse:

Não estou falando de estragar de tanto escrever no SSD, esse realmente demora muito, mas escrevendo tanto e toda hora, não vai deixar o sistema mais lento? Porque ele está ocupando o SSD com essas escritas constantes a todo momento.

Existe a opção de desativar o Session Restore ou aumentar o tempo.

 
1 hora atrás, dudaskank disse:

No site do fabricante não tem esta versão, você baixa ela de outro lugar? Gostaria de dar uma olhada nele.

Link para download:

https://1drv.ms/u/s!AmigPAIRKCFYlCmzv2EFgBtn81fD

 

Link de verificação de vírus:

https://www.virustotal.com/pt/file/348588d0b26bc2b492849f5b5e8661f54b2ea8eb953ed520caade55425bd813f/analysis/1487357506/

 

Link do changelog:

https://www.softperfect.com/products/changelog.php?product_id=6

2016-10-02

Versão 3.4.8:

Windows 2016 Server and Windows 10 Anniversary support.

Fixed a BSOD when a boot-time volume couldn't be mounted.

Fixed creating VHDX and similar files on HDD-emulated disks.

 

PARTE 1

Disco
Adic. Disco de Inicialização...
Tamanho (MB): ...
Letra da unidade: ...
Sistema de arquivos: NTFS
Confirmar

 

PARTE 2

Ferramentas
Aplicações
Adicionar
Escolhe o executável
Confirmar

 

Esse programa mostra uma mensagem de incompatibilidade com o CCleaner, mas eu uso sem problema nenhum. Existem vários programas de RAM Disk, mas eu considero esse extremamente bem escrito e simples como todo programa deveria ser.

 

ve7jnt.jpg

 
1 hora atrás, dudaskank disse:

Bom, depois de toda essa conversa sobre o Chrome, acabei deixando ele aqui aberto um tempão com 6 abas abertas, e o Process Explorer identificou 180 MB escritos, isso porque quando saí estava em 17x, bem menos que o reportado num dos links... talvez já esteja corrigido isso e não sabemos ainda.

Está melhorando, mas ainda não é o ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@agnaldoreis quais configurações você faz no windows 10 pra otimizar e cuidar melhor do SSD?

Eu fiz basicamente todas desses tutoriais que é possível ver por aí na internet. Utilizei esse tutorial: http://www.lilireviews.com/guia-optimizacao-de-sdd/. Das recomendações dele eu só não desativei a escrita em cache.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bawler

5 horas atrás, Bawler disse:

@agnaldoreis quais configurações você faz no Windows 10 pra otimizar e cuidar melhor do SSD?

Eu fiz basicamente todas desses tutoriais que é possível ver por aí na internet. Utilizei esse tutorial: http://www.lilireviews.com/guia-optimizacao-de-sdd/. Das recomendações dele eu só não desativei a escrita em cache.

 

Eu não desativo a escrita em cache nem a hibernação. O resto eu faço.

Em relação a outros pontos, eu desativo permanentemente o antivírus e o firewall do Windows e temporariamente o Windows Update para não cair o desempenho do sistema (conforme mostrado no final do tutorial, na parte CONFIGURAÇÕES):

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Tenho um macbook pro mid 2012 i5 4gb, levei pra assistencia pra trocarem por um SSD Sandisk de 240gb e chegando lá não era compatível, o mac não reconhecia, tentaram em maquinas de 2010 e funcionou.. o que eu faço? Li em fóruns da apple questões parecidas, que teria q achar o ssd específico para meu modelo, alguém pode me ajudar???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!

 

Pretendo trocar o disco rígido do meu notebook para um SSD sendo este usado paenas para boot.

A ideia é pegar um de 240 GB particioná- lo e colocar dual-boot com Windows 10 e alguma distro do Linux.

Imaginando um gasto de não mais que R$ 600,00, de preferência bem menos qual seria a indicação de vocês: 

@agnaldoreis @dudaskank @sdriver @hb2016 @fibra ?
 

Uma dúvida, faz sentido/diferença por o Android Studio no SSD para "agilizá-lo"?

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kagaho, esse valor já chega em alguns de 480 GB, então acho que é tranquilo achar um de 240 GB.

 

SSD Toshiba 240 GB - R$ 365

SSD Sandisk 240 GB - R$ 355

 

Sobre o Android Studio, sim, creio que faz todo o sentido colocar ele no SSD. Eu uso Eclipse e ele está no meu SSD de 120 GB, porém a workspace acabo deixando num HD padrão, mas com 240 GB deve ficar com bastante espaço ainda então vai poder colocar a workspace junto também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal, quero adquir um SSD (120 GB) de baixo custo para um PC antigo de 2011 estou em dúvida em qual dessa marcas escolher:

Kingston UV400,

Sandisk SSD Plus ou;

WD green

se fosse para estabelecer uma ordem de preferência qual vocês elegem como primeiro, segundo e terceiro?

 

estava pesquisando e encontrei um Kingston modelo A400 vocês sabem me dizer se ele é mais novo e melhor que o UV 400?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, firefox2017 disse:

Pessoal, quero adquir um SSD (120 GB) de baixo custo para um PC antigo de 2011 estou em dúvida em qual dessa marcas escolher:

Kingston UV400,

Sandisk SSD Plus ou;

WD green

se fosse para estabelecer uma ordem de preferência qual vocês elegem como primeiro, segundo e terceiro?

 

estava pesquisando e encontrei um Kingston modelo A400 vocês sabem me dizer se ele é mais novo e melhor que o UV 400?

 

Firefox,

 

Recentemente andei pesquisando sobre SSD's e entre eles estavam o Kingston UV 400 e o Sandisk SSD Plus, o WD Green é novidade, é recente.

 

Indo mais fundo, tinha optado pelo UV 400 (acabei pegando um Radeon Pro, que estava em promoção) devido à controladora do Sandisk.

 

Na minha opinião escolheria nessa ordem: Kingston, Sandisk e WD.

 

Abaixo tem um site com benchmarks, nesse específico está o Kingston vs. Sandisk, mas pode comparar todos eles. O Kingston ganha em alguns quesitos e perde em outros, mas no geral, a construção e confiabilidade desse SSD são melhores, além, claro, da marca...

 

http://ssd.userbenchmark.com/Compare/Kingston-SSDNow-UV400-120GB-vs-SanDisk-SSD-Plus-120GB/m137022vsm24452

 

Espero ter ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sandrix , só veja a questão de nota e garantia no ML...

 

qualquer coisa, tem a balão: http://www.balaodainformatica.com.br/ssd-kingston-uv400-25-240gb-suv400s37-ref95846/p

 

ou a kabum, se ainda tiver promoão (R$ 380 agora)

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=85197&origem=52

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, boa noite. To lendo e aprendendo muita coisa aqui. Não sou da área de informática, então ainda tenho algumas dúvidas. Creio que a maioria já tenha resposta, mas dei uma lida em várias páginas do tópico e, por questão de segurança, decidi fazer as perguntas abaixo.

 

Comprei um Acer Aspire F5-573-51LJ e to esperando chegar:

 

PROCESSADOR: Intel Core i5 7200U de 2.5 até 3.1 GHz;

MEMÓRIA RAM: 8 GB DDR4 2133 MHz, expansível até 32GB;

PLACA DE VÍDEO: Intel HD Graphics 620;

DISCO RÍGIDO: 1 TB;

SO: Windows 10 64 bits.

 

Vou utilizar ele apenas para uso doméstico/trabalho advogado (Word, PDF, Firefox com várias abas, Netflix, Youtube, Facebook, baixar e assistir filmes BRRip, pesquisas na internet e etc.). Não uso pra jogar.

 

O primeiro upgrade que pretendo fazer nele é instalar um SSD 2.5” de 120GB. Atualmente tenho um notebook antigo, praticamente uma carroça, com HD de 150GB dos quais utilizo apenas 80GB (SO, programas e arquivos). Creio que o SSD de 120 GB seja suficiente, pois pretendo utilizar ele para instalar o SO (boot) e programas, deixando o HD para armazenar arquivos.

 

Minhas dúvidas:

 

1) Qual a marca de SSD mais recomendada ou que tem apresentado menos defeito no mercado? Vi que a Samsung é a melhor, mas está com um preço muito salgado, levando em consideração que vai ser apenas para uso doméstico;

 

2) Pretendo instalar o SDD via Caddy, pois não uso a mídia DVD, mas vi gente falando que seria melhor colocar no lugar do HD, colocando este último no Caddy. Faz realmente muita diferença pro meu uso? E se eu trocar o HD de lugar, perco a garantia?

 

3) Após instalar o SSD, preciso fazer mais alguma outra configuração no SO ou BIOS? Sei que vou precisar alterar a ordem do boot, mas vi gente falando sobre AHCI e não entendo disso.

 

Acredito que estas sejam minhas maiores dúvidas. Caso apareçam mais, recorro novamente a vocês.

 

Obrigado e grande abraço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...