Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor Eletrico De Tanquinho


Fiacadori

Posts recomendados

Ola Pessoal, gostaria de esclarecer umas duvidas, bom o motor do tanquinho aqui de casa tava travado...ai desmontei para limpar o mesmo pois achei que fosse sujeira como aconteceu com o ventilador. (tanquinho tem uns 10 anos)

Bom limpei tudo ele...e coloquei de volta....rodando na mão...ele rodava livremente....nao travava nem nada...quando ligado na energia ele trava e não roda...e fica estremamente difícil roda-lo, Queria Saber o Porque disso..Ta me corroendo de curiosidade para aprender...e se puderem me dizer...pra que serve o capacitor que tem??? sera quue tem alguma coisa haver o capacitor por estar travando???

Obrigado...!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estator com alguma bobina em curto pode causar efeitos similares, ou o rotor mal posicionado (2 ou 3 arruelas a menos podem causar perda de potencia em motores pequenos desse tipo).

Se for medir a resistencia dos enrolamentos, ela deve ser baixissima mas não pode ser zero.

Quanto ao rotor, se apertar ele pra dentro e com isso rodar, é sinal que o rotor se moveu sozinho no eixo (Talvez ao longo do tempo com os trancos), ou as arruelas de nylon se desgastaram, enfim, algo o tirou do seu lugar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal, tentei ligar ele direto sem nada no eixo sim...ele trava...com a mao eu rodo ele livremente mas quando ligo na rede ele trava e nao roda e fica duro para rodar na mão e fica só aquele barulinho, sera que pode ser o capacitor mesmo??? se vocês me disserem que pode ser vou la comprar um no almoço!! para fazer o teste....Vlwww...!

troquei o capacitor por um igual novim e nada....!!! o que me dizem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Ola Pessoal, gostaria de esclarecer umas duvidas, bom o motor do tanquinho aqui de casa tava travado...ai desmontei para limpar o mesmo pois achei que fosse sujeira como aconteceu com o ventilador. (tanquinho tem uns 10 anos)

Bom limpei tudo ele...e coloquei de volta....rodando na mão...ele rodava livremente....nao travava nem nada...quando ligado na energia ele trava e não roda...e fica estremamente difícil roda-lo, Queria Saber o Porque disso..Ta me corroendo de curiosidade para aprender...e se puderem me dizer...pra que serve o capacitor que tem??? sera quue tem alguma coisa haver o capacitor por estar travando???

Obrigado...!!!

Olá Fiacadori.

Poderia ser duas causas, a primeira um colega já citou, ou seja, desgaste das arruelas entre as buchas ou rolamentos e o miolo do rotor, isso faz o eixo do rotor se deslocar além do normal, consequentemente retirando parte do miolo de dentro do estator vindo a travar.

E a segunda, a mais provável, desgaste natural das buchas ou dos rolamentos, uma mínima folga entre estes e o eixo causa um desbalanceamento nos giros e consequente travamento. Uma simples troca das buchas, resolveria o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal, tentei ligar ele direto sem nada no eixo sim...ele trava...com a mao eu rodo ele livremente mas quando ligo na rede ele trava e nao roda e fica duro para rodar na mão e fica só aquele barulinho, sera que pode ser o capacitor mesmo??? se vocês me disserem que pode ser vou la comprar um no almoço!! para fazer o teste....Vlwww...!

troquei o capacitor por um igual novim e nada....!!! o que me dizem?

Amigo tive um problema parecido com um exaustor limpei bem dexei ele limpinho porém acho que a sujeira o mantia no lugar, a bucha estava gasta então a hora que ligava a faze puxa ele para um lado primeiro e trava ele, ve como esta o jogo,boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Que tipo de motor?

Motor universal?

Motor de indução? 

 

Primeiramente pode ser um problema de correia desgastada.

Se for motor universal pode ser a barrinha de grafite da escova que já está nas últimas.

Se for motor de indução pode ser algum capacitor de partida que perdeu capacitância.

 

Ainda pode ser algum problema de lubrificação ou mesmo rolamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Bom dia, não sei onde se faz perguntas aqui pelo tópico, então vamos lá!

o motor do tanquinho parou, tirei e se desse uma rodada com a mão ele rodava, comprei aquela peça que dá a partida nele, reinstalei, comprei mangueira nova e ele não rodou, se der empurrão com a mão ele funciona, mas mesmo empurrando com a mão, com a correia ele não roda, o rapaz disse que pode ter perdido potência. o que faço? obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 7 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!