Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias 1600(O.C) - Reduzindo latência/frequência para obter melhor desempenho


Lord Outland

Posts recomendados

Coloquei 150mV

fui fazer umas coisas aqui em casa quando voltei pc desligado

não entendi daí tentei ligar não ligou

dei um clear cmos

aí ligo normal

fui la mexi nas latencias deixei como ele disse 9-9-9-24

aumentei la de 110 que é o normal pra 130

fiz um over no processador de 3.4 para 3.5 e aumentei um pouco sua tensão tb

ta certo isso ?

qual a maneira mais correta ? se puder colocar explicadinho ficarei grato meu setup é diferente tem uns lances la both, both0, both1 que nem sei o que é

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor que consegui aqui, foi isso,minha placa suporta memoria em 1600 com oc e se passo um pouco de 1600,ela não boota, subi o HTT para 244,o processador de 2900 para 3416(dá para subir mais,mas parei por aqui,tô usando o orthos aqui a 1 hora e processador só chegou a a 51º) e a memória que tinha setado em 1333 subi para 1626,subi a tensão do cpu/nb de 1.17 para 1.25,queria extrair mais da memória, mas a placa mãe me limitou,realmente essas memorias são incriveis.omaximo.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Amigos do Forum boa noite.

Estou tendo um problema aqui que está me tirando o sono.

Conforme a assinatura abaixo possuo a placa mãe Crosshair IV Formula e um kit de memórias Corsair Dominator DDR3 1600MHz.

Quando montei o PC tudo funcionou perfeitamente... ai depois de conseguir adquirir um cooler melhor para o Phenom II x4 965 resolvi testar alguns overclocks nele... tudo bem basico nada de exagero. Fucionou perfeitamente a 3,8GHz no prime95.

Fiz vários testes e deixei o sistema setado com o processador a 3,8GHz e memórias conforme o fabricante a 1600MHz/8-8-8-24/1,65v.

O problema é que desde semana passada venho sofrendo de instabilidade no sistema sendo que tal Overclock só era feito pelo ASUS TurboV EVO depois do PC ligado e para jogar.

Por diversas vezes o PC não liga de primeira ou então simplesmente não liga. Resolvi fazer testes e cheguei nas memórias. Testei um pente por vez nos quatro slots e descobri que nos slots DIMM_B1 e B2 o computador bipava e nos slots DIMM_A1 e A2 não. Acho estranho porque desde que comprei a placa mãe só utilizei os slots DIMM_A2 e DIMM_B2 em dual channel. Outra coisa que percebi foi que de vez em quando com somente um pente de memória os slots DIMM_A1 e/ou A2 funcionam.

Os resultados que obtive após analise e muitos testes foi o seguinte:

Dual Channel + Memórias a 1333MHz/9-9-9-24/1,55v = Sistema estável, todos os slots funcionando normalmente.

Dual Channel + Memórias a 1600MHz/8-8-8-24/1,65v = Sistema não inicia com nenhuma combinação.

Single Channel + Memórias a 1333MHz/9-9-9-24/1,55v = Sistema estável em DIMM_B1 e DIMM_B2.

Single Channel + Memórias a 1600MHz/8-8-8-24/1,65v = Sistema estável em DIMM_B1 e DIMM_B2.

Obs: Não testei modo Single Channel em DIMM_A1 e DIMM_A2 porque no momento não estavam funcionando.

Então amigos fica aqui a minha pergunta:

Alguem já presenciou ou ouviu falar em algo pareceido?

Afinal o problema de não conseguir mais trabalhar com dual-channel @1600MHz seria um problema nas memórias ou na MOBO?

Está difícil conseguir alguem que tenha um sistema com DDR3 e talves amanha eu consiga testar os componentes.

Fica aqui a minha pergunta e espero que eu consiga resolver com opiniões e testes que irei fazer amanha.

Obrigado a todos.

Acaso você resetou a Bios a cada alteração realizada? Isso ajuda a evitar problemas como este. Tente aí e informe se deu certo!

Corsair Dominator 1600MHz geralmente são módulo com chips antigos que requer pelo menos 1,7V de alimentação.

:confused:As minhas funcionam normalmente em 1600MHz e 1.64v ou 1.67v. Minha placa mãe não permite setar exatamente os 1.65v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como devo configurar minhas memórias ? Para qe ele não desligue e fica mais rápido.

A ausencia da vga pode influir muito nessa "lentidão" que sinto no meu sistema ?

Depende, se está pensando em jogar num IGP, assim fica difícil, velocidade gráfica depende de chip gráfico.

DRAM Frequency[800]

DRAM Command Rate: 2T (para maior desempenho/estabilidade)

TCL...[9]

TRCD.[9]

TRP...[9]

TRAS.[24]

TRC...[40]

TWR..[6]

DRAM Voltage [1,65V]

:confused:As minhas funcionam normalmente em 1600MHz e 1.64v ou 1.67v. Minha placa mãe não permite setar exatamente os 1.65v.

Sem problema, quanto menor a tensão e com estabilidade, menor o consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

coloquei assim

DRAM Frequency[800]

DRAM Command Rate: 2T (nada porque não encontrei isso tem outro nome ?)

TCL...[8]

TRCD.[8]

TRP...[8]

TRAS.[22]

TRC...[40]

TWR..[6]

DRAM Voltage [140mV] é equivalente certo ?

Ligou normal ... Ta certo ? qual proximo teste posso tentar ?

Tem um lance lá acco,

DCT 0

DCT 1

Both

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

coloquei assim

DRAM Frequency[800]

DRAM Command Rate: 2T (nada porque não encontrei isso tem outro nome ?)

TCL...[8]

TRCD.[8]

TRP...[8]

TRAS.[22]

TRC...[40]

TWR..[6]

DRAM Voltage [140mV] é equivalente certo ?

Ligou normal ... Ta certo ? qual proximo teste posso tentar ?

Tem um lance lá acco,

DCT 0

DCT 1

Both

se estiverem nos slots vermelhos, DCT 0

Passe o Memtest, se tudo normal, tente o TCL 7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Não há o que se preocupar com essa tensão, o dissipador Dominator é especialmente desenhado para suportar e dissipara um bom nível de TDP.

É a mais pura verdade Jonny...

Veja no link abaixo que as minhas Dominator de 1866MHz 9-9-9-24--2T 1.65v foram em 2000MHz em 7-7-7-21--1T com 1.97v.

Com essa configuração roda o Super-Pi de 1MB, mas no de 32MB ficou instável.

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1642956

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Estou com a mesma dúvida em relação a configuração de memórias, ambas 1600 Mhz (2x2 GB), mas as minhas são Corsair XMS3 9-9-9-24...

No caso, eu poderia aplicar as mesmas configurações dessa G-Skill?

Use de princípio as configurações JEDEC presente no SPD de seus módulos.

Tente costomisar para XMP, mas será necessário ajustar manualmente no Setup e depois testar a estabilidade usando por exemplo, memtest.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use de princípio as configurações JEDEC presente no SPD de seus módulos.

Tente costomisar para XMP, mas será necessário ajustar manualmente no Setup e depois testar a estabilidade usando por exemplo, memtest.

Mas eu posso configura-la com 9-9-9-24 nas duas?

A diferença, é que tenho Dual-channel, isso não interferiria em nada, certo?

( colocando 9-9-9-24 nos dois módulos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu posso configura-la com 9-9-9-24 nas duas?

A diferença, é que tenho Dual-channel, isso não interferiria em nada, certo?

( colocando 9-9-9-24 nos dois módulos)

9-9-9-24 é o padrão para memórias de 1333MHz, 1600MHz para este tipo de módulo se trata de ajustes de performance (overclock), isso vairia de módulo para módulo e é destinado a plataforma Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9-9-9-24 é o padrão para memórias de 1333MHz, 1600MHz para este tipo de módulo se trata de ajustes de performance (overclock), isso vairia de módulo para módulo e é destinado a plataforma Intel.

Então, no caso, só posso fazer isso com Single-Channel?

As memórias, uma delas reconhece 9-9-9-24, a outra, 8-6-8-32 ( se não me engano). Se eu alterar os dois módulos pra 9-9-9-24, haverá algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, no caso, só posso fazer isso com Single-Channel?

As memórias, uma delas reconhece 9-9-9-24, a outra, 8-6-8-32 ( se não me engano). Se eu alterar os dois módulos pra 9-9-9-24, haverá algum problema?

Não colega, você pode configurar no modo DCT 0, e configurar os mesmos ajustes para ambas, ou no modo Both e configurar ajustes para cada módulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera,

Estou com memos da Corsair XMS3 1600 9-9-9-24 1.65v, se eu deixar tudo em AUTO na bios ela fica em 1066.

A única mudança que fiz foi setar o DRAM Frequency pra 1600. Quando fui verificar o resto, estava tudo setado automaticamente em 9-9-9-24 e 1.65v, exatamente como as especificações dos pentes.

Tava tudo normal até eu plugar uma HD3870 e comecei a ter telas azuis logo quando inicia o Windows. Quando abaixo o DRAM Frequency pra 1333 o pc funciona normalmente.

Será que seria o caso de configurar tudo manualmente em 1600 como essa receita do jonny?

DRAM Frequency[800]

DRAM Command Rate: 2T (para maior desempenho/estabilidade)

TCL...[9]

TRCD.[9]

TRP...[9]

TRAS.[24]

TRC...[40]

TWR..[6]

DRAM Voltage [1,65V]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Estou com memos da Corsair XMS3 1600 9-9-9-24 1.65v, se eu deixar tudo em AUTO na bios ela fica em 1066.

A única mudança que fiz foi setar o DRAM Frequency pra 1600. Quando fui verificar o resto, estava tudo setado automaticamente em 9-9-9-24 e 1.65v, exatamente como as especificações dos pentes.

Tava tudo normal até eu plugar uma HD3870 e comecei a ter telas azuis logo quando inicia o Windows. Quando abaixo o DRAM Frequency pra 1333 o pc funciona normalmente.

Será que seria o caso de configurar tudo manualmente em 1600 como essa receita do jonny?

DRAM Frequency[800]

DRAM Command Rate: 2T (para maior desempenho/estabilidade)

TCL...[9]

TRCD.[9]

TRP...[9]

TRAS.[24]

TRC...[40]

TWR..[6]

DRAM Voltage [1,65V]

Qual sua fonte e o Driver que esta usando para a HD 3870? verifique-os, pode não ser mau funcionamento das memórias, pode ser carência elétrica ou driver com problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual sua fonte e o Driver que esta usando para a HD 3870? verifique-os, pode não ser mau funcionamento das memórias, pode ser carência elétrica ou driver com problema.

Cara, também pensei nessas possibilidades, mas reinstalei o driver algumas vezes. E a fonte acho que não é, to com a 550P-AG da Seventeam.

Além de que, quando deixo o DRAM Frequency em 1333 a placa funcionava normal... só dava tela azul quando estava em 1600 :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
volte para 1600MHz e use 1,7V para a tensão das DDR3

Cara, valeu pela resposta, não postei antes pois estava sem a placa de vídeo...

Mas o problemas continua, alterei a tensão pra 1,7v e tentei colocar o comand rate em 2T também e continuam as telas azuis.

Ora memory_management, irql_not_less_or_equal, e tem mais algumas só que não lembro agora

Mais alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!