Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias 1600(O.C) - Reduzindo latência/frequência para obter melhor desempenho


Lord Outland

Posts recomendados

  • 5 semanas depois...

Gente,na minha mobo se coloco os dois pentes de memoria no soquete azul,fica em dual chanell,se coloco um no azul outro no branco também fica em dual chanell,confirmei isso tanto na bios como no post,uso a bios 1.70,testa ai na de vocês e me digam se é normal.

Nos dois casos o everest mostra a largura do bus como 128bits. com um pente no azul outro no branco,fica mais estavel quando ponho a memoria em 1600mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos do Forum boa noite.

Estou tendo um problema aqui que está me tirando o sono.

Conforme a assinatura abaixo possuo a placa mãe Crosshair IV Formula e um kit de memórias Corsair Dominator DDR3 1600MHz.

Quando montei o PC tudo funcionou perfeitamente... ai depois de conseguir adquirir um cooler melhor para o Phenom II x4 965 resolvi testar alguns overclocks nele... tudo bem basico nada de exagero. Fucionou perfeitamente a 3,8GHz no prime95.

Fiz vários testes e deixei o sistema setado com o processador a 3,8GHz e memórias conforme o fabricante a 1600MHz/8-8-8-24/1,65v.

O problema é que desde semana passada venho sofrendo de instabilidade no sistema sendo que tal Overclock só era feito pelo ASUS TurboV EVO depois do PC ligado e para jogar.

Por diversas vezes o PC não liga de primeira ou então simplesmente não liga. Resolvi fazer testes e cheguei nas memórias. Testei um pente por vez nos quatro slots e descobri que nos slots DIMM_B1 e B2 o computador bipava e nos slots DIMM_A1 e A2 não. Acho estranho porque desde que comprei a placa mãe só utilizei os slots DIMM_A2 e DIMM_B2 em dual channel. Outra coisa que percebi foi que de vez em quando com somente um pente de memória os slots DIMM_A1 e/ou A2 funcionam.

Os resultados que obtive após analise e muitos testes foi o seguinte:

Dual Channel + Memórias a 1333MHz/9-9-9-24/1,55v = Sistema estável, todos os slots funcionando normalmente.

Dual Channel + Memórias a 1600MHz/8-8-8-24/1,65v = Sistema não inicia com nenhuma combinação.

Single Channel + Memórias a 1333MHz/9-9-9-24/1,55v = Sistema estável em DIMM_B1 e DIMM_B2.

Single Channel + Memórias a 1600MHz/8-8-8-24/1,65v = Sistema estável em DIMM_B1 e DIMM_B2.

Obs: Não testei modo Single Channel em DIMM_A1 e DIMM_A2 porque no momento não estavam funcionando.

Então amigos fica aqui a minha pergunta:

Alguem já presenciou ou ouviu falar em algo pareceido?

Afinal o problema de não conseguir mais trabalhar com dual-channel @1600MHz seria um problema nas memórias ou na MOBO?

Está difícil conseguir alguem que tenha um sistema com DDR3 e talves amanha eu consiga testar os componentes.

Fica aqui a minha pergunta e espero que eu consiga resolver com opiniões e testes que irei fazer amanha.

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corsair Dominator 1600MHz geralmente são módulo com chips antigos que requer pelo menos 1,7V de alimentação.

Bom só acho estranho o fato de elas funcionarem até agora e só então começarem a dar erro... talvez então se eu coloca-las a 1,7v elas podem voltar a funcionar sem erro? Quais seriam então modelos e marcas recentes de memórias DDR3 para trabalharem a 1600MHz? A corsair tem algum modelo mais novo?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom só acho estranho o fato de elas funcionarem até agora e só então começarem a dar erro... talvez então se eu coloca-las a 1,7v elas podem voltar a funcionar sem erro? Quais seriam então modelos e marcas recentes de memórias DDR3 para trabalharem a 1600MHz? A corsair tem algum modelo mais novo?

Obrigado

Não vejo necessidade de substituição e sim de achar o melhor ajuste possível com algum clock extra.

http://forum.clubedohardware.com.br/como-escolher-memorias/851947

Este link é bem interessante para leitura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um up nas minhas memória retirei uma super talent 1333mhz e coloquei um kit ocz dual channel (2x2gb) da memória ocz black for amd ?

Sabem dizem se é defeito da memória elas estarem trabalhando a 1333 sendo que elas são de 1600mhz ?

Na descrição da minha placa mãe diz memórias até 1333 mhz, mas se nao me engano em um tópico aqui me disseram que 1600 funcionavam .. porém nao especificaram se na freq certa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um up nas minhas memória retirei uma super talent 1333mhz e coloquei um kit ocz dual channel (2x2gb) da memória ocz black for amd ?

Sabem dizem se é defeito da memória elas estarem trabalhando a 1333 sendo que elas são de 1600mhz ?

Na descrição da minha placa mãe diz memórias até 1333 mhz, mas se nao me engano em um tópico aqui me disseram que 1600 funcionavam .. porém nao especificaram se na freq certa

Black Edition está relacionada à cor do dissipador, uma que elas são 1600MHz[XMP] que é um certificado intel, não serve para AMD.

Controlador de memória da AMD funciona em 200x6,66 = > 1333MHz, se o módulo tiver dentro das especificações do SPU algum ajuste assim ou próximo, ele adere, caso contrário regride para 1066MHz [200x5,33]. Para funcionar a 1600MHz você deve fazer o que sugere o tópico, ajustar manualmente a controladora ou o Clock Base.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo necessidade de substituição e sim de achar o melhor ajuste possível com algum clock extra.

http://forum.clubedohardware.com.br/como-escolher-memorias/851947

Este link é bem interessante para leitura.

O problema é que o PC não liga se as memórias estiverem em modo dual channel... só liga de vez em quando. É normal o sistema não ligar por algumas horas após um overclock que não da certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estranho, a causa mais provável é falta de fornecimento elétrico. Tente uma tensão maior.

Bingo!

Coloquei aos poucos e cheguei ao valor de 1.77v e o PC voltou a ligar em Dual Channel. Só gostaria de saber se esse é uma tensão arriscada ou da pra levar numa boa no dia-a-dia.

Obrigado a todos!

As memórias estão funcionando na seguinte configuração:

1600MHz/7-7-7-22/1.77v Dual Channel - Unganged

Estava lendo e não me recordo bem aonde mais ouvi falar que o BEMP não teve utilização nenhuma (não foi pra frente).

Acho q é por isso que quando vou ao AMD Over Drive não consigo carregar e nem baixar nenhum arquivo desse tal BEMP.

Alguem sabe sé a informação é veridica?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Black Edition está relacionada à cor do dissipador, uma que elas são 1600MHz[XMP] que é um certificado intel, não serve para AMD.

Controlador de memória da AMD funciona em 200x6,66 = > 1333MHz, se o módulo tiver dentro das especificações do SPU algum ajuste assim ou próximo, ele adere, caso contrário regride para 1066MHz [200x5,33]. Para funcionar a 1600MHz você deve fazer o que sugere o tópico, ajustar manualmente a controladora ou o Clock Base.

Link das minhas memos :

BLACK EDITION READY

Sao para intel ?! OO" ?

Coloquei elas a 1600 com os ajustes manuais indicados agora vou ajustar as latencias o mesmo que serve pra ele serve pra mim ?

ajustei assim :

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1587274

8-9-8-24

nao achei onde muda a tensão aqui só tem em mV

isso as 21:38

agora as 22:46

estou assim:

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1587274

coloquei la de 120mV pra 130mV

o que mais posso mudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SPD é o Chip que credencia e identifica a Memória, se olhares bem verás que tua memória não é nem de 1333MHz. Onde que está o esquema de funcionar a 1600MHz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas vezes os usuários se questionam porque minha memória não funciona a 1600MHz e muitas vezes concluem que é defeito do processador ou da placa.

Este é um módulo que realmente trabalha a 1600MHz, credenciado e aprovado pelos órgão responsável, JEDEC.

ddr31600mhz.jpg

Por isso que sempre repito, essa de otimizado para X ou Y não é garantia que na configuração do usuário vai funcionar.

fui enganado ?

Não diria que sim, pois é esta a briga pelos fornecedores para conquistar clientes.

É quase o mesmo que acontece com processadores, processadores ao menos o sistema ler o multiplicador de clock e eleva a frequência, ganha um novo nome e tal.

Com memórias não acontece, frequência além da nativa é necessário que o usuário tenha conhecimento e consiga acessar o satup da placa para arrumar.

Por exemplo, sua OCZ Black Edition nativamente a controladora lerá como 1066MHz mesmo sendo padrão a controladora AMD AM3 1333MHz.

Com este módulo da SuperTalent que postei a Controladora não elevará sue clock para atender a frequência nativa da memória, ou seja, a memória trabalhará a 1333MHz, exceto que você acesse o setup e arrume, já que a controladora AMD AM3 pode trabalhar nativamente a 1600MHz "acima disso só mediante Over"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devo troca-lás ?

Posso argumentar e pegar outro modelo no mesmo valor R$330,00 que paguei li quase do o review que passou aparentemente são memórias boas, pelo mesmo valor consigo memórias melhores ?

Realmente aqui não posso te indicar isso.

Aqui agente tenta arrumar a frequência, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente aqui não posso te indicar isso.

Aqui agente tenta arrumar a frequência, certo?

Beleza. Então não devo trocá-las antes de tentar atingir a frequencia certa ?

Sobre valor,troca e qual a melhor/pior posto em outro tópico senão consiguir atingir ok ?

Hoje ficarei de 13h às 23h só a disposição disso.

----------///---------------

quando tiver alguem on que possa ajudar estou aqui para seguir as dicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza. Então não devo trocá-las antes de tentar atingir a frequencia certa ?

Sobre valor,troca e qual a melhor/pior posto em outro tópico senão consiguir atingir ok ?

Hoje ficarei de 13h às 23h só a disposição disso.

----------///---------------

quando tiver alguem on que possa ajudar estou aqui para seguir as dicas

A dica seria, este chip aguenta voltagens extremamente altas.

Configure os tempos em 9-9-9-24 e veja a tensão que melhor estabiliza.

Alterne entre 1,5~1,8V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dica seria, este chip aguenta voltagens extremamente altas.

Configure os tempos em 9-9-9-24 e veja a tensão que melhor estabiliza.

Alterne entre 1,5~1,8V.

Em mV quanto seria essa tensão ?

Nao aparece nada sobre tensão em Voltis.

Só um lance lá de DIMM que seria memória né ? que é em mV

Sò lembrando placa mãe ecs a790gxm-ad3 caso alguem saiba como setar tensão no setup dela :S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!