Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de filtro de linha


Posts recomendados

Não, não. Aqui em Goiânia a rede é 220V. Dei uma pesquisada e descobri que os cabos precisam seguir a norma 14136 do INMETRO e ter o selo do mesmo. Tem essa palestra sobre o assunto no link:

http://www.inmetro.gov.br/painelsetorial/palestras/PalestraSiemens.pdf

O cabo deve suportar 250v e 10A. Todos são assim.

Então fica mais fácil de encontrar os cabos.

Sua dificuldade é achar ele a venda?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então fica mais fácil de encontrar os cabos.

Sua dificuldade é achar ele a venda?

Não. É porque todos esses padrão americano sempre falavam em 115v. Com a normatização os cabos vendidos no brasil tem que suportar 250v e 10A. Agora, só achar uma marca que tenha o selo do Inmetro e que seja recomendável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. É porque todos esses padrão americano sempre falavam em 115v. Com a normatização os cabos vendidos no brasil tem que suportar 250v e 10A. Agora, só achar uma marca que tenha o selo do Inmetro e que seja recomendável.

Para facilitar, 110v 10A = 220v 5A

110x10 = 1100W

220x5 = 1100W

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então enterraram uma haste de cobre a 2m de profundidade.

Portanto tem uma boa chance do aterramento estar bom.

Eu perguntei como foi feito pois o que não falta é "eletricista" fazendo gambiarra por ai, principalmente quando o assunto é aterramento (alguns absurdos são um prego na parede, ligar um fio na janela, um prego no chão, usar o neutro de terra...)

Sobre o filtro da Clone, pela descrição parece ter uma proteção e filtragem básicas, é bem provável que seja melhor que essas "proteções" nas marcas concorrentes na mesma faixa de preço (algumas sequer colocam algum elemento de filtragem/proteção)

para falar mais do filtro, só vendo seu interior.

Obrigado pela explicação. Realmente não vejo nenhum fio aqui saindo da tomada, em compensação na minha tia ela fala que é aterrado e realmente vejo um fio saindo da tomada e indo pro chão.

Sobre a qualidade do Clone, iria abrir ele hoje, mas fiquei atarefado demais, amanhã posto aqui para vocês poderem avaliar.

Eu iria comprá-lo Clone F8, não achei em nenhuma das três grandes lojas daqui, então na mesmo NOITE que eu compro, a ***** do Clone F8 aparece no site de uma das lojas daqui da cidade.

Edit:

Não tenho conhecimento algum de elétrica e não sabia nem como desmontar todo o filtro de linha. Mas no auge da minha ignorância, pelas fotos parece ter a mesma qualidade do Clone F8. (tirando a placa de circuito que não sabia retirar).

De qualquer modo, segue abaixo fotos do Filtro de Linha Clone F6:

Detalhes Técnicos do Produto:

• Número de tomadas elétricas: 06 (NBR14136)

• Chave ON/OFF: Sim

• Corrente máxima: 8A

• Tensão de operação: 127/220V~

• Fator de proteção: 140 Joules

• Filtro de linha: classe X2, Y2

• Pico máximo de corrente: 4500A

• Potência máxima de consumo:

• Tensão de entrada: 127V | 1000W

• Tensão de entrada: 220V | 1760W

• Tensão máxima de grampeamento: 710V

• Fusível: 10A

• Comprimento do cabo: 1,20 m (PVC / Cobre - NBR13249)

21mg3s1.jpg

14jur85.jpg

n4wev9.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho conhecimento algum de elétrica e não sabia nem como desmontar todo o filtro de linha. Mas no auge da minha ignorância, pelas fotos parece ter a mesma qualidade do Clone F8. (tirando a placa de circuito que não sabia retirar).

De qualquer modo, segue abaixo fotos do Filtro de Linha Clone F6:

Detalhes Técnicos do Produto:

• Número de tomadas elétricas: 06 (NBR14136)

• Chave ON/OFF: Sim

• Corrente máxima: 8A

• Tensão de operação: 127/220V~

• Fator de proteção: 140 Joules

• Filtro de linha: classe X2, Y2

• Pico máximo de corrente: 4500A

• Potência máxima de consumo:

• Tensão de entrada: 127V | 1000W

• Tensão de entrada: 220V | 1760W

• Tensão máxima de grampeamento: 710V

• Fusível: 10A

• Comprimento do cabo: 1,20 m (PVC / Cobre - NBR13249)

http://i55.tinypic.com/n4wev9.jpg

Seria melhor se colocar a foto dos componentes, mas sei o tão díficil é para retirar essa placa, tentei aqui do F8 e desistir por medo de quebrar.

Mas posso te dizer que acho que ele não deve proteger não, pois o F8 possui sua chave Liga/Desliga com função "Reset", já esse aí a chave é normal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a ignorância, o que seria essa função reset. Qual a proteção por ela oferecida?

Essa função "Reset" é caso o filtro receba uma energia maior que os 10A (da qual o fusivél aguenta), essa chave se auto desliga, ele faz a mesma função de um disjuntor;

disjuntor.jpg

... então é só religar novamente para o filtro voltar a funcionar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Desculpe a ignorância, o que seria essa função reset. Qual a proteção por ela oferecida?

Não é o reset em si mas sim a existência de um mini disjontor, como proteção série. Se a corrente de entrada subir além do valor de abertura desse mini-disjuntor ele vai se abrir. Para religá-lo, após removido o problema da elevada corrente, basta resetar o mesmo..

Substitui portanto, ou auxilia o fusível..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, montei minha config aqui (até que enfim^^)... e a primeira coisa que fiz, foi abrir o "bemdito" filtro de linha que comprei, e como era de se esperar, tudo que ele tem em seu interior são apenas 2 fios de entrada soldados em uma "chapa de ferro" unidos por um componente eletrônico do qual não sei dizer o nome, e do qual está conectado a 3 hastes de ferro que percorre as 6 saidas das tomadas do novo padrão ABNT.

Apesar do produto ter o selo inmetro e a descrição do produto dizer que esse filtro dispensa o uso de fusiveis por contar com um sistema "Breaker", eu dúvido que ele exerça alguma proteção pro equipamento... ainda assim, eu uso um disjuntor ligado ao filtro...

Agora eu fiquei com outra dúvida: minha fonte volta e meia faz um zunido (sendo que ela é nova) e eu não sei dizer se isso é normal ou não, a tensão da rede aqui é 220v, a fonte é uma Seasonic de 620w com PFC ativo... nunca usei uma fonte com PFC ativo muito menos sem estabilizador e antes a fonte nunca fez esse "barulho"... estou tendo essa experiencia com a nova config aqui, mas fiquei um pouco preocupado com esse "zunido" da fonte, deve ter algo a ver com a energia mas não sei dizer se isso é normal.... alguem saberia?

Obrigado! o/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora eu fiquei com outra dúvida: minha fonte volta e meia faz um zunido (sendo que ela é nova) e eu não sei dizer se isso é normal ou não, a tensão da rede aqui é 220v, a fonte é uma Seasonic de 620w com PFC ativo... nunca usei uma fonte com PFC ativo muito menos sem estabilizador e antes a fonte nunca fez esse "barulho"... estou tendo essa experiencia com a nova config aqui, mas fiquei um pouco preocupado com esse "zunido" da fonte, deve ter algo a ver com a energia mas não sei dizer se isso é normal.... alguem saberia?

Deve ser a fonte filtrando alguma interferência na rede (dentro dela tem um estágio de filtragem).

Ao colocar um filtro de linha que preste, muito provavelmente o zumbido migrará para o filtro de linha ou pelo menos diminuirá o zumbido na fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, montei minha config aqui (até que enfim^^)... e a primeira coisa que fiz, foi abrir o "bemdito" filtro de linha que comprei, e como era de se esperar, tudo que ele tem em seu interior são apenas 2 fios de entrada soldados em uma "chapa de ferro" unidos por um componente eletrônico do qual não sei dizer o nome, e do qual está conectado a 3 hastes de ferro que percorre as 6 saidas das tomadas do novo padrão ABNT.

Apesar do produto ter o selo inmetro e a descrição do produto dizer que esse filtro dispensa o uso de fusiveis por contar com um sistema "Breaker", eu dúvido que ele exerça alguma proteção pro equipamento... ainda assim, eu uso um disjuntor ligado ao filtro...

Agora eu fiquei com outra dúvida: minha fonte volta e meia faz um zunido (sendo que ela é nova) e eu não sei dizer se isso é normal ou não, a tensão da rede aqui é 220v, a fonte é uma Seasonic de 620w com PFC ativo... nunca usei uma fonte com PFC ativo muito menos sem estabilizador e antes a fonte nunca fez esse "barulho"... estou tendo essa experiencia com a nova config aqui, mas fiquei um pouco preocupado com esse "zunido" da fonte, deve ter algo a ver com a energia mas não sei dizer se isso é normal.... alguem saberia?

Obrigado! o/

Então amigo, complementando o que foi dito pelo jorno é que muita gente inverte a polaridade dos fios da tomada e caso isto se confirme pode sim ocasionar esses ruídos. A falta de aterramento, ou aterramento mal feito, tambem pode ocasionar isso daí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo, complementando o que foi dito pelo jorno é que muita gente inverte a polaridade dos fios da tomada e caso isto se confirme pode sim ocasionar esses ruídos. A falta de aterramento, ou aterramento mal feito, também pode ocasionar isso daí.

Pode ser tomada então... porque uso um adaptador no filtro ligado ao disjuntor que é padrão antigo de tomadas...

Não sei informar a qualidade do aterramento aqui de casa, mas sei que tem sim esse aterramento no "relógio" de energia^^

Mas obrigado pela informação... mais pra frente vou comprar um bom filtro de linha e vê como se comporta a fonte... não quero força-la durante muito tempo pra não correr o risco de ter imprevistos indesejaveis a curto prazo!

Abraços^^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adquiri o filtro da upsai fht - 1200, muito bom por sinal, mas gostaria de saber se vocês utilizam filtro em notebook, ou não tem necessidade?

Tanto faz.

O filtro é apenas uma segurança a mais para o equipamento e irá proteger no caso de um surto e eventualmente prolongar um pouco a vida útil da fonte do equipamento ao atenuar eventuais surtos e filtrar eventuais interferências EMI/RFI, porém não é algo necessário.

Portanto se puder ligar no filtro, ligue. Se não puder, ligue na tomada mesmo, afinal foi para isso que ele foi feito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adquiri o filtro da upsai fht - 1200, muito bom por sinal, mas gostaria de saber se vocês utilizam filtro em notebook, ou não tem necessidade?

Considere a fonte do note como a fonte do PC, TV, e demais eletroeletronicos, portanto a adoção do filtro de linha nesses aparelhos é sempre salutar e de grande valia. Eu Possuo tudo que possível no filtro de linha. Por outro lado o que eu tenho notado bastante neste forum é que não há uma grande preocupação dos amigos com a instalação elétrica, principalmente no que tange a observância da correta polarização das tomadas. Eu sugiro que comprem uma chave teste (R$ +-5,00) e um multímetro (+- R$ 20,00) e aprendam a utilizá-los. É muito fácil e nos dá uma segurança enorme.

abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou começar a utilizar com filtro o notebook também... falando em polaridade, utilizava meu notebook com um adaptador de tomada, e plugava de qualque forma na tomada, não me importando com fase e neutro, até que comprei uma chave teste, e comecei a utilizá-lo de forma correta, notei que a carcaça ficava energizada quando utilizava a polaridade invertida na tomada, agora tenho uma tomada de padrão novo e com polaridades corretas e quase não percebo energização da carcaça... valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um clamper datado de 15/09/2008, no mesmo tem 5 Pcs + 5 monitores CRT 17'+impressora, 3 maquinas estão configuradas com fonte: OCZ 400 sxs2

/mobo: m4a78t-e /memoria: kingston 2gb/ HD: seagate barracuda 500 gb/ VGA: HD 5670, está dando um choque lascado, abri o clamper e vi que ele tinha a mesma anatomia de um clamper que o _rau_ mostrou uma possivel solução; eu fiz e ainda eliminei o terra do circuito ( e quase impossivel eu fazer um aterramento eficiente na minha atual moradia), mais o choque ainda continua,me estranha e que ligando tudo direto na tomada acaba os choques.

duvidas:

1-Devo elimitar o capacitor que ficou (deixar o clamper sem nenhum capacitor)?

2-Os novos clamper são mais eficientes que os antigos ?

3-vou comprar outro filtro Clamper ou Upsai ? (sendo que eu ja tenho uma proteção pra Linha, E-Clamper)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera, qual filtro de linha vocês recomendam pra ligar um aparelho xbox 360 slim + um monitor/tv de 24'?

127V:

- UPSAI FHT-1200

- Margirius MG-4160

220V:

- Upsai FHT-1200 220V

- Clone F8

- SMS Clean Energy

- Margirius MG-4260

Também funcionam em 127V com uma tensão de clamping maior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem chegou meu UPSAI FHT-1200. Tudo bem que o aparelho cumpre o que promete em relação a proteção, porém a disposição das TOMADAS é uma bela porcaria. Além do mais para desencaixar o plástico ou borracha quase saem juntos com a tomada caso ela seja muito justa.

Faller, pelo amor de Deus. Como é que um projetista projeta as tomadas em ângulo de 45° em relação ao corpo do aparelho? As fontes (carregadores de celular por exemplo) ficam encostando no cabo ou plugue ao seu lado. Inclusive os cabos no novo padrão 14136 da marca PLUS CABLE não podem ser colocados um ao lado do outro, pois o corpo do plugue impede que outro seja colocado ao lado.

img?s=MLB&f=171586424_5600.jpg&v=O

Além do mais não existe uma universalização sobre como a tomada 14136 deve ser disposta na parede. FURO TERRA PRA CIMA OU PRA BAIXO? Instalei lá em casa virado pra baixo, pra seguir o padrão americano e na hora que fui ligar o UPSAI percebi que o cabo em 90° sai pelo lado oposto do pino TERRA, ou seja, tive que colocar o cabo com o rabo pra cima e portanto vou ter que desmontar a tomada e invertê-la.

Vivendo e aprendendo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

citação: Além do mais não existe uma universalização sobre como a tomada 14136 deve ser disposta na parede. FURO TERRA PRA CIMA OU PRA BAIXO? Instalei lá em casa virado pra baixo, pra seguir o padrão americano e na hora que fui ligar o UPSAI percebi que o cabo em 90° sai pelo lado oposto do pino TERRA, ou seja, tive que colocar o cabo com o rabo pra cima e portanto vou ter que desmontar a tomada e invertê-la.

Existe sim a forma correta e o furo central (terra) da tomada, fica na posição acima. Por outro lado observar a correta polarização: lado direito fase, lado esquerdo neutro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

citação: Além do mais não existe uma universalização sobre como a tomada 14136 deve ser disposta na parede. FURO TERRA PRA CIMA OU PRA BAIXO? Instalei lá em casa virado pra baixo, pra seguir o padrão americano e na hora que fui ligar o UPSAI percebi que o cabo em 90° sai pelo lado oposto do pino TERRA, ou seja, tive que colocar o cabo com o rabo pra cima e portanto vou ter que desmontar a tomada e invertê-la.

Existe sim a forma correta e o furo central (terra) da tomada, fica na posição acima. Por outro lado observar a correta polarização: lado direito fase, lado esquerdo neutro.

Não senhor. Tem tomada de tudo quanto é posição no mercado.

images?q=tbn:ANd9GcR3O4IPq1VwV6MYvoIQ9AQJkIPAptDqRAhkxj0KaUQqNcZYGGkWzQ

images?q=tbn:ANd9GcTVylDAJ6M-jhnsylV81F9xbrvsJf3kqe2B0KmcRMtp7CUIXpKT

Só vi um relato falando que é para cima o furo ou pino terra, porém as próprias fabricantes colocam quase que 100% o terra pra baixo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!