Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitores explodindo


Daniel Barros

Posts recomendados

  • 3 semanas depois...

Este problema está relacionado a capacitores de baixa qualidade, se sua placa tem capacitores da marca G-Luxon provavelmente terá problema no futuro. Quando isto acontecer substitua por outra marca.

Problemas como este estão acontecendo também com a Asus e PCChips.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto aos capacitores incharem ou explodirem, há duas razoes basicas:

->Sobre-tensão - a fonte não ta filtrando bem ou os reguladores da placa estão deixando passar picos, que sobrecarregam o capacitor. Pode ser ocasional.

->envelhecimento - os capacitores eletroliticos, estes cilindricos que geramente estão de pé ao lado do processador, tem vida em horas, que geralmente não passam de 50.000. Mas há umas "Marcas Diabo" que tem vida estimada em menos de 5.000 Hrs.

Ah, tem mais, geralmente os capacitores encontrados no mercado tem a vida util bem mais curta. Os capacitores usados em micros, já são feitos para terem uma vida maior...

Quando forem trocar os capacitores, coloquem sempre a mesma capacitancia ou mais, idem para a tensão. Só não exagerem demais na tensão, pois quando a tensão utilizada esta muito abaixo do valor do capaciotr, sua capacitancia também é diminuida, e a "reserva" de energia para os picos de consumo do processador também fica comprometida...

Pode parecer *****, mas observem a polaridade, senão vai explodir de novo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por SX-Maycon@Dec. 10 2002,03:00

hehehe, até que é comum encontrar capacitores que foram explodidos em fontes, porque geralmente esses que explodem fazem mesmo a função de filtro da linha de alimentação...

Essa semana peguei o micro do meu primo, um AMD K6-2 400, onboard PC Chips... bom, dois capacitores da placa mãe, logo ao lado do soquete do processador haviam explodidos, o problema, como citado pelo amigo acima, foi com a solução eletrolítica que vazou do componente... afetou vários pontos da placa mãe, tal que não queria ligar, pois encontrei os terminais do chip de som e modem onboard enferrujados e em curto... não tive outra... tentei ressoldar, mas quase que impossível sem uma micro solda... então fui obrigado a cortar esses terminais e limpei o restante da placa onde tinha sido afetada pela solução... bom, depois de tudo, substituído os capacitores, está funcionando normalmente, até está com 50MHz de overclock, ams está muito estável!

Só uma pena foi de comprometer o som onboard, pois nessas placas, os slots de expansão são muito raros!

E um detalhe, como não consegui encontrar capacitor do mesmo valor... 1500uF x 6,3v, acabei substituindo por de 1000uF x 16v, pelo menos com uma tensão bem mais alta, creio que será muito difícil de explodir dessa vez! heheheheh! :laugh:  :laugh:  :laugh:

Se o capacitor queimou é porque houve sobrecarga. Ele queima e abre o circuito. Isso é até bom porque na maioria dos casos salva os outros componentes da placa.

Se você colocou um de 16V no lugar de um de 6,3V, se houver sobrecarga, se ele não queimar, outra coisa pode queimar... e pode sair mais caro que o capacitor!

Utilize um com tensão menor. Não existe de 9V ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rodrigo.roberti@Dec. 14 2002,13:09

:**

####### meu, não é só com placas-mãe que isso acontece. Aqui em casa aconteceu com a fonte do meu vídeo-cassete (troquei os malditos e beleza) e também com o meu som da sony, a etapa de filtragem da fonte também explodiu, estava na garantia, os caras me deram outro som ... Que saco, estas empresas ficam comprando capacitores "xingue-lingue" e depois quando explodem, a gente que se dane?  É Dose mesmo, viu ....

Té +

:-BEER  9-N

Rodrigo,

  Acho bom você chamar um eletricista para ver o que está acontecendo com a rede elétrica da sua casa.

  Se mais de um aparelho está apresentando este tipo de problema, não é bem por má qualidade deles...

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tive problemas desse nível em algumas usinas a que presto suporte, a maioria das placas onde o  problema foi verificado são da fabricante Soyo, e a troca dos capacitores eletroliticos tem resolvido o problema, apenas uma de dezenas não voltou a funcionar, mas haviam mais componentes danificados. Sendo assim subtitua os capacitores que o problema será sanado, isso vale tanto para as placas que já não ligam quanto para as que travam com freqüência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma placa mãe da ASUS A7A266 que tá com um problema parecido. Eu estava jogando HITMAN2 quando, de repente, deu um estouro dentro do computador e desligou tudo (menos os coolers que estavam ligados direto na fonte) . estava com um cheiro de queimado. Agora, quando eu ligo, os drivers e discos funcionam, mas não aparece imagem e nem os bips da bios. Será q pode ser problema de capacitor ou será outra coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Esses tempos pra tras eu peguei uma soyo, que não ligava, olhei na placa e la estavam os capacitores estourados...

foram só troca-los e pimba...voltou a funcionar corretamente...

As vezes por causa dos capacitores que estão estourados, o micro começa a travar, do nada, reinicia sozinho...

o que se deve fazer, trocar os capacitores, e depois de tirar eles da placa mãe, deem uma limpada na regiao da placa-mãe onde estavam esses capacitores estourados, limpem com alcool isopropilico e com uma escova de dentes velha, pra tirar os residuos dos capacitores...

valeu..: )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é a vida !!

neste tópico eu perguntei se a maioria das placas que acontece isso é soyo !!

você disse que sim !!

e para minha tristesa eu dei uma olhada na minha placa mãe Syk7vta-pro e tem um capacitor estufado !!

agora quero ver !!

o jeito vai ser migrar para as placa-mãe asus !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Captor.....@26 Fev. 2003,21:09

agora quero ver !!

o jeito vai ser migrar para as placa-mãe asus !!

Bom não sei se é o mesmo que aconteceu com as soyo mais a minha k7vta5 (ecs) também tá com um capacitor inchado. (a placa tá dando uns travamentos violentos de vez em quando....)

Vou ver se tem grantia contra isso...se não tiver vou trocar eu mesmo o capacitor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Capacitores eletroliticos comuns não funcionam corretamente em filtragem de ruidos de alta freqüência.Existem capacitores especiais (samsung) para este tipo de situação. A maneira que encontrei foi substituindo os capacitores eletroliticos por capacitores de Tantalum com capacitade igual ao substituido e tensão no mínimo 30% maior .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

   Ha algum tempo atrás eu tive problemas com uma SOYO 7VBA133 que hora ligava e hora não. Após esgotar as possibilidades de solucionar o problema encostei-a e comprei o motherboard nova.

  Agora ao ler este tópico fiquei curioso e fui verificar os capacitores da placa defeituosa e existem dois capacitores que estão "inchados" como se tivessem sofrido uma sobre tensão em seu terminais.

  Acredito agora que este seja o motivo das instabilidades da minha placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai .. tenho um soyo 7vba .. a algum tempo começou a apresentar problemas de congelamento e reinicios aleatorios ..

bom .. como um amigo meu já tinha uma soyo que apresentou esse mesmo problema e era 1 capacitor.. revisei os meus e vi que tinham 3 capacitores inchados.. não chegaram a vasar. troquei os mesmo e por mais de 3 meses tudo correu bem com a bendita.. a tres dias atrás começaram os desesperos ..

tudo de novo .. reinicios aleatorios e telas congeladas.. troquei outros capacitores que estavam com problemas ..

antes de trocar, não conseguia passar da parte inicial da instalação do windows XP, onde é feita a cópia dos arquivos iniciais para instalação .. após a troca ele copia esses arquivos prossegue a instalação normalmente até a hora do reinicio .. reinicia a maquina, aparece a mensagem que está verificando as configurações de hardware .. e da uma tela azul informando que o windows foi desligado pois ocorreu algum erro ..

alguem tem alguma ideia do que pode ser?

será que há mais capacitores com problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, incrível eu ter visto esse tópico, agora a pouco, estava lendo uma matéria na revista "Info Exame" desse mês, sobre esse assunto. Vou por o conteúdo da matéria para quem quiser ler saber o porque isso aconteceu, segundo o jornalista americano Jhon C. Dvorak. A matéria esta na pagina 38-39 Março-2003.

                                                                                       SEU PC PODE EXPLODIR!

                                        O estranho caso dos componentes que vazam e detonam a placa mãe dos computadores.

Duas coisas interessantes estão acontecendo nos Estados Unidos. Uma é um fenômeno mundial, ainda pouco discutido, mas que afeta a todos. Se você fizer uma boa pesquisa no Google ou em qualquer outro mecanismo de busca decente, também vai encontrar os dados. Eis o que eu sei: Um engenheiro que trabalhava para um grande fabricante de componentes japonês, saiu da empresa e, aparentemente, levou consigo a formula de um eletrólito usado em capacitores. Dependendendo de quem conta a historia, ou o engenheiro pegou a formula errada, ou lhe deram a errada de propósito, ou ele a anotou errado. Ninguém sabe. Qualquer que seja o caso, ele deu ou vendeu a formula a seus novos patrões em Taiwan. Ninguém sabia que ela continha defeitos, e permitia a formação de hidrogênio no capacitor, levando-o a vazar ou explodir. Aparentemente, há milhões desses capacitores em placas mãe. Milhões. Se você comprou um computador em qualquer momento do ano 2000, é alta a probabilidade de que ela tenha uma falha catastrófica. Talvez esses capacitores também se encontrem em produtos eletrônicos de consumo. Normalmente, eles são dispositivos de formato cilíndrico e, antes de explodir, vão inchar numa das extremidades - como uma lata de estanho fechada, contendo alimento estragado. Às vezes não explodem, apenas vazam. O que me espanta é o fato de que os técnicos podem estar dando diagnósticos errados para problemas em PCs causados por esses capacitores. Um conselho: entre na web e pesquise sobre isso. Vá ao Google e digite "bad electrolyte capacitor". Em qualquer hipótese, essa situação não é boa e precisa ser discutida. Os fornecedores esperam que o erro desapareça por si.  

É pessoal, esse realmente é um assunto mais delicado e abrangente, do que acredito eu a maioria achava. Vamos ver no que vai dar isso.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conpanheiros, entrei no fórum em Hardware para resolver meu problema mas no momento estou empacado na placa-mãe. Leiam a descrição do meu problema:

----------------------------------------

Aconteceu o seguinte: belo dia, jogando Max Payne, o alarme da CPU tocou. Reiniciei o computador para verificar a temperatura, e estava a 75ºC. Desliguei e fui dormir, pois já era tarde, pensando em verificar o motivo da temperatura alta depois.

No outro dia, ao voltar do trabalho, meus meninos disseram que a CPU travara e não mais reiniciara. Perguntei o que aconteceu e disseram que  enqunto jogavam GTA2 houve um roncado e tudo desligou. Perguntei se tocara alarme e disseram que não.

Abri a CPU para avaliar e a fonte estava com um cheiro a queimado, mas fraco. Levei para testar, e apesar de ter 5v, não tinha 12V. A propósito, ela me pareceu leve demais

para a carga que recebia. Creio que não aguentou a carga, pois a desmontei para aproveitar o cooler e me pareceu com um circuito demasiado frágil, além de não ter indicação da potência de saída.

Além disso, observei que a montagem do cooler do gabinete estava errada, o técnico colocou (melhor dizer, colou) no topo do chassi, sem entrada de ar, logo ele girava à toa, o que esplicava o aquecimento. Na CPU, constatei que não havia pasta térmica entre o processador e o cooler passivo.

Comprei uma fonte de 450W, daquelas de P4, com o intuito de também aproveitar as saídas extras de 12V para cooler adicionais. Aproveitei o cooler da fonte queimada e ainda botei um cooler na placa de vídeo, que só tinha passivo.

No entanto, ao ligar o computador, a luz do disco fica acesa, ouço o mesmo começar a trabalhar, mas tudo pára por aí. O monitor não inicializa, a luz do disco continua acesa, e após 15 segundos começa um alarme do tipo hi-lo, ou seja, um bip de 1 segundo seguido de outro de mesma duração mas com tom menos agudo, como se fosse uma campainha de carro de polícia européia. Sucessivamente, o alarme não pára.

Isso tudo sem no entanto eu ter ligado meus cooler extra, logo nada tem a ver com nova sobrecarga.

Desliguei todos os periféricos, menos a placa de vídeo e o processador e nada...

A propósito, o processador não esquenta. Nada. Parece desligado. A placa de vídeo esquenta normalmente. No entanto, creio que se a fonte fosse embora não teria levado junto o processador.

Alguém já viu algo assim?

P3 600 100Mhz 512K, slot1

384 MB memória : 1x128 + 1x256, tudo 133Mhz

2 winchester

Geforce 2 Mx400 64 Mb

10/100 rede

fax modem

CD-ROM

drive 1.44

Placa SOYO 6vba133, toda off-board

-----------------------------------------

rhjaber me indicou que parecia ser o processador, e sugeriu a testar periféricos e processador, além de utilizar estabilizador. Após análise, respondi:

------------------------------------------

Positivo. Testei placas distintas e processador idem sem no entanto conseguir nada, o que me leva à placa.

Observando a mesma, notei que acima do slot1 existe uma série de capacitores, maiores e menores, e acima deles, entre duas bobinas amarelas e dois transistores existem dois capacitores maiores, estando estufados na sua parte superior (as ranhuras sobre os capacitores estão claramente afastadas).

É claro que pode ser mais algo, mas alguém poderia me informar para que servem tais capacitores?  Seriam uma espécie de proteção do sistema?

Quanto ao estabilizador, sempre utilizei um.

-------------------------------------------

Repito a pergunta: Alguém sabe para que servem tais capacitores?

Para quem quiser ver, estão à esquerda do conector roxo, embaixo de uma bobina amarela no link

Placa Soyo 6vba133

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pequena observação sobre o acontecimento dos capacitores... notem que aparentemente só os capacitores pretos con listra branca são so que explodem!!! os verdes com listra dourada ou até mesmo os pretos com dourado não explodem tão facilmente!!!!    MOTIVO: os fabricantes sabem que os capacitores pretos com listra branca duram menos e por isso são mais baratos... note que dificilmente uma placa mãe (de marca consagrada, estou me referindo à uma intel, Soyo, ASUS) Boa Cara Tudo Off-Board não acontece nada! funcionam 5, 6 anos e nada de errado... notem que os capacitores sempre explodem nos modelos mais acessíveis, mais "baratos" , mesmo de grandes fabricantes (Soyo,Asus), e por consequencia com componentes de segunda (PC-Chips principalmente)

esse é um ponto que eu já discutí com vários técnicos que conheço e todos acabaram percebendo o mesmo que eu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resposta para os capacitores estourados está na revista info também conhecida como infoexames mês de março de 2003 (capa: REDES), tal revista trás uma reportagem de um jornalista americano que descobril que um engenheiro foi demitido de uma empresas x e levou o projeto inacabado consigo para uma empresa y que o contratou, mas os capacitores começaram a dar problemas em todo mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também tive esse mesmo problema c]em minha placa-mãe, mas não to conseguindo achar os capacitores no tamanhjo certo para poder comprar. Alguem ai sabe onde consigo comprar? será q vendem pela internet? Me ajudem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por egaspar+31 Jan. 2003,16:42-->
SX-Maycon@Dec. 10 2002,03:00

hehehe, até que é comum encontrar capacitores que foram explodidos em fontes, porque geralmente esses que explodem fazem mesmo a função de filtro da linha de alimentação...

Essa semana peguei o micro do meu primo, um AMD K6-2 400, onboard PC Chips... bom, dois capacitores da placa mãe, logo ao lado do soquete do processador haviam explodidos, o problema, como citado pelo amigo acima, foi com a solução eletrolítica que vazou do componente... afetou vários pontos da placa mãe, tal que não queria ligar, pois encontrei os terminais do chip de som e modem onboard enferrujados e em curto... não tive outra... tentei ressoldar, mas quase que impossível sem uma micro solda... então fui obrigado a cortar esses terminais e limpei o restante da placa onde tinha sido afetada pela solução... bom, depois de tudo, substituído os capacitores, está funcionando normalmente, até está com 50MHz de overclock, ams está muito estável!

Só uma pena foi de comprometer o som onboard, pois nessas placas, os slots de expansão são muito raros!

E um detalhe, como não consegui encontrar capacitor do mesmo valor... 1500uF x 6,3v, acabei substituindo por de 1000uF x 16v, pelo menos com uma tensão bem mais alta, creio que será muito difícil de explodir dessa vez! heheheheh! :laugh:  :laugh:  :laugh:

Se o capacitor queimou é porque houve sobrecarga. Ele queima e abre o circuito. Isso é até bom porque na maioria dos casos salva os outros componentes da placa.

Se você colocou um de 16V no lugar de um de 6,3V, se houver sobrecarga, se ele não queimar, outra coisa pode queimar... e pode sair mais caro que o capacitor!

Utilize um com tensão menor. Não existe de 9V ?</font>

amigo nem os capacitores que sao de 1500microfarad por 6,6v você acha para comprar....somente com tensão e tamanho maior...alguma dica?? :)</font>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!