Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparação Zalman Performa X Akasa Venom


Sambaquy

Posts recomendados

Criei esse tópico pra orientar os futuros compradores desses cooler sobre os prós e contras dos dois modelos, não tenho nenhum vínculo com nenhuma marca, somente testei os dois modelos e posto minha conclusão.

Preço dos dois, estavam o mesmo em lojas diferentes R$ 118,00, portanto a comparação é válida e o tamanho deles é muito próximo, comparem as fotos.

Zalman Performa Base http://img218.imageshack.us/i/1006479l.jpg/

Lateral http://img651.imageshack.us/i/1006480.jpg/

Akasa Venom Base http://img714.imageshack.us/i/1006478a.jpg/

Lateral http://img222.imageshack.us/i/1006481.jpg/

Algumas fotos dos dois juntos

http://img189.imageshack.us/i/1006476r.jpg/ http://img820.imageshack.us/i/1006482n.jpg/ http://img232.imageshack.us/i/1006483f.jpg/

Fotos do Akasa Venom montado no gabinete

http://img859.imageshack.us/i/1006486.jpg/ http://img40.imageshack.us/i/1006487g.jpg/ http://img822.imageshack.us/i/1006485.jpg/

Já vou colocando logo o principal ponto negativo dos dois coolers, ambos tem um projeto de fixação ridículo, o engenheiro ou sei lá quem fez o desenho deles nunca colocou um cooler em uma placa mãe dentro de um gabinete, eles simplesmente fizeram a placa base do suporte que fica atrás da placa mãe com os parafusos fixos nela, tornando a tarefa de enroscar as porcas por dentro do gabinete, uma droga, não tem como fazer isso direito, tem que deixar as ventoinhas pra serem acopladas depois, o que fica muito difícil em algumas placas e gabinetes, devem fazer igual aos espertos da Coolermaster que colocam os parafusos fixos no cooler e é simplesmente fácil de encaixar na placa mãe com as ventoinhas montadas, apenas segurando com uma mão apenas enroscando as porcas pelo lado de fora do gabinete atrás da placa mãe retirando a tampa da lateral direita atrás da placa mãe.

Zalman Performa, tem a base de cobre inteiriça, soldada nos heatpipes, acompanha uma ventoinha com PWM, tem heatpipes mais finos que o Venom mas o desenho deles é diferente, olhem as fotos e vejam que alguns heatpipes não ficam atrás de outros aumentando a ventilação.

Akasa Venom, tem a base diretamente nos heatpipes, sem polimento, vem com ventoinha PWM com desenho diferente e ~80 de CFM, a ventoinha do Performa não é informado o CFM.

Temperaturas obtidas: temperatura ambiente 25ºC

Zalman Performa: Processador-56ºC / Núcleo1-65ºC / Núcleo2-61ºC / Núcleo3-65ºC / Núcleo4-63ºC

Akasa Venom: Processador-66ºC / Núcleo1-73ºC / Núcleo2-69ºC / Núcleo3-75ºC / Núcleo4-74ºC

Com algumas variações pelo sensor sensível que mede as temperaturas.

Teste feito em 100% de uso do processador no F@H em um Q9550 com overclock de 3.6GHz com Vcore de 1,312V, o resto da configuração pouco importa pois o teste foi o mesmo.

Tirem suas conclusões, eu tirei as minhas, mas um teste definitivo eu preciso fazer daqui uns dias, que é usar outra pasta térmica, usei a Akasa 450 no Akasa Venom e uma Zalman que acompanha o Zalman, essa Akasa é suspeita de ser péssima em testes que um amigo fez aqui em um i7 e postou em um tópico, mas como é muito difícil de fazer tudo novamente eu deixo pra quando a minha paciência voltar, se o cooler fosse da cooler master ou de outra marca que coloca as porcas na parte de baixo da placa mãe eu faria agora mesmo.

As fotos não funcionaram com thumbnails.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, mas não é uma comparação decisiva ainda, esperem que mais no meio da semana eu faço outra montagem com outra pasta térmica e aí sim teremos um veredito final.

A arrumação dos cabos não tem como com essa fonte, estou usando 4 adaptadores molex PCI-e e o controlador de ventoinhas tem muitos fios, só quando eu trocar a máquina toda aí vai ficar melhor, logo pego um i7 980X pra por no lugar, rss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, essa diferença verei hoje a noite, depois que remontar com outra pasta térmica, mas pelo que eu conheço de física ele pode ser pior pelo simples fato da sua base não ser uma chapa inteiriça igual ao do concorrente, o que entra em contato com o processador são os heatpipes somente, então a área de transferência é muito menor, ficam espaços vazios entre os heatpipes, só isso já explicaria uma ineficiência, mas veremos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, 10°C de diferença é Muita coisa!

pode ser que esteja correto, eu nçao conheço a procedência do Akasa Venon!

Vamos aguardar mais testes seu Sambaquy, para solucionar essa duvida!

Muito legal da sua parte criar este tópico, para auxiliar na escolha do cooler entre esses dois!^^

Abraços!

EDIT: Realmente, como ele não possui chapa inteiriça, já é uma desvantagem, pois com os heatpipes somente, mesmo espalhando com todo cuidado(e trabalho) a pasta térmica, sempre sobrará um espacinho, e isso significa menos transferência de calor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca !!!

Esse review me salvou de comprar o VENOM, eu tinha criado um tópico aqui no CDH também pra discutir se ele era mesmo bom mas ninguém tinha dele pra poder falar, nossa muito bom esse review!!!

Por 10 graus eu fico com o Zalman então!!!

Mas será que se eu trocar a ventoinha do zalman e colocar um Viper não fica bom não??

No projeto do dissipador o Zalman parece bem melhor mas na ventoinha o Viper parece bem melhor não???

Se tivesse como testar eu agradeceria...

Só mais uma coisa, onde você achou o zalman desse preço????

Manda o link, porque eu vou comprar um cooler logo logo e se o Zalman é melhor, eu quero ele:D:D, ia comprar o VENOM, mas se o Zalman é melhor e ta no mesmo preço...

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, ainda bem que você olhou aqui também^^

Se a gente não te avisa la no outro topico eim kk

Respondendo sua pergunta, Na teoria, ficaria muito bom trocando a ventoinha, colocando uma akasa viper, porém, não tenho como comprovar isso, então, so testando mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, ainda bem que você olhou aqui também^^

Se a gente não te avisa la no outro topico eim kk

Respondendo sua pergunta, Na teoria, ficaria muito bom trocando a ventoinha, colocando uma akasa viper, porém, não tenho como comprovar isso, então, so testando mesmo.

Valeu mesmo amigo, nossa se vocês nãao me avisam eu ia boiar com o VENOM mesmo:D:D:D:D

Mas onde será que nosso amigo achou o Zalman desse preço hein:huh:

Muito barato para um ZALMAN:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O preço do Zalman performa estava em promoção na mega mamute, só pro e-mail, fiquem ligados nessa loja, sigam eles no twiter ou facebook que podem desfrutar das ofertas, ou acompanhem o tópico das ofertas e bons preços aqui do CDH.

Sobre a ventoinha original do Zalman, ela é boa, a Akasa Venom é muito boa também, mas o problema é que a fixação da ventoinha no Zalman é com um clips meio estranho, mas deve funcionar bem, eu estou esperando chegar umas peças novas pra poder testar todas as combinações com o Performa, fora do gabinete é melhor de montar e desmontar esses dois coolers mau projetados na fixação.

Eu ia mexer nele essa noite mas apareceu um notebook Vaio com problema no Seven e terei que correr atrás dos discos originais de restauração via download, no Brasil eles não acompanham o produto, só nos EUA, 4 DVDs é mole?! E dependendo terei que entrar em contato com a Microsoft pra ver o serial do seven original, aí se foi o meu tempo, mas logo espero reverter a situação desse cooler, tomara que ele seja melhor do que eu vi até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É amigo muito difícil 118$

não é esse preço mas ta ai http://www.megamamute.com.br/ch/prod/344357/1129/0/cooler-p-processador-cnps10x-performa-zalman.aspx

loja boa ja comprei algumas vezes nela, inclusive uma recente agora.

flws!!:D

Aff ¬¬"

Fiquei até feliz achando que ia ter o performa do mesmo preço do Venom...

Q triste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bons sim, silenciosos e jogam bastante ar, além de achar eles bem estilosos, vem com presilhas de silicone, e os rolamentos são de alta durabilidade.

Na caixa dele tem um gráfico mostrando que o desenho diferenciado gera um fluxo de ar com menos turbulência o que aumenta 30% a eficiência.

Já que estou fazendo propaganda de graça vou postar as especificações, hehe:

dimensões: 120mm X 120mm X 25mm

Rolamento: HDB (Hydro Dynamic Bearing)

RPM: 600-1900

Fluxo de ar máximo: 83,63 CFM ou seja 141,75 m³/h

Ruido: 6,9 - 28,9 dB(A)

Pressão máxima: 2.98mm-H2O

Tensão: 12V

Conector: PWM-4pin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Be, eu não conheço o zalman extreme, mas pelo que eu dei uma olhada aqui nele, não tem como colocar outra fan nele!

Dê uma olhada, na parte onde tem a fan, existe tipo um encaixezinho(um friso) nas aletas de aluminio!Já do outro lado é liso!

Quando tem como colocar outra fan, os 2 lados possuem este friso, e vem com 2 pares de "prendedores", que são uns ferrinhos que se prendem ao fan e nesse friso nas aletas!

Espero estar certo!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!