Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparação Zalman Performa X Akasa Venom


Sambaquy

Posts recomendados

Bom, vou narrar aqui a minha reação quando abri a caixa e minha conclusão.

.

Quando recebi tava cheio de expectativas, muito empolgado com o cooler e tal, caixa simples mas muito bonita... quando abri vi que é um cooler lindo... mas tem uns problemas nele... primeiro os heatpipes tem um acabamento bem grosseiro na base... isso é um fato muito triste... precisei gastar o tubo todo de pasta termica... as fendas são realmente enormes e olha que eu usei uma espatula para não ficar com sobra (medo de escorrer) mas de fato aquele sachezinho só dá pra 1 vez e olhe lá (é verdade que sobrou um pouco) passei uniformemente no processador... e fui lá... a montagem deste bixo é horrivel... tive que desmontar a mobo para poder montar ele... uma coisa que achei interessante é que muitas pessoas falavam que ele dificulta pros slots de memoria e isso não é verdade... bom, montado ele... até o momento de fechar a tampa nenhum problema... minha surpresa foi que ele meio que esbarrou na tampa ficou muito proximo do meu fan de 200mm lateral, mas até ai não é um problema de fato, apesar de eu achar que isso diminui um pouco a circulação de ar.

.

Quanto ao rendimento que é o que todos querem saber eu tive um rendimento bastante interessante... minhas temperaturas em ful cairam para 50º - 60º (Lembrando que elas iam de 75º a 80º) e em idle de 50º - 70º para 45º - 50º

.

Meu diagnostico é que tá funcionando bem... porém essa pasta termica me deixou com uma pulga atrás da orelha... to pensando em comprar outra. ah e uma coisa... ele apesar de ser bonito não fica bonito no gabinete...

agora quero sugestão de uma pasta termica que não seja a AS5.

Se tiverem alguma dúvida é só falar... lembrando que ainda não deve ter dado o tempo de cura da pasta... que não sei qual é mas deve ter um... então o rendimento deve melhorar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem esquenta com a pasta, fica com essa mesmo que está ótimo o rendimento do cooler aí, vai por mim, trocar a pasta é gastar dinheiro a toa, só olhar os testes do CDH, mas se for comprar compra a Implastec na sua máquina nem vai notar diferença e ainda terá um tubão, rsss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsrsrsrs, bom as temps continuam baixando... vou ver amanhã como ele se comporta e posto aqui. dai resolvo d vez esse problema. mas ca pra nós... com frete, mercado pago e tudo o mais faltou uns 80 reais p um h50 da corsair... que alem de ficar bonitinho e ser pequeno ia refrigerar bem mais, então tá ai a dica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quanto o venom custou para você?

como eu trabalho com fornecimento de peças eu posso pegar o h50 no fornecedor a mais ou menos uns 210,00 mas o preço varia bastante... todos os dias recebo os preços com uma diferença, para você ter ideia tive um prejuízo de 100 reais na compra do meu gabinete, comprei em 1 dia e no outro estava 100 a menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi people,

xô pegar uma carona nessa discussão, tem muita coisa aqui q vai me ajudar (aliás já ajudou bastante), com certeza !!!

Esses fans Akasa Viper são bons mesmo??
Bons sim, silenciosos e jogam bastante ar, além de achar eles bem estilosos, vem com presilhas de silicone, e os rolamentos são de alta durabilidade.

Na caixa dele tem um gráfico mostrando que o desenho diferenciado gera um fluxo de ar com menos turbulência o que aumenta 30% a eficiência.

dimensões: 120mm X 120mm X 25mm

Rolamento: HDB (Hydro Dynamic Bearing)

RPM: 600-1900

Fluxo de ar máximo: 83,63 CFM ou seja 141,75 m³/h

Ruido: 6,9 - 28,9 dB(A)

Pressão máxima: 2.98mm-H2O

Tensão: 12V

Conector: PWM-4pin

Samba, eu tinha anteriormente a intenção de comprar umas Evercool Spider SFF-12 (80 CFM / 2000 RPM / <25 dBA) - http://www.spon.com.br/index.asp?secao=85&categoria=762&subcategoria=0&id=1645 . Mas pesquisando aqui no CDH tô vendo que, tirando um post antigo de recomendações genéricas (2008 parece), nunca mais ninguém mencionou as ditas (talvez por serem meio 'rosinhas', hehe). Mas um amigo meu tá usando e bastante satisfeito. Você tem alguma experiência quanto à equivalência dela com a Viper? Porque me parece que ela entrega quase os mesmos CFM e é um tanto mais silenciosa q a Viper.

A diferença de usar duas ventoinhas ou uma, não é tão grande assim, é melhor usar uma viper como exaustor atrás do gabinete e usar outra na frente do cooler, ao invés de colocar duas no cooler e uma ruim como exaustor, o maior objetivo é retirar o máximo de ar quente de dentro do gabinete.

Então, como estou interessado no CNPS10X Flex (que é parecido com o Performa mas sem ventoinhas), andei pesquisando reviews e encontrei que, com uma ventoinha só, ele é bem fraquinho, mas com duas ele fica fu*eroso (por exemplo, em http://www.silentpcreview.com/article1025-page6.html , ele tá quase empatado com o Prolimatech Megahalems). Pretendo comprar 2 fans de qq forma (Spider ou Viper), e aí se o conjunto acabar ficando muito grudado na ventoinha do fundo do gabinete, penso em TROCAR as ventoinhas. Ou seja: inverto as ventoinhas, pondo uma Spider / Viper na traseira do gabinete, a irmã dela no CNPS10X (lado das memórias), e a que hoje está no gabinete (que é silenciosa e de rotação fixa), iria prá outra lateral do CNPS10X. Algum palpite ?

vai de viper no exaustor e um no cooler, fica legal, são bem silenciosos e tem ótimo fluxo, só não sei se fecha a tampa pelo tamanho do cooler, de raspar nela se ela não tiver ventoinha, aqui teve um com ventoinha na tampa que não fechou.

Então Samba, essa é outra dúvida minha - quem sabe sua experiência pode clarear ? O gabinete tem uns 199mm de largura, e o CNPS10X Flex tem 151mm de altura. Sobram então 48mm prá acomodar o processador, a mobo, os standoffs, a placa de montagem da mobo no gabinete, algum acréscimo imprevisto na altura do CNPS10X Flex depois das ventoinhas montadas nele, e ... mais alguma coisa q esqueci talvez. Meu olhômetro diz q vai caber... pode dar o seu palpite ?

Bom, gente, era isso... espero q possam me ajudar com alguma coisa.

Obrigado a todos

[ ] 's

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço essa fan da evercool, ou acho que não conheço, tenho tantas aqui que não sei dizer 100% mas sei que esses filtros de espuma não são bons, tiram muito o CFM, muito mesmo.

Se vai fechar a tampa do gabinete eu não sei também, mas o meu tem 20cm de largura e já fechou com 3 coolers monstros - hyper z600, akaza venom e o Zalman performa, claro que a minha tampa não tem ventoinha pra dentro, as vezes pode complicar se o teu tiver alguma que fique na posição do cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço essa fan da evercool, ou acho que não conheço, tenho tantas aqui que não sei dizer 100% mas sei que esses filtros de espuma não são bons, tiram muito o CFM, muito mesmo.

Bom, na verdade eu não pretendia usar o filtro de espuma, que é removível... suponho q esses filtros só devam ser usados numa ventoinha que esteja puxando ar para DENTRO do gabinete. Não seria o caso aqui - nem na que vai na traseira do gabinete e que sopra prá fora, e nem nas montadas no CPU Cooler.

Na hora de comprar, acho q vou então resolver entre a Spider e a Viper baseado na combinação de preço-frete-disponibilidade... as specs estão equivalentes, com o silêncio favorecendo um pokim a Spider, enquanto q a experiência positiva de quem já usou a Viper conta ponto pro outro lado... ô dúvida cruel! :unsure:

Se vai fechar a tampa do gabinete eu não sei também, mas o meu tem 20cm de largura e já fechou com 3 coolers monstros - hyper z600, akaza venom e o Zalman performa, claro que a minha tampa não tem ventoinha pra dentro, as vezes pode complicar se o teu tiver alguma que fique na posição do cooler.

Ôpa! Vejamos então...

Hyper Z600 - http://www.coolermaster.com/product.php?product_id=4509 - 127.28 x 127.28 x 160 mm

Venom - http://www.akasa.com.tw/update.php?tpl=product/cpu.product.tpl&no=181&type=CPU%20coolers&type_sub=Retail%20cooler&model=AK-CCX-4002HPV2 - 120 (W) x 96 (D) x 160 (H) mm

CNPS10X Performa - http://www.zalman.co.kr/eng/product/Product_Read.asp?idx=378 - 132(L) x 100(W) x 152(H)mm

Maravilha ! se esses todos couberam no seu gabinete de 20 cm posso comprar tranquilo o CNPS10X Flex, que é MENOR que todos eles com 151mm de altura (e o meu gabinete tem praticamente a mesma largura do seu). Talvez eu até possa me dar ao luxo de montar a fan lateral opcional q veio com o gabinete !!! :(-*:

No caso então, vou ter as 2 ventoinhas do cooler e mais a ventoinha da traseira do gabinete soprando todas na mesma direção, prá FORA do gabinete... e a ventoinha lateral do gabinete, se couber mesmo, vai soprar prá DENTRO, em cima do CPU Cooler... pode confirmar se esse seria o posicionamento correto ? :roll:

No mais muitíssimo obrigado cara, as dicas valeram mesmo ! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, posição correta, pelo menos nos testes que eu fiz, mas cada caso tem que ser analisado, aconselho não usar duas ventoinhas no cooler caso a última fique muito próxima a exaustora, geralmente a ventoinha que retira o ar do gabinete precisa ter o maior CFM, se bem que se a tua fonte for em cima e for moderna ela já se encarrega de retirar boa parte do ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Samba, talvez tu possa me ajudar... meu gabinete tem 3 fans 1 frontal 120mm, 1 lateral 200mm e um exaustor 120mm em cima... você acha que eu devo por 1 exaustor no fundo tambem? notei que nos testes que eu fiz com o venom o exaustor tava soprando bastante ar quente pra fora... só que tem aquele espaço ali onde ficaria a fonte se fosse em cima, só que é um pouco deslocado p baixo n sei se ia ficar legal... porque seriam 2 exaustores teoricamente puxando do mesmo angulo... o detalhe é que o exaustor de cima puxa direto das aletas do cooler e se eu colocasse 1 do lado também iria puxar o ar das aletas, porém do outro lado das aletas, e pra finalizar o cooler que eu tenho sobrando é um evercool de 120mm todo em aluminio e com leds.

Me dá sua opinião ai Samba! me salva, rsrsrs

.

Edit = Como eu li em alguns tutos aqui no forum o ideal é ter o mesmo tanto de saida quanto de entrada e 1x 120mm e 1x 200mm de entrada pra 1x 120mm de saída tá me parecendo muito desigual

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é, se tivesse me sobrando dinheiro ia comprar + 3 viper pra por viper em todos porque ele é muito eficiente e muito silencioso... mas também é muito caro rsrsrs e esse eu n tenho no meu fornecedor. alguma sugestão de fan bom e silencioso? tô precisando de 3 de 120 mm, na verdade de 4 rsrsrsrsrs tenho espaço na mobo p + 3 fans com conectores de 3pin, e precisaria que 1 fosse aquele conector que me esqueci o nome que tem 4 pontas mas é grosso... ou então comprar um adaptador (é molex que chama?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é, se tivesse me sobrando dinheiro ia comprar + 3 viper pra por viper em todos porque ele é muito eficiente e muito silencioso... mas também é muito caro rsrsrs e esse eu n tenho no meu fornecedor. alguma sugestão de fan bom e silencioso? tô precisando de 3 de 120 mm, na verdade de 4 rsrsrsrsrs tenho espaço na mobo p + 3 fans com conectores de 3pin, e precisaria que 1 fosse aquele conector que me esqueci o nome que tem 4 pontas mas é grosso... ou então comprar um adaptador (é molex que chama?)

Pega os cooler master sickleflow, els são muito silenciosos e tem um cfm bem alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não achei ele disponivel... mas achei esse aqui com um cfm maior e nem é barulhento

Fan de Gabinete 120x120mm

4-LED azul

MP-FAN-12LB

Fan com armação e hélices em preto translúcido com 4-LEDs azuis. Conexão 3 pinos.

Especificações

· Fabricante Maxpower

· Código MP-FAN-12LB

· Aplicação Ventilador de gabinete

· Cor Preto translúcido

· LED 4 LEDs azuis

· Velocidade 1200 ±10% RPM

· Fluxo de ar 65,51 CFM

· corrente 0,45A

· Vida-útil 30000/hrs

· Rolamento Sleeve Metal Bearing

· Connector 3-pin (placa mãe)

· Ruído 26 dB(A)

· Dimensões 120 x 120 x 25mm

Alguem pode me dizer se eles prestam? marca estranha, não conheço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na justshop não tem lá foi o primeiro lugar que eu procurei.... meu venom eu comprei com eles, mas não tem viper no estoque.

Achei esse tt aqui, dá uma olhada e me diz

Ventilador Thermaltake AF0026 Smart LED Fan 12cm/Blue

Fabricante: Thermaltake

- Application for PC

- Fan Dimension:120 x 120 x 25 mm

Fan Dimension 120 x 120 x 25 mm

Fan Speed 1,300 ~ 2,500 RPM

Fan Speed Control Speed Control Knob

LED Color Blue LED

Bearing Type 1 Ball & 1 Sleeve

Noise Level 24.6 ~ 38.8 dBA

Max. Air Flow 97.5 CFM

Max. Air Pressure 4.65 mmH2O

Power Connector 4-Pin Molex

Rated Voltage 12 V

Started Voltage 9 V

Rated Current 0.30 A

Static Pressure ----

Operation Temperature ----

Power Input 3.60 W

MTBF 50,000 hrs @ 25‹C

Weight 114.4 g

O problema dele é que é 4 pin… e precisava de 3pin… alguma ideia ou solução para isto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, ate esses dias ele tinham o viper no estoque =/

Esse fan TT ae parece ser bom, 97.5 CFM, muito eficiente ^^!

Porém, não conheço o mesmo, então nao posso dizer se ele é bom ou não!

Abraços meu caro, e boa sorte!

Vamos torcer para o Viper não ficar igual o apache, impossivel de encontrar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!