Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Será que daqui pra 2013 teremos uma a tão falada divisão de trabalho com as APUs?

Digo' date=' no dia a dia nos sistema operacionais, programas, bla bla bla bla...???[/quote']

Creio que o consenso é que vai levar bem mais tempo que isso, se chegar a ocorrer. E para piorar, a maioria das pessoas usa o PC hoje em dia mais para acessar a Internet, e nesse cenário não há muita utilidade em GPGPU para essas pessoas além dos usos tradicionais (vídeo e 3D). Um smartphone ou tablet com um SoC ARM decente já tem potência para usar a internet e rodar programas estilo Office sem maiores problemas, e sendo assim o típico CPU superdimensionado dos PCs também não é necessário.

Tem um projeto que já esta disponível para qualquer um com o kernel linux, que usa o CUDA para acelerar partes do sistema para placas de vídeo da Nvidia.

Nunca tentei pois não tenho placa de vídeo dela.

Se você se refere ao KGPU, as coisas estão engatinhando já que GPUs ainda são primitivas e inapropriadas para rodar todas as partes de um SO tradicional, apesar de todo o papo sobre GPGPU que se ouve por aí. GPGPU hoje em dia ainda é mais para empresas ou instituições com problemas altamente paralelos e que vão escrever o próprio software.
edit: Que boato é esse que a Microsoft é "dona" de 30% das ações da empresa há 10 anos? De que ela pode decidir para quem a empresa "se vende" e o que a empresa vai comprar e as decisões de mercado???
A MS não é dona de 30% da NV. Se alguém tentar comprar mais que 30% das ações da NV, a NV deve dar a chance à MS de fazer uma contra-oferta, oferecendo mais pelo mesmo lote de ações. Se a MS não se interessar então as ações vão para o comprador original. A MS e NV fizeram este acordo porque a NV era bem menor que hoje na época em que fornecia GPUs para o Xbox, e a MS não queria correr o risco de algum concorrente comprar a NV à força e dificultar o suprimento de GPUs para o Xbox, o que seria um prejuízo imenso para a MS (além do preço alto que a NV cobrou pelos GPUs).
Postado

Venda de GPUs discretas na china caem quase 50% com a chegada dos Sandy por lá. A nVIDIA deve sofrer mais, já que 35% das vendas dela é naquela terra de gente trabalhadora. Com o lançamento do Llano, espera-se queda ainda maior.

http://www.xbitlabs.com/news/graphics/display/20110609094145_Intel_s_Latest_Processors_Drop_Sales_of_Discrete_GPUs_Dramatically_Analysts.html

---

AMD anuncia parceria com a Vivu, empresa de software de videoconferência e que demonstrou um sistema de tela wireless no começo do ano.

http://www.amd.com/us/press-releases/Pages/amd-vivu-join-forces-2011jun09.aspx

Deve ter algo a ver com o WiiU. ;D

• Membro VIP
Postado
E o cerco fecha cada vez mais para a Nvidia. Ainda acho que alguém vai compra-la

Ou ela vai se juntar à VIA (e quem sabe a SiS), essa "NVIADIA" vai passar por um período de trevas como a AMD passou e depois de uns 3 anos eles vão chegar bem ao mercado, com APUs e Chips pra Tablets, além do mercado de alto desempenho gráfico / processamento paralelo que já tem hoje.

Só espero que a Intel não a compre, é capaz da AMD/ATI não ter chance de concorrer com esse monstro.

Postado
Ou ela vai se juntar à VIA (e quem sabe a SiS), essa "NVIADIA" vai passar por um período de trevas como a AMD passou e depois de uns 3 anos eles vão chegar bem ao mercado, com APUs e Chips pra Tablets, além do mercado de alto desempenho gráfico / processamento paralelo que já tem hoje.

Só espero que a Intel não a compre, é capaz da AMD/ATI não ter chance de concorrer com esse monstro.

Se essa besta nascer acho que vai ser o maior monopólio da industria.

Mas imagine a besta que criariam...

Postado

Juro que quando eu li comi o primeiro "i", Evandro. Ri bastante, hehe.

Agora algumas coisas:

Cara da AMD falando como os APUs comem o mercado de placa discreta, mas como o mais recente dado de que a AMD cresceu 15% de share no ano-a-ano prova que a AMD é a única capaz de oferecer produtos para todo o mercado, discreto e IGP/APU, e só tem a ganhar no final.

http://blogs.amd.com/play/2011/06/09/amd-graphics-addresses-the-tam-the-whole-tam-and-nothing-but-the-tam/

Um cara de nome difícil dá uma palhinha sobre a apresentação dele sobre OpenCL e software de reconhecimento facial.

http://blogs.amd.com/developer/2011/06/06/amds-alexander-lyashevsky-on-the-future-of-opencl-and-facial-recognition-technologies/

• Membro VIP
Postado

Cara da AMD falando como os APUs comem o mercado de placa discreta, mas como o mais recente dado de que a AMD cresceu 15% de share no ano-a-ano prova que a AMD é a única capaz de oferecer produtos para todo o mercado, discreto e IGP/APU, e só tem a ganhar no final.

http://blogs.amd.com/play/2011/06/09/amd-graphics-addresses-the-tam-the-whole-tam-and-nothing-but-the-tam/

Não gosto de ver a AMD falando demais.. toda mãe acha seu filho bonito, o saco é quando ela tatua isso na testa, mais ou menos no estilo da NVIDIA e Apple, no me gusta.

Postado

tô vendo aí vocês falarem sobre tecnologias novas, quem vai subir, quem vai descer...

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=ibm-apresenta-primeiro-circuito-integrado-grafeno&id=010110110610

e quando isso aí chegar ao mercado?

sei lá, a gente fica se prendendo muito às tecnologias que a Nvidia, Ati/Amd/ Intel ficam nos anunciando e achando tudo absurdo. O medo de aparecer uma Intel/Nvidia e o mercado ficar fechado... mas a coisa tá muito mais longe.

esse link acima é de um site muito bom que vivo acompanhando, www.inovacaotecnologica.com.br e **, só um trecho dessa noticia que colei acima: "...construiu um transístor de grafeno que bateu o recorde mundial de velocidade, operando a 300 GHz."

Dá a impressão que a gente vive comprando lixo tecnologico e achando que tá "por cima da carne seca".

É obvio que deve levar um bom tempo pra isso chegar até a minha mesa, mas a impressão de que estamos comendo mer** e arrotando caviar, permanece.

já que é pra despertar a curiosidade, mais uns links da area de informatica: (existem muitas outras areas no site, como biotecnologica, mecanica etc.)

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=transmissao-tv-3-d&id=020150110601

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=busca-cenas-videos&id=010150110531

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=recorde-mundial-transmissao-dados&id=020175110523

Postado
tô vendo aí vocês falarem sobre tecnologias novas, quem vai subir, quem vai descer...

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=ibm-apresenta-primeiro-circuito-integrado-grafeno&id=010110110610

sei lá, a gente fica se prendendo muito às tecnologias que a Nvidia, Ati/Amd/ Intel ficam nos anunciando e achando tudo absurdo. O medo de aparecer uma Intel/Nvidia e o mercado ficar fechado... mas a coisa tá muito mais longe.

esse link acima é de um site muito bom que vivo acompanhando, www.inovacaotecnologica.com.br e **, só um trecho dessa noticia que colei acima: "...construiu um transístor de grafeno que bateu o recorde mundial de velocidade, operando a 300 GHz."

Dá a impressão que a gente vive comprando lixo tecnologico e achando que tá "por cima da carne seca".

É obvio que deve levar um bom tempo pra isso chegar até a minha mesa, mas a impressão de que estamos comendo mer** e arrotando caviar, permanece.

já que é pra despertar a curiosidade, mais uns links da area de informatica: (existem muitas outras areas no site, como biotecnologica, mecanica etc.)

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=transmissao-tv-3-d&id=020150110601

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=busca-cenas-videos&id=010150110531

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=recorde-mundial-transmissao-dados&id=020175110523

Parece que já andaram atingindo 1Thz.

• Membro VIP
Postado

Isso foi um transístor ou um pequeno circuito, operando em condições de laboratório e nem se sabe sobre a viabilidade do material.

O Grafeno promete muito, mas ele foi descoberto a pouco tempo e, mesmo com toneladas de pessoas estudando-o a fundo, existem novidades sobre ele constantemente em publicações científicas.

Pode esperar sentado bem confortavelmente na sua cadeira, porque ele vai demorar uns bons anos pra chegar na sua mesa.

Postado
Isso foi um transístor ou um pequeno circuito, operando em condições de laboratório e nem se sabe sobre a viabilidade do material.

O Grafeno promete muito, mas ele foi descoberto a pouco tempo e, mesmo com toneladas de pessoas estudando-o a fundo, existem novidades sobre ele constantemente em publicações científicas.

Pode esperar sentado bem confortavelmente na sua cadeira, porque ele vai demorar uns bons anos pra chegar na sua mesa.

Concordo, mas lembro perfeitamente quando li uma noticia "a morte do LCD" falando que tinham desenvolvido a tecnologia dos LEDs o suficiente pra fazer telas finas... nem 1,5 anos depois já tem uma tela de 40 polegadas de led na minha mesa e a tela do meu celular também. As vezes a gente esquece que a tecnologia cresce exponencialmente.

Obvio que monstros como o suposto Intel/Nvida assustam. Mas "impérios" sobem e caem constatemente. O link serve mais pra mostrar que tem mais gente pesquisando e querendo mercado além de Intel, AMD/ATI, Nvidia e cia ltda.

de qualquer forma, a gente se assusta! kkkk!!!

Postado
Concordo, mas lembro perfeitamente quando li uma noticia "a morte do LCD" falando que tinham desenvolvido a tecnologia dos LEDs o suficiente pra fazer telas finas... nem 1,5 anos depois já tem uma tela de 40 polegadas de led na minha mesa e a tela do meu celular também. As vezes a gente esquece que a tecnologia cresce exponencialmente.

Esquece também que LED existe a 50 anos.

Postado

Obvio que monstros como o suposto Intel/Nvida assustam. Mas "impérios" sobem e caem constatemente. O link serve mais pra mostrar que tem mais gente pesquisando e querendo mercado além de Intel, AMD/ATI, Nvidia e cia ltda.

Aah, mas é beeem diferente a "nova tecnologia LED" e o "novo material grafeno".

Para se fabricar um chip com silício é necessário anos (4~6) e várias idas e voltas nas fábricas, correções, ajustes... E isso com material conhecido.

Daqui que se estabeleça os padrões de USO desse material, quanto à fabricação mesmo, vai demorar um boooom tempinho até que tenhamos os chips no PC.

As máquinas para usar uma nova técnica com EUV nem estão terminadas ainda! E já se fala a um bom tempo sobre isso (como Evandro não perde a chance de lembrar =P).

Postado
Aah, mas é beeem diferente a "nova tecnologia LED" e o "novo material grafeno".

Para se fabricar um chip com silício é necessário anos (4~6) e várias idas e voltas nas fábricas, correções, ajustes... E isso com material conhecido.

Daqui que se estabeleça os padrões de USO desse material, quanto à fabricação mesmo, vai demorar um boooom tempinho até que tenhamos os chips no PC.

As máquinas para usar uma nova técnica com EUV nem estão terminadas ainda! E já se fala a um bom tempo sobre isso (como Evandro não perde a chance de lembrar =P).

Concordo plenamente. Acho que usei um exemplo muito além, né?:wacko:

Agora, quanto ao "bom tempo"... cara, nunca se sabe quando um cientista tarado vai dizer que descobriu uma forma de utilizar isso sem precisar reformular fabricas, com materiais comuns e preços acessiveis.

Isso vive acontecendo...

Postado

Agora, quanto ao "bom tempo"... cara, nunca se sabe quando um cientista tarado vai dizer que descobriu uma forma de utilizar isso sem precisar reformular fabricas, com materiais comuns e preços acessiveis.

Isso vive acontecendo...

Amém! :D

Mas uma coisa é certa: a Big Blue (IBM) continua como referência em R&D. =]

• Membro VIP
Postado

Isso foi em 2005.. o povo exagera.

Mas já tem telas OLED por aí, com tudo isso que vovcê disse e ainda tem flexibilidade, o problema é o custo. (ou assim alegam os fabricantes..)

Isso vive acontecendo...

Seinão, o grafeno é complicado e complexo, é provável que explorem os limites do silício pra depois migrarem pro grafeno, poque isso vai custar bastante $$, e depois dele, os engenheiros vão ter que quebrar a cabeça pra melhorar as arquiteturas, porque a fabricação não vai mudar tanto como muda agora.

Postado
Isso foi em 2005.. o povo exagera.

Mas já tem telas OLED por aí, com tudo isso que vovcê disse e ainda tem flexibilidade, o problema é o custo. (ou assim alegam os fabricantes..)

Seinão, o grafeno é complicado e complexo, é provável que explorem os limites do silício pra depois migrarem pro grafeno, poque isso vai custar bastante $$, e depois dele, os engenheiros vão ter que quebrar a cabeça pra melhorar as arquiteturas, porque a fabricação não vai mudar tanto como muda agora.

A correria atrás do grafeno vai ser pra "quem vai chegar lá primeiro?"

será que o silicio já não tá no limite? tipo, porque não existem processadores de 4 núcleos com 8ghz cada? tem que resfriar com nitrogenio liquido!! a ideia é exatamente a de rever os caminhos porque já não tá dando mais pra forçar do jeito que tá. Já li umas noticias naquele mesmo site falando que tá chegando num funil, um bloqueio que não dá mais pra evoluir por onde tá indo. A ideia é de que a mais top das tops das tecnologias do silicio não será nada perto do grafeno, daí, pra quer correr atrás do silicio? é melhor só melhorar o que já tem e investir pesado no que tá pra chegar. Ainda no mesmo site (eta guru!!) sai noticia toda semana sobre mais alguma coisa relacionada ao grafeno. Hora ou outra isso salta.

até lá, nos resta esperar e ficar lambendo a nvidia, intel, amd/ati ou qualquer marca de preferência.

Postado

será que o silicio já não tá no limite? tipo, porque não existem processadores de 4 núcleos com 8ghz cada? tem que resfriar com nitrogenio liquido!! a ideia é exatamente a de rever os caminhos porque já não tá dando mais pra forçar do jeito que tá. Já li umas noticias naquele mesmo site falando que tá chegando num funil, um bloqueio que não dá mais pra evoluir por onde tá indo. A ideia é de que a mais top das tops das tecnologias do silicio não será nada perto do grafeno, daí, pra quer correr atrás do silicio? é melhor só melhorar o que já tem e investir pesado no que tá pra chegar. Ainda no mesmo site (eta guru!!) sai noticia toda semana sobre mais alguma coisa relacionada ao grafeno. Hora ou outra isso salta.

até lá, nos resta esperar e ficar lambendo a nvidia, intel, amd/ati ou qualquer marca de preferência.

Rapaz, a razão para que não joguem tudo para cima e mergulhem no grafeno é tanto de ordem tecnológica (não está disponível, que a gente já concordou) quanto de ordem econômica e até mesmo de ordem logística (como eu fiz alusão no outro post).

Uma empresa, até para poder investir no grafeno, tem que ter dinheiro, e para isso ela precisa dos produtos a base de silício. E existe um mercado enorme para ele, talvez até depois da chegada do grafeno (até hoje se fabrica com litografias "enormes", é mais barato e não tem necessidade de ir além delas).

Sem contar que, mesmo que esteja diminuindo o espaço de crescimento do silício (discutível, já que a nVIDIA, a AMD e a Intel já soltaram aos quatro ventos como elas estão "mais rápidas que a lei de Moore". Acho que todo ano alguém tem que falar isso pelo menos uma vez xD), não quer dizer que a performance dos produtos de silício não possa crescer tanto mediante avanços na litografia, arquitetura, ou software.

A parte da logística que eu falei é que é impossível, mesmo para uma Intel/IBM da vida carregar nas costas a tecnologia do grafeno. Existe toda uma gama de outras empresas que vão trabalhar por trás (por exemplo para fazer o wafer do grafeno e para produzir as máquinas de fabricação com grafeno), como eu falei sobre o EUV, a GlobalFoundries está apressadíssima no uso do EUV, vai participar nos testes e encomendou as primeiras máquinas de EUV que devem estar saindo, e olha que quando saiu essa notícia tinha uma observação que até então essas máquinas não tinham uma fonte de energia!

Sabe por quê? Porque quem faz essa tal fonte são outras empresas, que também estavam correndo contra o tempo para conseguir terminar o projeto/fabricação da fonte junto com o projeto/fabricação da máquina do EUV (que é do tamanho de um trem e pesa algumas várias toneladas).

Como Michael Mantor e Mike Houston falaram no AFDS recentemente (http://www.hardware.fr/news/11648/afds-architecture-futurs-gpus-amd.html), a arquitetura de GPU que talvez eles coloquem no mercado ainda esse ano já estava sendo feita desde a fusão entre a AMD e a ATI, lá se vão cinco anos. Nesse meio tempo foram cinco gerações de GPU, cada uma com uns 2 chips, mais os produtos do "lado CPU" e as novas arquiteturas Bulldozer/Bobcat/K10.5, já estão terminando os chips novos da série 7000 e nos novos bobcat/fusion/trinity. Essas empresas trabalham em vários projetos ao mesmo tempo para ir lançando a medida que vão saindo os resultados.

• Membro VIP
Postado

Pra mim é "quem vai chegar". Depois discutimos quem decabaçou..

será que o silicio já não tá no limite? tipo, porque não existem processadores de 4 núcleos com 8ghz cada?

E pra que ter 8 GHz ?

tem que resfriar com nitrogenio liquido!!

E isso vai existir com o grafeno também, mas com outro clock.

a ideia é exatamente a de rever os caminhos porque já não tá dando mais pra forçar do jeito que tá. Já li umas noticias naquele mesmo site falando que tá chegando num funil, um bloqueio que não dá mais pra evoluir por onde tá indo.

Já disseram antes que abaixo de 65 nm não seria possível chegar, e veja onde estamos..

Já se fala de EUV desde que eu entrei pro forum e até de wafers de 450 mm, e isso chegou ?

Não..

A ideia é de que a mais top das tops das tecnologias do silicio não será nada perto do grafeno,

Exato, a ideia, já a prática..

daí, pra quer correr atrás do silicio?

Porque já se conhece bastante sobre ele, já se sabe como fabricar e desenvolver com ele, com o grafeno isso vei ter que ser repensado, e isso sai bem caro.

Ainda no mesmo site (eta guru!!) sai noticia toda semana sobre mais alguma coisa relacionada ao grafeno. Hora ou outra isso salta.

Notícia tem, também sempre sai alguma coisa sobre energia solar no Dailytech e ela ainda continua pouco viável e mais cara do que outras fontes. ;)

Postado

GF mudou os chefões, saem gente da AMD, entra o pessoal da ATIC. lol

http://www.xbitlabs.com/news/other/display/20110616114322_Globalfoundries_Appoints_New_Chief_Executive_Chairman.html

Na linha do que a nVIDIA fez, a ARM comprou uma empresa de verificação/validação, a Obsidian Software Inc.

http://www.eetimes.com/electronics-news/4217045/ARM-buys-Obsidian

Analista diminui a classe da Intel (em vista de maiores desafios) e aumenta a AMD, afirmando que ela terá maior crescimento enquanto a Intel se estabiliza.

http://www.eetimes.com/electronics-news/4217027/Analyst-downgrades-Intel--upgrades-AMD

IMEC compara (benchmark) planar e FinFETs e diz que o FinFETs é superior em certos aspectos técnicos (quem entender disso, os detalhes estão lá)

http://www.eetimes.com/electronics-news/4217017/IMEC-benchmarks-FinFET

Postado

E pra que ter 8 GHz ?

E isso vai existir com o grafeno também, mas com outro clock.

Notícia tem, também sempre sai alguma coisa sobre energia solar no Dailytech e ela ainda continua pouco viável e mais cara do que outras fontes. ;)

1 - Se não houvesse esse "gargalo" tecnologico, certamente estariamos além dos 8Ghz, só pra dizer "minha empresa fabrica processadores mais rapidos".

concorrencia leva à excelencia (e à falencia!!). Talvez não existissem os multi-cores, que, no fundo, são uma alternativa à impossibilidade de aumento de clocks.

2 - daí a distancia entre silicio e carbono. Essa diferença é "A" diferença.

3 - A ideia de publicarem coisas todos os dias sobre as celulas solares não é sobre a viabilidade chegando à nossa "mesa", é a ideia de quem tem muita gente correndo atrás, assim como o grafeno, saca? É a isso que me referia.

De fato, pode ser que não cheguem lá, que parem em alguma barreira que a tecnologia de hoje não dê conta. Aí, anos depois, com aparatos melhores, tiram as coisas do arquivo e lançam de vez. Só espero estar vivo pra ver.:unsure:

(não dá pra ficar separando cada citação pra responder porque aqui no trampo o tempo é curto... tenho que entrar escondido no forum. aí enumerei...):D

• Membro VIP
Postado

concorrencia leva à excelencia (e à falencia!!). Talvez não existissem os multi-cores, que, no fundo, são uma alternativa à impossibilidade de aumento de clocks.

Concordo (e gostei da frase :D)

Eu acho até bom ter estes limites às vezes, força os caras a quebrarem a cabeça pra melhorar alguma coisa além do arroz com feijão.

3 - A ideia de publicarem coisas todos os dias sobre as celulas solares não é sobre a viabilidade chegando à nossa "mesa", é a ideia de quem tem muita gente correndo atrás, assim como o grafeno, saca? É a isso que me referia.

Sim, mas citei o exemplo pra falar de mais uma coisa que é bem estudada e ainda sim não tem tanta serventia.

De fato, pode ser que não cheguem lá, que parem em alguma barreira que a tecnologia de hoje não dê conta. Aí, anos depois, com aparatos melhores, tiram as coisas do arquivo e lançam de vez. Só espero estar vivo pra ver.:unsure:

Meu pitaco é pra 5 a 10 anos o grafeno chegar ao mercado e os nanotubos de carbono estarem em diversos produtos cotidianos.

Postado
Meu pitaco é pra 5 a 10 anos o grafeno chegar ao mercado e os nanotubos de carbono estarem em diversos produtos cotidianos.

Acho que quando começar a pipocar notícia de startup que trabalha com grafeno sendo comprada a gente soma mais uns 4 anos para ter os produtos no mercado. :D

Postado

vai demorar muito mesmo.

Os comentários sobre "empresa X diz ter fabricado celulas solares 3D com torres de nanotubos invertidos estilo fatality do scorpion" serve mais pra atiçar os concorrentes e atrair investidores do que pra encher os nossos olhos, no final das contas.

a gente tá até desviando do assunto do tópico! kkkk

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!