Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[REVIEW] Sony Vaio VPCYB15 AMD E-350 1.6Ghz, 2GB DDR3, 500GB, AMD Radeon HD 6310


onurb88

Posts recomendados

NaldoLuiz, infelizmente não tem como fazer over nessa APU então?! Que pena, porque apenas 1.6GHz é muito pouco, alguns jogos como PES 2012 que tenho instalado aqui não roda liso por causa do processador!

Agora eu pergunto, o que adianta ter 384mb dedicados pro vídeo se o processador é só 1.6GHz ?!

Será que a memória de vídeo é dedicada mesmo??? Porque lá no sistema aparece 3,60 de RAM utilizável, sendo que tenho 4GB de memória, estranho!!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei agora no comecinho da noite meu Vaio! O primeiro!

To curtindo muito, comecei a formatá-lo agora para instalar um sistema com 64-bit, já que irei comprar mais um pente de 2GB pra ficar bonito.

Visual 10, peso 10, acabamento 10, por enquanto valeu o investimento!

Vamos ver se encontro problemas depois de tudo instalado como alguns encontraram =S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou negociando com a gerente da FastShop que tem perto da minha casa (valor pelo menos igual ao do site) e queria logo sanar a dúvida sobre o pente adicional de RAM, para comprar tudo na mesma saida de casa.

No caso se eu comprar um dos modelos abaixo terei 100% de compatibilidade e 0% de dor de cabeça?

- Kingston 2GB 1333MHz DDR3 Non-ECC CL9 SODIMM, Standard 256M X 64 Non-ECC 1333MHz 204-pin Unbuffered SODIMM (DDR3, 1.5V, CL9, FBGA, Gold) [R$40,00]

- Markivision 2GB 1333MHz DDR3 (PC3-10666) [R$27,00]

Caso ambas sejam corretas, vale pagar a diferença?

Só falta isso e a ligação da vendedora pra eu ter meu Vaio :D

Defeitos em memória estão bastante raros quando você usa a memória na configuração padrão dela. Com o Vaio a memória 1333MHz vai funcionar ligeiramente abaixo das configurações (em 1066MHz) o que vai diminuir ainda mais alguma eventual "pressão" na memória.

Pode ir de Markvision.

Será que a memória de vídeo é dedicada mesmo??? Porque lá no sistema aparece 3,60 de RAM utilizável, sendo que tenho 4GB de memória, estranho!!

Abraço!

Resumindo bastante, tanto a CPU quanto a GPU acessam aos mesmos chips de memória RAM, só que quando o sistema inicia ele divide os 4 giga de memória em duas partes, só permitindo ao CPU acessar 3,6 e ao GPU acessar os tais 384, efetivamente "dedicando" essa parte para a GPU.

Lembrando que no E-350 CPU e GPU ficam no mesmo chip. A AMD gosta de dizer que é um "APU", algo que integra ambos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PRONTO!

Formatado para Windows 7 Professional 64-bit, +2GB de DRR3 1333Mhz instalado e agora é só curtir a criança!

Só uma dúvida, o Windows diz assim: Memória instalada (RAM): 4,00GB (utilizável: 3,60GB). Isso é normal? Os outros 400MB aprox. estão dedicados, é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NaldoLuiz, infelizmente não tem como fazer over nessa APU então?! Que pena, porque apenas 1.6GHz é muito pouco, alguns jogos como PES 2012 que tenho instalado aqui não roda liso por causa do processador!

Agora eu pergunto, o que adianta ter 384mb dedicados pro vídeo se o processador é só 1.6GHz ?!

Será que a memória de vídeo é dedicada mesmo??? Porque lá no sistema aparece 3,60 de RAM utilizável, sendo que tenho 4GB de memória, estranho!!

Abraço!

Então fera, a placa tem sim 384MB dedicados, porém, tanto a memória do sistema quanto do vídeo é uma só, então, 384 mb da memória RAM estão especialmente dedicados para o video, e tem mais uma quantidade de memória compartilhada, que somam, dependendo das configurações, 1gb de memória, no meu caso aqui, diz que tem 1533MB de memória compartilhada, é por isso que ela "rouba" da memória RAM, lembrando também, que se você tem windows 32 bits, mesmo se não tivesse compartilhado, o windows não reconhece os 4 GB! Entendeu?

E sim, eu concordo com você sobre o desempenho do processador, apesar de não ser uma coisa tão simples, pois conforme falado, CPU e GPU são uma chip só, mas concordo que se melhorado o desempenho desse chip para 2.0... 2.2, resultaria em um desempenho fantástico, tenho esperança que logo alguém consiga overclocar com essa placa mãe, pois conforme falei, o chip APU e-350 já foi overclocado, dai sim a gente poderia realmente ver o desempenho dessa criança.

Abraço

Abraço!

PRONTO!

Formatado para Windows 7 Professional 64-bit, +2GB de DRR3 1333Mhz instalado e agora é só curtir a criança!

Só uma dúvida, o Windows diz assim: Memória instalada (RAM): 4,00GB (utilizável: 3,60GB). Isso é normal? Os outros 400MB aprox. estão dedicados, é isso?

Dae fera! Então, conforme na minha resposta anterior, tanto o sistema quanto o vídeo usam a mesma memória, essa perda da memória para o sistema é pela dedicação dos 384MB do vídeo. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal tem uma coisa que eu achei uma ***** nesse vaio, Tipo não dá para desligar o touch pela tecla function, ou pelo menos eu não descobri, em casa eu o touch ai tem q ir no painel de controle para habilitar ele... e no trabalho eu uso mouse,.. achei muito lixo não tem uma tecla de atalho para habilitar e desabilitar o touchpad

Cara, tenho uma VAIO VPCEB15FB que tb nao tem a tecla function, tenho que ficar desabilitando o touchpad tb.

Niguem aqui conhece um bom drive de touchpad que habilitiba/desabilita automaticamente o touchpad só de por/tirar o mouse?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fui seguir o passo a passo como o Theodecarvalho disse mas não consegui, os arquivos para o qual o tutorial dele aponta não consta no pack de arquivos inclusive a pasta que outros falaram onde tem os drivers (antes de formatar) tb nao achei nada, resumindo, entrei de cabeça, formatei e agora to mais perdido q cachorro quando cai do caminhao de mudança.

Espero que eu consiga descobrir a ordem certa desses drivers porque ja to me cansando de formatar, preciso de uma confirmação, esse "Chipset driver (AMD)" q ele se refere por acaso seria o AMD USB Filter Driver (Chipset) A2DOTH-00243143-0041.exe ?? E esse Sony Firmware Extension Parser Driver q ele se refere tb não consta no pack, só fui encontrar esse driver (em .inf e nao em .exe) nesse site: ftp://ftp.vaio-link.com/pub/VAIO/ORIGINAL/ o problema é q tem vários e eu nao sei qual baixar.

Edit: o meu é o VPCYB25AB e alguns programas do VPCYB15 não funcionam

Cara, só resolvi isso ao descobrir, em outro fórum (já fechado) acerca do mesmo aparelho, que o ideal é baixar e instalar os drivers da Sony Asia. No site da Sony da Ásia tem até a ordem certa de como instalar os drivers, que, no entanto, são listados como para Win 7 32. Segui tudo que eles pedem e funcionou perfeitamente (todos os atalhos FN, o bluetooth e o wi-fi). Podem instalar que é garantido!!!

Eis o link: http://www.sony-asia.com/support/download/447507

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fui seguir o passo a passo como o Theodecarvalho disse mas não consegui, os arquivos para o qual o tutorial dele aponta não consta no pack de arquivos inclusive a pasta que outros falaram onde tem os drivers (antes de formatar) tb nao achei nada, resumindo, entrei de cabeça, formatei e agora to mais perdido q cachorro quando cai do caminhao de mudança.

Espero que eu consiga descobrir a ordem certa desses drivers porque ja to me cansando de formatar, preciso de uma confirmação, esse "Chipset driver (AMD)" q ele se refere por acaso seria o AMD USB Filter Driver (Chipset) A2DOTH-00243143-0041.exe ?? E esse Sony Firmware Extension Parser Driver q ele se refere tb não consta no pack, só fui encontrar esse driver (em .inf e nao em .exe) nesse site: ftp://ftp.vaio-link.com/pub/VAIO/ORIGINAL/ o problema é q tem vários e eu nao sei qual baixar.

Edit: o meu é o VPCYB25AB e alguns programas do VPCYB15 não funcionam

Bom cara, xo tentar ajudar. Eu não copiei os arquivos antes de formatar e só usei esses que baixei dos links +

Vou colar o que eu tinha escrito:

"Chipset driver (AMD): \System Components\A2DUSB-00243154-1041"

Isso significa que você tem que ir na pasta: (System Components) e dentro você tem que executar um arquivo chamado A2DUSB-00243154-1041.EXE e não o A2DOTH-00243143-0041.exe. Dentro dessa pasta tinham vários arquivos, como não fui eu que organizei as pastas, organizei a ordem indicando a pasta e o arquivo certo para a instalação, seguir essa ordem é fundamental para o sucesso da formatação. Se você instalou na ordem errada é provável que você tenha problemas com botões do teclado, atalhos, FN e outras coisitas más.

Sobre o Firmware extension parser:

"Sony Firmware Extension Parser Driver: Aqui muda um pouco. Vá em iniciar, digite gerenciador de dispositivos, tecle enter, ir até dispositivo desconhecido , duplo click, aba driver, atualizar drive, procurar software de driver no computador, e finalmente escolher, onde você copiou, a pasta “Sony Firmware Extension Parser Driver” e avançar. A instalação será concluída. (Pasta: \System Components\SODOTH-00224384-0041) * - Não lembro se segui as instruções ou se instalei direto. Salvo engano não tinha o dispositivo desconhecido e instalei normalmente."

Novamente eu mostro a pasta e o nome do arquivo. Só não lembro se na instalação eu segui as instruções ou instalei direto...

Agora, o mais importante de tudo: É que DEIXEI O WINDOWS FAZER TODOS OS UPDATES POSSÍVEIS ANTES DE COMEÇAR A INSTALAR OS DRIVERS.

Pode parecer besteira, mas muitos problemas de teclado, chipset e até vídeo acredito que não tive justamente porquê só começei a configurar depois que o windows tinha resolvido sozinho o máximo possível.

Qualquer dúvida, manda ae.

Abraços,

Theo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei este note e pintou uma dúvida a respeito das memórias.

Apesar de haver lido todo o tópico, não consegui uma definição sobre a instalação de 2gb ou de 4gb.

Qual o prejuízo de instalar 4gb neste caso ? Descumpem, mas sou bem inexperiente neste tipo de assunto.

Abraços,

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, só resolvi isso ao descobrir, em outro fórum (já fechado) acerca do mesmo aparelho, que o ideal é baixar e instalar os drivers da Sony Asia. No site da Sony da Ásia tem até a ordem certa de como instalar os drivers, que, no entanto, são listados como para Win 7 32. Segui tudo que eles pedem e funcionou perfeitamente (todos os atalhos FN, o bluetooth e o wi-fi). Podem instalar que é garantido!!!

Eis o link: http://www.sony-asia.com/support/download/447507

Gostaria de dizer aqui que passei exatamente pelo mesmo perrengue que o marcelotf. Só consegui resolver o meu problema (penei sem wi-fi e com a bateria querendo desligar por quase um mês) depois que eu li esse post salvador aqui do Fahbio! :)

Ah! O meu vaio é o VPCY15AB e instalei o Win 7 Ultimate 32 bits com 4GB de RAM (2 + 2GB). Tá redondo agora!:aplausos:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sistemas com 32 bits não leem 4gb, em qualquer computador. Se vais colocar mais 4gb, e quer fazer uso deles, você tem que ir pra 64bits

Sobre os drivers, o que estão no post funcionam perfeitamente, formatei meu PC, coloquei o home premium 64 bits e usei os drivers, mesmo dizendo que são pra 32, rodam tranquilamente. O único problema desses drivers é que tem que seguir os nomes dos arquivos conforme postamos. Se seguir errado, vai ter problema.

Abraços,

Theo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal tentei fazer o update da bio pelo programa da sony, mas não estu conseguindo.

A minha bio é a R0161Z7.

E ele encontra a atualização R0162Z7

Quando eu coloco para fazer o update, e depois ele apresenta a seguinte mensagem "Bios update failed"

Alguem ai sabe alguma solução?

Tive o mesmo erro quando tentei atualizar a bios pelo Win7 Home Premium 64 bits, uma instalação minha que estava meio capenga, inclusive com alguns dispositivos não funcionando direito. Mas quando recuperei meu OS para o Win7 Home Premium 32 bits (uso o Acronis True Image para criar backup de partições), que estava rodando bem azeitado, a atualização rodou tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive o mesmo erro quando tentei atualizar a bios pelo Win7 Home Premium 64 bits, uma instalação minha que estava meio capenga, inclusive com alguns dispositivos não funcionando direito. Mas quando recuperei meu OS para o Win7 Home Premium 32 bits (uso o Acronis True Image para criar backup de partições), que estava rodando bem azeitado, a atualização rodou tranquilo.

Será que ele funciona somente no W7 32????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente alguem pode upar esse driver pra mim "Sony Firmware Extension Parser Driver" sei que ele é do dispositivo que nao reconhece mais copiei a pasta dos drivers inclusive tenho o instalador dele mais o windows nao detecta.

os drivers que faltavam eu fui no site da sony.com depois em menu suporte e digita o nome do note YB25AB, depois disso só ir em download

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sistemas com 32 bits não leem 4gb, em qualquer computador. Se vais colocar mais 4gb, e quer fazer uso deles, você tem que ir pra 64bits

Sobre os drivers, o que estão no post funcionam perfeitamente, formatei meu PC, coloquei o home premium 64 bits e usei os drivers, mesmo dizendo que são pra 32, rodam tranquilamente. O único problema desses drivers é que tem que seguir os nomes dos arquivos conforme postamos. Se seguir errado, vai ter problema.

Abraços,

Theo.

Não sabia que um SO de 32 bits tinha esse limite para a RAM. Bom, em relação ao post lá pra mim não funcionou com Win 32... não testei ainda para Win 64. Pelo que me lembro fiz na ordem lá... imprimi o papel e segui tudo certo, mas vai ver eu errei em algum passo... sei que seguindo o site da sony-asia (que tá tudo numerado certinho) funcionou de prima!!!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os drivers que faltavam eu fui no site da sony.com depois em menu suporte e digita o nome do note YB25AB, depois disso só ir em download

Brother valeu...resolvi aqui com o do meu amigo copiei do dele...mesmo assim obrigado.

Quanto ao seu problema da Bios...a atualização só roda no Win x86, tentei no do meu amigo com o x64 e nao foi...no meu com o win x86 foi...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente alguem pode upar esse driver pra mim "Sony Firmware Extension Parser Driver" sei que ele é do dispositivo que nao reconhece mais copiei a pasta dos drivers inclusive tenho o instalador dele mais o windows nao detecta.

http://www.sony-asia.com/support/download/447507

Baixa o nro 9. SFEP Driver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra instalar o Home Premium 64bits, segui a sequência do site da Ásia até o passo 12, "Notebook Utilities". E o único dispositivo que permaneceu não reconhecido foi o Sony Firmware Extension Parser Driver, mesmo instalando esse SFEP Driver. Minha solução foi usar o driver que existia na pasta "C:\Windows\Drivers\EXE" do Windows Starter original.

Após isso, ainda tive problemas com a bateria, teclas Fn, wireless e microfone. Consegui resolver instalando alguns "Updates" que estão disponíveis apenas no site US. Detalhe: instalar o SmartWi que tem no site US me deu tela azul e depois zicou o wireless. Felizmente, o site da Ásia tem um "Smart Network" que dá certo.

Só falta checar o microfone, mas acho que o resto agora tá ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz o seguinte copiei a pasta "C:\Windows\Drivers\EXE" Baixei todos os drivers no site da Sony BR e os que faltavam no site da Sony EUA. Instalei o Win7 HP x64 e instalei os drivers Chipset (pasta EXE), VGA (Site AMD 11.9), Audio (Sony BR), Bluetooth (Sony BR), Touchpad (Sony EUA), Driver desconhecido (Pasta EXE), Sony Location (Sony EUA), Bibliotecas Sony (Sony BR), Utilitarios Sony (Sony BR) Smart Network (Sony BR) acho que só e funcionou tudo aparece ate as animações quando mexo no volume, brilho...para a tecla assist funcionar tem que instalar o Vaio Care parece...se nao instalar ela so funciona para restaurar com o pc desligado apertando nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, como vocês abriram ele...tirei os 3 parafusos já mais a tampa continua presa...to com pedo de quebrar..rsrs...

Cara, pra tirar a tampinha não tem erro, é só desparafusar os 3 parafusos, eles não saem, é normal, depois puxa o lado dos parafusos pra cima, q no outro lado vai desencaixar, pode tirar sem medo.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!