Ir ao conteúdo

CPU AMD Athlon X2 64 no limite?

João AMD 2011

Posts recomendados

Postado

Pessoal do Fórum do Hardware, me cadastrei recentemente no fórum para ver se consigo resolver esse problema, mas que talvez nem seja problema... :mellow:

É o seguinte: em jogos mais recentes (Tomb Raider Underworld, Portal 2, Duke Nukem Forever) eles rodam normalmente mas frequentemente a perfomance do jogo cai durante alguns segundos e voltam ao normal. Depois cai de novo e assim por diante.

Estou achando esse problema irritante porque do "nada" a perfomance cai e volta de novo. Já atualizei os drivers do CPU, a Bios da MOBO, os drivers da placa de vídeo foram atualizados recentemente (vou checar de novo por via das dúvidas), baixei hotfix mas o problema permanece...

O que noto é que quando tem essas quedas o CPU tá batendo nos 100%. Será que tem solução via software ou só resolve trocando o CPU?

Configs:

- Tipo de processador: DualCore AMD Athlon 64 X2, 2600 MHz (13 x 200) 5200+

- Nome da Placa Mãe: Asus M2N-X Plus (3 PCI, 2 PCI-E x1, 1 PCI-E x16, 2 DDR2 DIMM, Audio, LAN)

- Adaptador gráfico: NVIDIA GeForce 9500 GT (1024 MB)

- SO: WinXP SP3

Desde já grato pela ajuda.

Postado

Geralmente há várias aplicações abertas quando você joga?

Caso negativo, verifique se a sua placa de vídeo não está sendo pesada demais para o processador. Boas placas de vídeo desafogam o processador, porém quando o patamar das mesmas está muito acima deste os 50% do processamento compartilhado (estimativa) passam a ser muita coisa, haja vista a riqueza de informações processadas pela placa gráfica.

Verifique no Índice de Experiência de Desempenho do Windows os índices de processador e placa gráfica e compare se o índice desta não é muito superior. Alternativamente, você pode utilizar outros utilitários de benchmarking.

Postado
O processador não é a parte mais fraca da sua máquina..

Quanto você tem de memória ?

Bastante pertinente a questão. Quando a memória física é completamente preenchida, então o Windows ou apllicativo (no caso, o jogo) libera o espaço que, embora preenchido, não está sendo utilizado no momento, descarregando os dados no arquivo de paginação, no HD. A isso damos o nome de memória virtual. Ocorre que esse processo demanda um certo tempo e, até que a memória RAM esteja em condições ideais para receber novos dados, o computador estará realizando tarefas com desempenho reduzido.

O eventual uso da memória virtual também degrada o desempenho devido às diferenças de tempo de acesso e, daí, a grande importância de se ter um sistema com boa capacidade de RAM.

Postado

Nav01 e Evandro, valeu pelos replys.

Tocaram num ponto importante: a memória, que eu esqueci de citar. Meu PC tem 2 GBs de RAM - DIMM1: Kingston 9905316- 1 GB DDR2-667 DDR2 SDRAM Cada. (juntando memória e vídeo, fica com 3 GBs).

Vendo os requisitos recomendados de TR Underworld:

OPERATING SYSTEM: Microsoft Windows XP (admin rights required)/Microsoft Windows Vista (admin rights required)

CPU: Intel Core 2 Duo 2.2 GHz or Athlon 64 X2 4400+

RAM: 2 GB system memory

GRAPHICS: nVidia GeForce 9800 GTX or ATI HD4800

SOUND: Direct X 9.0c compatible sound card and drivers

Só a placa de vídeo é que ficou devendo. Mas a quantidade de memória tá dentro dos padrões, afinal a softhouse também consideram o SO junto com o jogo. Ou seja, o game pede 2 GBs mas na prática usa +/- 1,5 enquanto o restante fica com o sistema operacional.

Mas talvez adicionar mais memória resolva o problema, né? O WinXP aguenta até 4 GB de RAM, certo?

A placa gráfica que uso (9500 GT) até onde sei é considerada "fraca" para os padrões atuais, mas era melhor que usava antes (uma 8500 GT). Não acredito que seja ela que esteja exigindo tanto CPU. Mas vou fazer esses testes que citaram pra ver o que é dito.

Verifique no Índice de Experiência de Desempenho do Windows os índices de processador e placa gráfica e compare se o índice desta não é muito superior.

Onde é que checo isso? Ou tem que baixar algum programa pra isso?

• Membro VIP
Postado

Provavelmente o que ocorre é o que o Nav disse.. a placa de vídeo é fraca e pode ser que a memória dela e/ou a do sistema estejam "enchendo", entáo estas travadinhas ocorrem quando o windows precisa jogar algo pro HD ou mesmo ler algum dado.

Postado

Vou ter que checar isso aí da placa de vídeo, mas estava fazendo uns testes com Portal 2 e o problema ocorre mesmo com o jogo pedindo apenas 1GB de RAM. Ou seja, não pode ser falta de RAM.

Portal_2_PC_Perfomance_Prob.jpg

Mas uma coisa que notei foi o seguinte: vendo os "processos" no Gerenciador de Tarefas, estava aparecendo um service.exe (não confundir com services.exe) que volta e meia puxava uns 15-20 % do CPU.

Pode ser esse a causa? Esse "service.exe" é um malware ou coisa do tipo? Se for como é que elimino?

Postado

Isso ocorria antes ou não, pode ser também temperatura, pode ser problema no Sistema Operacional, tanto no Windows mesmo ou ate virus, a maquina não é tão ruim não, agora com mais 1Gb de memoria eu mesmo usaria o Windows 7, jogos ficam melhor nele e tem ate alguns que nem rodam mais no XP.

Postado
Mas uma coisa que notei foi o seguinte: vendo os "processos" no Gerenciador de Tarefas, estava aparecendo um service.exe (não confundir com services.exe) que volta e meia puxava uns 15-20 % do CPU.

Pode ser esse a causa? Esse "service.exe" é um malware ou coisa do tipo? Se for como é que elimino?

Acesse a seguinte URL: http://www.arquivo.wiki.br/processo/service.exe.html

A página do endereço acima sugere o uso do RegistryBooster para eliminar o malware. Eu acredito que esse RegistryBooster adiciona algum adware do tipo propaganda (não é a toa a gratuidade).

Se preferir, tente o SpyBot. Faz tempo que eu não o uso, mas eu gostava muito dele. Ele tem a função de vacinar o PC contra malwares, muito útil. Segue link: http://www.superdownloads.com.br/download/93/spybot-search-and-destroy/

Quanto ao Índice de Experiência do Windows, ele é acessível através do Painel de Controle --> Sistema. Encontre algum link a respeito. Tal índice surgiu com o advento do Windows Vista e, portanto, não sei se o Service Pack 3 do Windows XP implementa tal funcionalidade.

Postado
Isso ocorria antes ou não, pode ser também temperatura, pode ser problema no Sistema Operacional, tanto no Windows mesmo ou ate virus, a maquina não é tão ruim não, agora com mais 1Gb de memoria eu mesmo usaria o Windows 7, jogos ficam melhor nele e tem ate alguns que nem rodam mais no XP.

Depois que troquei a placa de vídeo (a anterior pifou) começou a ter queda de perfomance em jogos que rodavam normalmente. Aí atualizei os drivers do CPU e o problema sumiu.

Mas nesses games mais recentes, o problema reapareceu...:(

Passei o Spybot e Anti-Mallware e eles detectaram alguns arquivos maliciosos. O tal "service.exe" que citei antes não apareceu mais no Ger. de Tarefas.

Aproveitei pra jogar Tomb Raider Underworld e o game ficou um bom tempo sem apresentar quedas de frame-rate. Mas eles agora continuam aparecendo, mas em menor frequência (talvez dependa do cenário, mas acho que não).

A página do endereço acima sugere o uso do RegistryBooster para eliminar o malware. Eu acredito que esse RegistryBooster adiciona algum adware do tipo propaganda (não é a toa a gratuidade).

Baixei o programa e ele detectou uns 900 erros. Não sei qual é a gravidade deles, mas se resolver o problema, beleza.

Grato aí pelas dicas, pessoal.

Postado

O Windows XP representou um grande avanço em termos de gerenciamento de memória, mas considero o Windows 7 muito melhor. Porém, neste caso, recomendaria mais memória, visto que o Windows 7 naturalmente ocupa mais espaço na RAM.

Mesmo que uma determinada quantidade de memória seja ideal para a execução de determinadas aplicações, com o passar do tempo, principalmente em jogos, que entretecem bastante certos usuários, aos poucos vão se esgotando os recursos de memória.

Verifique, através de utilitários de benchmarking, se seu processador está suportando elevada carga de trabalho sem descansar. Faça um teste de burn-in no processador. Verifique se a tecnologia Cool & Quiet está ativada na BIOS. Se estiver ativada, o processador vai trabalhar com desempenho reduzido ao detectar temperatura elevada a fim de mantê-lo frio. Desative a função e, então, teste os jogos novamente.

Postado

O Registryboot corrigiu uns 900 erros e joguei normalmente durante um bom tempo (apenas aqueles slowdowns tradicionais). Parece que o problema foi resolvido, mas só vou pode ter certeza testando outros jogos/programas que exijam mais CPU.

No mais, valeu pelas dicas, galera.

Postado

Valeu, Linio.

Infelizmente, os problemas de queda de desempenho continuam aparecendo, mas a questão é que fica um tempo tudo funcionando normalmente e depois o problema reaparece. Tipo, num dia o PC tá normalzão e no outro os problemas de queda repentina de desempenho aparecem... :confused:

Pesquisando pela net, talvez o problema seja a fonte que estou usando, uma Leadership 600W nominais. Mesmo sendo genérica, essa fonte deveria aguentar a 9500GT e o CPU trabalhando no máximo, mas esqueci de citar que meu PC tem dois HDs (250 e 750 GB), e também o som e uma webcam também usam a energia do PC (via USB).

O X da questão: é realmente a fonte que não está aguentando o conjunto todo na hora de rodar games ou aplicativos mais pesados?

Mas seria mesmo a fonte? Dizem que quando a fonte não aguenta, o PC reinicia sozinho, que não é o caso aqui. Mas quedas de desempenho também poderiam ser provocadas pela fonte? E por que isso acontece hora sim e hora não?

Já rodei a net toda, e acho que o problema só pode ser esse... Alguém aí teve problemas parecidos para confirmar?

Postado

Faça o download do seguinte utilitário: StressMyPC

Faça o teste de estresse (burn-in) da placa gráfica durante uns 10 minutos (Paint-Stress).

Se não ocorreu nenhum problema, faça teste de estresse no HD onde está instalado o jogo durante 10 minutos (HD-Stress). Antes de clicar em StressMyPC desligue o Paint-Stress, pois o objetivo é detectar o problema em um determinado componente.

Se não ocorreu nenhum problema, faça o teste de estresse no processador durante 10 minutos (Agressiv CPU-Stress). Lembre-se de desligar as outras opções.

Se não ocorreu nenhum problema, ligue todas as opções de teste (placa gráfica, HD e processador) ao mesmo tempo. Teste por 10 minutos. Depois de ligadas todas as opções clique em StressMyPC. O objetivo aqui é saber se com todos os componentes rodando no limite não há uma sobrecarga da fonte.

Se não ocorreu nenhum problema, rode o teste gradativamente por um período maior. Faça esse procedimento na forma como instruído acima.

Acredito que não haja necessidade de testar cada componente por mais de meia hora.

Se não funcionar, faça teste de memória (é necessário utilizar outros utilitários para isso).

Postado
Faça o download do seguinte utilitário: StressMyPC

Faça o teste de estresse (burn-in) da placa gráfica durante uns 10 minutos (Paint-Stress).

Se não ocorreu nenhum problema, faça teste de estresse no HD onde está instalado o jogo durante 10 minutos (HD-Stress). Antes de clicar em StressMyPC desligue o Paint-Stress, pois o objetivo é detectar o problema em um determinado componente.

Se não ocorreu nenhum problema, faça o teste de estresse no processador durante 10 minutos (Agressiv CPU-Stress). Lembre-se de desligar as outras opções.

Se não ocorreu nenhum problema, ligue todas as opções de teste (placa gráfica, HD e processador) ao mesmo tempo. Teste por 10 minutos. Depois de ligadas todas as opções clique em StressMyPC. O objetivo aqui é saber se com todos os componentes rodando no limite não há uma sobrecarga da fonte.

Se não ocorreu nenhum problema, rode o teste gradativamente por um período maior. Faça esse procedimento na forma como instruído acima.

Acredito que não haja necessidade de testar cada componente por mais de meia hora.

Se não funcionar, faça teste de memória (é necessário utilizar outros utilitários para isso).

Uma coisa que estava pensando era justamente testar as memórias, embora o PC indique que os 2GBs de RAM estão detectados. Mas pode ser que um dos pentes esteja com algum defeito.

Vou baixar esse Stress My PC pra testar a robusteza dos componentes e se a fonte aguenta os mesmos. Valeu pelas dicas!

Uma dúvida: se o SMPC detectar algum problema, aparece algum aviso ou tem que ficar olhando? Corre o risco do PC reiniciar sozinho ou ele só fica mais lento?

Postado

Não há nenhum aviso. Se o computador se mostrar travado por cerca de 01 minuto, reinicie a máquina. Note que, neste caso ou em caso de tela preta ou azul, o tal componente testado provavelmente está causando falha de hardware.

Postado

Não dá pra saber ao certo se sua fonte aguenta numa boa, pois como você disse ela não é true power.

Teste todos os componentes juntos em ritmo de estresse com StressMyPC. Há outros utilitários mais decentes, mas pagos. Desconheço outro gratuito. Se, porém, ocorrer uma falha testando apenas um componente de forma isolada, é bem provável que não seja a fonte.

Os sharewares vem com muitos recursos desabilitados, entre eles o de burn-in (estresse). Um software de diagnóstico muito bom é o Sisoftware Sandra. Não sei quanto custa a versão paga.

Postado

beleza, Nav, mas acho que minha teoria de fonte "no limite" foi por água abaixo... Tava testando outros jogos que rodavam numa boa até algum tempo atrás e eles também apresentaram problemas.

Ainda não fiz todos os testes com o StressmyPC, mas o de vídeo e CPU não alegaram problemas. Estou achando que deve ter algum mallware sacana (ou outro arquivo malicioso) roubando recursos do CPU.

Amanhã continuo os testes e dou uma geral com o Anti-Mallware e o Anti-Vírus.

Postado

Caro colega, considere as seguintes recomendações:

1 - Se possível, troque sua fonte quando tiver alguma grana (de preferência o quanto antes!), pois sua fonte é de baixíssima qualidade, podendo apresentar funcionamento errático do PC e até queimar alguma coisa a médio/longo prazo. Sua antiga placa-de-vídeo pode ter sido "vítima" dessa fonte, por exemplo. Uma fonte ótima e relativamente barata é a Corsair CMPSU-430CX V2;

2 - Formate seu PC. Há a possibilidade de ele estar infestado de vírus. Fora que isso ajudará a limpar restos de drivers antigos e programas que você já desinstalou, deixando o sistema mais limpo e com desempenho mais estável;

3 - Se possível, faça upgrade de placa-de-vídeo (mas só depois de trocar a fonte). Uma Radeon HD 5770/6770 ou GeForce GTS 450 já vai te dar um bom desempenho para rodar a maior parte dos jogos já existentes. Haverá um pequeno gargalo por parte do processador, mas nada gritante;

4 - Seu processador ainda é bom. Certamente em algumas tarefas mais pesadas (como edição de vídeo, por exemplo) ele pode "sofrer" um pouco, mas ainda dá conta do recado, tanto para tarefas gerais, como em boa parte dos jogos atuais. Provavelmente não é ele o "culpado" por esse desempenho lento. Fora que definitivamente ele não é a peça mais fraca do seu PC. E os 100% de uso da CPU muito provavelmente é algum software malicioso que está causando;

5 - Finalmente, usando Windows XP isso não é urgente, mas se possível venda seus dois pentes de memória e compre dois pentes de 2GB DDR2 800MHz, totalizando 4GB em dual channel. Certamente em jogos atuais esse upgrade é bem-vindo, principalmente se você tiver um monitor com resoluções altas. Dê preferência para marcas conhecidamente boas, como Kingston, G.Skill e Corsair, por exemplo (há outras marcas boas além dessas, mas evite marcas desconhecidas e aquela tal de Markvision). Lembrando que o Windows XP 32 bits reconhecerá no máximo 3,25GB de RAM, mas mesmo assim esse upgrade é desejável.

Boa sorte.

Postado
Caro colega, considere as seguintes recomendações:

1 - Se possível, troque sua fonte quando tiver alguma grana (de preferência o quanto antes!), pois sua fonte é de baixíssima qualidade, podendo apresentar funcionamento errático do PC e até queimar alguma coisa a médio/longo prazo. Sua antiga placa-de-vídeo pode ter sido "vítima" dessa fonte, por exemplo. Uma fonte ótima e relativamente barata é a Corsair CMPSU-430CX V2;

É, a fonte pode não estar bichada, mas ela não é lá essas coisas mesmo não. Estava pensando numa Seventeam 470W REAL ST-470PKG. Com 470W de potência, deve dar e sobrar.

Quanto a outras sugestões, estou tentando resolver a parada aqui sem ter que recorrer a formatação (só em último caso). E quanto a placa de vídeo, vou ter que me contentar com essa 9500 GT por um bom tempo.

De qualquer forma, valeu pelas dicas.

Postado
É, a fonte pode não estar bichada, mas ela não é lá essas coisas mesmo não. Estava pensando numa Seventeam 470W REAL ST-470PKG. Com 470W de potência, deve dar e sobrar.

Com certeza, 470W reais deve sobrar. Eu tenho um computador que consome 110W em estado ocioso. Eu ainda não medi o consumo em carga plena, mas deve aumentar uns 50 a 100W máximo. Nessa medição não foi considerado o consumo do dispositivo de saída de vídeo (uma TV de 26").

Teste também a sua memória RAM com esse utilitário de diagnóstico; talvez encontre alguma falha: http://www.baixaki.com.br/download/windows-memory-diagnostic.htm

Postado

Bom, pessoal, fiz os testes de stress e não acusaram nada. Depois passei a verificação completa do Anti-Malware (levou umas duas horas) e ele detectou alguns problemas:

Malware_Quarentena.jpg

Ele os eliminou e depois passei a anti-vírus que só detectou um vírus no disco "D".

Depois fiz o "teste definitivo": ligar alguns jogos e ver se a perfomance despencava. Felizmente, não aconteceu nada, os jogos rodaram normalmente.

Mais tarde continuo os testes, já que quando acho que o problema tá resolvido ele reaparece. Espero que o problema tenha sido mesmo esses malwares listados acima, porque ter que ficar checando isso toda vez é muito sacal...

Mas ainda vou ver esse lance de uma fonte nova. Quanto mais estável o conjunto, melhor, né?

Favor não trancar o tópico ainda. :joia:

Postado
Bom, pessoal, fiz os testes de stress e não acusaram nada. Depois passei a verificação completa do Anti-Malware (levou umas duas horas) e ele detectou alguns problemas:

Malware_Quarentena.jpg

Ele os eliminou e depois passei a anti-vírus que só detectou um vírus no disco "D".

Depois fiz o "teste definitivo": ligar alguns jogos e ver se a perfomance despencava. Felizmente, não aconteceu nada, os jogos rodaram normalmente.

Mais tarde continuo os testes, já que quando acho que o problema tá resolvido ele reaparece. Espero que o problema tenha sido mesmo esses malwares listados acima, porque ter que ficar checando isso toda vez é muito sacal...

Mas ainda vou ver esse lance de uma fonte nova. Quanto mais estável o conjunto, melhor, né?

Favor não trancar o tópico ainda. :joia:

Com certeza só de trocar a fonte você estará fazendo um imenso bem ao seu PC. Ainda insisto em recomendar a Corsair CMPSU-430CX V2, que além de estar com um preço muito atrativo (na faixa dos 160-170 reais), é uma fonte de melhor qualidade que a Seventeam que você citou. E que bom que resolveu o problema aí. Isso estava mesmo com cara de software malicioso. Tem alguns vírus que simplesmente acabam com o desempenho do sistema. Você pode estar usando um Core i7 990X com 24GB de RAM que eles dão conta de sobrecarregar o sistema ao ponto de deixar o hardware lento. Uma outra dica que te dou para melhorar o desempenho do sistema é configurar o MSCONFIG (Iniciar/Executar/MSCONFIG). Na parte de Inicialização de Programas, deixe só o anti-vírus ativado, para entrar junto do Windows. Isso vai aliviar sua memória RAM, o processador e melhorar o desempenho especialmente na hora de dar boot. Não há necessidade de deixar os programas das placas entrarem junto do Windows, pois o carregamento deles não afeta o funcionamento das placas. Só de ter os drivers instalados, as placas trabalharão normalmente.

Boa sorte.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!