Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novamente o 32 X 64


CoringueX

Posts recomendados

Olá, após ler por diversas vezes alguns tópicos relacionando a diferença entre o processadores de 32 e 64 bits, principalmente o tópico http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-sistemas-32bits/768906/4 criado por Flavio Soares ( que desde ja deixo meus agradecimentos pelas explicações e pelo tópico formidável ) ainda sim um simples usuário como eu está com dificuldade em realmente encontrar o limite entre trabalhar com 32 ou 64 bits.

Em nossa empresa aconteceu uma coisa peculiar.

Contratamos uma empresa para prestar consultoria na parte de software e hardware e eles decidiram trabalhar com um padrão de sistema Windows Seven 32 bits para todas as máquinas, declarando que com isso teremos menos problemas de compatibilidade de programas.

Algumas máquinas mais antigas realmente possuem uma arquitetura X86, porém a grande maioria possui processadores compatíveis com a tecnologia 64.

O problema é que nesse momento não existe nenhuma máquina na empresa que possua mais do que 4 gb de RAM, porém usamos aplicativos de desenho como Cad, Solidworks, Pitagoras, Power Mill e outros aplicativos de desenho e cam que estão em faze de teste para decisão de implantação.

Agora a pergunta:

Pelos tópicos relacionados me parece que se você não utiliza mais do que 4 gb de memória RAM o sistema de processamento não irá ter muita vantagem trabalhando com 64 bits.....ou..... na realidade não importa a quantidade de memória que você tem o processamento de imagens e cálculos de programas CAD e CAM terão interferência total no desempenho com um sistema de 64 bits?

Outra coisa que eu não consegui entender é:

Para que um programa utilize as funcões de 64 bits ele tem que ter a sua arquitetura voltada para isso? Caso contrário ele continuará dentro do sistema de 64 bit mas trabalhando somente com 32?

Muito obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que acontece é o seguinte. O Sistema Operacional funciona como um maestro de uma orquestra, ele é responsável pela execução dos programas e funções, é ele quem gerencia arquivos nos periféricos (HD, CD, DVD, pendrive etc.), é o responsáve por tudo que você faz no computador, o computador sem sistema Operacional não sabe o que tem que fazer, nem sabe como se instala um programa.

Com relação a ele ser de 32 e 64 bits, tenho alguns pontos a resaltar em favor do de 64 bits, o computador fica ligeiramente mais rápido, pois os processadores hoje em dia são de 64 bits, irão trabalhar com seus códigos nativos ao contrário de você ter um Sistema Operacional de 32 bits, neste caso o processador terá que emular instruções de 32 bits para que os programas sejam executados. O gerenciamento de memória no de 64 é mais preciso permitindo controle de memória acima de 4 GB, os drivers de periféricos são mais robustos e eficientes, todo o hardware responde melhor.

Com relação aos programas, jogos não se beneficiam de mais de 4 GB, ou seja se você possuir 4 ou 8, para os games atualmente é a mesma coisa. Para aplicativos a coisa muda de figura, aplicativos gráficos (Photoshop, CorelDraw etc), de edição de vídeo (Adobe Premiere, Pinnacle etc.), edição de audio e computação gráfica (3D Studio, AutoCad, Maia etc) utilizam sim toda a capacidade de memória e isso faz uma grande diferença no desempenho. A maioria desses programas possuem versões em 64 bits, justamente para tirar todo o proveito do Hardware com um sistema Operacional de 64 bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1. Existe uma pequena vantangem no x64 porque ele habilita o uso de endereçamento maior, em alguns casos, ganha-se performance mesmo não tendo mais de 3GB por exemplo.

2. A obrigatoriedade do x64 é para os sistemas com mais de 3GB

3. Sim, os programas precisam estar otimizados para funcionar com instruções 64 Bit. O problema é que mesmo que você tenha um hardware 64 Bits + Windows 32 Bit, o programa 64 Bit não funciona. Já um hw 64 Bit + Winx64 ele executa tanto 32 Bit quanto 64 Bit!

4. Realmente o Windows 32Bit (x86) traz mais compatibilidade, pois possibilita ainda o uso de bibliotecas antigas 16 Bit. Já no Windows x64 a execução de programas legados é bem limitada.

Obs: Se você vai investir em Sistema Opercional, Programas, meu conselho é investir no x64, porque se no futuro você precisar de upgrade de hardware este, seu investimento anterior sofrerá menor impacto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Vale lembrar que o Windows 7 64 bits, por algum motivo, é mais pesado para rodar que o de 32 bits. E também não só o Windows, mas qualquer sistema operacional, para usar mais de 4 GB de RAM, só usando a versão 64 bits dele.

1. Sim, o Windows x86 tem "assinatura" menor que o x64. Mas eu acho que isso é chover no molhado. É quase o mesmo que dizer: "Um motor 2.0 consome mais que um 1.0"

2. Engano seu, é possível utilizar sim mais de 4GB no hardware que oferece suporte a PAE. O problema é que este recurso junto com a arquiterura legada em alguns casos não eficiente. Assim, nem todos os programas enxergam a memória, podem ocorrer alguns intervalos de memória sem uso, etc. É que assim como ocorreu com discos rígidos, no passado era impensável um usuário doméstico ter GB de dados, assim alguns computadores nem reconheciam toda a capacidade dos discos. No caso da RAM, idem, acima de 3GB era imaginável apenas em servidores. Lembro que cheguei a montar e configurar servidores Netware/Novell com incríveis 64MB RAM quando os desktops tinham meros 8MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Com relação a ele ser de 32 e 64 bits, tenho alguns pontos a resaltar em favor do de 64 bits, o computador fica ligeiramente mais rápido, pois os processadores hoje em dia são de 64 bits, irão trabalhar com seus códigos nativos ao contrário de você ter um Sistema Operacional de 32 bits, neste caso o processador terá que emular instruções de 32 bits para que os programas sejam executados.

Os processadores hoje em dia executam código 32 ou 64 bits nativamente, não existe emulação.

Mas ainda assim em 64 bits são um pouco mais rápidos (~10%) porque existem mais registradores arquiteturais disponíveis. Incrível como falaram tanto e ninguém ainda citou essa...

O gerenciamento de memória no de 64 é mais preciso permitindo controle de memória acima de 4 GB

O termo correto é maior espaço de endereçamento.

os drivers de periféricos são mais robustos e eficientes, todo o hardware responde melhor.
Com relação aos programas, jogos não se beneficiam de mais de 4 GB, ou seja se você possuir 4 ou 8, para os games atualmente é a mesma coisa.

Depende do jogo, e não é só memória física...

Em 32 bits existe uma outra limitação, o tamanho da memória virtual (2GB por padrão no Windows, 3GB com o switch 3G habilitado), em desktops com 4GB isso não é tão comum porque a memória física é distribuída entre vários processos e cada processo tem seu próprio espaço virtual.

Existem algumas exceções, jogos são uma delas, quando executamos jogos eles costumam ser a única aplicação com grande consumo de memória rodando ai o tamanho da memória virtual passa a ser insuficiente para endereçar toda a memória física e pior, esse pequeno espaço virtual fica fragmentado e o SO não consegue alocar mais memória mesmo tendo memória disponível, isso não afeta a performance, mas sem memória virtual suficiente o programa termina, da pau, crasha, etc...

Para aplicativos a coisa muda de figura, aplicativos gráficos (Photoshop, CorelDraw etc), de edição de vídeo (Adobe Premiere, Pinnacle etc.), edição de audio e computação gráfica (3D Studio, AutoCad, Maia etc) utilizam sim toda a capacidade de memória e isso faz uma grande diferença no desempenho. A maioria desses programas possuem versões em 64 bits, justamente para tirar todo o proveito do Hardware com um sistema Operacional de 64 bits.

Asterísco para programas da Adobe... Com essa empresa não é bem assim...

E falando direto para o autor do tópico, 64 bits. É, alguns programas MUITO antigos não funcionam, mas poxa, tem que ser MUITO antigo e existe o XP Mode pra esses casos... Além do mais, as maquinas que não suportam 64 bits já estão pedindo por substitutos, não tem desculpa hoje para novas instalações 32 bits, 32 bits hoje é criar possibilidades de problemas futuros, para aplicações que estão sendo desenvolvidas é mais provável que criem novas aplicações que não vão funcionar em 32 bits do que aplicações que não vão funcionar em 64 bits, mesma coisa para drivers, e 8GB de memória já está muito barato, em breve será comum em desktops o que forçará vocês a fazerem uma nova migração, porque já não se preparar agora?

Claro, para a consultoria é melhor instalar 32 bits agora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, primeiramente obrigado a todos que responderam ao tópico e me desculpe a demora de um retorno mas estive de viagem a trabalho e estive por algum tempo sem o acesso a rede.

Aparentemente para um usuário como eu, é de se imaginar que por um processador trabalhar processando 64 bits em vez de 32, você teria quase o dobro de velocidade de processamento, ficando apenas travado em outros ítens como a tranmissão de dados pela placa mãe, com a memória e principalmente com o HD que apesar de ninguém ter citado eu acredito que muitos aplicativos se utilizam dele também para trabalhar como memória virtual e como o sistema operacional também está executando outros aplicativos e acessando o hd ele também seria um limitador de velocidade.

Sendo assim com todas as opiniões prestadas eu não vejo como um processador de 64 bits teria uma vantagem muito maior do que 10 ou 15 % em cima de um de 32 bits, ( retirando a parte que diz respeito a quantidade de memória ), portanto para computadores com até 3 ou 4gb de memória o ganho não é tão significativo para criar um problema por causa disso.

Se alguém tem a opnião relamente contra isso eu ainda gostaria de conhecer, porque pelas opiniões prestadas eu não consigo visualizar o grande avanço da tecnologia de 32 para 64 bits.

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem, a vantagem da tecnologia de 64 bits em relação à de 32 bits realmente existe, mas não é muita não, como você bem opinou.

Os 64 bits fazem maior diferença em aplicações que requerem processamento envolvendo cálculos de ponto flutuante de elevada precisão, o que não é o caso para o ambiente empresarial. Nos demais casos, tanto faz acessar de 32 em 32 bits como de 64 em 64 bits, à exceção da disponibilidade dos registradores. Quando todos os registradores de 32 bits ficam ocupados, então deve haver espera, o que incorre em uma pequena latência.

Esse problema também ocorreu na corporação onde trabalho. As estações de trabalho mais modernas vieram com Windows Vista 64 bits, que foi substituído por Windows XP 32 bits, devido a problemas de incompatibilidade com determinados programas.

O problema, creio eu, está relacionado ao uso de scripts e aplicativos de 16 bits, não a 32 bits, pois o Windows 64 bits consegue rodar numa boa aplicações de 32 bits (penso eu).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a todos pelas respostas me parecendo claro que existe sim uma melhora no desempenho mas nada que justifique a utilização do sistema 64 bits se você não utilizar mais de 4 gb de memória, portanto solicito ao moderador o fechamento do tópico.

Mais uma vez, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!