Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Piledriver - Vishera / Trinity - Review e questões técnicas


V i X

Posts recomendados

Gente, só para ver se já há consenso. As placas FM1 aceitarão os Trinity? As informações pela internet divergem bastante entre si e em comparação com o que foi dito aqui no fórum.

O PLL de placas FM1 opera a 100MHz as Trinity tem clock base a 200MHz, portanto, é incompatível, além do que a disposição de pinos no PCB de Trinity impossibilita conectar no soquet FM1.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li notícias sobre os Visheera serem os piledrivers completos, então é provavél que tenham alguma performance a mais que os trinity.

Acho que não, o design do Piledriver já está fechado, a única diferença deve ser o cache L3 (e mais núcleos, e a TDP maior... mas em termos de arquitetura é só o cache mesmo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não, o design do Piledriver já está fechado, a única diferença deve ser o cache L3 (e mais núcleos, e a TDP maior... mas em termos de arquitetura é só o cache mesmo).

não é só L3 cache...tem mais coisas...

entra nesse link e procura por "20h"

http://support.amd.com/us/Processor_TechDocs/47414_15h_sw_opt_guide.pdf

em resumo, vai ter supporte a quad-channel, mais um link a HyperTransport...

e as seguintes Instruções vão ser supportadas

BEXTR reg, reg, reg

MOV reg, reg

XADD reg, reg

XCHG reg32, reg32

XCHG reg64, reg64

botei o MOV em negrito, porque....bem, é a instrução mais usada dentro do x86 (quase 35%)....o vishera vai dobrar o IPC dessa instrução (de 2 pra 4 por clock)

claro, o aumento não vai chegar nem perto disso.... mesmo assim...vai ter muita gente dizendo "NOSSA....L3 cache é MUITO importante pro bulldozer"

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
em resumo, vai ter supporte a quad-channel, mais um link a HyperTransport...

Para Opterons, não está claro o que será disponibilizado para desktops, de qualquer jeito o manual pode estar desatualizado, ele cita 10 núcleos mas oficialmente os planos de 10 núcleos foram cancelados.

e as seguintes Instruções vão ser supportadas

BEXTR reg, reg, reg

MOV reg, reg

XADD reg, reg

XCHG reg32, reg32

XCHG reg64, reg64

Todas já são suportadas, acho que você quis dizer, que poderão ser executadas ou parcialmente executadas pelas AGU :D

Ah, no manual a descrição da XADD está errada...

botei o MOV em negrito, porque....bem, é a instrução mais usada dentro do x86 (quase 35%)....o vishera vai dobrar o IPC dessa instrução (de 2 pra 4 por clock)

Na verdade nem tanto... 10% fica mais próximo da realidade, as outras 4 instruções quase nunca são usadas.

A FPU já conta com uma otimização para remover MOVs desde o Barcelona, não aumentou drasticamente o desempenho mas sempre ajuda e é uma otimização simples... Agora foi a parte dos inteiros, ai provavelmente viram que dava para usar o mesmo truque para as demais e mecheram nelas.

Resta saber ainda como foi feita quais as restrições, etc.

claro, o aumento não vai chegar nem perto disso.... mesmo assim...vai ter muita gente dizendo "NOSSA....L3 cache é MUITO importante pro bulldozer"

A julgar pelo resultado na FPU estamos falando de algo abaixo de 1%, hoje em dia ta difícil projetar boas CPUs, precisa mexer em muita coisa para ter um ganho significativo, colocar cache é mais fácil, talvez os 8MB de L3 tragam uns 5% de ganho e ofusque as outras diferenças entre o Trinity e o Vishera, por outro lado os 8MB de L3 vai custar a AMD meio bilhão de transistores, melhorar os MOV deve ter custado só alguns milhares.

EDIT: Correção.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade nem tanto... 10% fica mais próximo da realidade, as outras 4 instruções quase nunca são usadas.

Eu tirei os 35% de um gráfico na net... impossivel dizer de que ano, ou veracidade....bom, se é 10% mesmo, então é mais provável o L3 cache fazer mais diferença XD

Mas enfim.... vai ter mudanças sim, a cada novo chip, vai ocorrer a mesmo com steamroller...

..por sinal, o quê se sabe do steamroller? ele vai sair ano que vem, e parece que ele não existe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, mas isso ai todo mundo ja sabia, Olikan. Tava no Roadmap e foi falado em todas as menções aos "avanços para 2013 nos APUs". xDD

valeu por trazer a noticia, mas o Nebojsa tá é sem coisa para falar. u.u'

:confused: errr...

até a parte do steamroller ter uma FPU pra cada núcleo? da memoria embutida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
até a parte do steamroller ter uma FPU pra cada núcleo? da memoria embutida?

Alguém levantou essas idéias (na minha opinião, sem fundamento) e o site disse que no evento da AMD ela não falou se isso realmente vai existir ou não, ela também não disse se vai incluir um frigobar ou não...

vr-zone é tabloid, o negócio deles é levantar rumores (a maioria falso), tem que ter muito cuidado quando ler informações por la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vr-zone é tabloid, o negócio deles é levantar rumores (a maioria falso), tem que ter muito cuidado quando ler informações por la.

eu sei.....eu só queria contribuir.... é que as informações sobre o kaveri são minimas...

intão achei que qualquer coisa ajudava :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:confused: errr...

até a parte do steamroller ter uma FPU pra cada núcleo? da memoria embutida?

Isso da FPU nem rumor é, foi o autor que pôs no meio. É o desejo dele. Como o EduardoS falou, a AMD também não falou se vai ter fribobar. xD

E quanto a memória embutida eu nem vi isso na matéria, ele chutou um cache L3 para CPU/GPU (parecido com o caminho da Intel, mas que a AMD nem tocou no assunto) e comentou sobre a memória "realmente compartilhada e unificada" (o que tá na roadmap da AMD pro ano que vem).

E eu nem sei exatamente se um Cache L3 compartilhado seria fundamental para a arquitetura que a AMD parece estar caminhando. Cai no problema do tamanho do tal do cache e tal, e de realmente haver necessidade para ele, já que as C.U. dentro dos GPUs baseados na arquitetura GCN já terem um cachezinho próprio. Mas ai eu realmente deixo para quem é mais entendido.

---- EDIT

Foi mal, Olikan, não queria parecer estar dando uma patada e tal. Tipo, não é inútil. Só não é novo, entende?

E nesse caso até o fato da gente "dissecar a notícia" é importante pois outras pessoas também podem ler errado... Ou ler certo o que tá errado. xD

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

P*rr* Soull, agora eu tô todo errado aqui. xDD

Eu tô muito grosso esses dias (não só na internet), tenho que me policiar mais. =/ Acho que eu tô é estressado mesmo.

Queria de novo pedir desculpas ai ao Olikan (e ao resto do pessoal) pela falta de tato e etc =/.

Parece que todos os athlons ll tão saindo de linha.Vai ter algum Bulldozer de baixo custo para montar pc basico?

O caminho é a linha básica ser suprida pelos APUs das séries E e A. Mas a arquitetura bulldozer (ok, tecnicamente é uma versão "evoluida", o piledriver) vai chegar aos APUs já nesse ano, na forma dos trinity, que até já foram lançados lá fora para laptops. Desktops acho que em julho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é marcelo.

Agora que placas-mãe decentes estão ficando no preço que as antigas "vagabundas" tá ficando difícil de achar processador.. Só se acha, ainda, as vezes, Athlon II X2. O resto já era.

Mas também é florida pegar um A4

3500 - 2.1 GHz (x3)

3400 - 2.7 GHz (x2)

Um pouco só mais caro que um X2 de 3GHz, mas o que mata é a MB.

Consigo vender uma Gigabyte AM3+ (Chipset 780G) por 185,00, e tenho que vender uma Wisecase (???) FM1 por R$ 235,00 ou então uma Gigabyte A55 por R$ 270,00

Como é que vai ficar o preço da máquina? Bem mais caro, e o cliente ainda vai ter um processador um pouco inferior...

Quem quer jogar, vai meter uma VGA off (GTS 450 na certa) e a HD 6550D fica lá inútil...

Seria bom se fosse mais barato, o mesmo preço da plataforma antiga... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é marcelo.

Agora que placas-mãe decentes estão ficando no preço que as antigas "vagabundas" tá ficando difícil de achar processador.. Só se acha, ainda, as vezes, Athlon II X2. O resto já era.

Mas também é florida pegar um A4

3500 - 2.1 GHz (x3)

3400 - 2.7 GHz (x2)

Um pouco só mais caro que um X2 de 3GHz, mas o que mata é a MB.

Consigo vender uma Gigabyte AM3+ (Chipset 780G) por 185,00, e tenho que vender uma Wisecase (???) FM1 por R$ 235,00 ou então uma Gigabyte A55 por R$ 270,00

Como é que vai ficar o preço da máquina? Bem mais caro, e o cliente ainda vai ter um processador um pouco inferior...

Quem quer jogar, vai meter uma VGA off (GTS 450 na certa) e a HD 6550D fica lá inútil...

Seria bom se fosse mais barato, o mesmo preço da plataforma antiga... :(

Verdade,aqui no boa dica,já cheguei a comprar mobo am3(basica) por R$ 99 e athlon ll por R$ 103.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!