Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia Atualizado de Fontes - V5.0


NyanDere

Posts recomendados

Me parece fontes voltadas para o mercado europeu. Estou confuso pelo A-PFC, pois o A me lembra active.

Logo em cima das fotos da fonte.

http://www.aerocool.com.tw/images/psu/e/e78-430-logo.jpg

Fora que tem isto aqui:

Power Factor Correction (PF>0.99).

Nnos outros modelos, como o de 530 W, a promessa é mais explícita

Active Power Factor Correction (PF>0.99).

Em último caso, pode ser que se trate de correção passiva.

Mas realmente são fontes que são vendidas epans na Europa, justamente por conta da exigência da correção do fator de potência. Como a rede por lá é 230 V, algumas empresas, provavelmente querendo cortar custos, chegaram à conclusão que poderiam economizar nesta parte da fonte fazendo com que elas trabalhassem apenas em 230 V. Entretanto, precisariam satisfazer à questão da correção do fator de potência.

Em fontes com PFC ativo, após o estágio de filtragem de transientes, a tensão da rede elétrica é convertida para algo em torno dos 300 ou 400 V, através de um conversor. O que me parece é que a economia está exatamente aqui: este conversor não é capaz de trabalhar com tensões mais baixas que 180 V, mais ou menos. Na verdade este parágrafo é uma tentativa de adaptação deste post aqui:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/energia/377201-liguei-220v-explodiu-cherou-queimado-mais.html#post1065745507

Outro componentes onde da para economizar é nas pontes de retificação do primário, afinal, com 230 V, o fabricante poderá usar retificadores mais fracos, já que a corrente cai pela medade em relação aos 115 V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há uma trapalhada nas informações da Corsair CX430 V2.

Não são 360 W em +12 V e sim 336 W. Isso está nas especificações da CWT DSAII 400, e essa informação na etiqueta das Corsair está realmente correta.

http://www.cwt.com.tw/english/2_product/1_detail.php?ID=1251

O modelo DSAII 450 é que traz 360 W na linha de +12 V.

E ouitra, poderia-se comentar acerca da fonte incluída no gabinete Cooler Master Elite 100. Ela é muito mais interessante do que essas tralhas da AeroCool E78-430, Pacific Network e a Elite Power 350W para quem quer montar um HTPC com um gabinete supercompacto.

E outra: Onde consta que o PFC ativo da AeroCool E78-430 é falso?

Editei todas as informações que você pediu. Adicionada também a OCZ750FTY, que está sendo bem visada pelo público.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nova atualização, tive que fazer correndo! Chegou muitas fontes NZXT Hale 82+, que são Seasonic SS-xxx-AM. Mais opções interessantes no mercado. Chegou também as Enermax aqui no mercado através da Pichau e outras lojas, mas com modelos medianos. Poderia ser as MODU 82+ ou as Revolution...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nova atualização, tive que fazer correndo! Chegou muitas fontes NZXT Hale 82+, que são Seasonic SS-xxx-AM. Mais opções interessantes no mercado. Chegou também as Enermax aqui no mercado através da Pichau e outras lojas, mas com modelos medianos. Poderia ser as MODU 82+ ou as Revolution...

Vi fontes da sentey:

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?categoria3=72&CaracFiltro1=0&MarcaFiltro=Sentey&ordenacao=5

E em vários outros sites possuem preços atraentes, estas fontes são de boa procedência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem quatro séries da Sentey a venda na Balão:

Extreme Rock Power/ERP - Fontes fabricadas pela Super Flower sem PFC ativo. Possuem um projeto defasado, devem ser evitadas, assim como suas versões modulares.

Solid Power/SDP - Fontes com PFC ativo e com selo 80plus da Super Flower. Esta linha é mais confiável, só peca pelo capacitador CapXon no primário, mas o projeto compensa o erro.

Hard Blue Power/HBP - Eu me arriscaria a dizer que são semelhantes as Solid Power mas possuem cabeamento modular e uma qualidade um pouco superior. Me parecem ser Super Flower Crystal Twilight, mas não sei bem qual é a qualidade sem testes.

Golden Steel Power/GSP - Essa daqui é a nata da Sentey. É também fabricada pela Super Flower (ou seja, todas) e conta com eficiência digna de fontes 80plus Gold, conversor DC-DC, controlador ressonante, 100% dos capacitadores da Chemi-con, níveis de ripple e tensão estáveis... Ou seja, o único deslize é a falta do varistor, mas dá pra engolir.

Ou seja, as duas séries que eu tenho certeza que são boas são as Solid Power e Golden Steel Power. O grande contra delas é o preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem quatro séries da Sentey a venda na Balão:

Extreme Rock Power/ERP - Fontes fabricadas pela Super Flower sem PFC ativo. Possuem um projeto defasado, devem ser evitadas, assim como suas versões modulares.

Solid Power/SDP - Fontes com PFC ativo e com selo 80plus da Super Flower. Esta linha é mais confiável, só peca pelo capacitador CapXon no primário, mas o projeto compensa o erro.

Hard Blue Power/HBP - Eu me arriscaria a dizer que são semelhantes as Solid Power mas possuem cabeamento modular e uma qualidade um pouco superior. Me parecem ser Super Flower Crystal Twilight, mas não sei bem qual é a qualidade sem testes.

Golden Steel Power/GSP - Essa daqui é a nata da Sentey. É também fabricada pela Super Flower (ou seja, todas) e conta com eficiência digna de fontes 80plus Gold, conversor DC-DC, controlador ressonante, 100% dos capacitadores da Chemi-con, níveis de ripple e tensão estáveis... Ou seja, o único deslize é a falta do varistor, mas dá pra engolir.

Ou seja, as duas séries que eu tenho certeza que são boas são as Solid Power e Golden Steel Power. O grande contra delas é o preço.

então ela fica abaixo da antec e da seasonic?

os preços são bem estranhos mesmo pois na loja física estavam por R$89,00 , agora fontes genéricas da C3tech que tem por lá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende de cada modelo. Se for comparar os modelos mais conhecidos, como os ERP e SDP, sim, as fontes Seasonic S12II (NeoECO, HCG, XFX Core 450 e 550) levam vantagem por usar um projeto melhor e com componentes mais refinados.

Já série GSP é baseada na série Golden Green da Super Flower, que também é usada nas NZXT Hale 90 e nas Rosewill Capstone, ou seja, são ótimas fontes. As suas concorrentes, as Seasonic X Series (Série AX da Corsair, exceto AX1200) e Antec HCP possuem valores de regulação de tensão (um pouco pior nas Seasonic X) e de ripple muito bons, além de outras características semelhantes. Ganham em 1-2% de eficiência em relação as fontes Golden Green, porém possuem uma grande desvantagem que é o preço, já que você pode encontrar fontes baseadas na série Golden Green por preços bem inferiores no mercado exterior, como as Rosewill Capstone. Possuem um fan mais silencioso que as Seasonic X e Antec HCP também. A série GSP deveria custar muito menos que o oferecido por aqui.

A respeito das C3Tech vendidas por lá, são bem ruinzinhas, pecam muito pelo excesso de spikes (picos de ruído na oscilação elétrica) e a regulação de tensão é frágil. Eu não conheço o projeto original delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu progamer , minha duvida é quanto a fontes genéricas para computadores genéricos hehehe.

Porque estou montando alguns pcs e pediram para economizar no extremo e uma fonte de R$89 por uma de R$140 já dá uma economia terrível pois o vilão da estória são os HDs.

Estou montando pcs somente para web e gravar dvds, então não pensei em algo muito sofisticado mas que ao menos tenha qualidade como a demanda de um celeron ou sempron é sempre baixa achei que dessem conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pequena atualização. Adicionei a NZXT HALE 90 550 na seção de fontes raras, mas eu posso fazer uma atualização mais pesada muito em breve, pois estou procurando mais fontes interessantes que não existem no nosso mercado.

dai acho que está caçando mosca branca, seria interessante as que estão no mercado e classificar as possíveis bombas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mosca branca me soou como um trocadilho... Mas isso que você falou me interessa e muito, estou pensando em fazer isso numa atualização mais pesada em breve. Além disso preciso divulgar sim as fontes que sumiram do mercado, pois elas fazem muita falta.

eu acho que daí vale atenção para estas fontes sumidas apenas as com pfc, já as que sairam do mercado são projetos muito antigos que são fáceis de diagnosticar.

Falo isso para ter mais ênfase nas fontes que realmente valem a atenção, muitas de vários fabricantes não existem mais, acho que se você se prolongar até as fontes AT seria exagero hehehe.

Mesmo assim o esforço vale a pena só tome cuidado para não acontecer o que aconteceu com este camarada aqui na china:

http://www.criminalcafe.com/showthread.php?6993-Jogador-morre-ap%F3s-23-horas-na-frente-do-PC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que daí vale atenção para estas fontes sumidas apenas as com pfc, já as que sairam do mercado são projetos muito antigos que são fáceis de diagnosticar.

Falo isso para ter mais ênfase nas fontes que realmente valem a atenção, muitas de vários fabricantes não existem mais, acho que se você se prolongar até as fontes AT seria exagero hehehe.

Calma, eu sei diferenciar uma fonte moderna que está no mercado que uma fonte antiquada. Quase todas as fontes que estão na seção de fontes raras são vendidas lá fora ainda. Até modelos de lançamento muito recente.

Mesmo assim o esforço vale a pena só tome cuidado para não acontecer o que aconteceu com este camarada aqui na china:

http://www.criminalcafe.com/showthread.php?6993-Jogador-morre-ap%F3s-23-horas-na-frente-do-PC

Saio do PC a cada 30 minutos para me mexer, rapaz. Não dá pra ficar com o traseiro sentado o tempo todo, ele dói. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma, eu sei diferenciar uma fonte moderna que está no mercado que uma fonte antiquada. Quase todas as fontes que estão na seção de fontes raras são vendidas lá fora ainda. Até modelos de lançamento muito recente.

Saio do PC a cada 30 minutos para me mexer, rapaz. Não dá pra ficar com o traseiro sentado o tempo todo, ele dói. :D

mas você viu a situação do rapaz mas nem morto ele largou o pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei o meu tópico com várias alterações na avaliação de algumas fontes. Depois da pesquisa que eu fiz com a série S12II, comparei com outras plataformas e pude refinar minha visão. Logo umas fontes subiram de nota e outras baixaram em cada atributo. Também linkei meu tópico sobre as S12II no cabeçalho do tópico.

E também adicionei a Kingwin AP-550, outra fonte da Super Flower, baseada ou na série Golden Green ou na série Golden King, além de alguns comentários de fontes semelhantes, como as NZXT Hale 90 e Rosewill Capstone. Pretendo fazer uma resenha sobre elas em breve.

(Não to morto! :D)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não encontrei a fonte OCZ ModXStream 600W, fonte de cabeamento modular parcial, oferecida com frequência na Mega Mamute. Tenho uma desse modelo e tem se comportado muito bem. Não é uma fonte especial, mas é uma boa opção dessa faixa com certificação 80 Plus padrão e PFC ativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não encontrei a fonte OCZ ModXStream 600W, fonte de cabeamento modular parcial, oferecida com frequência na Mega Mamute. Tenho uma desse modelo e tem se comportado muito bem. Não é uma fonte especial, mas é uma boa opção dessa faixa com certificação 80 Plus padrão e PFC ativo.

Que bom que tem comportado-se bem. Isso é um bom sinal, mas não é o suficiente para dizer se é a melhor recomendação. Atualmente as Seasonic S12II são as melhores opções na faixa das ModXStream.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que tem comportado-se bem. Isso é um bom sinal, mas não é o suficiente para dizer se é a melhor recomendação. Atualmente as Seasonic S12II são as melhores opções na faixa das ModXStream.

Entendo que, avaliando características de cada fonte, haja uma melhor a ser recomendada, mas gostaria de saber se esse é critério para que ela não entre na lista de fontes dessa faixa de potência. Lá está a de 500W, ela serve de modelo para todas as ModXStream?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo que, avaliando características de cada fonte, haja uma melhor a ser recomendada, mas gostaria de saber se esse é critério para que ela não entre na lista de fontes dessa faixa de potência. Lá está a de 500W, ela serve de modelo para todas as ModXStream?

Eu simplesmente não coloquei esta versão por opção minha no começo da confecção do tópico, e acabei esquecendo. Mas ela tem as mesmas características da fonte do meu tópico mas com um limite maior nas linhas de +12V.

Eu não faço dela minha recomendação levando em conta o fato das Seasonic utilizarem um único barramento, eficiência maior, estabilidade superior e componentes melhores, garantindo uma durabilidade maior, mas sua fonte não é ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!