Ir ao conteúdo

R1100, Radeon R* 2*0. "Sea Islands", tópico oficial de discussão

telminão

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
Sem sacanagem: QUANTOS GAMES usam esta engine? Se o Mantle saísse com instruções para Unreal3, CryEngine2, Havok2, seria exatamente este raciocínio. Mss otimizar a API para uma engine de uma só softhouse? sei lá...

Por enquanto estão previstos esses jogos com suporte a FrostBite 3 (todos a serem lançados):

BF4

Need For Speed Rivals

Comand & Conquer

Plants vs Zombies

Dragon Age: Inquistion

Star Wars: Battlefront

Mass Effect (ainda sem nome)

Ou seja, jogos da EA por enquanto. Pelo menos teremos uns quantos jogos de sucesso nessa lista, pode ser que desperte o interesse de outras empresas grandes, e essa deve ser a aposta da AMD.

Link da fonte para jogos com FrostBite 3

Postado
Sem sacanagem: QUANTOS GAMES usam esta engine? Se o Mantle saísse com instruções para Unreal3, CryEngine2, Havok2, seria exatamente este raciocínio. Mss otimizar a API para uma engine de uma só softhouse? sei lá...
Ou seja, jogos da EA por enquanto. Pelo menos teremos uns quantos jogos de sucesso nessa lista, pode ser que desperte o interesse de outras empresas grandes, e essa deve ser a aposta da AMD.

Repito que a ideia é conseguir suporte dos principais engines. Acho que você está colocando o carro na frente dos bois, Claudio.

E o pessoal da DICE está participando do desenvolvimento, é óbvio que vão ser os primeiros a dar suporte.

É uma questão de mercado, se o Mantle for bom e os Frostbite ganhar uma vantagem competitiva sobre os outros engines a EA pode licensiá-lo e tirar mercado de Unreal, Havok... ou simplesmente usá-lo como diferencial em seus jogos, vendendo mais em detrimento dos jogos que usam outros engines. Consequentemente os outros desenvolvedores vão ter que correr atrás.

Já começaram comentários, inclusive: http://gearnuke.com/principal-technical-director-activision-says-well-support-amds-mantle/

• Membro VIP
Postado

Battlefield 4 vai ser jogo pra vender 10-15 milhões de unidades, com uma propaganda enorme em cima de gráficos e engine. É uma tremenda jogada de marketing, ainda mais se chegar dezembro e as Ilhas estiverem fazendo bonito em BF4. E bonito quer dizer melhor que NVIDIA faz em DX. Feito isso, não dúvido nada que estúdios como Ubisoft e Epic Games - parceiros da NVIDIA - vistam o Mantle.

• Membro VIP
Postado
elas precisam travar o sistema pra você não conseguir fazer um hack muito doido e conseguir instalar um Linux e rodar o libreoffice ou transformar a máquina em uma STEAMBOX

Desbloqueio de Xbox na Uruguaiana manda um OI.

Se é baseado em Windows é destravável. O Mantle pode ser uma inovação por matar a fonte dos hacks mais comuns em games. E atrapalhar intensamente a pirataria... bom ponto este...

Acho que você está colocando o carro na frente dos bois, Claudio.

Acho não. Num mercado maduro como este testar uma novidade grande como esta sem ter pelo menos o "joinha" das grandes softhouses. A AMD precisava da 'curtida' da Activision, Valve, Ubisoft... e pelo menos um OK da M$...

E o pessoal da DICE está participando do desenvolvimento, é óbvio que vão ser os primeiros a dar suporte.

Óbvio é um termo muito forte. A EA/Dice vendeu horrores em games usando a API DX. Mexer em time que está ganhando não é assim, "óbvio". Mas é a expectativa criada pela AMD, né.

E Mozts, com certeza estes apoios virão, mas só se o Mantle for realmente uma grande inovação... Estranho é a AMD não ter angariado apoio previamente - isto não seria complexo e faz parte das rotinas de mercado...

• Membro VIP
Postado

E Mozts, com certeza estes apoios virão, mas só se o Mantle for realmente uma grande inovação... Estranho é a AMD não ter angariado apoio previamente - isto não seria complexo e faz parte das rotinas de mercado...

Acho que único pessoal que sabia disso mesmo eram os empregados da DICE... Todo mundo foi pego pelas bolas. Mas acho que raciocínio da AMD - ou falta dele - foi o seguinte: Mantle ta pra sair em Dezembro com patch pro BF4, vamos colocar o carro-chefe na frente primeiro, depois procuramos os parceiros. Square Enix, por exemplo, tem uma boa relação com AMD, últimos lançamentos sempre com selo Gaming Evolved, meu chute é que eles vão usar o que AMD mandar:D. Thief, por exemplo, já vai poder usar TrueAudio e tiveram até uma pequena participação na conferencia GPU14(onde foram anunciadas as novas ilhas).

Postado

Saiu um review mais completo na web(e já foi apagado): bate SLi da minha GTX 670 quase toda hora.

Tabela completa de resultados:

R9-290X-Master-Chart.png

http://videocardz.com/47106/amd-radeon-r9-290x-review-charts-leak

R9-290X-PurePC-2.png

R9-290X-PurePC.png

AMD-Radeon-R9-290X-Performance-Chart-6.png

AMD-Radeon-R9-290X-Performance-Chart-5.png

AMD-Radeon-R9-290X-Performance-Chart-26.png

Seu framebuffer monstruoso faz ela igualar 3-way SLI em eyefinity ou acima :o

alguns resultados mais rápidos pra quem não quer gráficos poluindo a tela:

Metro Last Light Very High 1080p:

R9 290X: 60FPS

GTX 780: 62FPS (+3.3%)

GTX Titan: 68FPS (+13.3%)

Metro Last Light Very High 5760X1080

R9 290X: 29FPS

GTX 780: 27FPS (-6.9%)

GTX Titan: 31FPS (+6.9%)

Crysis 3 1080p Very High 4XAA

R9 290X: 45FPS

GTX 780: 46FPS (+2.2%)

GTX Titan: 48FPS (+4.3%)

Crysis 3 5760X1080 Very High 4XAA

R9 290X: 20.5FPS

GTX 780: 16.5FPS (-19.5%)

GTX Titan: 17.4FPS (-15.2%)

Battlefield 3 1080P Ultra 4XAA DOF 90

R9 290X: 108FPS

GTX 780: 95FPS (-12%)

GTX Titan: 103FPS (-4.7%)

Battlefield 3 5760X1080 Ultra 4XAA DOF90

R9 290X: 46FPS

GTX 780: 38FPS (-17.4%)

GTX Titan: 41FPS (-10.9%)

Postado

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=2Vz7XWUBwBQ]AMD vs NVIDIA: R9 290X vs GTX 780 Benchmarks & GTX 780 Ti! - YouTube[/ame]

se isso for verdade é meio decepcionante

Postado

Com o Mantle, eu fico me perguntando: qual será a diferença inicial de quem jogar usando o Mantle e o DX? Terá melhora no desempenho ou na performance? Terá melhor média de fps ou gráficos melhores? Se for média de fps, será bom pra quem não tem VGA tão parruda jogar os próximos jogos sem precisar tanto de um upgrade. Mas, se o Mantle emplacar, permitirá jogos com gráficos lindos, muito mais do que seriam usando o DX.

http://vr-zone.com/articles/john-carmack-mantle-became-interesting-dual-console-wins/61108.html

John Carmack diz que o Mantle ficou interessante devido ao fato da AMD ter conseguido equipar dois grandes consoles com seus produtos.

Bem, então isso poderá ir de encontro com que o Gun'ss postou sobre não acreditar que o Mantle vá parar nos consoles. Como o Mantle foi feito pra ser aproveitado pras placas com GCN e compatibilidade com as que somente são DX 11, não vejo motivos pra ele não ir pros consoles. A não ser que o atual processo close to metal já seja mais eficiente que o Mantle. E, se for possível aprimorar o processo, juntando o close to metal com o Mantle, ai dá pra fazer CG jogável com uma Geforce 5200!! kkkkkkkkkk

• Membro VIP
Postado

tá faltando é um bench decente com esse mantle pra vermos qualé da parada...

ai dá pra fazer CG jogável com uma Geforce 5200!!

Cara, eu sempre achei que em algum momento o Software sobrepujaria o Hardware...? mas palma, palma... não priemos cânico!

Postado

Cara, eu sempre achei que em algum momento o Software sobrepujaria o Hardware...? mas palma, palma... não priemos cânico!

Apenas fui irônico e hiperbólico, pra expressar o quão bom seria o aproveitamento máximo do hardware pra se renderizar os gráficos. Mas, esperemos mesmo pra ver se o Mantle será tudo isso.

Postado

Eu não consigo ver como a AMD conseguiria convencer Sony e MS a adotar o Mantle. Principalmente e MS.

Mas eu fiquei em dúvida, utilizando OpenGL com wrapper da Nvidia da pra ter um resultado semelhante ao do Mantle?

Postado

Não, a Nvidia nunca foi fã de drivers Open-source, mas seus drivers proprietários sempre deram bom suporte ao OpenGL e Linux.

Falando em drivers e etc,

http://techreport.com/news/25545/amd-heterogeneous-queuing-aims-to-make-cpu-gpu-more-equal-partners

AMD está indo com tudo usando o hQ, um sistema que faz com que a CPU e GPU gerem trabalhos para si e uma para outra, ao invés do velho meio onde a CPU gera para as duas.

Postado

Legal mesmo essa solução aí..deve ser a tal coisa que já apareceu no Win 8.1 dando vantagens para a AMD... muito bom!

Realmente estou gostando bastante do trabalho que a AMD está mostrando, eficiência é a palavra!

Postado
http://vr-zone.com/articles/john-carmack-mantle-became-interesting-dual-console-wins/61108.html

John Carmack diz que o Mantle ficou interessante devido ao fato da AMD ter conseguido equipar dois grandes consoles com seus produtos.

EU PREVEJO O FUTURO!

kkkkkkkk!!! eu disse! eu disse! kkkk!!!!

Oxi, sinceramente não vi novidade alguma no que Carmack disse.

É exatamente o fato da AMD ter ganho todos os consoles que faz com que o Mantle seja viável.

Não' date=' a Nvidia nunca foi fã de drivers Open-source, mas seus drivers proprietários sempre deram bom suporte ao OpenGL e Linux.

Falando em drivers e etc,

[url']http://techreport.com/news/25545/amd-heterogeneous-queuing-aims-to-make-cpu-gpu-more-equal-partners

AMD está indo com tudo usando o hQ, um sistema que faz com que a CPU e GPU gerem trabalhos para si e uma para outra, ao invés do velho meio onde a CPU gera para as duas.

A questão é saber como ele se comparar com o Dynamic Parallelism do GK110 que me pareceu ser o mais interessante daquele chip. Parece ir além...

Me pergunto qual a margem de lucro da AMD. Os consoles custam "pouco" em dólar põe que tem em suas entranhas não?

"HOJE" fica em torno de 15% de margem de lucro' date=' devendo aumentar com o ramp up, segundo os dados do ultimo trimestre.

Um ponto que precisa ser levado em conta é que a M$ e a Sony pagaram adiantado pelo R&D, então RR e Kumar falam reiteradamente a vantagem de que essa margem de lucro vai praticamente toda para o lucro líquido. Fica a questão de como fica isso a longo prazo e sem que o resto do mercado esteja tão complexo (queda de PCs, etc, etc).

Óbvio é um termo muito forte. A EA/Dice vendeu horrores em games usando a API DX. Mexer em time que está ganhando não é assim, "óbvio". Mas é a expectativa criada pela AMD, né.

Mas a palavra é "óbvio" mesmo. Não estou falando que é óbvio que a EA/Dice iria usar o Mantle, mas que levando-se em conta que a DICE está participando do desenvolvimento do Mantle (o que é fato notório, o cara tava lá durante o anúncio) é óbvio que ela seria a primeira a fazer uso dele.

Isso existe no resto da indústria, Qualcomm e outros fazem questão de fazer parte do desenvolvimento das próximas microarquiteturas ARM para ter uma vantagem quando forem produzir chips baseados nessas microarquiteturas.

Se isso não acontecesse, seria algo bem estranho e talvez merecesse ser investigado (como um competidor conseguiu vantagem mesmo sem estar nessa posição, ou que problemas a primeira empresa teve, se foram de engenharia ou de gerencia, etc, etc)

Postado

Mas sirroman analisando o hUMA + hQ eu no meu achismo de quem não entende bulhufas de programação avançada acho que oferece um bom par de ferramentas que sáo implementadas a nível de SO, ou seja, altamente abrangente.

E quanto ao wrapper da Nvidia dar acesso ao hardware tanto quanto o Mantle, você tem algo? Fiquei surpreso ao ler isso.

Ps: então o desenvolvimento dos consoles realmente foi uma MAMÁTA!

Postado
E quanto ao wrapper da Nvidia dar acesso ao hardware tanto quanto o Mantle' date=' você tem algo? Fiquei surpreso ao ler isso.[/quote']

Que wrapper a que você se refere? Eu desconheço. :mellow:

• Membro VIP

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!