Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre o Folding@Home


Evandro

Posts recomendados

De cliente console eu não entendo...Mas será que não tem nenhuma atualização pra ele?

Pra dizer a verdade o cliente V7 que substitui ele, mas como o cliente GPU3 ainda roda e baixa aparentemente as mesmas WU's prefiro ficar com ele, sem contar que prefiro a versão console mesmo, agora olhando as versões estou com a última versão disponível do cliente GPU3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pois então, aqui estou usando o cliente GPU3, aquele que é console, estou no Windows 7 x64. Com o driver da versão anterior esse problema não ocorria.

Cara... te digo por experiencia apenas.... eu dificilmente corro para atualizar um driver. Quando sai atualização eu espero uns meses ainda.

Principalmente quanto ao V7. no v6 eu só uso linux, então, não tem diferença

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... te digo por experiencia apenas.... eu dificilmente corro para atualizar um driver. Quando sai atualização eu espero uns meses ainda.

Principalmente quanto ao V7. no v6 eu só uso linux, então, não tem diferença

Pois é isso que eu estou pensando em fazer, voltar pra versão anterior dos drivers, ou tentar reinstalar tudo pra ver no que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Eai camaradas beleza? voltei ao tópico de dúvidas mais uma vez, bem, minha dúvida é mais sobre o ppd/consumo elétrico, o meu phenom II x4 965 está com clock em stock(3.4ghz) e com undervolt(1,25..V), pois bem, seria melhor um overclock(ele chega a 3.9Ghz só no multiplicador e com Vcore stock), só que não poderia deixá-lo ligado muito tempo (umas 10/12 horas por dia) ou deixar como está agora com o undervolting e clock stock só que ligado 24/7)? só mais uma questão, o que influência o ppd? nas WU's pequenas e médias o ppd fica alto (20/21k) mas nas grandes fica em menos de 10k...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

cara... simula para um mesmo projeto no calculador. WUS pequenas despacham logo, as grandes tem de despachar em máquians boas

eu pensava em pegar as A3, somente elas, mas do jeito que estou com pequenas e grandes no V7 e com 10k pontos por dia, estou no V7, mas só em linux

Vou entregar mais uma hoje, setar o V7 para parar..... e vou por o V6 só pra ver. mas tenho de reinstalar meu linux antes.

Mas....só foldo no linux em V7. vou testar um kernel stock (acho que vou me arrepender)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Apolo, vai continuar gastanto um tanto bão de energia, lembre-se que o computador não tem só o processador ligado, se você deixar 24/7, mesmo com undervolt, sua conta de energia vai subir.

Sobre o PPD, depende do sistema, mas o principal é o clock do processador. Seu Phenom a 3.9 faz mais pontos que ele a 3.4, se ficarem ligados a mesma quantidade de tempo, mas se o com undervolt ficar ligado por mais tempo, ele vai pontuar mais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Apolo, vai continuar gastanto um tanto bão de energia, lembre-se que o computador não tem só o processador ligado, se você deixar 24/7, mesmo com undervolt, sua conta de energia vai subir.

Sobre o PPD, depende do sistema, mas o principal é o clock do processador. Seu Phenom a 3.9 faz mais pontos que ele a 3.4, se ficarem ligados a mesma quantidade de tempo, mas se o com undervolt ficar ligado por mais tempo, ele vai pontuar mais..

A conta de luz eu já me contentei com o aumento, estou ajudando a pagar agora:(...eu até tirei a HD 6850 e coloquei a HD 3470(minha placa-mãe não tem entrada de vídeo) para reduzir um pouco o consumo geral do sistema, estou usando o undervolting mais por causa da temperatura e ruído mesmo, nos últimos dias o calor estava tenso por aqui, e o verão já está chegando, por mim está aprovado, a temperatura caiu uns 9ºC em fulload, mas devo voltar para o overclock mesmo, tentei um over de leve para testar, só que não ficou estável e travou.

e temos ainda quem ajuda um pouco é a memória e a comunicação dela. deixar, no meu pc, o nb frequency em 2600 chega a dar meio a um minuto de diferença o tpf.

pena que minha mobo não gosta de 2800, mas o pouco que consegui, gostei:jump::ahh:

Alterar o valor do NB frequency pode gerar instabilidade? eu até agora só alterei os valores do multiplicador e do Vcore, o resto eu deixo em auto mesmo...

Já que estamos na seção de dúvidas, eu uso o meu outro pc meio que dedicado ao folding(sei que é fraco e tal, mas o seu consumo deve ser 1/3 do que o phenom consome), estava pensando em colocar uma placa de vídeo low-end (GT430) para ajudar no folding, pois o consumo dela é baixo(+ ou - 50w) será que vale a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A conta de luz eu já me contentei com o aumento, estou ajudando a pagar agora:(...eu até tirei a HD 6850 e coloquei a HD 3470(minha placa-mãe não tem entrada de vídeo) para reduzir um pouco o consumo geral do sistema, estou usando o undervolting mais por causa da temperatura e ruído mesmo, nos últimos dias o calor estava tenso por aqui, e o verão já está chegando, por mim está aprovado, a temperatura caiu uns 9ºC em fulload, mas devo voltar para o overclock mesmo, tentei um over de leve para testar, só que não ficou estável e travou.

Alterar o valor do NB frequency pode gerar instabilidade? eu até agora só alterei os valores do multiplicador e do Vcore, o resto eu deixo em auto mesmo...

Já que estamos na seção de dúvidas, eu uso o meu outro pc meio que dedicado ao folding(sei que é fraco e tal, mas o seu consumo deve ser 1/3 do que o phenom consome), estava pensando em colocar uma placa de vídeo low-end (GT430) para ajudar no folding, pois o consumo dela é baixo(+ ou - 50w) será que vale a pena?

sim nb frequency gera instabilidade também. meu pc fica bem loquinho com nb acima de 3000hz

quanto a render. O que tenho visto é que qualquer placa de vídeo que não ATI rende muito no folding.....

então, tentar. veja em outros fóruns. se não me falha é boa.... mas não faz milagre claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NB acima de 2600 vai variar de config para config, lembrando que todo processador AM2+ AM3 com exceção dos FX (não tenho plena certeza se foi corrigido isto) para de fornecer a temperatura do core acima desse valor, o termistor fica 0°, VGA fraca rende mas uma 8500 por exemplo vai ficar inutilizável o PC, tentei aqui usar com o Phenom X4 uma 8500 e não rolou não, as da séria 200 400 500 ai é outra história, quem tem boa experiencia nisso é o Eriba :), até que ponto é válido este rendimento/consumo/inutilidade do PC ai vai depender de cada config/usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
sim nb frequency gera instabilidade também. meu pc fica bem loquinho com nb acima de 3000hz

quanto a render. O que tenho visto é que qualquer placa de vídeo que não ATI rende muito no folding.....

então, tentar. veja em outros fóruns. se não me falha é boa.... mas não faz milagre claro.

Entendo, subi aqui para 2400hz e a temperatura do processador subiu junto, de 45ºC para 56ºC...mas deixei em auto por enquanto, a temperatura ambiente por aqui anda meio esquisita, ora faz calor ora frio...e o antec 620 está meio que me desapontando em relação ao A70, pelo menos é mais silencioso que o corsair.

Estou propenso a pegar essa gt 430, ano que vem eu devo trocar de mobo, dai ela serve para usar como placa dedicada para calculo físico, sim vi que ela faz uns 3/4K ppd...bom não é muito mas para o que ela consome de energia está bom...e ainda não estou podendo bancar uma da série gtx(pois sairia mais caro que o preço que gastei montando esse pc...)

VGA fraca rende mas uma 8500 por exemplo vai ficar inutilizável o PC, tentei aqui usar com o Phenom X4 uma 8500 e não rolou não, as da séria 200 400 500 ai é outra história, quem tem boa experiencia nisso é o Eriba :), até que ponto é válido este rendimento/consumo/inutilidade do PC ai vai depender de cada config/usuário.

Eu entendi sim dawson, seria mais para ajudar no rendimento, esse pc que cogitei colocar uma vga fica ligado direto, uso somente para trabalhos da faculdade, digitar textos e internet e ano que vem usaria essa vga como placa dedicada para cálculo físico, caso eu troque de mobo ou mude para a intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
NB acima de 2600 vai variar de config para config, lembrando que todo processador AM2+ AM3 com exceção dos FX (não tenho plena certeza se foi corrigido isto) para de fornecer a temperatura do core acima desse valor, o termistor fica 0°, VGA fraca rende mas uma 8500 por exemplo vai ficar inutilizável o PC, tentei aqui usar com o Phenom X4 uma 8500 e não rolou não, as da séria 200 400 500 ai é outra história, quem tem boa experiencia nisso é o Eriba :), até que ponto é válido este rendimento/consumo/inutilidade do PC ai vai depender de cada config/usuário.

Meu AM3 não para.... fica fornecendo as temps, problema é que fica instavel

na verdade, a mobo "em si" se perde, mas até onde funciona, nota-se diferença, mas no folding trava tudo, daí depois que travou não dá mais boot..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
NB acima de 2600 vai variar de config para config, lembrando que todo processador AM2+ AM3 com exceção dos FX (não tenho plena certeza se foi corrigido isto) para de fornecer a temperatura do core acima desse valor, o termistor fica 0°, VGA fraca rende mas uma 8500 por exemplo vai ficar inutilizável o PC, tentei aqui usar com o Phenom X4 uma 8500 e não rolou não, as da séria 200 400 500 ai é outra história, quem tem boa experiencia nisso é o Eriba :), até que ponto é válido este rendimento/consumo/inutilidade do PC ai vai depender de cada config/usuário.

Pro meu X6, nunca reparei nessa situação, já que não monitoro a temperatura dos cores, utilizo a temperatura do processador apenas, pois dos cores já vem bugado de fábrica. A temperatura do processador continua normal, pelo menos até 2800MHz na cpu/nb que já utilizei no dia-a-dia. Quanto mais alto esse valor da cpu/nb, de forma estável, melhor, ele aumenta bastante a banda com as memórias e também do cache L3.

Entendo, subi aqui para 2400hz e a temperatura do processador subiu junto, de 45ºC para 56ºC...mas deixei em auto por enquanto, a temperatura ambiente por aqui anda meio esquisita, ora faz calor ora frio...e o antec 620 está meio que me desapontando em relação ao A70, pelo menos é mais silencioso que o corsair.

Cara, não é pra subir isso tudo não. Confira as voltagens aí, pois como o folding extressa bastante o processador, ele vai esquentar muito mais se a tensão do processador e/ou do cpu/nb estiver alta. Mantenha essas voltagens no mínimo necessário, nunca deixe em auto. Até porque, quanto menor a temperatura, maior a vida útil do componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diegão até certo ponto melhora, mas isso varia de config para config, não adianta colocar 4K porque o processador não se beneficia muito disso haja visto que olimite de velocidade de aproveitamento da velocidade das memos nos AMD é de 1600Mhz, colocar memória mai rápida que isso não da ganho nenhum em AMD. O lance que eu falei do core é só o termistor o termometro do core do processador passa a informar um valor de 0° na minha Biostar é só subir o clock do CPU que o HT acompanha mas não passa de 2800, acredito que é por causa disso qu eu não consegui colocar o meu phenom 910 em 4Ghz, ele vai a 3.8 com instabilidade estabiliza com travadas esporádicas em 3.6 e fica muito estável em 3.5, 3.4 é perfeito para ele e não rola nenhum tipo de problema ai o HT fica em 2600 e o termistor funciona perfeito. Mas note que isso varia de mobo para mobo, na minha MSI tem tanta opção que eu nem mexi com over nela, acho que vou trocar de mobo aqui, passar a usar a MSI e vender a Biostar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Diegão até certo ponto melhora, mas isso varia de config para config, não adianta colocar 4K porque o processador não se beneficia muito disso haja visto que olimite de velocidade de aproveitamento da velocidade das memos nos AMD é de 1600Mhz, colocar memória mai rápida que isso não da ganho nenhum em AMD. O lance que eu falei do core é só o termistor o termometro do core do processador passa a informar um valor de 0° na minha Biostar é só subir o clock do CPU que o HT acompanha mas não passa de 2800, acredito que é por causa disso qu eu não consegui colocar o meu phenom 910 em 4Ghz, ele vai a 3.8 com instabilidade estabiliza com travadas esporádicas em 3.6 e fica muito estável em 3.5, 3.4 é perfeito para ele e não rola nenhum tipo de problema ai o HT fica em 2600 e o termistor funciona perfeito. Mas note que isso varia de mobo para mobo, na minha MSI tem tanta opção que eu nem mexi com over nela, acho que vou trocar de mobo aqui, passar a usar a MSI e vender a Biostar.

Ah, mas qualquer melhora é bem vinda né. :D E quanto maior o clock da cpu/nb e a memória acompanhando com clock maior e/ou latência menor maior o rendimento da máquina. Porém não sei se isso influencia no foldig. Visto que influenciaria em maior grau se ele fizesse uso mais intenso da memória e/ou L3 (creio eu), mas não sei se é o caso. Aqui tem um comparativo com diferentes clocks de cpu/nb, latências e clocks de memória:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/overclocks/247233-amd-phenom-e-fx-guia-do.html

Quanto ao HT acompanhar o valor do cpu/nb, realmente dificulta o over, não sei se em todos os casos, mas aqui pra mim atrapalha, pois o cpu/nb do meu X6 sobe mais que o HT. Lí por aí que o HT ajuda apenas no caso de vídeo on-board, mas não lembro onde lí e não sei se faz diferença no folding.

Enfim, afinemos nossos overs e deixemos as máquinas debulhando no folding. :lol: Se bem que estou em rítimo bem mais moderado do que eu gostaria, mas o negócio é não ficar parado de tudo e colaborar né. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara, não é pra subir isso tudo não. Confira as voltagens aí, pois como o folding extressa bastante o processador, ele vai esquentar muito mais se a tensão do processador e/ou do cpu/nb estiver alta. Mantenha essas voltagens no mínimo necessário, nunca deixe em auto. Até porque, quanto menor a temperatura, maior a vida útil do componente.

Mas Diegao67, eu subi o NB com o undervolting, não sei se estaria relacionado com isso, o Vcore está setado na bios para 1,250..V com clock @ 3.4Ghz, mas na bios tem opção para aumentar/diminuir a tensão do CPU/NB(está em auto, e no monitoramento da bios a tensão está se não me engano em 1,15v ou 1,25v(não me lembro e não vou reiniciar o pc para ver agora pois está terminando uma WU no momento, mas já edito aqui...), só que eu sou leigão em overclock, tanto que eu só comecei a mexer a pouco tempo.

O mínimo no caso como você está dizendo seria quanto? eu sei que o cpu roda de boa a 1,25V, mas o NB eu não sei.

edit:

cara, você postou 1 min antes...mas o HT aqui está em auto também, mas lembro que pelo CPU-Z ele fica em 2000mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se for colocar uma vga economica para ficar o dia todo, vale a pena uma GT440 com memória GDDR5. Suas sucessoras (GT 540 e 630) também devem compensar.

Na época que eu foldava, rendia entre 4.5K a 9K / dia com um consumo de 54 W máximo. Para comparar um Atlhon II X4 rende dentro desse comparativo e consome mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas Diegao67, eu subi o NB com o undervolting, não sei se estaria relacionado com isso, o Vcore está setado na bios para 1,250..V com clock @ 3.4Ghz, mas na bios tem opção para aumentar/diminuir a tensão do CPU/NB(está em auto, e no monitoramento da bios a tensão está se não me engano em 1,15v ou 1,25v(não me lembro e não vou reiniciar o pc para ver agora pois está terminando uma WU no momento, mas já edito aqui...), só que eu sou leigão em overclock, tanto que eu só comecei a mexer a pouco tempo.

O mínimo no caso como você está dizendo seria quanto? eu sei que o cpu roda de boa a 1,25V, mas o NB eu não sei.

edit:

cara, você postou 1 min antes...mas o HT aqui está em auto também, mas lembro que pelo CPU-Z ele fica em 2000mhz.

No meu caso, o cpu/nb estabilizou a 2.760MHz com 1,2325v (ou algo muito próximo disso, pois não lembro o valor exato agora), porém, esse número varia de processador pra processador. A tensão padrão dele, se não me engano, é em torno de 1,17v. Como disse anteriormente, não sei o quanto o clock cpu/nb influencia no caso do folding. Lembrando que não adianta nada apertar o cpu/nb se não apertar junto a memória do pc.

Deixando o HT em auto, o bios seta automaticamente pro valor mais próximo de 2000MHz possível. Pode deixar dessa forma ou suba pouco, já que ele não interfere no desempenho se você não utilizar o vídeo on-board.

Não sou nenhum entendedor de overclock. Só lí um pouco a respeito e apliquei na minha máquina. No setor de overclock tem uma galera muito mais entendida que eu. Qualquer coisa, abre um tópico lá que a galera com certeza te ajuda. Poste o link pro tópico aqui também se decidir fazer, assim a galera do folding pode dar uns pitácos também. Além disso, recomendo que leia esse tópico aqui.

Sorte aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HT não influencia em nada para folding, mas na performance geral da máquina vai contar, deixei a 570 foldando um cadin e minha pontuação dobrou rssssssss. Se for esse índice ai que o Eriba postou vale muito a pena foldar com estas VGAs 9K é o que a GTX 460 faz não acredito que uma 440 faça tanto, vou dormir e deixar a 460 trabalhando aqui para ver, um abraço. Hum coloquei a GTX aqui agora WU8018 5757 pontos 6:27m TPF 10:34m ETA PPD 1251 (parece que bugou só fica subindo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!