Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo deixar o módulo isolador estabilizado e como proteger pc sem ele?


retrogamer

Posts recomendados

Nesse fórum falam q estabilizadores causam problemas no pc, uso um módulo isolador microsol mas caso for recomendado q eu precise deixar de usá-lo, q tipo de equipamento é o mais seguro q melhor protege e estabiliza meu pc, monitor e caixas de som e q protege em caso de quedas de energia, raios, surtos etc? afinal, o q pode queimar um pc e seus componentes, monitor e caixas de som? existe algum equipamento barato mas q proteja contra isso tudo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Nesse fórum falam q estabilizadores causam problemas no pc, uso um módulo isolador microsol mas caso for recomendado q eu precise deixar de usá-lo, q tipo de equipamento é o mais seguro q melhor protege e estabiliza meu pc, monitor e caixas de som e q protege em caso de quedas de energia, raios, surtos etc? afinal, o q pode queimar um pc e seus componentes, monitor e caixas de som? existe algum equipamento barato mas q proteja contra isso tudo?

Do ponto de vista estabilidade de tensão, sempre a melhor solução para um PC é adotar uma boa fonte. Fontes modernas, com PFC ativo, toleram e bem operam mesmo que a tensão de entrada ai na sua casa oscile de 90 a 265 VAC, faixa de tensão extremamente larga, enorme, que traria problemas para a maioria dos seus equipamentos elétricos, menos para seu PC..

Módulos isoladores protegem o operador da sensação de choque, nada mais do que isso. Se é a você que queres proteger podes si usar um deles e recomendo que uses aquele que não tem estabilizador internamente. Vou te mostrar qual é:

http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=MIO300BI

Note que esse dai é só isolador e não tem estabilizador incorporado.. Ele tolera somente 300 Watts e sem saber de sua config, da fonte que usas, posso até supor ser pouco mas não dá para ter certeza..

Existem outras marcas, como por exemplo essa dai: http://www.toroid.com.br/produtos/isobox/

Mais se usa os mesmos para proteção dos usuários dos equipamentos do que para proteção desses próprios equipamentos...

Nenhum desses dois que te mostrei tem estabilizador incorporado.

Estabilizador se fosses usar em sua casa, usaria ele para o refrigerador, para o equipamento de ar condicionado, equipamentos esses bastante sensíveis a variação da tensão da rede elétrica,mas jamais em um PC..

Mesmo que seu PC seja equipado com aquelas fontes sem PFC ativo, aquelas que tem chave seletora de tensão, saiba que elas toleram muito bem oscilações da tensão elétrica normalmente presente nas redes de distribuição...

Talvez você queira se referir a proteger seus equipamentos, PC, monitor, modem, router, impressora, de surtos de tensão, derivados dos raios ou de desligamentos de cargas na rede elétrica.

Para tal o dispositivo adequado se chama Fltro de linha (o nome correto seria proteção contra surtos ou no inglês, surge supressors, mas que no Brasil acabou ficando com o nome Filtro de Linha)

Há que se notar que nem todo o filtro de linha tem internamente, componentes para supressão de surtos de tensão e ai a confusão fica estabelecida. Cheguei a fazer um tópico aonde, com a colaboração de inúmeros colegas de fórum, se pode ver internamente, bem como é comentado, o interior de mais de 20 Filtros de linha que por ai no mercado se encontram. O tópico é esse dai: Você já viu seu filtro de linha por dentro?? Não?? Entre e veja!!

Fosse você me livraria do módulo isolador, se ele for do tipo com estabilizador, chamados de MIE (Módulo Isolador Estabilizado) pois o estabilizador só apressa o fim de vida de sua fonte, ele em nada ajuda e só atrapalha na verdade. E, pior, tem sua função de estabilizar, totalmente desnecessária, a não ser que o queiras colocar no refrigerador...

Para faltas de energia, ai não tem solução outra que não a de colocar um no-break, não para proteção do PC, para que não percas seus trabalhos/jogos ao faltar energia..

A falta de energia em si não estraga PC... Entretanto a falta de energia pode estar acompanhada da geração de surtos de tensão, e esses sim prejudiciais.. Mas já vimos que proteção contra surtos se faz com o filtro de linha..

No-breaks desses comuns tem o desagradável acompanhamento de estabilizador internamente. Para que não tenha estabilizador ai tem de ser no-break de dupla conversão, on-line, geralmente mais caros que seu PC..

Para no-break on-line, dupla conversão, nenhuma contra indicação a não ser seu custo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu é MIE G3 mas afina qual as proteções q o módulo isolador tem para meu pc e os equipamentos ligados nele? o filtro de linha faz tudo em termos de proteção que o isolador faz e quais as proteções do filtro q não tem no isolador?

Esse Microsol protege contra surtos de tensão, já que tem um varistor de diâmetro aceitável. O problema é que ele protege prejudicando. Outra proteção ele dá para o usuário e não para o computador, já que tem um transformador isolador que isola a rede galvanicamente e impede a ocorrência de choques. O filtro de linha com proteção contra surtos faz a mesma proteção sem prejudicar. E pode proteger mais, já que os melhores protetores contra surtos têm um maior número de varistores e também fusível térmicos, além de componentes de filtragem mais completos. Resumindo suas primeiras dúvidas, para estabilizar use uma boa fonte com PFC ativo e tensão universal; e para proteger use uma boa proteção contra surtos. Para proteção contra choques o indicado é aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Microsol protege contra surtos de tensão, já que tem um varistor de diâmetro aceitável. O problema é que ele protege prejudicando. Outra proteção ele dá para o usuário e não para o computador, já que tem um transformador isolador que isola a rede galvanicamente e impede a ocorrência de choques. O filtro de linha com proteção contra surtos faz a mesma proteção sem prejudicar. E pode proteger mais, já que os melhores protetores contra surtos têm um maior número de varistores e também fusível térmicos, além de componentes de filtragem mais completos. Resumindo suas primeiras dúvidas, para estabilizar use uma boa fonte com PFC ativo e tensão universal; e para proteger use uma boa proteção contra surtos. Para proteção contra choques o indicado é aterramento.

Para estabilizar vou comprar um pc escolhendo a fonte e se for das citadas aqui no forum me desfaço do isolador, para choques vou te q colocar aterramento embora ache muito chato ter q colocar toda vez q eu mudar de casa, para proteção contra surtos gostaria q me indicassem as melhores marcas e vários modelos não muito caros mas com proteção máxima para eu não ter qualquer problema com pc, monitor e caixas de som em surtos ou raios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Para estabilizar vou comprar um pc escolhendo a fonte e se for das citadas aqui no forum me desfaço do isolador, para choques vou te q colocar aterramento embora ache muito chato ter q colocar toda vez q eu mudar de casa, para proteção contra surtos gostaria q me indicassem as melhores marcas e vários modelos não muito caros mas com proteção máxima para eu não ter qualquer problema com pc, monitor e caixas de som em surtos ou raios.

Que tal dar uma boa lida ai, amigo: Recomendação de filtros de linha? Dúvidas aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tem vários comentários e algumas indicações sem certeza se são de qualidade, quais marcas e modelos você me recomenda e q tenham proteção melhor q o módulo isolador estabilizado? mas não muito caro e fácil de achar

Veja se esse te atende: http://forum.clubedohardware.com.br/aterramento-filtro-linha/1008131

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem mais modelos ou estes são os melhores e mais faceis de achar mesmo? eles protegem pc, monitores led, caixas de som e etc de tudo e são melhores q módulos isoladores estabilizados mie g3? percebi q há diferenças de preços o da clone é mais barato e os outros são caros posso escolher o da clone mesmo ele tem o mesmo q os outros?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tem mais modelos ou estes são os melhores e mais faceis de achar mesmo? eles protegem pc, monitores led, caixas de som e etc de tudo e são melhores q módulos isoladores estabilizados mie g3? percebi q há diferenças de preços o da clone é mais barato e os outros são caros posso escolher o da clone mesmo ele tem o mesmo q os outros?

Citaria mais um para completar a lista dos melhores fabricados por aqui.

É o da SMS Clean Energy, esse daqui:

http://www.digistore.com.br/protetor-sms-protector-clean-energy.html

http://www.americanas.com.br/produto/7475575/adaptador-p/-tomada-bivolt-clean-energy-padrão-antigo-sms

Essa indústria, de proteções, ainda não acordou aqui no Brasil muito por causa ainda dos incautos que compram módulos isoladores estabilizados e estabilizadores em geral pensando estar fazendo bem para seus equipamebtos..

Por isso ainda tem só meia dúzia ou menos de modelos, caros ainda.

Nos EUA, por exemplo, numa só loja dá para se ver ai mais de 300 diferentes modelos e marcas desse tipo de proteção para os equipamentos: http://www.newegg.com/Product/ProductList.aspx?Submit=ENE&N=100007930&QksAutoSuggestion=&ShowDeactivatedMark=False&Configurator=&IsNodeId=1&Subcategory=535&description=&hisInDesc=&Ntk=&CFG=&SpeTabStoreType=&AdvancedSearch=1&srchInDesc=

E muito dificilmente por lá vai se encontrar um desses módulos isoladores estabilizados nem sequer estabilizadores na profusão que temos por aqui..

Você nem sabe a pena que eu tenho deles, dos americanos que lá vivem, sem ter a disposição esses equipamentos, o módulo isolador e os estabilizadores, que nós temos, que prometem proteger os equipamentos..

Que dó me dá deles!!! É de ficar com o coração espumando!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei dos preços do Clone F8 1087 e do Protetor SMS Protector Clean Energy, mas mesmo eles sendo baratos eles protegem meu pc de qualquer problema da rede elétrica, protege de qualquer tipo de surtos e até raios? só tem esses dois de qualidade com esses preços menores q 50 reais ou há mais opções de qualidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Gostei dos preços do Clone F8 1087 e do Protetor SMS Protector Clean Energy, mas mesmo eles sendo baratos eles protegem meu pc de qualquer problema da rede elétrica, protege de qualquer tipo de surtos e até raios? só tem esses dois de qualidade com esses preços menores q 50 reais ou há mais opções de qualidade?

Para proteger contra descargas atmosféricas, na verdade indução de energia a partir delas, também será necessário que tenhas mais duas importantes componentes:

- Um bom aterramento;

- Fé e crédito com Santa Bárbara, que segundo a lenda é a Santa protetora contra os raios.

Não adianta no-break, isolador, estabilizador nem filtro de linha, para derivados de raios se não tiveres aterramento.. O raio, ou a energia derivada do mesmo tem de ser conduzida para o terra, o planeta Terra..

Se for um raio direto, ai na sua rede então, sabe lá o que segura...Note que um raio viaja lá da nuvem, por quilômetros em um caminho isolante nem existente, ele vai fazendo.. Não seria um dispositivo de R$ 50 ou 100 Dilmas a segurar a domar esse bicho.. Caia na realidade..

Existe modo sim de você bem se proteger contra resquícios desses elementos da natureza, induzidos na fiação quer da rede elétrica, de telefonia ou de TV a cabo e essa maneira passa por um bom protetor contra surtos + aterramento... Fora disso o resto é balela pura..

Usar protetor contra surtos torna sua rede completamente segura e imune a problemas com energia derivada dos raios??? Não, definitivamente não, mas é infinitas vezes melhor que não ter proteção nenhuma. Dá para entender???

"Mas onde moro não tem aterramento e é difícil de fazer..."

Ai então tens uma certa vulnerabilidade.. Não dá para comprar aterramento em saquinhos, como alguns equipamentos até prometem, isso não existe..

A vantagem disso é que o raio não sabe disso e não existe nenhuma boa razão dele procurar exatamente a sua casa e não os outros 99,999999999999% do território desse mundo..

Veja que a probabilidade joga de seu lado.. Pelo sim, pelo não, tendo ou não proteções adicionais, não faz nenhum mal retirar o plug da tomada, desconectar o fio do telefone do modem ADSL ou da TV a cabo, quando o dia do nada vira noite, e parece que o céu vai vir abaixo... É chato, é um saco, mas não trás nenhum problema fazer isso, muito pelo contrário..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Veja você mesmo a embalagem:

Clone01087Blister.jpg

Você está exigindo demais da Clone.. Ter um código e ainda ter esse código impresso no produto, ou na caixa... Demais para a Clone... Demais..

Os dois Clones que podem causar confusão, um é ruim demais e o outro é bom, é o 01086 e o 01087

O 01086 não presta

Veja ai a diferença:

Clone01086xClone01087diferenasexternas.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora já tenha sido dito quase tudo, acrescento o seguinte:

-Módulo estabilizador é eficiente apenas no que tange separar a tensão utilizada pelo seu pc da energia aterrada que compõe a réde elétrica e assim mesmo que encoste uma fase no gabinete voce não levará choques, nada substitue o aterramento em termos de segurança física e até ao equipamento, agora em dia de mal tempo, trovoadas, raios, o melhor é desligar o pc e desplugar da parede, alias só deixar a geladeira plugada e ligada, o restante se puder desplugar melhor, em caso de queda de raio na rede dependendo da intensidade nem precisa estar em funcionamento, basta estar plugado;

aproveitando o ensejo, sobre raios e tvs, não basta desligar da rede, tem que desconectar a antena também, está é alvo de raios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então quando eu for comprar como eu vou saber se é o 01087? o que devo pedir na hora de comprar para pegar o certo?

Você vai acabar fazendo a coisa certa tenho certeza.. Tens pelo menos todos os macetes abertos ai para ti.

Tome um comprimido de "sevirol" agora e "vire-se"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o q tem fisicamente e na embalagem do 01087 q difere dos outro modelos da clone? não tem outros modelos iguais as fotos do 01087 confundindo-o?

Olhe atentamente:

Clone01086xClone01087diferenasexternas.jpg

O 1087 tem três pequenos leds embaixo da chave liga/desliga.

O 1086 não tem.

No 1087 o escrito fica de lado.

No 1086 o escrito está na orientação mais comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhe atentamente:

Clone01086xClone01087diferenasexternas.jpg

O 1087 tem três pequenos leds embaixo da chave liga/desliga.

O 1086 não tem.

No 1087 o escrito fica de lado.

No 1086 o escrito está na orientação mais comum.

Não tem nenhum outro modelo da Clone igual ao 1087 q possa causar confusão? com 3 leds só existe esse 1087 mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas o q tem fisicamente e na embalagem do 01087 q difere dos outro modelos da clone? não tem outros modelos iguais as fotos do 01087 confundindo-o?

Ô dificuldade ein sô!!!

As embalagens dessas coisas ai são transparentes e deixa transparacer seus painéis, mesmo na embalagem

Olhe de novo a embalagem de um e a embalagem de outro.

Filtro de linha vagabundo, nem fusível tem, o de código 01086 da Clone.. Veja ai num blister de papelão duro:

FiltrodelinhaCloneF801086Caixa.jpg

O filtro bom da Clone o 01087, num blister de plástico transparente duro..

Clone01087Blister.jpg

Para ir treinando as diferenças entre figuras, vá olhando essa dai, as diferenças entre as figuras que nela estão que, como entre os citados filtros nem são tão grandes assim...

Vai, vai exercitando...

Vacamesa.jpg

A cor se assemelha;

O formato até perece assemelhado;

Ambas com 4 pernas;

Mas cada uma tem sua identidade própria.. Não confunda..

:D:D:D

Vai amigo.. Ajuda ai ó meu, já dizia o Datena...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!