Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Inmetro e o teste de fontes no “Fantástico”


Posts recomendados

Gente, entendam que não há nada de salvação aqui... Isso pode até ser ruim pois aumenta a centralização a marcas e a metodologia de testes que eles usaram é simples demais, aprovam fontes que fiquem dentro da especificação mesmo que o ripple bata 48mV em 5V...

Além disso, tem a questão da burocracia, e só de pensar nisso estou vendo a besteira que vão fazer com o mercado brasileiro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu vi a reportagem, e aconteceu o que acontece com os usuários leigos: analisaram marcas, e não modelos. nós sabemos que determinada marca pode ter 20 modelos de fontes diferentes, e cada fonte vir de um fornecedor distinto, mas acho que isso não será levado em conta, e serão condenadas as marcas...

Pior que muitos consumidores na hora de trocar de fonte só analizam mesmo a questão preço, como leigos não entendem a diferença entre as marcas e modelos.No teste percebe-se, que mesmo fontes mais caras sofrem com problema de qualidade e que dira das mais baratas.Se o consumidor poder pensar um pouquinho mais na hora da troca já valeu o teste.Isso vai criar mais incertezas na cabeça do usuário que no meio dessa enxurrada de fontes leve mais em conta a opinião do técnico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ví esta matéria, espero q providencias sejam tomadas e fontes pelo menos decentes dessas marcas reprovadas sejam colocadas a venda, não sei porque os fabricantes fabricam fontes dessa qualidade será q o investimento q eles devam fazer para ter boas fontes é grande e por isso vendem esses projetos? ainda bem q comprei uma Antec HCG 520

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas curiosidades:

Campeã do mais baixo fator de potência: Megadata 0,42 (seguida depois pela Leadership)

Campeã da pior regulação de tensão: Seventeam, com a linha +3.3V caindo para 1,82V.

Campeã do pior índice de ripple: Seventeam, com absurdos 496 mV na linha +12V (Leadership em segundo lugar)

Mais mentirosa na potência: Megadata

O cinismo na resposta de alguns dos fabricantes ou importadores e representantes:

Leadership:

“Vimos por meio desta agradecer a oportunidade que nos foi oferecida. Temos como diferencial ser

uma empresa dinâmica, referência em vanguarda tecnológica, e ser o maior distribuidor de

acessórios de informática do país. Em referência aos ensaios realizados afirmamos que nossas Fontes

de Alimentação seguem padrões internacionais de acordo com todas as normas especificadas, mas em

respeito ao consumidor e ao Inmetro iremos reavaliar nossos produtos, e, se necessário, realizar as

modificações indispensáveis.”

Mas quê, será não tiveram tempo de reavaliar isso desde os primeiros testes do Clube do Hardware?

Megadata:

“Vimos por meio desta agradecer a oportunidade que nos foi oferecida. Temos como diferencial ser

uma empresa dinâmica, referência em vanguarda tecnológica, e ser o maior distribuidor de

acessórios de informática do país. Em referência aos ensaios realizados afirmamos que nossas Fontes

de Alimentação seguem padrões internacionais de acordo com todas as normas especificadas, mas em

respeito ao consumidor e ao Inmetro iremos reavaliar nossos produtos, e, se necessário, realizar as

modificações indispensáveis.”

Sei.

Seventeam:

“Recebemos seus laudos dos ensaios realizados com a fonte Seventeam modelo ST-470P-KG e

informo que estamos chocados com os resultados obtidos.

A Seventeam atua na área de fontes de alimentação para computadores pessoais há mais de 25 anos e

toda fonte fabricada sofre rigorosos testes antes de ser comercializada. Caso o modelo não atinja as

especificações, a mesma não é aprovada e não é comercializada.

Em relação ao teste de eficiência da ST-470P-KG, verificamos no laudo que a eficiência requerida é

de 80%, porém, o modelo ST-470P-KG não é um modelo no qual foi projetado para ter uma eficiência

de 80%, pois é necessário ter o certificado da Ecos Plug Load Solutions (www.80plus.org) para que

assim seja destacado o certificado 80 PLUS na caixa e na própria fonte. A eficiência declarada pela

Seventeam para a ST-470P-KG é de 65%.

Portanto, caso os ensaios de eficiência resultem em resultem em valores acima de 65%, assumidos

que não há inconsistências no projeto da ST-470P-KG em relação a eficiência. Para este teste, temos

outros produtos projetados para terem os 80% de eficiência que seriam os modelos ST-550PWL

550W, ST-750Z-AF 750W e ST-850Z-AF 850W no qual são os nossos principais produtos no

mercado.

Pedimos então uma reavaliação do modelo ST-470P-KG, sendo que de acordo com os resultados

obtidos, pode ter sido um caso isolado.”

Querem reavaliação da bomba Seventeam 500BAZ testada no CdH também? Retiraram ela de circulação por acaso? ou continuaram a trazer novas bombas? Resposta cínica e mentirosa, isso é que é.

Extream:

Simplesmente discorda dos testes.:o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem que tenho uma OCZ 400. Aguenta tudo isso na assinatura e com sobra = )

Ainda bem não. A OCZ colocou muitos modelos de 400W no mercado. Se a sua for o modelo 400SXS2, não é uma boa fonte, embora seja uma fonte mediana e aceitável. O INMETRO a aprovou porque está dentro da especificação. Aprovação correta, justa. Porém isso não significa que seja uma fonte digna de recomendação e se você consultar as milhares de recomendações que já fiz nos mais diversos fóruns, verá que nunca a indiquei para ninguém, o que também foi justo. Os testes do INMETRO confirmam o que eu sempre disse: Ripple alto, quase no limite do permitido. Outro fator negativo é que a fonte nem mesmo tem um conector EPS12V, sendo incompatível com diversas configurações modernas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

eu e um colega aqui do LACTEC realizamos todos esses testes para o INMETRO.

Utilizamos padrões da indústria para realizar todos os testes que foram feitos com equipamentos utilizados em fábricas de fonte além de equipamentos de precisão aferidos.

Todas as informações necessárias, marcas, modelos e os padrões utilizados (IEC, ATX, 80plus) estão nesse documento:

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/download/0,,6624-1,00.pdf

Leiam bem o doc e caso tiver alguma dúvida, fiquem à vontade para perguntar.

abraços

ps. Existem 2 tópicos relacionados ao mesmo assunto aqui no CdH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fontes de nada menos que oito marcas pararam de funcionar antes de atingir a potência máxima declarada: C3 Tech, Clone, Cooler Master, Extream, Leadership, Seventeam, e Wisecase e a fonte da Mega Data não chegou nem na metade da potência anunciada na caixa.

Atenção para as marcas reprovadas nesse quesito: C3 Tech, Clone, Leadership, Mega Data e Seventeam.

O Inmetro também avaliou a eficiência das fontes. Ou seja, o quanto de energia que elas extraem da rede elétrica para fazer o computador funcionar, com o mínimo de desperdício.

Nesse quesito, além das oito marcas já reprovadas no teste de potencia, a fonte Thermaltake também ficou aquém do mínimo recomendado.

OBS: Fiquei besta a Seventeam está no meio dessas fontes Bombas!!

P>S: Vejam a pag. 13.

Link:

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/download/0,,6624-1,00.pdf

fontes.jpg

OBS: Outra coisa fiquei surpreso em ver que entre os testes a que se saiu melhor foi a Thermaltake , visto que foi considerada produto BOMBA em testes feito pelo CH. (VEJA LINK ABAIXO:)

Link:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1979

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera passou no Fantástico um teste do Inmetro com varias fontes que vendem no Brasil, todas foram reprovadas pelo menos em alguma coisa.

Será que agora esse tipo de produto encontrará mais resistência pra entrar no Brasil e os distribuidores começaram a importar boas fontes?,

Edit: tem lá Thermaltake, Seventeam, Wisecase, C3Tech, Leadership, Clone, CoolerMaster, Enermax, MegaData... vi a materia quase no final, se alguem achar o video dela, mandem aqui.

Vai aqui um PDF com as marcas e modelos testados, alem de todos os detalhes dos testes.

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/download/0,,6624-1,00.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pena o Fantastico não saber a diferença entre MARCA e MODELO.

Ao dizer "atenção para as marcas reprovadas", ela ja induz o consumidor a recusar todos os produtos daquela marca. Infelizmente o mercado de fontes de alimentação é um dos piores para colocar este método em pratica. Cada marca possui fontes de fabricantes diferentes.

Existem boas fontes da Corsair, assim como fontes meia boca, nem por isso a marca Corsair é ruim.

E o pessoal da Lactec tem que rever seus conceitos de testes. Até os testes do Gabriel (que não são perfeitos) são melhores. Não é difícil fazer isso. Até aqui no fórum tem um pessoal que entende muuuuuito de fontes. Imagine pelo mundo a fora.

Se precisarem de ajuda e sugestões para a metodologia, perguntem. Não há vergonha nisso. Tenho certeza que alguns dos membros teriam prazer em ajudar (estou jogando a responsa no colo dos outros, kkkkk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OBS: Outra coisa fiquei surpreso em ver que entre os testes a que se saiu melhor foi a Thermaltake , visto que foi considerada produto BOMBA em testes feito pelo CH. (VEJA LINK ABAIXO:)

Link:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1979

O modelo testado (W0146RU) não corresponde a este. Seria este aqui: http://www.thermaltakeusa.com/product.aspx?s=1172&id=1534

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já passou mais do que da hora de ter crucificado essa Clone e tal da Leadership! pelo menos o pessoal cai na real e vê que só pelo fato da fonte ligar o pc não é o suficiente para aprovar como fonte recomendada ou por que ficou tanto tempo com a fonte e ela ainda não morreu ( queimou ou estorou).

Mas,deveriam especificar na meteria do Fantástico "quais" as Thermaltake e Seventeam que deram pau nos testes. Depois vai ter bobinho dizendo que uma Smart Series da Thermatake é uma ***** semelhante a Clone ou Leadership.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já passou mais do que da hora de ter crucificado essa Clone e tal da Leadership! pelo menos o pessoal cai na real e vê que só pelo fato da fonte ligar o pc não é o suficiente para aprovar como fonte recomendada ou por que ficou tanto tempo com a fonte e ela ainda não morreu ( queimou ou estorou).

Mas,deveriam especificar na meteria do Fantástico "quais" as Thermaltake e Seventeam que deram pau nos testes. Depois vai ter bobinho dizendo que uma Smart Series da Thermatake é uma ***** semelhante a Clone ou Leadership.....

ah e tem pessoas ainda que compram a leadershop gamer por 89,90R$ porque ela FALA 500WATTS REAIS.

eu nem falo nada, cliente quer levar leva. Mas so la para 2020 q um fonte de 500watts reais de otima procedencia vai valer esse preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, foi algo que eu não imagina ver um dia. Mas acho que mesmo com toda a ajuda, os testes feitos ainda tem a evoluir. Se realmente o Inmetro passar a regulamentar o mercado de fontes, os testes precisam ser mais rigidos. Segundo o que eu vi destes testes, algumas fontes ainda poderiam ser aprovadas (onde não deveriam).

Mas ja é uma grande evolução, as piores bombas do mercado ja poderiam sair de circulação. Só resta torcer para que as fontes boas não sumam do mercado ou não acabem ficando mais caras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas,deveriam especificar na meteria do Fantástico "quais" as Thermaltake e Seventeam que deram pau nos testes. Depois vai ter bobinho dizendo que uma Smart Series da Thermatake é uma ***** semelhante a Clone ou Leadership.....

Mas as fontes da série Smart da Thermaltake nem são boas mesmo. O ruim mesmo é pensar que as XT terminadas com 5 são ruins...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, foi algo que eu não imagina ver um dia. Mas acho que mesmo com toda a ajuda, os testes feitos ainda tem a evoluir. Se realmente o Inmetro passar a regulamentar o mercado de fontes, os testes precisam ser mais rigidos. Segundo o que eu vi destes testes, algumas fontes ainda poderiam ser aprovadas (onde não deveriam).

Mas ja é uma grande evolução, as piores bombas do mercado ja poderiam sair de circulação. Só resta torcer para que as fontes boas não sumam do mercado ou não acabem ficando mais caras.

Concordo com o que disse e a fonte da Seventean é um exemplo de fonte que não foi aprovada (e não deveria). Um teste com os modelos V-FORCE Z-AF teria (provavelmente) um resultado positivo.

OCZ e Corsair, como sempre, são empresas de confiança e ta provado o respeito que tem pelo consumidor.

Vamos esperar que os comerciantes não aproveitem disso para subirem o preço das fontes boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que os critérios do Inmetro precisam ser melhor refinados. Por exemplo, a fonte da Tt foi dada como "reprovada" só porque não tem eficiência acima de 80%.

O erro do teste do inmetro, assim, peca por botar no mesmo balaio uma boa fonte com eficiência de 78% e outras "bombas" com potência fantasiosa, ruído altíssimo, péssima regulação, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava conversando aqui com alguns colegas e acho que seja muito importante o Inmetro fazer uma coisa simples mas que já obriga a marca de fontes trazer fontes melhores para o mercado brasileiro, e seria aceitar apenas as fontes com correção de fator de potência acima de 90% acima dos 10% de carga. O mercado europeu já pratica isso lá fora. E sim, isso afetaria os demais produtos eletrônicos e eletrodomésticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só achei errado eles falarem de marcas em geral, e não nos modelos. Deveriam dizer os modelos, pois existem fontes da CoolerMaster e da Thermaltake que creio que passariam nos testes sem problemas. Mas bom mesmo é que esclareceram a importância da fonte de alimentação, tão esquecida e renegada pelos mais leigos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado, será mesmo que o Inmetro tem capacidade para testar todas as fontes em circulação por aí??? E se a gente ainda colocar os lanaçamentos na conta????

Tenho medo que isso acabe gerando um monte de burocracia e escassez de fontes. É por isso até que eu já tinha dito há algum tempo que a entrada doo Inmetro não significaria necessariamente uma melhora da situação. Vide estabilizadores.

Edit: já existe um tópico em andamento sobre o assunto, criado antes deste aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/materia-fantastico-teste/1043958

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!