Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Tópico Oficial] Novo Dell Inspiron 14R


kleeanlins

Posts recomendados

E alguém poderia me ajudar com o meu problema? :S

Cara acho muito estranho isso.

Eu uso o note na minha TV com hdmi direto... e eu formatei ele.

Reinstalei todos drivers também... assim que plugo o cabo na TV, mudo o Source da TV para HDMI, e em seguida aperto o atalho do teclado para mudar o source da saida de video também.

Funciona normalmente sem quaisquer configurações adicionais,

Tenta olhar os drivers... ver se tem opções sinceramente agora não me lembro nem estou com notebook.

Simplesmente pelo que você relatou, muito bem explicado por sinal, acredito que seja um problema bem estúpido... pois a TV reconhece normal e os drivers estão devidamente instalados,

Não tem mistério, das duas uma: (Sei que é difícil, mas só irá resolver testando...[isole o problema]): é por eliminação nessa ordem..

1- Teste a TV com outro dispositivo na mesma porta.

2- Teste em outra TV ( Vai na casa de um amigo e pah)

3- Reinstale os drivers (Intel + Nvidia), fazendo a limpeza geral, com driver fusion, tenta instalar a versão mais atualizada pelo site da Intel e da Nvidia, ambas tem mais atualizadas que o da Dell (Isso será só um teste...)

4- Formate, reinstale com outra mídia, só para prevenir de ser macumba.

Olhando o problema em si, eu poderia dar a solução talvez rapidamente, mas remotamente, sem maiores contatos com o aparelho é difícil, só posso te sugerir isso ,que com certeza dará o resultado, só dará trabalho.

Talvez os drivers não estejam todos instalados.

Tenta reinstalar e usar default, sem mexer em nada, isso as vezes facilita bastante, eu aqui faço várias modificações mas tem que tomar cuidado, tem que saber onde pisa, o que se usa e o que não se usa na máquina, pois depois você passa por uma situação dessas e nem sabe o que está acontecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E alguém poderia me ajudar com o meu problema? :S

Como o Nefist0 disse, é muito estranho o seu problema. Aqui eu fico conectado direto no HDMI e nunca tive esse tipo de problema. Tenta fazer as etapas que ele passou, creio que alguma delas vai ser o seu problema, pelo menos eu acho!! :D

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o engraçado que com o cabo dvi funciona tudo redondo, só com o HDMI que não projeta a imagem. Irei seguir as dicas recomendadas para ver o que dá e posto resultados.

Aliás, pessoal, vocês não acham que esse notebook carrega um tanto quanto devagar? Já tive outros notes, e eu chego até a estranhar a demora que é para efetuar uma carga completa... Não sentiram isso também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém ja testou o driver 306,02 beta da placa de vídeo?

Aliás, pessoal, vocês não acham que esse notebook carrega um tanto quanto devagar? Já tive outros notes, e eu chego até a estranhar a demora que é para efetuar uma carga completa... Não sentiram isso também?

Achei normal... quanto tempo o seu leva pra dar carga completa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não testei, mais tarde vou testar esse novo

Carga para mim é normal em vista da bateria não ser grandes coisas..

Comigo com uso de leve ela dura 2 horas no maximo...

Mas a bateria para mim só serve de nobreak... eu uso mesmo ele na luz, esse note tem o famoso bug que falei no inicio do tópico por causa da maldita bios que desarma a placa de video quando você despluga da energia e mesmo plugando novamente só arma se reiniciar..

E o pior, nunca será corrigido rsrs.

@Edit:

Instalei o novo driver 306.02, aparentemente tudo tranquilo por enquanto.. testei nos jogos que eu já tinha instalado, não notei problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retomando a minha pergunta,

Eu tirei um print do clock, utilização e temperatura da gt630m.

Percebo que mesmo com a utilização média em um jogo leve, ele sobe o clock para 797MHz.

Eu não quero que isso aconteça, teria alguma forma de desabilitar esse boost(ficar com clock max de 662MHz)?

Esse seria o bug que foi citado no início do tópico? Como resolvo isso?

Não queria que ele esquentasse até os 90graus em aplicações simples.

Estou com o driver 306.02.

post-960629-13884963817194_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retomando a minha pergunta,

Eu tirei um print do clock, utilização e temperatura da gt630m.

Percebo que mesmo com a utilização média em um jogo leve, ele sobe o clock para 797MHz.

Eu não quero que isso aconteça, teria alguma forma de desabilitar esse boost(ficar com clock max de 662MHz)?

Esse seria o bug que foi citado no início do tópico? Como resolvo isso?

Não queria que ele esquentasse até os 90graus em aplicações simples.

Estou com o driver 306.02.

Não, o bug é justamente se você tirar o cabo dele, ele vai travar o clock em 662 mhz... que é o que você quer.

E na verdade, o gerenciamento de temperatura é feito pelo sistema... se ele chegar em tal temperatura o clock vai abaxar para o 662... esquece isso... ta se preocupando a toa.. e provavelmente para estar chegando em 90 graus, com certeza você deveria rever seus conceitos do que são aplicações simples...

Simples pra você seria renderizar um filme 3D Full HD?

Não importa se o clock está em 3 mil ou 3, o que importa é a porcentagem de utilização do GPU.

E te dando outro conselho... esse nv inspector particularmente é muito bonito, mas é um lixo em termos de funcionabilidade, ainda tem muito bug.

Usa o GPU-Z que monitora bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edit:

Instalei o novo driver 306.02, aparentemente tudo tranquilo por enquanto.. testei nos jogos que eu já tinha instalado, não notei problemas.

Esse novo driver é melhor do que o do site da Dell? (296.37)

porque o 301.42 eu não consegui instalar nem a pau, já foram lançados vários depois desse driver disponibilizado pelo site da Dell e eu gostaria de atualizar, mas só se for mais eficiente, claro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nefist0, com eu tenho percebido neste topico, você é o que mais "entende" sobre esse notebook, então queria saber, se é possivel você postar uma lista de jogos que você possa testar, e ver qual é a melhor configuração e a quantos fps o jogo roda, como no topico que fizeram do 15R Special Edition.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então galera, segui as dicas do Nefist0 e ainda o problema persiste, de uma forma um tanto quanto curiosa.

Peguei outra mídia, formatei, baixei novamente todos os drivers pelo site da dell (os drivers de vídeo intel e nvidia peguei em seus respectivos sites, estou usando a versão 306.02 da nvidia) e o problema persiste, só que de uma forma diferente...

Após conectar o HDMI no notebook, somente as opções "Duplicar imagem" e "Projetor Somente" estão funcionando, parcialmente.

A imagem gerada pelo notebook é jogada no televisor, só que está muito falhada, a qualidade não é nem perto do que deveria ser. Aparecem riscos vermelhos, enfim, não tá certo. E quanto ao som, também não está certo. Botei para rodar alguns filmes para testar, e o som não sai continuamente, tá meio zoado, sabe? As vezes fica mudo, as vezes sai tranquilo.

Efetuei o teste com outro cabo hdmi e em outra tv, esse mesmo problema persiste. Alguém pode ter ideia do que está acontecendo?? :S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então galera, segui as dicas do Nefist0 e ainda o problema persiste, de uma forma um tanto quanto curiosa.

Peguei outra mídia, formatei, baixei novamente todos os drivers pelo site da dell (os drivers de vídeo intel e nvidia peguei em seus respectivos sites, estou usando a versão 306.02 da nvidia) e o problema persiste, só que de uma forma diferente...

Após conectar o HDMI no notebook, somente as opções "Duplicar imagem" e "Projetor Somente" estão funcionando, parcialmente.

A imagem gerada pelo notebook é jogada no televisor, só que está muito falhada, a qualidade não é nem perto do que deveria ser. Aparecem riscos vermelhos, enfim, não tá certo. E quanto ao som, também não está certo. Botei para rodar alguns filmes para testar, e o som não sai continuamente, tá meio zoado, sabe? As vezes fica mudo, as vezes sai tranquilo.

Efetuei o teste com outro cabo hdmi e em outra tv, esse mesmo problema persiste. Alguém pode ter ideia do que está acontecendo?? :S

Eu tenho um Vostro 3460, teve algumas vezes que eu tive problema com o HDMI, colocava o cabo, ligava na TV, pedia pra projetar somente na TV e o note dizia que não havia nenhum projetor conectado, esse fato passou a ocorrer quando eu atualizei o driver da nVidia ( também é a gt 630m ) por outro mecanismo que não fosse pelos disponíveis no site da Dell.

Minha solução foi voltar aos drivers que a Dell disponibiliza para essa VGA, antes disso utilizei o Driver Sweeper para limpar os registros dos drivers instalado, acredito então que haja alguma incompatibilidade com drivers alternativos.

O que me deixa bastante chateado, pois a nVidia está sempre lançando melhoras nos drivers, como aumento de desempenho e correção de bugs, fato esse que a Dell não está muito preocupada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deu. Fiz o que o amigo acima recomendou, reinstalei com os drivers da Dell, enfim, fiz tudo que é possível! Estou decepcionado com isso, não faz o menor sentido!

Não sou leigo no assunto, quando eu o peguei de fábrica funcionava perfeitamente, cheguei a jogar FIFA12 e ver filmes direto do note na tv. Mas após formatar não deu mais certo. Como nefist0 recomendou, formatei de novo com outra mídia, baixei todos os drivers de novo, enfim, fiz tudo como manda o script e não deu certo de novo.

Botei o meu desktop ligado pelo HDMI da TV e a imagem fica full HD, perfeita, sendo q é o mesmo cabo q uso no aparelho da tv a cabo. O problema está claramente no notebook.

Por favor, alguém tem ideia do que pode estar acontecendo? Já testei em outra TV, outro cabo, tudo.

Fiz um breve vídeo (no celular, qualidade péssima) para mostrar como está a imagem quando jogada no televisor.

Não dá para perceber pelo vídeo, mas tem vários risquinhos vermelhos atravessando a tela. E o zuado, é que quando ponho o filme (que nem HD é, qualidade AVI) em fullscreen, o som pára de ser emitido. E como dá de notar, a imagem falha.

O que pode ser isso? Alguém poderia me ajudar? Tá ai o vídeo, 38s só pra mostrar como está a situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rian, estou começando a achar que a Dell fez alguma cagada na integração das VGAs Intel+nVidia e a porta HDMI foi influenciada nisso, pois ainda tem momentos que eu vou usar o cabo e quando coloco para passar imagem somente pelo projetor, acusa que não há nenhum conectado, sendo assim eu desligo o notebook, "desplugo" o cabo, desligo a TV, ligo o notebook, espero iniciar a área de trabalho, coloco o cabo, ligo a TV e misteriosamente o notebook automaticamente transfere a imagem para a TV.

Ao escrever esse texto fui testar o HDMI, olha o que deu:

ouo5rb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, estou começando a achar q é cagada da Dell mesmo.

Na tv led da minha sala eu tenho que pôr a frequencia do dispositivo em 23/24Hz. Agora eu acabei de testar em outra tv (LCD), a imagem fica horrível e só mostra a imagem se pôr a frequencia em 50Hz. Toda cheio de riscos rosas, azul, só dá de identificar q a imagem do note está sendo jogada do notebook mesmo pelo cantinho, porque o resto da tela fica tudo zuado e ilegível.

Amanhã entrarei em contato com o suporte da Dell, parece-me mais sério do que aparentava..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... esse teu problema é bem estranho... você tentou formatar como falei? Acho isso muito estranho.

De fato, o que os amigos disseram na página anterior não procede totalmente.

A cagada quem fez na verdade foi a intel e a nvidia de criar uma tecnologia chamado Optimus ( que a Dell simplesmente empregou como qualquer fabricante de hoje em dia), essa tecnologia é um lixo, e ainda precisa (E MUITO) ser melhorada.

Pois o que é pior é que essa "tecnologia" não passa de uma gambiarra nojenta, pois na verdade não é feito nenhum chaveamento entre as duas placas.

É tudo pelos malditos profiles de vídeo do driver... isso é uma *****!!!!!

Eu daria tudo para ter a opção de chavear entre os vídeos, o tempo todo ambos ficam ligados, não existe chaveamento.

Uma pena AMD estar tão isolada no ramo de portateis, ela está levando uma surra feia... não tem nenhuma solução que nem sequer chegue aos pés de um core i7.

Eu daria tudo para ter um AMD com uma Radeon, meu antigo AMD chaveava as VGAS que era uma beleza.... bateria durava altas horas... Pena AMD.

Posso te dizer, que eu instalei os drivers da intel porcamente, pelo gerenciador de dispositivos... e o da nvidia normalmente e o HDMI sempre funcionou devidamente.

Sem querer proteger a Dell, mas se alguém aqui encontrar outro fabricante que tenha atualizado os drivers, este alguém por favor poderia nos dar esse prazer?

Para quem não conhece, ou não está acostumado, drivers de notebooks funcionam dessa forma, sorte de vocês que a Dell já deu algum update desde o lançamento desde notebook.

Tem modelos por ai, que saem de fabrica e ficam até a morte com os mesmos de fábrica, se quiserem corram atrás é assim que funciona infelizmente igual como nos desktops só muda que é OEM, mas se derem uma lida na pagina 3 no link que enviei.... prestem atenção la explica o que difere um OEM pra um Stock, é só um INF que pode ser editado facilmente.

Isso tudo lendo um pouco se aprende, eu nem trabalho com isso e tenho só de ler alguma coisa aprendi isso.

Tenho uma TV de 32 Full HD da LG, mas seu caso acredito ser uma besteira... pense bem.. as vezes você pode não sr leigo, mas ta fazendo alguma besteira.

Se antes já funcionou e depois que você formatou ficou assim, tenha certeza disso cara, não relute.

Apenas encontre seu problema. Google é seu amigo tb, apesar do notebook ser novo, pode encontrar informações.. eu fucei bastante e já achei muito conteúdo sobre ele, disponibilizei até uma forma de instalar os drivers atuais nele nesse tópico.

Então, vá e lute.. corre atrás, não tente contato com suporte da Dell, eles são piores que tecnicos da positivo, vão mandar você reinstalar o driver... ou então restauração padrão de fabrica.....

Se quiser meu msn... me peça por PM posso tentar lhe ajudar.

E mesmo o cabo estando bom, tenta com outro, vai tentando cara uma hora você vai achar o problema... não tem trabalho mais chato que fazer essa droga, mas só você vai achar esse problema, infelizmente ninguém pode te ajudar, nem mesmo a Dell.

A princípio, se você fez uma imagem do sistema da dell, restaura ela.... veja no que da.

Não adianta ter preguiça de fazer isso, pois ficar com notebook de 3 mil reais sem HDMI é dose né?

Falou boa sorte.

@306.02 driver maniacos:

To jogando de boa aqui, nenhum problema (Fora o bug da GPU Já relatado por mim..., que vale lembrar ser da bios que a Dell nunca corrigirá)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nefist0, o lance que me intriga é que quando no meu notebook dá aquele "erro" de projetor não encontrado, basta eu desligar o notebook(tem que desligar, reiniciar não funciona), retirar o cabo, ligar o notebook e o HDMI volta a funcionar normalmente.

É como se quando eu utilizasse o HDMI e reiniciasse o NB, o sistema não reconhecesse que há um dispositivo de projeção/TV já ligado e que mesmo removendo o cabo e plugando novamente ele ainda assim não reconhecesse.

Deve ser má funcionamento dessa tecnologia como você falou, a Optimus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comentando sobre a temperatura, é comum em jogos mais pesados a temperatura chegar aos 90~95º?

Pelo everest a temperatura do processador ta acusando 90º~95º e a da GPU 70~73º enquanto jogo o GTA IV, mesmo usando uma base c/ cooler. Em jogos mais "médios" a temperatura do processador fica nos 80 e a GPU em torno de 65~70.

Mais alguem assim ou é só aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@c1c1v

Normal.. lembre-se que isso é um core i7... só toma cuidado pra não passar de 100, essas temperaturas por algumas horas é normal, o ruim é se você jogar 24H com ele nessas temperaturas...

Lembre-se de uma coisa, se você faz questão de jogar muitas horas, essas temperaturas não são sustentadas a longo prazo, mas caso você realmente goste, procure uma solução para isto, existem várias.

Na verdade teoricamente, esse turboboost está bem maduro agora, eu já percebi e andei lendo que conforme os niveis vão subindo de temperatura, o turbo trata de abaixar clocks, desativar núcleos para reduzir ou manter estavel, começa a monitorar e vai ver que isto é verdade.

@t4les

Então como falei, esse teu problema do HDMI, é semelhante ao bug que falei do clock da GPU, que só arma se desligar e ligar o note novamente ( caso você desplugue o cabo de energia e plugue novamente).

Eu não testo diariamente o HDMI, então pode ser que eu tenha esse bug ai e nem saiba..

É.... isso é igual o Turbo da Intel.... ta na versão 3, no inicio era uma droga... agora eu consigo usar normalmente.

Essa tecnologia Optimus tem e muito ao que melhorar... uma pena agente ter comprado os "cobaias" da série... mas no mais, tudo bem estou satisfeito.

Acredito que a versão posterior do Optimus vai ter gerenciamento pela bios / hardware, isso é imprescindivel... eles não podiam de forma alguma fazer o que fizeram, via software....

Estranho que aqui, quando eu plugo cabo na TV, assim que mudo no SOURCE para HDMI da TV, a imagem já está la rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok...

Segue os prints, aplica e talvez seja necessário desligar e ligar.

http://imageshack.us/photo/my-images/155/51066025.jpg => 1

http://imageshack.us/photo/my-images/84/24902125.jpg => 2

http://imageshack.us/photo/my-images/545/15135930.jpg => 3

Só testar se vai estar 800... lembre-se talvez desligar e ligar..

Obviamente só ativa o clock de 800 quando realmente estiver GPU em utilização.

Para quem já tiver instalado programas de terceiros, etc para tentar mudar os clocks.... pode não funcionar, testado com driver sem modificações estruturais e nem addons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!