Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de filtro de linha


Posts recomendados

Olá,

Recentemente vim a trocar algumas pecas do meu pc, tais elas como: placa de video, placa de captura, + memórias, entre outras coisas... Pois, pretendo trabalhar com edição de vídeos, nada profissional, apenas como passa tempo mesmo. Nessa tb adquiri uma fonte com o pfc ativo, por indicação de um amigo meu. (antes pedi um parecer de um técnico, sobre a minha configuração, e o mesmo disse q essa fonte supri as minhas necessidades.)

Eis a descrição da tal: Corsair CMPSU-500CXV2

Fonte de alimentação de 500W, Cor: Preta, padrão: ATX12V v2.3, Recursos: PFC Ativo, Botão Liga/Desliga, Cabos com malha de proteção, Eficiência: 80%, Refrigeração: Ventoinha de 120mm na parte inferior, grelha preta e controle automático de velocidade, Proteções: OPP: OverPower Protection, OVP: Over Voltage Protection, SCP: Short CircuitsProtection, UVP: Under Voltage Protection, Conectores: 5 x SATA, 1 xATX20/24, 1 x ATX12V (4 pinos), 1 x ATX12V (8 pinos), 2 x PCIExpress (6+2 pinos), 4 x Conectores de 4 pinos (CD/DVD/HD), 1 xConectores pequeno de 4 pinos (Disquete), Comprimento dos cabos:ATX12V: ±60cm, ATX20/24: ±60cm, PCI Express: ±60cm, Certificações:80Plus, UL, CUL, CE, CB, FCC Class B, TÜV, CCC, C-tick, Dimensões: 5.9 "(W) x 3.4" (H) X 5,5 "(L); 150mm (W) x 86mm (H) x 140mm (L),MTBF: 100.000 horas. (retirei esses detalhes no site do vendendor)

Ao compra-la, o vendedor da loja em que comprei a fonte me disse para descartar a hipótese de utilizar um estabilizador como proteção de fontes com o pfc ativo. Então, comecei a pesquisar sobre o assunto na net, realmente notei q o melhor mesmo é utilizar um filtro de linha como proteção, não só para esse tipo de fonte, como todas as D+, mas percebi que essa minha fonte tb usa um sistema chamado de “full range” (seleção universal automática de tensão)

Diante disso, gostaria e muito da ajuda de vocês para que não ocorra de eu comprar algo errado e futuramente vim a trazer-me uma possível dor de cabeça.

Aqui próximo onde eu moro, procurei varios filtros de linha descritos como bons por vocês, e encontrei somente o Energy Clean da marca sms... Mas eu não o comprei porque em um dos tópicos que eu li aqui no Clube do Hardware diz que ele não é muito recomendável para fontes com o sistema “full range”, e sim, melhor para as bivolt.

O que me dizem desse filtro de linha da sms? é realmente verdade que ele não trabalha muito bem com fontes full range? Ou posso utilizar-lhe sem problemas com esse tipo de sistema da minha fonte? Caso não seja, podem-me indicar algum outro? :unsure::confused:(se possível um com valor bem acessível)

Desde já, ficarei muito grata pela atenção de todos. obrigada mesmo! :)

OBS: A rede aqui do bairro onde moro é d 110v

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Recentemente vim a trocar algumas pecas do meu pc, tais elas como: placa de video, placa de captura, + memórias, entre outras coisas... Pois, pretendo trabalhar com edição de vídeos, nada profissional, apenas como passa tempo mesmo. Nessa tb adquiri uma fonte com o pfc ativo, por indicação de um amigo meu. (antes pedi um parecer de um técnico, sobre a minha configuração, e o mesmo disse q essa fonte supri as minhas necessidades.)

Eis a descrição da tal: Corsair CMPSU-500CXV2

Fonte de alimentação de 500W, Cor: Preta, padrão: ATX12V v2.3, Recursos: PFC Ativo, Botão Liga/Desliga, Cabos com malha de proteção, Eficiência: 80%, Refrigeração: Ventoinha de 120mm na parte inferior, grelha preta e controle automático de velocidade, Proteções: OPP: OverPower Protection, OVP: Over Voltage Protection, SCP: Short CircuitsProtection, UVP: Under Voltage Protection, Conectores: 5 x SATA, 1 xATX20/24, 1 x ATX12V (4 pinos), 1 x ATX12V (8 pinos), 2 x PCIExpress (6+2 pinos), 4 x Conectores de 4 pinos (CD/DVD/HD), 1 xConectores pequeno de 4 pinos (Disquete), Comprimento dos cabos:ATX12V: ±60cm, ATX20/24: ±60cm, PCI Express: ±60cm, Certificações:80Plus, UL, CUL, CE, CB, FCC Class B, TÜV, CCC, C-tick, Dimensões: 5.9 "(W) x 3.4" (H) X 5,5 "(L); 150mm (W) x 86mm (H) x 140mm (L),MTBF: 100.000 horas. (retirei esses detalhes no site do vendendor)

Ao compra-la, o vendedor da loja em que comprei a fonte me disse para descartar a hipótese de utilizar um estabilizador como proteção de fontes com o pfc ativo. Então, comecei a pesquisar sobre o assunto na net, realmente notei q o melhor mesmo é utilizar um filtro de linha como proteção, não só para esse tipo de fonte, como todas as D+, mas percebi que essa minha fonte tb usa um sistema chamado de “full range” (seleção universal automática de tensão)

Diante disso, gostaria e muito da ajuda de vocês para que não ocorra de eu comprar algo errado e futuramente vim a trazer-me uma possível dor de cabeça.

Aqui próximo onde eu moro, procurei varios filtros de linha descritos como bons por vocês, e encontrei somente o Energy Clean da marca sms... Mas eu não o comprei porque em um dos tópicos que eu li aqui no Clube do Hardware diz que ele não é muito recomendável para fontes com o sistema “full range”, e sim, melhor para as bivolt.

O que me dizem desse filtro de linha da sms? é realmente verdade que ele não trabalha muito bem com fontes full range? Ou posso utilizar-lhe sem problemas com esse tipo de sistema da minha fonte? Caso não seja, podem-me indicar algum outro? :unsure::confused:(se possível um com valor bem acessível)

Desde já, ficarei muito grata pela atenção de todos. obrigada mesmo! :)

OBS: A rede aqui do bairro onde moro é d 110v

Juliana, seja bem-vinda!

Já é bom ver que eexistem vendedores que recomendam evitar o uso do estabilizador. Bom, quanto ao filtro de linha, o que ocorre com o SMS é que ele tem uma função que faz com que ele se desligue em determinados valores de tensão por questõe de segurança. Como é mostrado aqui, esse filtro se auto-desliga se a tensaõ da rede não estiver entre 96 e 137 V ou entre 194 e 246 V.

O que acontece é que esse tipo de função não tem muito sentido em uma fonte como a sua, já que ela opera em qualquer tensão entre 100 a 240 V. Entretanto, não há contraindicação alguma em utilizar esse filtro nesse tipo de fonte. O que se quer dizer é que essse tipo de pproteção, nessse filtro, não tem serventia para esse tipo de fonte. Apenas isso.

Embora o SMS Clean Energy seja um filtro respeitável, na faixa de preço dele eu prefiro indicar o Clone F8 Plus 01087, que é uma proteção de melhor qualidade. Mas você pode utilizar o filtro da SMS sem problema algum.

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Recentemente vim a trocar algumas pecas do meu pc, tais elas como: placa de video, placa de captura, + memórias, entre outras coisas... Pois, pretendo trabalhar com edição de vídeos, nada profissional, apenas como passa tempo mesmo. Nessa tb adquiri uma fonte com o pfc ativo, por indicação de um amigo meu. (antes pedi um parecer de um técnico, sobre a minha configuração, e o mesmo disse q essa fonte supri as minhas necessidades.)

Eis a descrição da tal: Corsair CMPSU-500CXV2

Fonte de alimentação de 500W, Cor: Preta, padrão: ATX12V v2.3, Recursos: PFC Ativo, Botão Liga/Desliga, Cabos com malha de proteção, Eficiência: 80%, Refrigeração: Ventoinha de 120mm na parte inferior, grelha preta e controle automático de velocidade, Proteções: OPP: OverPower Protection, OVP: Over Voltage Protection, SCP: Short CircuitsProtection, UVP: Under Voltage Protection, Conectores: 5 x SATA, 1 xATX20/24, 1 x ATX12V (4 pinos), 1 x ATX12V (8 pinos), 2 x PCIExpress (6+2 pinos), 4 x Conectores de 4 pinos (CD/DVD/HD), 1 xConectores pequeno de 4 pinos (Disquete), Comprimento dos cabos:ATX12V: ±60cm, ATX20/24: ±60cm, PCI Express: ±60cm, Certificações:80Plus, UL, CUL, CE, CB, FCC Class B, TÜV, CCC, C-tick, Dimensões: 5.9 "(W) x 3.4" (H) X 5,5 "(L); 150mm (W) x 86mm (H) x 140mm (L),MTBF: 100.000 horas. (retirei esses detalhes no site do vendendor)

Ao compra-la, o vendedor da loja em que comprei a fonte me disse para descartar a hipótese de utilizar um estabilizador como proteção de fontes com o pfc ativo. Então, comecei a pesquisar sobre o assunto na net, realmente notei q o melhor mesmo é utilizar um filtro de linha como proteção, não só para esse tipo de fonte, como todas as D+, mas percebi que essa minha fonte tb usa um sistema chamado de “full range” (seleção universal automática de tensão)

Diante disso, gostaria e muito da ajuda de vocês para que não ocorra de eu comprar algo errado e futuramente vim a trazer-me uma possível dor de cabeça.

Aqui próximo onde eu moro, procurei varios filtros de linha descritos como bons por vocês, e encontrei somente o Energy Clean da marca sms... Mas eu não o comprei porque em um dos tópicos que eu li aqui no Clube do Hardware diz que ele não é muito recomendável para fontes com o sistema “full range”, e sim, melhor para as bivolt.

O que me dizem desse filtro de linha da sms? é realmente verdade que ele não trabalha muito bem com fontes full range? Ou posso utilizar-lhe sem problemas com esse tipo de sistema da minha fonte? Caso não seja, podem-me indicar algum outro? :unsure::confused:(se possível um com valor bem acessível)

Desde já, ficarei muito grata pela atenção de todos. obrigada mesmo! :)

OBS: A rede aqui do bairro onde moro é d 110v

Puxa, que coisa absolutamente rara esse vendedor! Palmas para ele. :aplausos:

Post com a análise do filtro: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4886634&postcount=142

Se a energia da sua rede é 110v, a melhor opção é partir para um filtro de linha de uma marca americana, como por exemplo a Belkin (http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4385534&postcount=39 ). Você parece querer comprar por ai mesmo, mas se não tiver problema em comprar pela internet você pode encontrar esses filtros em lojas como a waz (http://www.waz.com.br/ ) ou comprar de fora, importando, como fez o colega faller.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, que coisa absolutamente rara esse vendedor! Palmas para ele. :aplausos:

Post com a análise do filtro: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4886634&postcount=142

Se a energia da sua rede é 110v, a melhor opção é partir para um filtro de linha de uma marca americana, como por exemplo a Belkin (http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4385534&postcount=39 ). Você parece querer comprar por ai mesmo, mas se não tiver problema em comprar pela internet você pode encontrar esses filtros em lojas como a waz (http://www.waz.com.br/ ) ou comprar de fora, importando, como fez o colega faller.

É importante que esse filtros estadounidenses só utilizam o padrão de tomadas de lá. Se já tiver adotado o padrão brasileiro de tomadas, esqueça eles.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller qual dos dois protetores contra surtos de energia você me indicaria, o Clone F8 Plus 01087 ou o SMS energy Clean? Eu estava querendo conectar a eles um Roteador time capsule, uma tv lcd de 32" e um ps3 slim, e nao sei qual ao certo é o melhor... sera q poderia dar uma ajuda? agradeço desde ja amigo.

sasasasasasasas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clamper Multiproteção

Clamper Multienergia

SMS Energy Clean ou Clone F8 Plus (código 01087)

Valeu.

Além das proteções para TV a cabo e telefonica, o Clamper Multiproteção é superior na proteção elétrica comparado ao Clamper Multienergia?

No caso a tomada aqui não tem o pino terra, e fica no meio da casa dificultando a instalação de um terra, se eu ligar sem o terra(usando um adaptador), perderia e muito a proteção eou a anularia?

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller qual dos dois protetores contra surtos de energia você me indicaria, o Clone F8 Plus 01087 ou o SMS energy Clean? Eu estava querendo conectar a eles um Roteador time capsule, uma tv lcd de 32" e um ps3 slim, e nao sei qual ao certo é o melhor... sera q poderia dar uma ajuda? agradeço desde ja amigo.

sasasasasasasas

Eles tem operação distinta. O filtro da SMS incorpora uma função que o da Clone não faz. O filtro da SMS desalimenta as tomadas se a tensão da energia subir mais de 15% acima o baixar mais de 15% com relacão a tensão nominal..

Com qualquer um dos dois estarás bem atendido..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Tenho dois computadores e acessórios que eu não sei como devo ligar na rede elétrica

Tenho um CCE T240S Atlom 2500 1.86 com tudo onbord com uma fonte que eu acredito que seja genérica, daquelas cinza com a ventoinha traseira.

Um outro com uma fonte CASEMALL CAS-500BRRP TOTAL POWER real que não é o mesmo modelo que o Clube do Hardware testou, mas acredito não esteja muito longe da qualidade da testada, esse futuramente sera substituído por um AMD FX 6100 com uma boa placa de vídeo e fonte.

E ainda tenho também dois monitores um de 20" LED e outro de 17,5" LCD, um estabilizador SMS de 300VA e modem Speedy

Não sei como ligar cada computador com o monitor, não sei se devo somente utilizar um bom filtro de linha para cada computador e um monitor ou se pela qualidade das fontes devo também utilizar um estabilizador, pelo que eu pesquisei o estabilizador mais atrapalha do que ajuda mas a julgar pela qualidade das fontes desses computadores não encontrei a informação de que é necessário ou não usar o estabilizador em conjunto, lembrando que minha casa não tem aterramento.

Se alguém puder me ajudar ou me indicar onde encontro essa informações ficarei agradecido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...

Se alguém puder me ajudar ou me indicar onde encontro essa informações ficarei agradecido.

Amigo. O estabilizador é totalmente desnecessário, inútil e prejudicial..

As fontes, sejam genéricas, sejam ruins, sejam baratas, muito pior vão se comportar com estabilizador.

A mais vagabunda de uma fonte consegue operar muito mais rapidamente e com muito maior eficácia sem o estabilizador que com o fajuto auxílio que ele traz..

Se quiseres dispor de um maior número de tomadas, busque auxílio num filtro de linha e ganhe com isso proteção adicional contra surtos de tensão..

Mais nada tenho a te dizer..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo. O estabilizador é totalmente desnecessário, inútil e prejudicial..

As fontes, sejam genéricas, sejam ruins, sejam baratas, muito pior vão se comportar com estabilizador.

A mais vagabunda de uma fonte consegue operar muito mais rapidamente e com muito maior eficácia sem o estabilizador que com o fajuto auxílio que ele traz..

Se quiseres dispor de um maior número de tomadas, busque auxílio num filtro de linha e ganhe com isso proteção adicional contra surtos de tensão..

Mais nada tenho a te dizer..

Então devo fazer assim ligar:

Em um filtro de linha ligo um monitor, um computador e o modem e no outro o outro monitor e o outro computador?

Mesmo minha casa não tendo aterramento o filtro de linha garante uma boa proteção?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então devo fazer assim ligar:

Em um filtro de linha ligo um monitor, um computador e o modem e no outro o outro monitor e o outro computador?

Mesmo minha casa não tendo aterramento o filtro de linha garante uma boa proteção?

O aterramento protege o operador e protege seu PC contra surtos de tensão derivados de descargas atmosféricas. Leia isso dai:

Uma proteção tem dois modos básicos de proteção:

Modo diferencial: Aonde os surtos de tensão aparecem entre fase e neutro. Para supressão ou atenuação desses surtos o fio terra ou aterramento não se faz necessário. Esse tipo de surto de tensão é o mais comum de acontecer e é derivado do desligamento de grandes máquinas elétricas ao longo da rede ou de manobras no sistema de energia ou até mesmo nas quedas de energia, na desalimentação dos equipamentos. Um bom filtro de linha vai proteger contra esse tipo de surto independentemente de ter ou não aterramento ai na sua tomada..

Modo comum: Aonde os surtos de tensão aparecem na fiação com relação ao massa (planeta terra). Nesse caso se faz necessário o aterramento para proteção desse tipo de surto. Esse tipo de surto de tensão é derivado de tempestades elétricas (os raios) e quando a coisa fica preta lá pelos céus, retirar o plug da tomada pode ser uma boa alternativa..

Um bom filtro de linha passa a não ser dos mais eficazes ao enfrentar esse tipo de surto caso você não disponha do aterramento na tomada. Continua protegendo de algum modo, até mesmo em função do neutro estar aterrado em algum ponto da rede, mas não é tão efetiva como poderia ser se tivesses um bom aterramento na tomada.

Note, sem o aterramento presente, nada mais é efetivo no caso de proteção contra surtos de tensão derivados de descargas elétricas atmosféricas, nem no-break, muito menso estabilizador, nem módulos isoladores. Para uma boa proteção contra surtos derivados de descargas elétricas provenientes das tempestades, um bom aterramento ajuda um monte..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu.

Além das proteções para TV a cabo e telefonica, o Clamper Multiproteção é superior na proteção elétrica comparado ao Clamper Multienergia?

No caso a tomada aqui não tem o pino terra, e fica no meio da casa dificultando a instalação de um terra, se eu ligar sem o terra(usando um adaptador), perderia e muito a proteção eou a anularia?

Obrigado!

Os dois produtos oferecem a mesma proteção elétrica. O Multiproteção acrescenta proteção para cabo e telefone. Falta de terra não anula nem prejudica a proteção do produto no sentido em que muita gente pensa, apenas aumenta a chance dos equipamentos serem danificados por um raio. Aterramento visa proteger o ser humano, mas também oferecer um caminho seguro, controlado e de baixa impedância em direção à terra para as correntes induzidas por descargas atmosféricas (raios).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal! Tudo bem?!

Após rever os reviews dos filtros de linha, acabei por adquirir três peças do Clone 1087, que me pareceu ter um ótimo custo x beneficio.

Em casa não tenho aterramento, desta forma, estarei utilizando um adaptador.

Até então, ok. Porém, hj ao receber as 3 peças, resolvi testa-las no serviço com multimetro, e para minha surpresa, as medições foram um pouco estranhas, 2 reguas possuem uma medição e outra parece invertida em relação as 2 primeiras.

Acho que fica mais fácil explicar com imagens:

Tenho 2 reguas desta forma:

Clone_1.jpg

E uma régua com estas medições:

Clone_2.jpg

Não importa a posição que eu ligue na tomada, o valor dos 150V nunca muda em nenhuma das reguas, fica sempre na mesma posição.

Estou achando estranho esses 150V entre Terra-Neutro nas 2 reguas, da mesma forma que acho estranho os mesmos 150V entre Terra-Fase na ultima regua que esta diferente.

Alguem saberia dizer se isso seria uma caracteristica do produto quando não utilizo o pino terra?

O que acontece caso ligue um equipamento com tomada de 3 pinos nesta regua? Ele pode ser danificado pelos 150V entre Neutro-Terra (ou Fase-Terra da outra regua)? Ou nao devo me preocupar?

Agradeço a ajuda dos colegas!

Muito obrigado!

Um grande abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal! Tudo bem?!

Após rever os reviews dos filtros de linha, acabei por adquirir três peças do Clone 1087, que me pareceu ter um ótimo custo x beneficio.

Em casa não tenho aterramento, desta forma, estarei utilizando um adaptador.

Até então, ok. Porém, hj ao receber as 3 peças, resolvi testa-las no serviço com multimetro, e para minha surpresa, as medições foram um pouco estranhas, 2 reguas possuem uma medição e outra parece invertida em relação as 2 primeiras.

Acho que fica mais fácil explicar com imagens:

Tenho 2 reguas desta forma:

Clone_1.jpg

E uma régua com estas medições:

Clone_2.jpg

Não importa a posição que eu ligue na tomada, o valor dos 150V nunca muda em nenhuma das reguas, fica sempre na mesma posição.

Estou achando estranho esses 150V entre Terra-Neutro nas 2 reguas, da mesma forma que acho estranho os mesmos 150V entre Terra-Fase na ultima regua que esta diferente.

Alguem saberia dizer se isso seria uma caracteristica do produto quando não utilizo o pino terra?

O que acontece caso ligue um equipamento com tomada de 3 pinos nesta regua? Ele pode ser danificado pelos 150V entre Neutro-Terra (ou Fase-Terra da outra regua)? Ou nao devo me preocupar?

Agradeço a ajuda dos colegas!

Muito obrigado!

Um grande abraço!

O multimetro usado não deve ser true RMS, por isso dá esse erro de leitura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O multimetro usado não deve ser true RMS, por isso dá esse erro de leitura.

Amigo Divex! Tudo bem?

você tem razão, é um multimetro analógico antigo (mas confiavel), porém, não é true rms. Não fazia ideia de que poderia atrapalhar em uma leitura desse tipo, vou tentar conseguir algum true-rms e refazer a leitura, claro, postando o resultado para os colegas.

E com relação a inversao, onde 2 reguas apresentam 150V entre Neutro e Terra e 1 regua apresenta 150V entre Fase e Terra, talvez seja inversao na regua mesmo?

Imagino o correto ser a 1 regua com 150V entre Fase e Terra, ou estou errado? Estariam as outras duas invertidas?

Algum comentário?

Muito obrigado meu amigo Divex, e a todos do forum!

Um grande abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não teria uma daquelas chave teste (aquelas que tem uma "lâmpada" dentro) para ver onde está a fase com mais facilidade?

Ola amigo Jorno! Tudo bem?!

Eu tenho uma chave destas, e a FASE esta invertida nas reguas, em duas delas ela esta do lado direito, e em uma delas do lado esquerdo (mesmo sentido das imagens que enviei), mais ou menos assim:

Por isso a pergunta... imagino que a regua que esta com a fase no lado esquerdo seja a correta, certo? As outras duas com a fase no lado direito estão erradas?

Pior que as reguas foram compradas juntas, lacradinhas, nota fiscal, tudo direitinho!

Ainda estou com a pulga atras da orelha com relação aos 150V, ok, meu multimetro nao é True-RMS, mas é uma diferença muito grande!

Pelo visto o controle de qualidade da Clone não é muito bom. :(

Acabo de fazer mais alguns testes interessantes, desta vez utilizando uma tomada com pino terra (no meu serviço), veja que as medições mudam bastante:

Clone_3.jpg

Utilizando tomada SEM pino terra tenho:

- 127V entre FASE-NEUTRO;

- 0V entre FASE-TERRA;

- 150V entre NEUTRO-TERRA.

Utilizando tomada COM pino terra:

- 127V entre FASE-NEUTRO;

- 127V entre FASE-TERRA;

- 0V entre NEUTRO-TERRA.

Agora minhas perguntas, se algum dos colegas puder ajudar a entender...

1. É esta mesmo a característica do produto?

2. Em casa, onde nao tenho o pino terra, o que vai acontecer caso eu ligue um notebook com tomada de 3 pinos nesta regua? Posso ter problemas com estes 150V entre NEUTRO-TERRA?

3. Somente posso utilizar esta regua caso tenha aterramento em casa?

4. Alguma recomendação dos colegas para um amigo que não tenha aterramento em casa, mas deseja proteger seus equipamentos ?

Muito obrigado meus amigos!

Um grande abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A correta posição é a que segue, vista a tomada pelo lado da frente como estás vendo..

Polarizaodetomadaseltricas-1.jpg

Quando a regua não apresenta essa correta polarização desconfie da instalação a partir da tomada da parede.. Se for tomada de dois pinos, invertendo o modo de inserir o plug, vai inverter lá na régua...

Confira ai e reporte o resultado..

Aquela medida dos 150 Volts é de alta impedância. Isso dai não é energia útil. Iso se dá pelo fato do multímetro ser de alta impedância de entrada e conseguir medir ai a fuga dos capacitores de filtro Y de dentro do filtro..

Isso não representa risco algum e na verdade não são 150 Volts úteis . Mantenha o multímetro medindo os 150 Volts e coloque uma lâmpada de 110 Volts de 40 a 100 Watts, de preferência incandescente e verás que a medida do multímetro vai a zero o praticamente a zero.. Esses 150 Volts não tem energia nenhuma a não ser para ser sentida pelo multímetro que tem altíssima impedância de entrada, e mede até sopro...

Não te preocupes e cheque os filtros com a chave de teste mas veja que a coisa esteja certa desde a tomada de entrada.. E não se esqueça, se estás adotando um adaptador e a tomada da parede for de dois pinos, o modo de inserir o plug na mesma altera tudo.. Por isso que o fabricante adota plug de 3 vias, que não pode ser invertido, certo??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A correta posição é a que segue, vista a tomada pelo lado da frente como estás vendo..

Polarizaodetomadaseltricas-1.jpg

Quando a regua não apresenta essa correta polarização desconfie da instalação a partir da tomada da parede.. Se for tomada de dois pinos, invertendo o modo de inserir o plug, vai inverter lá na régua...

Confira ai e reporte o resultado..

Aquela medida dos 150 Volts é de alta impedância. Isso dai não é energia útil. Iso se dá pelo fato do multímetro ser de alta impedância de entrada e conseguir medir ai a fuga dos capacitores de filtro Y de dentro do filtro..

Isso não representa risco algum e na verdade não são 150 Volts úteis . Mantenha o multímetro medindo os 150 Volts e coloque uma lâmpada de 110 Volts de 40 a 100 Watts, de preferência incandescente e verás que a medida do multímetro vai a zero o praticamente a zero.. Esses 150 Volts não tem energia nenhuma a não ser para ser sentida pelo multímetro que tem altíssima impedância de entrada, e mede até sopro...

Não te preocupes e cheque os filtros com a chave de teste mas veja que a coisa esteja certa desde a tomada de entrada.. E não se esqueça, se estás adotando um adaptador e a tomada da parede for de dois pinos, o modo de inserir o plug na mesma altera tudo.. Por isso que o fabricante adota plug de 3 vias, que não pode ser invertido, certo??

Grande Faller! A lenda do forum, na verdade nao so do Forum, mas de diversos reviews de filtros e tudo relacionado a energia por ai!

Vou trocar o plug de casa, para um tres pinos, mesmo assim, sem terra, infelizmente.

porém, o adaptador, independente da posicao que ligo o adaptador na tomada, sempre tenho a mesma medição. Posso inverter o adaptador de 2 pinos de qualquer jeito, que ele mantem as medicoes iguais, ou seja:

- 127V entre FASE-NEUTRO;

- 0V entre FASE-TERRA;

- 150V entre NEUTRO-TERRA.

Ele so inverte, caso tenha a presença do Terra:

- 127V entre FASE-NEUTRO;

- 127V entre FASE-TERRA;

- 0V entre NEUTRO-TERRA.

Farei o teste da lampada e posto o resultado, so nao tenho nenhuma em maos pra fazer agora, mas farei!

Apenas para verificar se consegui entender sua explicação:

Os 150V são de alta impedancia, nao é energia util, então a minha medição sem TERRA ficaria assim:

- 127V entre FASE-NEUTRO;

- 0V entre FASE-TERRA;

- 150V de alta impedancia entre NEUTRO-TERRA = nao afeta nada

ou seja, desta forma, a regua esta correta, pois, como nao tenho terra, ela me da 127V entre Fase-Neutro, 0V entre Fase-Terra e essa tensão de alta impedancia de 150V entre NEUTRO-TERRA, posso desconsiderar ela então?

Se for isso, imagino que a regua esteja ok!

Posso ligar então aos meus equipamentos sem medo? Imagino que sim! Certo (por minha conta e risco, claro!).

Muito obrigado a todos pelas explicacoes e auxilio ate o momento!

Um grande abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...porém, o adaptador, independente da posicao que ligo o adaptador na tomada, sempre tenho a mesma medição. Posso inverter o adaptador de 2 pinos de qualquer jeito, que ele mantem as medicoes iguais, ou seja:

- 127V entre FASE-NEUTRO;

- 0V entre FASE-TERRA;

- 150V entre NEUTRO-TERRA.

Como lhe disse... Medir com o multímetro ou com uma galocha usada tem a exata mesma utilidade, ou seja porcaria nenhuma, não revela nada..

Medição ou detecção do fase tem de ser feita com uma chave de teste. Use a chave de teste e verás que ao alterar a posição do plug de entrada, com adaptador, vai alterar a posição do fase no filtro.. Por isso não se deve usar tomadas de dois pinos e adaptador ao ligar um equipamento de plug de 3 pinos.. Tens 50% de chance de fazer a coisa certa. (e 50% de chance de fazer errado)..

...

ou seja, desta forma, a regua esta correta, pois, como nao tenho terra, ela me da 127V entre Fase-Neutro, 0V entre Fase-Terra e essa tensão de alta impedancia de 150V entre NEUTRO-TERRA, posso desconsiderar ela então?

Se for isso, imagino que a regua esteja ok!

Posso ligar então aos meus equipamentos sem medo? Imagino que sim! Certo (por minha conta e risco, claro!).

Muito obrigado a todos pelas explicacoes e auxilio ate o momento!

Um grande abraço!

Só dá para inferir se a régua está ok se fizeres o teste com a chave de teste. Só assim é definitivo e existe uma explicação logica..

- A chave de teste detecta uma posição absoluta do terra, ou seja indica em qual o pino que o fase está..

- O multímetro indica uma diferença de potencial entre dois pontos.. Se medires do fase ao neutro vai dar exata a mesma mendida que aquela lida do neutro ao fase. Desse modo não dá para inferir aonde esse fase está..

Faça o teste com a chave de teste e experimente virar o plug de entrada do filtro para ver como a posição do fase altera.. Só um dessas posições é a correta..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu computador tem uma fonte com a chave seletora pra 115v 220v acredito que ela também não deva precisar de estabilizador certo?

Andei dando uma olhada nos produtos da SMS e encontrei este filtro de linha:

Protector Clean Energy

http://www.sms.com.br/produtos/Protetores-SMS/Protector-Clean-Energy

é um bom filtro de linha?

E também vi que os estabilizadores deles são Microprocessador RISC/FLASH de alta velocidade, True RMS e contem filtro de linha interno o modelo segue no link

http://www.sms.com.br/produtos/Estabilizador-SMS/Revolution-VI

Sei que estabilizador nao é aconselhado mas não seriam duas boas opções? quero garantir proteção pois irei colocar em um Amd FX 6100 de 4Gb de memoria e não quero ter problemas.

Obrigado aos que ajudarem

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!