Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Que É Pfc Ativo E Passivo


Posts recomendados

Postado Originalmente por turum32@20 nov 2004, 15:22

Galera muito legal todas as explicações, mas tem se falado no tal pfc ativo e sua eficiência. No site da thermaltake a fonte W0010R 480 tem pfc ativo mas diz que a mesma tem apenas 65% de eficiência. Alguém poderia por favor explicar isso?? (sou leigo no assunto)

Grato. :muro:

Até agora eu só tenho visto Tt com 65% de eficiência, mas o caso do PFC parace não influenciar, pois tanto o modelo W0009R (sem PFC) quanto o modelo W0008R (com PFC), ambos tem um nível de eficiência de 65%. Neste caso não se trataria de eficiência ernegética, mas sim uma percentagem da sua potência total, digamos, uma de W0009R ou W0008R, tem 420W, uma carga nominal de 273W? Bom, é só uma teoria, mas quanto ao fato de com ou sem PFC ter a mesma porcentagem em eficiência, isso eu já comprovei em vários modelos da Tt (não cheguei a olhar todos, só alguns). Na verdade to sentindo que é um chute totalmente absurdo que não tem nada a ver...se alguém souber exatamente o que significa, me corrija!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera eu tenho uma teoria a respeito dos 65% de eficiência se estiver errado por favor alguém me corrija. É bem sabido que a companhia de energia elétrica nos fornece alimentação em 127V/220V/380V isso depende do estado em que moramos, mas sempre com freq. de 60Hz. Sabemos que só aproveitamos em torno de 70% da senoide (rms), também nossos voltímetros digital ou analógico são calibrados para medir a tensão eficaz e não tensão de pico ou pico a pico, pois: tensão eficaz(127v) x raiz de 2 = 179 volts. Mas nunca iremos medir isso somente calcular os voltímetros só medem 70% da senoide ou seja o realmente interesa e ó a tal da raiz média quadrada (rms) ou tensão eficaz. sendo assim em uma fonte da Tt onde temos a eficiência de 65% na verdade teremos um aproveitamento de de 93% da rms pois, 70 x 93% = 65%. eu acho 70% seria o máximo que uma fonte por melhor que seja consegueria aproveitar no que se refere a tensão eficaz. Uma vez que o chaveamento das fontes são processados por meio de CI a fonte só entrega a carga o que ela realmente precisa minimizando assim as perdas e diminuindo consideravelmente o aquecimento. Espero ter ajudado :palmas:

Grato. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lospider@27 nov 2004, 15:48

:D Falae, pessoal! Gostaria de saber se as fontes Dr. Hank PW-400E-QB e Dr. Hank PZ-400E-QB tem PFC ATIVO e se aguentam bem um bom overclock. Alguém saberia me responder??

Obrigado! T+!

nenhuma fonte Dr.Hank por enquanto tem PFC ativo, ja com relação a over não sei dizer, mas leas possuem um excelente custo x beneficio pela sua potencia, são boas fontes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comprei uma fonte da vcom/coolink no site diz que ela tem pfc ativo, porém ela vem com chave seletora 115/230v~

e está esquentando muito, será que fui enganado?

vejam o link http://www.coolink.com.tw/products/power2.php o modelo é AP450-12

to pensando em colocar mais um cooler no fundo dela, o cooler que vem nela não faz barulho porém gira lento, meu cooler sobre o processador é ruim ainda assim uso oc e como moro no litoral nos dias de calor meu processador chega a 57 ºC, será que o ar quente do processador que está esquentando a fonte?

o cooler puxa o ar e joga para dentro da fonte, mas puxa o ar do processador que fica exatamente em baixo da fonte (gabinte 4 baias).

:ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava em duvida em comprar uma Seventeam 350w sem PFC (R$ 170,00) e uma St 400Wap (R$320,00)! :huh:

Pensei: "meu, será que vale a pena pagar o dobro para ter PFC e 50w a mais? Sendo que meu PC consumiria no maximo uns 300w?"

Mas depois deste topico, resolvi comprar uma 400Wap com PFC, pois em poucos meses eu terei recuperado o valor investido! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza galera?!?! Preciso comprar uma fonte de 400 watts reais, pois comprei uma GeForce 6800 da Leadtek e essas placas xupam energia :P ....

Mas estou em dúvida, qual devo comprar? Não posso pagar muito caro, por isso estou quase comprando essa do link: fonte

Será que é uma boa fonte? Ela vai atender minhas necessidades? E essa marca ai, será que é confiável? Será que ela tem mesmo 400 watts reais?

Aqui tem alguns links da fonte, um é do distribuidor outro é do fabricante:

distribuidor: distribuidor

Fabricante: fabricante/

valeu galera, espero que possam me ajudar! :bye::D:looka::rolleyes::P:bandeira: :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por surfelipe@01 dez 2004, 01:45

comprei uma fonte da vcom/coolink no site diz que ela tem pfc ativo, porém ela vem com chave seletora 115/230v~

e está esquentando muito, será que fui enganado?

vejam o link http://www.coolink.com.tw/products/power2.php o modelo é AP450-12

to pensando em colocar mais um cooler no fundo dela, o cooler que vem nela não faz barulho porém gira lento, meu cooler sobre o processador é ruim ainda assim uso oc e como moro no litoral nos dias de calor meu processador chega a 57 ºC, será que o ar quente do processador que está esquentando a fonte?

o cooler puxa o ar e joga para dentro da fonte, mas puxa o ar do processador que fica exatamente em baixo da fonte (gabinte 4 baias).

:ahh:

Estou quase comprando essa fonte igual a tua, e pelo que fiquei sabendo o importador dessa fonte averycom esta encomendando fontes sem o PFC para diminuir os custos com a importação. Então é provável que tua fonte não tenho o PFC ativo, não é certeza, tente entrar em contato com seu vendedor para tirar a dúvida.

Agora será que você poderia tirar um dúvida minha? Essa é uma boa fonte? Essa marca é confiável? Quanto você pagou nela? Ela tem mesmo os 400 watts reais? E vem com aquelas luzes azuis?

valeu cara, espero que possa me ajudar! T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por osama_sp@06 dez 2004, 00:06

beleza galera?!?! Preciso comprar uma fonte de 400 watts reais, pois comprei uma GeForce 6800 da Leadtek e essas placas xupam energia :P ....

Mas estou em dúvida, qual devo comprar? Não posso pagar muito caro, por isso estou quase comprando essa do link: fonte

Será que é uma boa fonte? Ela vai atender minhas necessidades? E essa marca ai, será que é confiável? Será que ela tem mesmo 400 watts reais?

Aqui tem alguns links da fonte, um é do distribuidor outro é do fabricante:

distribuidor: distribuidor

Fabricante: fabricante/

valeu galera, espero que possam me ajudar! :bye::D:looka::rolleyes::P:bandeira: :palmas:

Você compra uma placa de video desse porte e quer colocar uma fonte da vcon pra sustentar? Boa sorte isto que é arriscar o investimento, até hoje não conheci uma unica fone da vcom que fosse boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Acesso rotineiramente este site, que dispõe de informações realmente preciosas, de modo que quase sempre encontro o que procuro.

Mas hoje infelizmente me deparei com algo que me deixou indignado, me fez sentir obrigado a corrigir algumas informações equivocadas.

Infelizmente, hoje em dia, existem pessoas se aproveitam da ignorância alheia para falar de temas que não entendem, como se fossem autoridade no assunto, levando pessoas de boa fé a acreditar em falarcias.

O artigo publicado no site "A falarcia do Fator de Correção de Potência (PFC)" já demonstra que seu autor sequer sabe o significado do termo.

Mas como não estou aqui apenas para criticar, vou procurar ser útil e esclarecer algumas das afirmações escabrosas que encontrei no artigo.

1- PFC (Power Factor Corrector) = (Circuitoou ou conversor) Corretor de Fator de Potência.

2- Fator de potência é a relação entre a potência ativa e a potência aparente (definida pelo produto entre tensão e corrente eficaz).

3- A energia reativa consumida por cargas não-lineares (como por exemplo os retificadores) não tem nada a ver com a energia reativa consumida por cargas indutivas (como por exemplo em motores)

4- A energia reativa drenada por cargas indutivas, se caracteriza pelo defazamento entre tensão e corrente na rede. Pode-se decompor esta corrente (senoidal tal qual a tensão) em duas parcelas, uma em fase, que representa a potência ativa, e uma em quadratura, que representa a potência reativa.

A compensação desta energia reativa realmente pode ser feita utilizando bancos de capacitores, filtros ativos, passivos, etc..

Neste caso, onde não há distorção na corrente (ela é senoidal) o fator de potência se confunde com o fator de deslocamente( dado pelo cosseno do ângulo de defasamento).

5- Já as cargas não-lineares drenam correntes distorcidas, e não correntes senoidais defasadas em relação à tensão. Uma corrente distorcida, mas periódica, pode ser decomposta na soma de senos e cossenos, com frequências multiplas da da componente fundamental, denominados componentes harmônicas. O produto destas componentes harmônicas de corrente, pela tensão senoidal da rede, dá origem a um outro tipo de enrgia reativa.

6- Estas cargas não-lineares, são compostas basicamente por equipamentos eletro-eletrônicos, como computadores, TVs, DVDs, etc.. Na verdade são os retificadores (que convertem tensão alternada em contínua) as cargas não-lineares.

7- Estas componentes harmônicas de corrente, circulando na rede elétrica, geram inúmeros problemas, desde aumento de perdas, aquecimento de equipamentos como transformadores, até interferência em outros equipamentos eletrônicos sensíveis, como equipamentos médico-hospitalares, ou distorção da tensão, devido à circulação destas harmônicas pelas impedâncias da rede, etc..

8- No Brasil estas cargas não-lineares não representam ainda um grande problema para a rede elétrica, mas para países mais desenvolvidos, com maior quantidade de cargas não-lineares, a questão é bastante séria.

Por isso, as normas estabelecem não somente limites para o fator de potência (determinado pelo fator de deslocamento e pelas componentes harmônicas), mas também define limites bastantes restritos para a distorçao harmônica e para componentes harmônicas específicas.

9- É verdade que o Brasil está atrasado e ainda não dispõe de normas para regular as componentes harmônicas injetadas na rede. Por isso, para o consumidor brasileiro (industrial ou doméstico), não faz diferença a fonte apresentar ou não PFC, não implica em economia na conta de luz. Também não reduz o rendimento. Pode no máximo causar interferência em outros equipamentos. Mas acredito (e espero) que seja apenas questão de tempo para o Brasil adotar normas semelhantes às adotadas na Europa, Japão e América do Norte.

Não vou entrar em maiores detalhes sobre o assunto, para não tornar este texto muito extenso, mas se alguém tiver interesse em maiores esclarecimentos, ou indicação de boas referências sobre o assunto, estou à disposição.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Prezado Simpsom BR

Primeiramente, seja bem vindo ao fórum.

Vamos debater um pouco sobre o conteúdo do seu post.

Iniciou-o, tentando mostrar que a matéria supra citada não tinha embasamento técnico confiável. Na minha opinião, e aqui temos diversas delas divergindo e outras concordando, o título da matéria assinada pelo Gabriel Torres e pelo Cássio Lima é que não foi muito feliz!

Do ponto de vista técnico, a matéria tentou mostrar através do texto dos autores citados, uma visão de que não há ganho algum com o uso do PFC em fontes para PCs, usadas aqui no Brasil. Errado? Não, apenas essa visão não reflete o total conteúdo do que seja um circuito com a característica de correção do FP e em que realmente, poderá ajudar.

Na minha modesta opinião, o uso do recurso citado, melhora a qualidade da energia em qual quer circuito onde esteja presente. As razões disso, algumas delas foram citadas por você. A maioria dessas "vantagens" não são visíveis e nem medidas diretamente pela Concessionária de Energia e talvez por isso, somente por isso, é que gere tanta dúvida e discordância. Não esqueça de que estamos falando desse assunto com o foco principal no usuário de PCs, aquele que não paga Energia Reativa.

Há ganho para o bolso? Sim, há! Existe uma diferença entre não haver ganho algum e o fato desse ganho(que existe) ser muito pequeno, quando analisado do ponto de vista apenas de R$ e para um consumidor residencial ou de outro tipo, que não seja tarifado pelo baixo FP.

O modo como é apresentado e debatido esse tema é que tem gerado muita dúvida e questionamento. Veja por eemplo.

Entre duas fontes para PC(nosso alvo principal), uma com PFC e outra sem PFC, com potências disponíveis, verdadeiramente disponíveis, de 500W cada uma, não há diferença numérica NESSES valores de saída. Isso é lógico. Mas quando se avalia o que ocorre com a alimentação dessas fontes, seu processamento, percebe-se que existem diferenças gritantes entre elas. Não vou aqui detalhar, visto que você deu mostras de que entende do assunto e assim, deixo para que tire suas próprias conclusões.

Continuando. Por ser uma matéria que envolve muita matemática, física, etc, com suas fórmulas "cavernosas" envolvendo senos, cossenos, etc, integrais e derivadas no tempo, além do 2+2, comum no dia à dia, muitos dos leitores se perdem logo na introdução....fazer o quê? Assim, muitos já tentaram descrever, somente com palavras, o real significado do que seja de fato, um PFC. E como você mesmo teve a oportunidade de observar, não foram capazes de esclarecer o que é esse "monstro"!

Os frequentadores de fóruns livres como esse, são dos mais diversificados níveis de conhecimento, idade, religiosidade, etc. Meninos de 14 anos, de 1º grau, adultos com vários diplomas superiores, pessoas diversas sem nenhuma formação, mas com conhecimento bastante extenso em determinadas áreas, que não a eletricidade em si, programadores experts, etc, etc, e etc.

Portanto, não creio que tenha sido muito feliz em seu primeiro post! Não acrescentou quase nada, pôs em dúvida uma matéria assinada pelo titular do CDH, deu mostras de que iria "esclarecer" alguma coisa ainda obscura e .....nada!

Todos aqui, precisamos de ajuda. Seja em eletricidade, hardware, software, etc. Procure ver os tópicos e sentir do que realmente os usuários mais nescessitam. Será mais proveitoso para todos e menos pretensioso consigo mesmo!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Simpson_BR, sei que você deve realmente saber do que está falando mas eu como não sou da área (sou programador) entendi menos que a metade do que você escreveu. Bom sou obrigado a concordar com o nosso amigo MEIRANETO e ver isso como uma critica construtiva ao seu post. Evite esses termos tecnicos, podem ser discutidos por MP ja que a maioria não vai entender e vai é se confundir. Seja mais direto para que todos possam participar.

Bom ja disseram mais de uma vez que as redes eletricas no Brasil não usa o recurso do PFC disponiveis nessas fontes e se tratando de Brasil acredito que seja isso mesmo. Mas não há o que se discutir sobre uma fonte com tal tecnologia e uma sem. Acho do meu ponto de vista que não só a qualidade mas a engenharia usada na mesma seja melhor e mesmo que seja pouco algum beneficio deve trazer, mesmo a rede eletrica não sendo preparada. Ainda não vi nada que provasse tudo isso mas vale lembrar que o assunto aqui é o que é PFC ativo e passivo. De qualquer forma aos usuários comuns como eu, o seu post não ajudou. Se puder explicar melhor tenho certeza que todos vão agradecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos,

Fico feliz que tenham lido meu post.

Em primeiro lugar quero dizer que o artigo sobre fontes de alimentação, de maneira geral, me pareceu muito bom. Mas o autor se arriscou ao se aventurar a falar sobre um tema um pouco complicado - Fator de Potência - e que infelizmente demonstrou não estar preparado para tal.

O tema realmente não é muito simples, e quem não é da área não tem a menor obrigação de compreender. Muitos engenheiros têm dificuldade com o conceito de fator de potência. Podem ter certeza que no meu post não entrei em detalhes técnicos.

Mas quem escreve um artigo sobre qualquer tema tem a responsabilidade pelas informações equivocadas que porventura possam conter, e que podem trazer consequências desagradáveis para as pessoas utilizarem estas informações.

A minha preocupação, na verdade obrigação, está apenas em evitar que informações equivocadas sejam disseminadas, até porque, como mencionado, este site é acessado por pessoas de todos os níveis de formação. Imagino a confusão que um artigo assim pode ter causado na cabeça de um estudante de engenharia. Se você está fazendo engenharia elétrica, por favor, não acredite que fator de potência é uma falarcia.

De maneira resumida, sobre fontes para PC com ou sem PFC, posso dizer que:

1- Não existe rede prepara ou não para PFC, o fator de potência é apenas uma ferramenta para avaliar uma carga qualquer, e seus efeitos para sobre a rede;

2- Uma fonte com PFC não traz economia de energia, não altera sua conta no final do mês;

3- Por outro lado, são melhores para a rede elétrica, embora as concessionárias ainda não ofereçam nenhuma vantagem para o consumidor,

4- Neste momento, para o consumidor brasileiro, existem algumas poucas vantagens em se utilizar fontes com PFC, como evitar interferências em outros equipamentos ou até mesmo no seu próprio computador, além de ser uma fonte mais segura, apresentando menores variações nas tensões frente às variações da rede, o que pode danificar seu equipamento;

5- Como exemplo, posso citar que centrais de telecomunicações (de telefonia celular por exemplo) são alimentadas por fontes de alimentação com correção de fator de potência (PFC), pois além da maior robustez, reduzem a interferência eletromagnética, já que são sistemas bastante sensíveis.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Simpsom_BR

Gostei dos seus pós comentários, mostrando que não ficou ressentido com o que postei!. Apenas gostaria de lembrar sobre o ítem 2. Ficou meio confuso para os leitores.

1- Não existe rede prepara ou não para PFC, o fator de potência é apenas uma ferramenta para avaliar uma carga qualquer, e seus efeitos para sobre a rede;
.

Confirmo o que quis expressar, mas com outras palavras.

O uso dos recursos de correção para o FP não exigem que a rede elétrica passe por nehuma adaptação ou preparação, física ou de qual quer natureza.

A correção do FP pode ser implementada usando recursos FÍSICOS diversos e tem por finalidades, corrigir "deficiências" no funcionamento dos circuitos elétricos AC. Essas deficiências aparecem devido às interações do tráfego da energia elétrica com a carga e com a própria rede como meio físico.

As deficiências, em outras palavras são, as perdas na transmissão, interferências próprias e em equipamentos, anomalias na alimentação das cargas, etc.

Quando se diz que NÃO há ganhos($) para o consumidor residencial ou não tarifado nessa modalidade, na verdade, diz-se que não haverão descontos na conta de luz, devido ao uso de um equipamento CORRIGIDO! Mas esse não é o X da questão ao meu ver. Não reflete a verdade total. Se o seu equipamento oferece melhores condiçoes de funcionamento para suas cargas, a conclusão a que chego, é que VALE À PENA, sim!

O que não consigo aceitar, é o fato de alguém, por desconhecer o significado do "MONSTRO" ou para relacionar GANHOS, somente com lado financeiro, dizer simplesmente que "não serve pra nada"! É um absurdo!

Vamos tomar um exemplo prático. Consideremos uma pequena empresa com cerca de 50 PCs. Creio ser bem razoável.

Cada PC consome em média 150W(valor muito comum) x 50 = 7.500W ou 7.5kW.

Considerando que os PCs dessa empresa usem fontes sem PFC, são ligados na tensão de 115V e que seu FP seja da ordem de 60% para o conjunto. FP = 0.60.

Dessa forma, vejamos qual seria a Potência em kVA, consumida pela empresa.

Temos:

P = 7500 Watts

FP= Cos £ = 0.60. Calculemos qual seria o consumo em kVA.

S(kVA) = P / FP = 7500 / 0.60 Logo,

S = 12.500VA ou S = 12.5kVA

Calculemos a potência REATIVA Q:

Q = S x Sen £ = 12.500 x 0.8 = 10.000VAr = 10kVAr.

Vamos organizar as informações que temos:

P = 7.5kW

Q = 10kVAr

S = 12.5kVA

V = 115V

FP= Cos £ = 0.60. Sabendo que £(ângulo de defasagem entre V e I).

£ - Letra grega usualmente usada para representar o ângulo de defasagem citado.

Sen £ = 0.8(vide Trigonometria para detalhes).

Vamos calcular agora, a corrente ATIVA e REATIVA consumida pelos PCs.

Usando as equações

P = V x I x Cos £ para a potência ATIVA, teremos que,

Ia = P / (V x Cos £) = 7.500 / (115 x 0.60) = 7.500 / 69 Assim,

Ia = 125 Ampéres!

Lembro aos amigos, que essa corrente é somente a CORRENTE ATIVA(aquela que é de fato, "aproveitada"). Falta ainda calcularmos qual a CORRENTE REATIVA(aquela que não serve pra "nada"), que também circula pelos cabos.

Vejamos.

Ir = Q / (V x Sen £) = 10.000 / (115 x 0.8) = 10.000 / 92 Assim,

Ir = 108.7 Ampéres.

Vamos agora, organizar nossos dados, para que possamos avaliar melhor o que ocorre com nossa pequena empresa.

Dados de consumo:

P = 7.5kW

Q = 10kVAr

S = 12.5kVA

V = 115V

FP= Cos £ = 0.60.

Ia = 125A<<<<<<Atenção

Ir = 108.7A<<<<<Atenção

Vamos dar novo enfoque ao consumo de energia em nossa empresa.

O medidor de energia elétrica para consumidores residenciais ou que não sejam tarifados(cobrados), pelo uso da energia REATIVA, não mede a CORRENTE REATIVA Ir = 108.7A. Mas, e ai? O que ocorre? Simplesmente nada! A Concessionária não mede essa corrente, não cobra pelo consumo REATIVO, mas........infelizmente, ela estará circulando pelos cabos da instalação elétrica, causando queda de tensão, aquecendo os cabos e fazendo com que a carga seja alimentada por uma tensão mais baixa, mais susceptível à distúrbios, etc.

Existem alguns detalhes escondidos por trás dessa avaliação, mas que não ajudaria em nada ao propósito de elucidar, esclarecer o que seja um PFC, e assim, foram omitidos.

Espero que possam entender, ao menos o conteúdo da mensagem, não digo toda a teoria, mas os resultados tão somente.

Tirem suas próprias conclusões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu entendi esse PFC deveria ser usado em muito mais coisas que apenas em uma fonte de PC. É triste ver que nosso pais não da a minima para a qualidade apenas para a quantidade de dinheiro que pode-se ganhar. Fica até mais claro que o motivo de não usarem tal recurso é a omissão de corrigirem os danos que essa energia pode causar. Aquecimento de cabos em prédios e caixas eletricas é comum na rede publica, fora os picos de tensão e etc. Agradeço aos dois pelos comentarios que enriquecem cada vez mais esse tópico. valeu mesmo galera. :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal, eu agora já estou começando a ficar doido com esse tópico. Tem gente que diz que o PFC não faz diferença no final das contas, já outro diz que o PFC gera muita economia de energia...

Bem, mas eu mesmo nem etendo nehum desses cálculos cabeludos que vocês usaram, não etendo nadinha da linguagem usada...

Mas pergunto, se esse tal de PFC faz diferença, e se alguém pode fazer um cálculo de quantos reais eu posso economizar usando esse tal de PFC em um PC que tem uns 300W de potência e fica ligado o ano inteiro sem nehuma pausa, sabendo que o kilowatt custa uns R$0,30. E para completar, que faça os mesmos cálculos para uma fonte sem PFC diante das mesmas situações mencionadas anteriormente.

Eu quero é saber duma vez por todas se é mais vantagem comprar a fonte seventeam de 400w que tem PFC ativo e custa uns R$ 300. Ou comprar uma fonte seventeam de 350w que não tem PFC ativo e custa uns R$ 170. Lembrando que eu uso no máximo uns 300W em todo meu computador. (para essa quetão, visite também http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=223361 )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro marcos vargens,

Realmente, o pfc pode ser usado em vários equipamentos, especificamente nos equipamentos eletrônicos em geral. Sua utilização deverá ser imposta em breve aqui no Brasil, é apenas uma questão de tempo.

Caro psYco,

Como você pode observar nos posts anteriores, não terá qualquer economia em sua conta de luz, utilizando uma fonte com PFC, isso te garanto. Mas terá uma fonte de melhor qualidade, mais segura para seu PC e para suas intalações, e melhor para a rede elétrica.

Sds,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Caro Simpson_BR,

Obrigado pelo o que você escreveu. Vou dar uma lida com calma e possivelmente atualizar a aula com as suas colocações. Mas só achei no mínimo engraçado porque você criticou o nosso artigo mas seu "resumo" (ou "conclusões") foi exatamente igual ao que falamos no artigo em questão...

De maneira resumida, sobre fontes para PC com ou sem PFC, posso dizer que:

1- Não existe rede prepara ou não para PFC, o fator de potência é apenas uma ferramenta para avaliar uma carga qualquer, e seus efeitos para sobre a rede;

2- Uma fonte com PFC não traz economia de energia, não altera sua conta no final do mês;

3- Por outro lado, são melhores para a rede elétrica, embora as concessionárias ainda não ofereçam nenhuma vantagem para o consumidor,

4- Neste momento, para o consumidor brasileiro, existem algumas poucas vantagens em se utilizar fontes com PFC, como evitar interferências em outros equipamentos ou até mesmo no seu próprio computador, além de ser uma fonte mais segura, apresentando menores variações nas tensões frente às variações da rede, o que pode danificar seu equipamento;

5- Como exemplo, posso citar que centrais de telecomunicações (de telefonia celular por exemplo) são alimentadas por fontes de alimentação com correção de fator de potência (PFC), pois além da maior robustez, reduzem a interferência eletromagnética, já que são sistemas bastante sensíveis.

Os pontos mais importantes do que você escreveu nós falamos no artigo...

Quanto às questões mais teóricas, vou dar uma revisada e posto aqui assim que tiver corrigido o artigo.

Quando vocês descobrirem algum erro ou omissão em meus artigos, peço que mandem uma mensagem para mim ou então postem no fórum mas me mandem pelo menos o link. Falar e criticar é fácil, mas para nos ajudar o importante é nos avisar que há alguma discrepância.

Gostaria de lembrá-lo que sou formado em eletrônica, ao contrário da maioria das pessoas que anda falando sobre o assunto sem o conhecimento técnico e formação adequados... Sinceramente, tem mais gente "chutando" sobre esse assunto do que qualquer outra coisa...

Abraços,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Psyco,

Eu quero é saber duma vez por todas se é mais vantagem comprar a fonte seventeam de 400w que tem PFC ativo e custa uns R$ 300. Ou comprar uma fonte seventeam de 350w que não tem PFC ativo e custa uns R$ 170.

Compre a mais barata (da mesma marca, é claro). A com PFC foi feita somente para atender a legislação européia. Este circuito não vai trazer vantagem alguma para você, a não ser fazer você pagar mais caro por isso.

Abraços,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gabriel Torres@18 jan 2005, 13:13

Psyco,

Compre a mais barata (da mesma marca, é claro). A com PFC foi feita somente para atender a legislação européia. Este circuito não vai trazer vantagem alguma para você, a não ser fazer você pagar mais caro por isso.

Abraços,

Gabriel Torres

Gabriel Torres,

Mas se a forma de distribuição de energia no Brasil mudar o pfc seria útil, eu acho que é melhor já ter uma fonte com pfc até porque em testes as fontes com pfc sempre tem melhor desempenho do que as que não possuem tal circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Gabriel,

Não encare minhas críticas como ofensa pessoal. Aliás, nem importa quem escreveu o artigo, as criticas são para o artigo e não para seu autor.

Realmente existem vários equívocos no que se refere ao conceito de fator de potência, e me sinto na obrigação de me posicionar, (principalmente depois de ter lido o post de um estudante de engenharia, levado a interpretações equivocadas ). Embora eu realmente concorde que a utilização de uma fonte com PFC não leve a uma redução na conta de luz.

Agora, é possível enumerar um sem número de vantagens na utilização do PFC, e não seria por acaso que países desenvolvidos tenham normas que obriguem sua utilização, por isso denominá-lo falarcia realmente foi uma infelicidade.

Não acesso este site com tanta frequência, por isso não encontrei um e-mail apropriado para enviar as criticas, de forma que o fiz neste fórum.

O fato de você ser formado em engenharia eletrônica e cometer equívocos neste tema não o desqualifica, posso lhe dizer que muitos engenheiros que atuam na área eletrotécnica têm dificuldade em tratar com este tema. As cargas não lineares são um problema bastante recente para a rede elétrica.

De qualquer forma, minha intenção é contribuir para que informações corretas sejam transmitidas e estou a disposição, se puder ser útil.

Abraços

P.S. Em nenhum momento tive a intenção de parecer pretensioso ou de ofender alguém. Minha formação (doutorado em eletrônica de potência), não me torna melhor de que ninguém, apenas me imputa a responsabilidade de contribuir para que informações corretas sejam transmitidas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!