Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pedido da KabuM! extraviado, depois entregue duplicado: o que fazer?


Ir à solução Resolvido por mick 07,

Posts recomendados

Então, não sei se essa pergunta que vou fazer se encaixa nos padrões do forum, mas eu não sei lugar melhor que possa perguntar isso que é o seguinte:

Eu fiz uma compra antes do natal na kabum de (Uma placa de video RX590, Monitor 144hz, e uma fonte) e o pedido foi extraviado pela transportadora, ai eu entrei em contato com a kabum e eles fizeram um novo pedido e me enviaram (Chegou poucos dias depois) e agora mais de um mês depois chegou todas as peças novamente (As que tinha extraviado) E eu tive que assinar que chegou (Conversei com o moço e eles disseram que não podiam levar de volta) E agora estou com tudo em dobro aqui em casa e não sei se pd dar algum problema (Espero a kabum entrar em contato, ou entro em contato com eles?) No site da kabum está mostrando "Pedido cancelado, extraviado pela transportadora". o que faço? Já aconteceu com alguem? Dá ruim se só deixar aqui em casa e caso entrem em contato devolvo normal, mas caso ignorem posso ficar pra mim? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo amor, entra em contato com eles... Devem providenciar um frete reverso pra você mandar de volta. Se pode dar ruim você tentar aplicar uma lei de Gerson aí eu não sei (acho que sim, a transportadora deve informar eles que entregaram e tem a sua assinatura), mas que seria de um mal caratismo tremendo eu não tenho dúvidas.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei se é errado, se foi extraviado não é problema seu. Eu ficaria com a GPU extra. Se você achar que pode dar algum problema, comunique eles, talvez possam ajudar.

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, Italo Natan disse:

Eu não sei se é errado, se foi extraviado não é problema seu. Eu ficaria com a GPU extra. Se você achar que pode dar algum problema, comunique eles, talvez possam ajudar.

Eu pedi todas as minhas peças na kabum, ótima loja. Nunca tive nada parecido, e sim, eu adoraria ter + uma GPU  por engano.

  • Curtir 1
  • Confuso 1
  • Triste 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Natan Você gosta da loja e mesmo assim faria isso?

 

21 horas atrás, Italo Natan disse:

Eu não sei se é errado, se foi extraviado não é problema seu.

Foi extraviado e posteriormente foi entregue. Ele pagou por 1 produto e por um erro logístico recebeu 2. 
Óbvio que é problema dele e que tentar ficar com as duas é errado.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entra em contato com a loja, faça sua parte! Se vão fazer caso disso ou não é outra historia, quando precisamos usar o RMA cobramos a honestidade da loja da mesma forma... 

 

3 minutos atrás, Italo Natan disse:

Eu não sei se é errado,

De fato o extravio não é culpa dele, se ele comprou só um item de cada e recebeu esse item mesmo apos a informação do extravio, porque ele deveria ficar com os dois kits se foi pago apenas um? 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na wish por exemplo, você tem o direito de cancelar o pedido se ele nao chegar no prazo estipulado pela transportadora. Se ele chegar mesmo depois de você já ter cancelado por nao ter chegue no dia, já não é problema seu.@gustavoomt @Shaman93

 

O cliente não pode ser culpado pela logística da empresa/transportadora. 

 

Em 30/01/2020 às 19:06, JakeFake disse:

Conversei com o moço e eles disseram que não podiam levar de volta

ele não conseguiu devolver, e assinou o recebimento (registrado). A empresa pediria para mandar de volta pela transportadora, mas se não der certo, fazer o que? Tenta contado...

 

Em 30/01/2020 às 19:20, Shaman93 disse:

Você gosta da loja e mesmo assim faria isso?

Eu disse que adoraria ter + uma GPU por engano, mas se eu tivesse que assinar o recebimento, eu recusaria recebe-la, pois como Brasileiro, sempre procuro evitar problemas. (É assim que somos, por isso não ajudamos outras pessoas quando estão sendo assaltadas ou agredidas ou não fazemos denúncias quando precisam ser feitas). 

 

Em 30/01/2020 às 19:22, gustavoomt disse:

deveria ficar com os dois kits se foi pago apenas um? 

Ele não DEVERIA ficar, ele pode escolher entre ficar ou não ficar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Natan

 

7 horas atrás, Italo Natan disse:

você tem o direito de cancelar o pedido se ele nao chegar no prazo estipulado pela transportadora.

Qual a relação disso com o relato? 

Foi extraviado, a empresa cumpriu seu papel de repor os produtos, porém, após isso foi entregue os produtos que supostamente foram extraviados. Qual relação tem com prazo vencido? No próprio relato o autor menciona que foi resolvido em poucos dias. 

7 horas atrás, Italo Natan disse:

O cliente não pode ser culpado pela logística da empresa/transportadora. 

 

Concordo plenamente, porém em nenhum momento o cliente foi lesado, seu problema foi resolvido...

 

7 horas atrás, Italo Natan disse:

ele não conseguiu devolver, e assinou o recebimento (registrado). A empresa pediria para mandar de volta pela transportadora, mas se não der certo, fazer o que? Tenta contado...

Simplesmente agir como uma pessoa honesta? "Alô Kabum, meu pedido X foi extraviado, vocês resolveram meu problema enviando o pedido Y, porém hoje recebi o produto do pedido X que havia sido roubado, perdido ou qualquer coisa que tenha ocorrido, ou seja, estou com os itens do pedido X e Y aqui comigo. O que vocês vão querer fazer?" 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/01/2020 às 09:35, Italo Natan disse:

É assim que somos, por isso não ajudamos outras pessoas quando estão sendo assaltadas ou agredidas ou não fazemos denúncias quando precisam ser feitas

Óbvio que não vou me meter se tiver um brutamontes ou alguém armado, mas já interrompi sim agressões, físicas e verbais. Denúncias faço direto, a última foi de um vizinho que derrubou mata nativa no terreno dele.

 

Em 31/01/2020 às 09:35, Italo Natan disse:

Se ele chegar mesmo depois de você já ter cancelado por nao ter chegue no dia, já não é problema seu.

Realmente, o problema é da loja/transportadora que tomou o calote de um cliente mal caráter. Cara, não quero te convencer de nada, só contrapus sua opinião por considerar ela extremamente imoral. 

 

Em 31/01/2020 às 09:35, Italo Natan disse:

se eu tivesse que assinar o recebimento, eu recusaria recebe-la

Em 30/01/2020 às 19:17, Italo Natan disse:

Eu ficaria com a GPU extra.

🤢...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/01/2020 às 10:59, Shaman93 disse:

imoral

São outros quinhentos @Shaman93, essa reciprocidade já esta acima da minha compreensão.

 

Por exemplo, o produto dele foi extraviado, inflige a moral do cliente, a empresa resolveu o problema e enviou um novo produto, desculpando-se e já não o prejudica mais. Mas ele escolhendo ficar com o produto extra, ele estará prejudicando a empresa, um ato imoral. 

 

Então recomendo que consulte a política da empresa, explique o ocorrido.

 

Eu ficaria com o produto. Mas se minhas informações pessoais fossem consideradas, é obvio que eu iria preferir comunicar o ocorrido e me livrar de dores de cabeça. Apenas estou sendo sincero, e não fingindo ser alguem que nao sou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, só complementando sobre a data de entrega foi descumprida em mais de 20 dias. (Eu comprei os produtos antes do natal) E o prazo de entrega era de 2 a 4 dias (Demorou mais de 20 até que eu entrei em contato com a kabum e a empresa de transporte) E fiquei sabendo do extravio e a partir dai enviaram um novo pedido. Ai eu pedi reembolso do valor do frete, já que a empresa de transporte disse que eles fariam esse reembolso. Entrei em contato com a kabum e eles disseram que iriam me mandar email para o reembolso (Que não foi mandado) entrei em contato novamente alguns dias depois e disseram que só poderia ser resolvido quando o novo pedido chegasse (Mas acabou que não entrei em contato novamente depois que chegou, apesar deles terem dito que seria automatico.)  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, nesse caso se eu fosse você, eu ficaria com o produto. Problema foi deles de não cumprir com a data prometida, e de não reembolsar o frete. Não podem te obrigar a pagar, e não podem te cobrar pela GPU. Assim como não podem exigir devolução do valor. O problema é da empresa e a transportadora.

  • Haha 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu já cansei de refazer pagamentos estornados de pedidos da China que chegaram com mais de 3 meses de atraso. 

Então cobra o estorno do frete, entra no procon, cobra seus direitos, não compra mais na loja. Mas te parece justo meter um calote de mil reais numa loja digna por ter atrasado a entrega e não ter feito estorno automático do frete...? Mesmo sabendo que provavelmente foi culpa da transportadora? Como você se sentiria se fosse a situação oposta, a placa é extraviada e a empresa não devolve sua grana, não manda outra placa, diz que "problema da transportadora, vê lá com eles"...? Pode ter certeza que tem muita empresa falcatrua por aí que faz coisa do tipo. Mas o consumidor merece todos os direitos e não tem nenhuma obrigação? Enfim, é da sua consciência se vai fazer o que é certo. Só sei que eu me sentiria um lixo se não devolvesse.

Ah, sou um total leigo em direito, mas dando uma breve pesquisada aqui, me parece que tentar ficar com a placa além de torpe também seria crime. Uma das placas é sua, você pagou por ela, a outra é coisa alheia perdida.

 

Citação

De acordo com a lei, comete infração penal quem acha coisa alheia perdida e dela se apropria, total ou parcialmente, deixando de devolver ou entregar à autoridade competente em até 15 dias. A pena prevista é detenção, de um mês a um ano, ou multa.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavoomt Se ele opta por ficar ou não ele decidirá. Em nenhum momento falei para ele não ficar.

adicionado 1 minuto depois

@Shaman93 Só precisa de um advogado de defesa, não pode ver um lado, apenas. A lei precisa ser justa e equilibrada, e para isso acontecer, devem haver um acusador e defensor.

adicionado 3 minutos depois
42 minutos atrás, Shaman93 disse:

acha coisa alheia perdida

E ele não achou, ele recebeu e assinou.

adicionado 8 minutos depois

A empresa deve pagar algum seguro para a transportadora, caso isso aconteça, ela deve procurar os direitos dela com a transportadora. Cliente não tem nada a ver com isso. E uma regra básica de negociações: O cliente sempre tem razão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Shaman93 @gustavoomt @Italo Natan Pessoal, precisei editar/apagar diversos posts desse tópico por conta de discussões improdutivas que não levam a lugar algum. Por favor, exponham suas opiniões sem levar para o lado pessoal, pois apenas assim teremos um ambiente saudável e produtivo. Obrigado pela compreensão. 

  • Curtir 5
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O mesmo já aconteceu comigo duas vezes, mas com outra empresa, a Itautec, uma vez tinha comprado 5 computadores completos, eles vieram em caixas grandes e vieram dois monitores a mais, os computadores comprados não tinha placa de vídeo dedicada, mas vieram com vídeo dedicado o resto da configuração estava ok, entrei em contato com empresa e eles buscaram os monitores a mais, mas deixaram os computadores não fizeram questão, fiquei no lucro, inclusive com outra nota fiscal já com as peças a mais listadas. Em outra oportunidade comprei novos computadores completos e um dos monitores estava com defeito, imediatamente eles enviaram outro monitor para substituir, mas a empresa que trouxe o monitor não podia levar o quebrado (igual ao seu caso), meses depois outra transportadora veio buscar o monitor com defeito. Acho que o mínimo é entrar em contato com a empresa e relatar o acontecido.

 

Pena que a Itautec não atende mais clientes físicos, saudades!

 

Até!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Bem, eis minha opinião. A partir do momento em que você comunicou o extravio e solicitou a resolução do problema (no caso, envio de novo pedido), você assumiu conhecimento do fato. Ao aceitar o recebimento da segunda encomenda e assinar o documento da transportadora, isso pode configurar crime de apropriação indébita, que corresponde ao artigo 169 do Código Penal, que diz o seguinte:

 

Citação

"Apropriação de coisa havida por erro, caso fortuito ou força da natureza

        Art. 169 - Apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza:

        Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa."

 

Algumas observações: para esse tipo de cenário, tanto a loja quanto a transportadora certamente possuem seguro. E, com relação à reação da loja, eu diria que é quase impossível ela não tomar conhecimento do fato, tendo em vista que a transportadora sempre retorna os dados dos pedidos acusando recebimento. 

 

Não sou advogado, essa é apenas minha interpretação. Eu sinceramente acho bem improvável um juiz não enquadrar isso no artigo e, portanto, seria crime não devolver ou, ao menos, comunicar à loja. O @mick 07 e o @Édnei Rodrigues, que possuem amplo conhecimento sobre o assunto, talvez possam nos ajudar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Mas será que a kabum não vai entrar em contato? 

adicionado 8 minutos depois

Eu não queria ter que entrar em contato, o pedido tá aqui lacrado e não devo abrir, mas se eles não derem falta e não entrarem em contato daqui a sei lá 3 meses, tem problema em não entrar em contato com eles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você deixou claro aqui desde o inicio que QUER ficar com a encomenda, ou foi só eu que percebi que na verdade você quer saber se lhe trará problemas ficar com o produto "extraviado". Por isso recomendei que consultasse a politica da empresa.

 

Mas o problema é entre a empresa e a transportadora. Mas como não da para prever nada, pode ser que central da kabum entre em contato com você para lhe comunicar sobre o ocorrido e tentar negociar ou pedir a devolução.

adicionado 1 minuto depois

Só vai saber quando consultar os termos e etc... Vê se tem alguma parte que fala sobre produtos extraviados ou algo do tipo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Natan E você sabe onde posso ver isso? E caso não tenha nada escrito sobre? (https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/institucional/politicas.cgi) Seria isso?

 

adicionado 10 minutos depois

Depois de vários comentários eu tô bem confuso, claro que quero ficar com o pedido, faria bastante diferença ficar com eles, porém, eu tô pensando que talvez seja errado e não iria querer ficar vivendo com isso (Ou com medo), mas eu ainda não consegui ver o erro exatamente.Caso eles entrem em contato cmg dizendo sobre o ocorrido e perguntando, eu não teria problema nenhum em devolver e ficaria de boa quanto a isso, mas realmente não queria entrar em contato com eles pra informar o erro deles (ou da transportadora). Mas ainda não sei exatamente o que fazer (o que eu vou fazer) Caso alguem mais tiver algo a acrescentar pra me ajudar nessa escolha (Que tá mais difícil do que parece hsauhsuahsua) Eu agradeço ❤️ e obrigado a todos já que comentaram ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Estamos num Fórum sobre informática, então serei bastante direto pra não mudar o foco. Em primeiro lugar, desconsidere toda e qualquer sugestão que você receber pra meter o famoso "jeitinho brasileiro", isso é questão de caráter.

 

Juridicamente falando você tem a obrigação de informar ao vendedor que o pacote tido como extraviado chegou, afinal as relações de consumo são pautadas pelo princípio da boa fé entre as partes, conforme preceitua o Código de Defesa do Consumidor (art. 4º, inciso III) e o Código Civil (art. 422):

 

Citação

Código de defesa do Consumidor

 

Art. 4º A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, atendidos os seguintes princípios:

 

III - harmonização dos interesses dos participantes das relações de consumo e compatibilização da proteção do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econômico e tecnológico, de modo a viabilizar os princípios nos quais se funda a ordem econômica (art. 170, da Constituição Federal), sempre com base na boa-fé e equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores

 

Citação

Código Civil

 

Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé.

 

Além disso, ficar com dois produtos tendo pago apenas um pode caracterizar enriquecimento sem causa, previsto no Código Civil (art. 884), e se outros quiserem ser mais radicais, poderiam até tentar enquadrar no crime de estelionato ou apropriação indébita (não aprofundarei a discussão sobre isso, afinal não é o foco do Fórum):

 

Citação

Código Civil

 

Art. 884. Aquele que, sem justa causa, se enriquecer à custa de outrem, será obrigado a restituir o indevidamente auferido, feita a atualização dos valores monetários.

Parágrafo único. Se o enriquecimento tiver por objeto coisa determinada, quem a recebeu é obrigado a restituí-la, e, se a coisa não mais subsistir, a restituição se fará pelo valor do bem na época em que foi exigido.

 

Portanto, minha sugestão é que você faça o certo e entre em contato com a loja, tanto pra avisar que recebeu os dois produtos, como pra solicitar o reembolso do frete, se for o caso.

 

Abraços.

  • Curtir 4
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

A loja certamente vai saber que você recebeu os dois pedidos. A transportadora retorna esses dados quase instantaneamente após o recebimento, e há a sua assinatura no documento para provar que a entrega foi feita. A possibilidade de um erro no sistema da transportadora não reportar a segunda entrega existe (se houver baixa por extravio), mas eu diria que é remota. 

 

Eles podem entrar em contato ou simplesmente não questionarem por opção própria. Esse tipo de problema não é novidade para uma empresa tão grande e eles certamente possuem protocolos para lidar com isso (e nós não sabemos quais são). Se você entrar em contato, há a possibilidade de, inclusive, simplesmente lhe dizerem para ficar com os produtos, tendo em vista o atraso na entrega, o problema e o simples fato de que podem considerar que o esforço para conseguir o re-envio não vale a pena (considerando outros casos, por exemplo).

 

Conforme mencionado diversas vezes neste tópico, a ação pode ser facilmente enquadrada como crime e, portanto, você terá a incerteza se optar por permanecer em silêncio. Não estou nem entrando em questões éticas, que não vêm ao caso (a cada um cabe seu próprio julgamento). Trata-se apenas do que diz a Lei. ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!