Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Todos os jogos com muito serrilhado. (Anti-aliasing/render)


Posts recomendados

Já postei esse tópico no site da microsoft mas ainda não tive resposta que solucionasse meu problema, então vou repostar aqui também.

Link do post original: https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/games_windows_10/todos-os-jogos-com-muito-serrilhado-anti/40ccd297-6e3f-424e-ac68-76d803c9ae4b?tm=1581785060003

------------------------------------------

 

 

 

Olá. Venho sofrendo com um problema em todos os meus jogos, que é o serrilhado fora do comum. É mais perceptível em alguns jogos que em outros, GTA V por exemplo fica muito feio, já witcher 3 se torna praticamente injogável. Esse problema se torna mais notável em árvores, folhagens e grades, que ficam com muito serrilhado, parecendo que tá "tremido". Jogo sempre em full hd, com todas as texturas no máximo e todos os filtros ligados. Aparentemente não é um problema no monitor ou na placa de vídeo, pois já troquei ambos. A única "solução" que encontrei foi quando coloquei o PC em uma TV 4k, em 1080p o erro persiste, mas ao mudar a resolução para 4k ele desaparece. Também já alterei todas as configurações de filtragem, tanto dos jogos quanto da placa-mãe. Já formatei o PC, tentei até jogar sem placa de vídeo e nada resolveu. Vou deixar uma imagem anexada como exemplo.

 

Não é um serrilhado normal, como é possível ver acima. Várias pessoas vêm sofrendo com esse mesmo problema há um tempo e a microsoft simplesmente ignora. Como eu já disse, não aparenta ser problema de hardware, pois já levei até em técnico para testar com outras peças, o que não resolveu, talvez seja algum driver do windows gerando conflito com o antialiasing. Esse problema ocorre tanto em placas de vídeo da Nvidia quanto AMD. Vou deixar alguns links abaixo para vocês verem o que a comunidade já tentou fazer para corrigir esse problema. Espero uma resposta. Grato.

 

Meu PC:

I5-7500

Win10 Pro

RX 590 8gb

EVGA 600w

16gb de RAM hyperx fury

 

Links:

https://linustechtips.com/main/topic/638876-jagged-shadowspop-inlow-lod-and-jagged-aa/page/2/

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1242791-problema-com-serrilhados-anti-aliasing/

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1403092-serrilhado-na-maioria-dos-jogos-1080p/

https://adrenaline.com.br/forum/threads/muito-serrilhado-em-todos-os-jogos-pc-1080p-1920x1080.657504/

https://www.youtube.com/watch?v=m1cbebogFD4

https://www.youtube.com/watch?v=ytNZyuk2Iew

https://www.cnet.com/forums/discussions/flickering-shimmering-edges-on-all-games-please-help-me-592210/

de69075a-aa32-4457-a947-97d3e1a3b154.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você passou a ter o problema? Foi logo após adquirir hardware novo?

Acho que o que vou falar vai te desagradar, mas... O problema está no seu cérebro. Não me entenda errado, as imperfeições gráficas de fato estão lá. Os serrilhados, a cintilação, etc. Mas são defeitos inerentes à renderização dos jogos em questão. E não é só no PC, pessoal reclama muito nos consoles (todos) também. De fato em alguns fica pior, em outros melhora e nos jogos antigos praticamente não existia. Mas os jogos antigos usam motores de renderização diferentes e tem uma quantidade de detalhes ridícula quando comparados aos jogos atuais. Se você encucar com esses artefatos, o que acontece é que seus olhos passam as buscar por eles. O que é um detalhe, caso você não dê bola, passa a ser um defeito terrível que impede que se concentre no jogo. Pra mim essa foto do Witcher é um ótimo exemplo, você teve que tirar a foto de uma distância surreal (digamos 10 vezes mais próximo do que joga normalmente, dá pra ver os pixels da imagem) e mesmo assim não me parece nada gritante. Quando comprei o PC novo, depois de anos sem acompanhar os lançamentos, encarnei nessas e por um tempo me incomodou bastante. Esse é o momento em que a gente passa a analisar cada detalhe, pra ver tudo que mudou e melhorou. Cheguei a perguntar pra esposa se ela via algo de errado e... Surpresa, não. Apontei pra ela os defeitos e a reação foi tipo "ah, vejo sim, mas não atrapalha". A essas alturas já parei de olhar e consigo jogar prazerosamente os jogos novamente. As imperfeições estão lá, mas sem focar nelas não assombram.

Pra resolver o "problema" você vai ver gente que trocou CPU, GPU, fonte, placa-mãe, memórias, monitor... Formatou, reinstalou o jogo, mexeu em todas as configurações gráficas possíveis, alterou registros do Windows, usou programas de terceiros... E nada resolveu. Por mais amarga que seja a conclusão acho que ela é indiscutível: o problema está nos olhos de quem vê.

Como você notou, em 4k melhora (mas, se olhar bem atentamente, vai ver que os problemas ainda estão lá, apenas amenizados... Honestamente sugiro que nem olhe muito pro cérebro não bugar em 4k também). No GTA V especificamente, MSAA x8 também dá uma suavizada legal, mas com uma 590 deve ficar injogável. Então você tem três escolhas: compra um hardware mais potente pra rodar em 4k; pára de olhar pros detalhes e aproveita o deleite gráfico de todo o resto que é bem renderizado; larga de mão os jogos em que a distração é tanta a ponto que te impeça de jogar.

Acho que é isso. Adoraria estar enganado e, caso eu esteja e você encontre uma solução, peço que me avise. Mas a essa altura do campeonato acho difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta @Shaman93 ! Mas realmente acho que tem algo errado. Quando eu jogava em HD no meu monitor antigo não via serrilhado nenhum (só em jogos antigos), agora que tô jogando em full-hd tá tudo serrilhado. Sinceramente, nunca tive frescura com gráficos, mas tem alguns jogos que nem dá pra jogar direito, Rainbow Six mesmo é tanto serrilhado que nem dá pra ver direito o cenário e os inimigos, o que atrapalha a jogatina (coisa que não acontecia quando eu jogava em HD, mesmo que no low). Sabe, não é algo comum, tem alguma coisa errada acontecendo, por isso tem tanta gente reclamando disso. Mesmo quando eu jogava no PS3 em full hd não tinha problemas com serrilhados, e o pc que supostamente era pra ser bem melhor fica essa porcaria. E objetos como árvores por exemplo, se tiver pouca coisa longe fica parecendo uma aberração qualquer.

 

Obs.: não sei dizer exatamente quando começou esse erro, mas notei pela primeira vez depois que comprei minha placa de vídeo e meu monitor novo e abri o witcher 3, zerei witcher 1 e o 2, tinha um pouco de serrilhado, mas achei que era do jogo mesmo, e como eu disse não tenho frescura com essas paradas, mas quando fui jogar o 3 até assustei de tão horrível que tava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no windows as letras ficam normais? ou fica como se fosse um serrilhado também? porque ja vi coisa parecida e passei por isso, mas era em tudo, nao so em jogos, pra resolver deixei drivers atualizados, coloquei a resolução no maximo do monitor(meu é 1366x768, estava em 1360, esses 6 fazem diferença) 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Henrique Souza Espindola disse:

Tenta usar o g-sync ou freesync com o seu monitor pra ver se melhora

Não tem nada a ver...

@Eder Neumann Aqui eu uso um LG 29WK600-W (2560 x 1080) e o cabo é um HDMI que veio com o próprio monitor, se não me engano é HDMI 2.0. Já testei com driver genérico do Windows e também com o específico do monitor. Experiencio os mesmos 'problemas' do OP, mas já estou quase totalmente convencido de que não são problemas (no sentido que são inerentes aos jogos em questão e não podem ser resolvidos, a não ser pelos desenvolvedores dos próprios jogos). Acho que umas rodadas de CS 1.3 podem ajudar a lembrar o que é bom pra tosse 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jpplokox As letras ficam normais sim, só se eu chegar bem perto que consigo ver um pouco de serrilhado. 

Meu monitor não tem freesync@Henrique Souza Espindola . Uso cabo o HDMI que veio no monitor "LS24D332HSX/ZD, 24" ful HD da Samsung@Eder Neumann .

@Shaman93 Acho que a única "solução" vai ser aceitar mesmo kkkk já tentei basicamente de tudo e nada resolveu 😕

adicionado 6 minutos depois

Esqueci de citar mas a maioria dos jogos ficam com um "filtro granulado", mesmo diminuindo a nitidez do monitor, isso foi mais notável no the division 2 e no re 2, vou deixar uma foto como exemplo mas os serrilhados e esse efeito fica pouco visível porque a câmera do meu celular não é muito boa.

https://drive.google.com/open?id=1iyy72OQPIf1xp0PCWT_bOqRxomw6f4Bm

Foi mal, deu que a imagem é grande pra anexar então coloquei no drive.

Esses serrilhados são mais evidentes nas folhagens e cabelo dos personagens. No AC Unity mesmo o cabelo do cara tava muito estranho, parecia que tinha bugado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Shaman93 disse:

Não tem nada a ver...

@Eder Neumann Aqui eu uso um LG 29WK600-W (2560 x 1080) e o cabo é um HDMI que veio com o próprio monitor, se não me engano é HDMI 2.0. Já testei com driver genérico do Windows e também com o específico do monitor. Experiencio os mesmos 'problemas' do OP, mas já estou quase totalmente convencido de que não são problemas (no sentido que são inerentes aos jogos em questão e não podem ser resolvidos, a não ser pelos desenvolvedores dos próprios jogos). Acho que umas rodadas de CS 1.3 podem ajudar a lembrar o que é bom pra tosse 😅

eu uso uma tv 32" com resolução máxima de 1366x768, e meus jogos ficam espetaculares... mas antes eu tentava rodar eles a 1080, aí ficava feio pra xuxu, com MUITO serrilhado. depois que descobri que não da pra forçar resulção grande em tela pequena (que nao tenha suporte para a resolução em questão) tudo se resolveu.

Problema similar eu tinha com o note e a TV da casa da mãe (uma samsung de 42"), onde a TV usava um algoritmo para estender a imagem na tela, ficava feio também além de acrescentar um delay irritante, resolvi parametrizando a TV para somente reproduzir o sinal sem ajuste algum de tamanho e posição, aí configurei o resto pelo PC. ficou lindão também.

 

@Thiago Costa 2001 se tem serrilhado nos textos do windwos então pode ter coisa errada... tente ver as configurações do monitor sobre estender e posicionar a imagem.

 

Por via das dúvidas, printe as telas de configuração de video para nos por gentileza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei um print. Talvez vocês consigam ver como a situação está, é bem pouco mesmo, nada que chega incomodar. Só se ligar o "modo jogo" do monitor que a situação piora.

2020-02-19.thumb.png.3392220578f6f8c10b2b2f04af8e3472.png

adicionado 5 minutos depois

Coloquei algumas imagens no drive sobre as informações de resolução, tá tudo em full hd.

Obs. O modo jogo tá ligado.

Link: https://drive.google.com/open?id=1v_v6Hfuku0L5fNqYd98Uqyne59MYmW2h

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No driver da placa deixei nas configs padrão.

Coloquei as imagens na mesma pasta do drive.

https://drive.google.com/open?id=1v_v6Hfuku0L5fNqYd98Uqyne59MYmW2h

adicionado 4 minutos depois

Meu monitor ainda tá na garantia (acaba fim do mês). Tô pensando em trocar pelo Acer 24'' KG241 FHD. Tenho quase certeza que não é problema no monitor, mas sei lá, pelo menos esse da Acer tem freesynch.

Atualmente eu uso esse: https://www.amazon.com.br/gp/product/B07MVPD3VK/ref=ppx_yo_dt_b_asin_title_o00_s00?ie=UTF8&psc=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Eder Neumann disse:

eu uso uma tv 32" com resolução máxima de 1366x768, e meus jogos ficam espetaculares... mas antes eu tentava rodar eles a 1080, aí ficava feio pra xuxu, com MUITO serrilhado.

Aí é outro caso... Você está falando em tentar forçar uma resolução superior à que o monitor suporta, o que realmente tende a ficar muito ruim. Se você pegar um monitor nativo 1920x1080, o que vai ficar péssimo é justamente o oposto, descer pra uma resolução inferior. Você já jogou num monitor 4k? "Espetacular" as vezes é questão de referência... Atualmente a única coisa que eu consigo tolerar em resolução abaixo de 1080p é um CS competitivo simplesmente porque os bonecos ficam mais gordos, é mais fácil de acertar a mira. A qualidade de imagem indiscutivelmente fica muito pior (e não é nem questão de desempenho, porque meu setup empurra uns 300+ fps tanto faz se em 1080p ou resolução baixa).
As minhas configurações de vídeo estão iguais a que você mandou. Sinceramente duvido muito que seja questão de configuração, já tentei todas as mudanças (inclusive múltiplos drivers diferentes) possíveis. Pela descrição imagino que o OP esteja na mesma situação.

@Thiago Costa 2001 Não vejo serrilhado nas letras. Acredito que você esteja se referindo aos próprios pixels da tela. Se você se aproximar demais da tela, digamos 5 cm ou menos, qualquer monitor vai ter isso. 'Modo jogo' deve aumentar a nitidez, aí a distinção entre os pixels fica ainda mais visível. Uma coisa que pode ajudar um pouco aí é ajustar o ClearType do windows, joga ClearType na busca e segue as telas de configuração. Quanto ao granulado, não é opção do jogo? Nas configurações gráficas, 'film grain' ou algo do tipo? Muitos jogos tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
agora, Gabriel Augusto Assis disse:

E aí alguém sabe como ele resolveu? Eu estou tendo o mesmo problema.

 

Pois é, o op até entrou depois, dia 1o de março, mas resolveu não responder...

Meu palpite continua sendo que não resolveu, porque não é um problema. Ou melhor, pode até ser um problema, mas é inerente às engines gráficas e incontornável, a não ser pelos desenvolvedores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 03/06/2020 às 15:14, Gabriel Augusto Assis disse:

E aí alguém sabe como ele resolveu? Eu estou tendo o mesmo problema.

 

 

Eu to com um problema parecido. Um tempo atrás eu tava com um notebook (Acer nitro 5) ele tinha uma 1050 de 4GB e nele eu não notava tanto serrilhado ou tanto delay de render. Ai eu montei um PC mesmo, com uma 1050TI e de novo sem notar tanto serrilhado, ai eu resolvi trocar pra uma RX 580 4GB (MSI armor), formatei o PC certinho, atualizei os drivers e os jogos que jogava antes ficaram com uma nitidez esquisita e uns serrilhados estranhos, desativei filtros nos jogos e no driver da AMD (aquele Sharpness) e os jogos continuam com uma aparencia meio diferente e serrilhados.

 

O problema provavelmente é que todas as ***** de jogos que eu jogava eram mais otimizados pra Nvidia, entre eles são The witcher 3, GTA V, BF V (o pior de todos, fica com film grain muito forte que não sai nem *****, na verdade todos os jogos parecem ter um film grain *****) e o mais bizarro de todos, CSGO que na 1050TI ficav

a nos 200-300 fps, agora na RX fica nos 180 (Só sobe mais em lugar fechado e se olhar pro chão, e vi varias pessoas reclamando disso)

 

Esse que é o *****, a Nvidia dominou por tanto tempo que os jogos acabaram ficando com melhor desempenho só pra um lado

 

 

Untitled.thumb.png.ec59ba5c1f1186821dc86c460c519a3e.pngnão sei se da pra ver nessa imagem, nessse exemplo no jogo raft, quando fico submerso entre a superficie e a agua fica esse granulado que ingame fica mais nitido e fica flicando e seguindo mouse em toda a região

 

Nisso eu só posso deduzir que a AMD é bem ruim com shadding e reflexos porque todo jogo que testo sempre tem um sombreamento zoado ou material reflexivo serrilhado pacarai. 

 

Claro, a placa é otima me da bem mais desempenho, esses detalhes não me impedem de jogar, só não é do jeito que eu esperava

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae turma, malz, tinha esquecido de responder. Então, consegui resolver o problema sim, eram configurações do driver da amd que faziam os jogos ficarem com um aspecto horrível. Só desativei todas as opções do driver para não haver interferências nos jogos. E é isso, obrigado pelo ajuda.

Caso alguém esteja com esse problema também e precisar de ajuda é só me chamar no instagram: @thiagolscosta2001

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, math11247 disse:

O problema provavelmente é que todas as ***** de jogos que eu jogava eram mais otimizados pra Nvidia

Não acho que tenha a ver com isso, o número de usuários de placas da Nvidia reclamando das mesmas coisas é enorme também. Não parece nem um pouco ser problema exclusivo da AMD. Há reclamações em placas de basicamente todos os segmentos, da GT 1030 à RTX 2080Ti...

Tenho uma 580 e um amigo que tem uma 1060 6 GB, placas basicamente do mesmo nível. Atualmente a 580 é até discutivelmente superior. Vejo os mesmos defeitos na placa dele...
 

10 horas atrás, math11247 disse:

Claro, a placa é otima me da bem mais desempenho, esses detalhes não me impedem de jogar, só não é do jeito que eu esperava

Essa última frase me dá a entender que você é outro sofrendo do "efeito hyper expectativa"... Pulou vários degraus em hierarquia de GPU e subiu esperando demais. Parou pra contemplar longamente detalhes pros quais você mal olhava antes e teu cérebro te traiu, rs. Meu palpite é que se fosse uma 1060 6 GB ou até superior, 1070, 1070Ti, 2080... Você teria as mesmas quebras de expectativa. E que se voltar pra 1050/1050Ti, agora vai ver também.
 

10 horas atrás, math11247 disse:

não sei se da pra ver nessa imagem, nessse exemplo no jogo raft, quando fico submerso entre a superficie e a agua fica esse granulado que ingame fica mais nitido e fica flicando e seguindo mouse em toda a região

Dá pra ver sim, mas acho que é coisa do jogo. Não tem nada específico nos drivers da AMD que adicione film grain... Joguei no youtube esse jogo e vi vídeos com 1050 e 1050Ti e também tem esse granulado presente, apesar de mascarado pela compressão do youtube.

 

10 horas atrás, math11247 disse:

na 1050TI ficav

a nos 200-300 fps, agora na RX fica nos 180 (Só sobe mais em lugar fechado e se olhar pro chão, e vi varias pessoas reclamando disso)

Aí tem que ver o que está acontecendo, realmente indica algum problema. Com um R5 2600 e a mesma placa, RX 580, rodo na casa dos 300~350 fps, raramente vai abaixo de uns 250. Se criar um tópico, pessoal deve conseguir te ajudar a entender ou resolver isso aí.

 

4 horas atrás, Thiago Costa 2001 disse:

Então, consegui resolver o problema sim, eram configurações do driver da amd que faziam os jogos ficarem com um aspecto horrível. Só desativei todas as opções do driver para não haver interferências nos jogos.

Obrigado por responder. Como assim? Que opções? Você diz o perfil gráfico, botou em 'padrão'? Muito estranho, aqui não altera nada... Certeza que não foi simplesmente você se acostumando com o tempo? Eu ficaria agradecido se você pudesse explicar melhor o que mudou e também mandar alguns prints do problema resolvido.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Estou com o mesmo problema, já coloquei a opção “padrão” no software da AMD, mas não resolveu em nada. A folhagem, fios e principalmente grades estão HORRÍVEIS. Tenho uma RX 580 8Gb e, mesmo colocando tudo no Ultra, o serrilhado fica absurdo. Tem jogos que não dão nem vontade de jogar da nojeira que fica o serrilhamenro.

adicionado 1 minuto depois
Em 11/07/2020 às 15:04, Shaman93 disse:

Não acho que tenha a ver com isso, o número de usuários de placas da Nvidia reclamando das mesmas coisas é enorme também. Não parece nem um pouco ser problema exclusivo da AMD. Há reclamações em placas de basicamente todos os segmentos, da GT 1030 à RTX 2080Ti...

Tenho uma 580 e um amigo que tem uma 1060 6 GB, placas basicamente do mesmo nível. Atualmente a 580 é até discutivelmente superior. Vejo os mesmos defeitos na placa dele...
 

Essa última frase me dá a entender que você é outro sofrendo do "efeito hyper expectativa"... Pulou vários degraus em hierarquia de GPU e subiu esperando demais. Parou pra contemplar longamente detalhes pros quais você mal olhava antes e teu cérebro te traiu, rs. Meu palpite é que se fosse uma 1060 6 GB ou até superior, 1070, 1070Ti, 2080... Você teria as mesmas quebras de expectativa. E que se voltar pra 1050/1050Ti, agora vai ver também.
 

Dá pra ver sim, mas acho que é coisa do jogo. Não tem nada específico nos drivers da AMD que adicione film grain... Joguei no youtube esse jogo e vi vídeos com 1050 e 1050Ti e também tem esse granulado presente, apesar de mascarado pela compressão do youtube.

 

Aí tem que ver o que está acontecendo, realmente indica algum problema. Com um R5 2600 e a mesma placa, RX 580, rodo na casa dos 300~350 fps, raramente vai abaixo de uns 250. Se criar um tópico, pessoal deve conseguir te ajudar a entender ou resolver isso aí.

 

Obrigado por responder. Como assim? Que opções? Você diz o perfil gráfico, botou em 'padrão'? Muito estranho, aqui não altera nada... Certeza que não foi simplesmente você se acostumando com o tempo? Eu ficaria agradecido se você pudesse explicar melhor o que mudou e também mandar alguns prints do problema resolvido.

 

Eae, man, conseguisse descobrir que mudanças no software da AMD foram essas? Me ajuda, por favor. Tenho uma RX 580 8Gb e estou com um problema horrível com serrilhados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@game350 Olha, eu mantenho meu palpite que é uma mistura de coisa inerente aos jogos em questão, expectativa demais e reparar em detalhes. Também me incomodou bastante quando troquei de PC, vim de uma máquina que tinha sido montada há 10 anos. É o momento em que a gente passa a analisar minuciosamente os detalhes, pra ver as diferenças. Sinceramente, já me acostumei na absoluta maioria dos jogos, um que outro que acho que é ruim o bastante a ponto de não dar pra jogar. Quanto ao OP, faz uns 2 meses que não loga, então acho meio difícil de responder. Também, honestamente, acho difícil que tenha realmente resolvido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!