Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chuveiro - tudo ok mas o terminal derreteu!


braid

Posts recomendados

Salve pessoas,

 

Gostaria de pedir uma ajuda com relação a instalação do chuveiro aqui do apto. :

 

Revt2tY.png

 

Acontece que troquei a resistência faz 1 mes / aprox. e tenho certeza absoluta que comprei a resistencia correta.

Só que, semana retrasada durante o banho, o disjuntor caiu - nunca aconteceu antes. E 1 semana depois, fui tomar banho, aumentei um pouco a potencia (é daqueles eletronicos que dá pra regular) e 2 min depois, aquele cherao de queimado. Desliguei na hora. Corri e desliguei o disjuntor. Abri aquela caixa que fica o terminal e o trem simplesmente derreteu!

 

Foto:

IPaFm5Q.jpg

 

até onde eu sabia, esse tipo de conector não tem que ser de cerâmica?! Por que raios ele derreteu só agora?

Outra coisa que notei: o barulho do chuveiro funcionando está muito mais forte do que antes, no outro banheiro - que a resistencia ainda é originail - fica bem silencioso mas tambem esquenta bem menos - nao sei se é natural ficar mais "fraca a resistencia conforme o desgaste". 

 

Será que a resistencia nova, estava embalada ERRADA?

 

Pontos que queria ver com vocês:

- pelo que vi os fios são de 6mm. está correto?

- Nao vejo derretimento de fio, mas apenas desse terminal, se trocar o terminal por um melhor, teoricamente o problema para? Ou corro o risco do fio comecar a derreter?

- O disjuntor pelo que vi é bifasico, se puderem conferir:

 

LEnzOUa.jpg

 

Enfim, o que será que fez o terminal derreter? Ou esse terminal é porcaria?

obs: minha conta de luz teve um salto de 60 reais depois que troquei a resistencia, e nao usei nada pesado aqui, moro eu e a patroa apenas, quase nao uso ar, nada que justifique.

 

agradeço qualquer ajuda!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, braid disse:

Enfim, o que será que fez o terminal derreter?

Efeito Joule, com o tempo a conexão oxidou ou afrouxou um pouco, o suficiente pra resistência da conexão aumentar, com a passagem da elevada corrente, pela lei de Ohm, P = I2 x R, dá pra ver que o multiplicador da resistência é a corrente ao quadrado, logo uma pequena variação nesta resulta um grande aumento na potencia a ser dissipada. O conector não deu conta e derreteu.

 

23 minutos atrás, braid disse:

pelo que vi os fios são de 6mm. está correto?

a corrente máxima suportada por esse fio é de 36A, teu chuveiro é de 7500W ligado em 220V, então 7500/220 = 34A, eu diria que está bem no limite, sugiro colocar uma resistência um pouco menos potente ou não usar o chuveiro no máximo.

 

25 minutos atrás, braid disse:

se trocar o terminal por um melhor, teoricamente o problema para?

Sugiro trocar por um de porcelana, aparentemente esse foi o único problema.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, caolne disse:

a corrente máxima suportada por esse fio é de 36A, teu chuveiro é de 7500W ligado em 220V, então 7500/220 = 34A, eu diria que está bem no limite, sugiro colocar uma resistência um pouco menos potente ou não usar o chuveiro no máximo.

 

Obrigado pela resposta! Entao acho que algo como 6500/220, ou se tiver algo até uns 7200W fica ok?

voce recomenda alguma marca/modelo de terminal? 

 

Dúvida: se o terminal oxidou - nao devaria desarmar o sistema anti curto do quadro do apto (nao sei o nome certo) antes de desarmar o disjuntor?

 

Aproveito para perguntar (se possível): desde quando mudamos, estamos achando a conta de luz alta para apenas 2 pessoas que mal ficam com a TV ligada. Como proceder para descobrir se tem alguem "roubando" energia? Se existe alguma ligação mal feita, coisas do tipo.

 

agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 minutos atrás, braid disse:

 

caraca, dá aquele cagaço de ver um treco de policarbonato FINO segurando uma pancada dessa.... mas it's evolution ne?

Seja de que for feito resiste melhor ao calor que o maldito sindal de plástico. Quanto ao contato elétrico reflita que ele, o conector da Wago mantém contato com o cabo confinado em uma câmara de formato quadrado, em todos os lados e sob grande pressão e, repare que você não deve torcer o fio após decapá-lo. Isso, aliado a grande pressão do contato, garante excelente contato com baixa resistência, bem como ausência de stress desse contato ao contrário do parafuso de uma barra sindal, por exemplo. Parafusos cedem com o tempo, quer em barras sindal quer na fixação de fios em disjuntores, por exemplo.. Passados 2 a 3 anos, quando revisito a caixa de distribuição onde estão os disjuntores SEMPRE consigo aplicar um reaperto desses parafusos sem que ninguém os tenha tocado nesses 3 anos. Eles cedem ao natural..

Quando você pegar um conector desses na mão, tentar levantar sua alavanca e sentir a pressão que os cabos recebem, sob a ação de forte mola, ao serem presos no conector certamente entenderá o que digo. Uso eles há mais de ano sem o menor problema. Recomendo...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, faller disse:

Uso eles há mais de ano sem o menor problema. Recomendo...

Maravilha, outro nível!

 

Será que poderia me ajudar com relação a algum outro apartamento estar "puxando" energia do meu? Alguma dica de como detectar esse tipo de situação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, braid disse:

Maravilha, outro nível!

 

Será que poderia me ajudar com relação a algum outro apartamento estar "puxando" energia do meu? Alguma dica de como detectar esse tipo de situação?

Desligue tudo elétrico em sua casa e observe o seu relógio.

Se o valor do mostrador não aumentar, significa que não há consumo extra.

 

Quanto ao barulho do chuveiro.

Quanto menos se abre a vazão da água, mais faz barulho. A água que encosta na resistência ferve literalmente e as bolhas criadas é que fazem o barulho. Ao se aumentar a vazão d'água mais água entra em contato com a resistência, reduzindo a formação das bolhas e consequentemente, o barulho.

 

Quanto a troca da resistência.

Não se deve APENAS trocar a resistência. Com o uso, os contatos internos do chuveiro começam a oxidar, aumentando o "ponto térmico". Sabe-se que essas resistências possuem uns terminais vagabundos. Os que vem nas minhas resistências são pequenos tubos abertos em um lado para entrar com pressão. Sempre tem-se que lixar os pinos de dentro do chuveiro, para retirar a oxidação existente. Também lixo os terminais da resistência e, se necessário, os aperto um pouco para que encaixem com boa pressão.

 

Quanto a ligação elétrica. NÃO FAÇA ISSO QUE EU FAÇO.

Eu faço diferente e tem funcionado, porém não recomendo, pois tem que saber como fazer.

Aqui a tensão é de 127V e o chuveiro é de 5500W, ou sejam, a corrente vai a 43A.

Em minha conexão, desengorduro e raspo o fio (é um monte de fios flexíveis) até que a cor do cobre mude para um brilhante. Nada que reduza a capacidade de corrente dele. Claro, né? 

Ficam duas pontas desencapadas, com cerca de 3 a 4 centímetros. Torço as duas pontas, antes de junta-las e depois torço firmemente elas entre si com um alicate. A área de contato na junção é muito grande, o que é desejável. Em casos extremos, como este, eu soldo a união com solda comum de eletrônica. Além de melhorar um pouco a união, a camada de solda também "cobre o cobre", evitando tanto a oxidação do cobre, como garantindo que a união não se afrouxe.

Faço isso nos dois fios.

Agora o pulo do gato. 

Me certifico que as duas conexões criadas, ocorram em pontos diferentes. Una das conexões encontra-se no ponto X de um fio e a outra no ponto X + 4 cm do outro fio. Se depois disso tudo a junção aquecer e derreter a fita isolante, as chances de um curto serão minimizadas. Depois deixo os dois fios afastados na região das uniões.

Faço isso apenas na minha casa e já tem mais de 10 anos. Até hoje não tive problemas com conexões mal feitas.

O único porém, é que deve-se deixar os fios mais compridos, prevendo uma manutenção ou troca de chuveiro. Nesses casos só se separam os fios com alicate de corte.

MOR_AL

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu já comprei resistência errada que se encaixou perfeitamente. Ambas 220

A certa era esta...

resistencia_p_ducha_chuveiro_advanced_to

e comprei algo como esta...

20171103105536_5163994837_DZ.jpg

Ocorreu o efeito semelhante ao seu: barulho maior sem muito controle.

 

Sobre o aumento da conta, além do mencionado, os óbvios devem ser considerados: inverno, água mais fria, maior ajuste de temp., mais tempo de banho, aumento da tarifa

 

E sobre o novo conector, permita-me opinar que só vale a pena se for mais barato ou pelo menos o mesmo preço do que  um de cerâmica. Este com aperto a contento está operante a mais de uma década. Dica: por dentro dele, coloque um fio sobre outro de modo que os parafusos apertem os 2

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

e comprei algo como esta...

 

Olha, eu acho que foi exatamente isso que aconteceu! Quando for trocar o terminal vou ver novamente, porque eu acho que a resitencia veio errado. Obrigado! Achei que tava louco ja.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

voltando pra reportar:

 

Achei os conectores da WAGO, comprei e realmente nao tem comparação a instalação. Simplesmente fácil e simples:

 

CB8PIDb.png

 

O que acontece é o seguinte:

Comprei uma nova resistência para o chuveiro, visto que suspeitava que a que eu comprei anteriormente estava errada. Então, durante a troca, vi que os terminais dentro do chuveiro estavam pretos. Improvisei com uma linha de unha e limpei o que consegui, nao ficou 100% mas, dava pra ver algum cobre aparecendo. Coloquei a resistência, rezei 3 pai nosso, e páaaaa liguei o disjuntor. Chuveiro no frio primeiro pra encher, depois aumentei gradualmente a temperatura, olhando pros terminais e com o telefone do bombeiro no speeddial... aueuheahuauaeh.

 

Nenhum incidente com os terminais, porém o chuveiro nao esquenta como antes nem a pau.

 

Com o potenciometro no máximo, tenho que deixar o chuveiro quase fechando para ele esquentar bem, coisa que eu me queimaria facilmente com as resistencias anteriores. E fiz questao de comprar a correta dessa vez.

 

Agora minhas suspeitas são:

 

1. terminal do chuveiro ainda tá dando B.O mesmo com a lixada. (estranho porque a resistencia anterior estava fervendo a agua lindamente.

2. o disjuntor está baleado e nao tá mandando full power em uma das fases. (isso é possivel?)

3. Satanás está no fio e tá me trolando.

 

Segue o comparativo das resistencias:

 

Esta é a que eu comprei anteriormente e fez derreter o terminal antigo (fazia um barulho forte quando usava com a potencia alta):

 

6VLaVyP.jpg

 

 

Essa é a nova que comprei hoje junto com os terminais WAGO ( ao vivo da pra ver que o diametro dos fios sao menores do que a outra.

 

nHnccuS.jpg

 

 

Não consegui comprar o amperímetro. Minha ideia era ligar e conferir as fases pra ver quantos amperes estavam passando em fullpower com a resistencia antiga e marcar no potenciometro do chuveiro o limite de 35A. Vou ver se consigo amanha comprar um barato. 

 

Com o amperimetro, eu conseguiria ver se tem alguma fase falhando ou sem funcionar por exemplo, sem precisar ir lá no disjuntor medir?

 

Obrigado pela ajuda até então.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem multímetro? Meça as resistências (literalmente). Compare, reporte..

Obs: foi exatamente o que aconteceu comigo. Perceba a R do meio ligeiramente + fina e mais 'longa'. A medição com multímetro na escala 200R das 3 seções lhe dará luz.

 

Interessante nos falar o preço do conector...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Interessante nos falar o preço do conector...

 

Paguei 16 reais no pacote com 3 na Leroy Merlin, não sei se pode colocar link aqui.

 

Essa semana vou atrás do amperimetro/multimetro, aí posto os resultados das medições.

 

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... e mais uma coisa: se o conector te dá pontos de medição, meça a tensão com o chuveiro desligado e depois ligado no máximo e claro com o máximo cuidado também.

 

Uma alternativa pra melhorar o aquecimento é um chuveiro recuperador de calor  que idealizei há décadas quando percebi o chão morno pela água que caía. Alguém me passou a perna e fabricou...

post2-chuveiros-1a.png

 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!