Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual curso de eletrônica é o mais completo


Posts recomendados

@Patrick Marins de Souza  Qualquer faculdade que o nome do curso seja Engenharia Eletrônica. E criar placa não é um bicho de 7 cabeça não, é até fácil depois que entende o conceito e eu entendi e nem fiz eletrônica.

adicionado 2 minutos depois

Fazer com os recursos de casa uma placa que é difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
29 minutos atrás, Patrick Marins de Souza disse:

estudo a eletrônica mas por completo tipo de eu saber criar um placa de computador uma placa de celular de radio e outros

Quase entendi sua ansiedade, hormônios e tal. Mas você não deve queimar etapas. Faça um curso técnico em eletrônica 1º ... mas antes eis uma excelente introdução...

😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai ser um longo caminho.

Até você ter conhecimento para ciar placas de computador, já vai estar com doutorado na área de eletrônica da computação.

 

Nas placas de computador as trilhas tem coisas avançadas de física, pois fazer sinais caminhar por trilhas em 3Ghz ou mais, o sinal não caminha da forma tradicional nas trilhas. O sinal se comporta como ondas em linhas de transmissão.

Existe uma física envolvendo rádio frequencia 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Quase entendi sua ansiedade, hormônios e tal.

Quem não passou por isto. Bons tempos em que queríamos abraçar todo o saber sem nem sequer imaginarmos que isto é um processo vagaroso e contínuo... que anda na contra-mão dos hormônios.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patrick Marins de Souza ,

 

Olha, já disseram que para fazer uma placa de computador vai precisar de doutorado ..... na verdade não é algo tão complicado porque os famosos chipsets te ajudam com todo o trabalho complicado, e devido ao altíssimo clock de hoje em dia, depois que terminar o projeto eletrônico da placa vai precisar passar para uma empresa altamente especializada fazer a PCB do computador ... na minha época áurea eu participei do projeto de um computador compativel com IBM-XT, fizemos todo o projeto inclusive o PCB , mas naquela época o clock era de 8 Mhz, muiiiito abaixo do de hoje em dia .
 

Hoje o clock entre vários circuitos na PCB ultrapassa fácil 1 GHz, os chipsets são divididos em North e South Bridges com comunicação em altíssima velocidade entre eles, e eu diria que precisa de um projetista de PCB com Mestrado  para fazer isso funcionar ....

 

O caso de um celular é ainda pior .... tem tanto detalhe, como a necessidade de a PCB não propagar nenhum ruído que possa interferir na recepção , ter baixo consumo, alta sensibilidade, implementar ainda um receptor de GPS, circuito de TX/RX em modo G3, G4, agora vem o G5, PCB dobrável, sistema de otimização de consumo de bateria, monitoramento de carga, olha, acho que nesse projeto precisa de mais de um PHD para fazer isso tudo ... e vai precisar de muito apoio de Engenharia dos fabricantes dos chips envolvidos.

 

Resumindo, ninguém domina mais todos os passos para projetos desses que você pretende fazer.

 

Eu arrisco a dizer mais : você não vai achar aqui nem 1 Engenheiro Eletrônico que domine totalmente o processo de geração, transmissão e recepção de uma simples TV analógica clássica, aquelas que usavam um tubo de raios catódicos, que existiu por uns 50 anos, e envolvendo sistemas PAL / NTSC / SECAM.

 

Agora que passou para digital, piorou dezenas de vezes, pois precisa de muito mais conhecimento para entender todos os passos até a visualização em uma tela de Leds ....

 

Entao, não se surpreenda quando você achar que isso tudo é muito difícil de entender, pois é mesmo !

 

Muita gente sabe consertar, pois existe treinamento dos fabricantes para se trocar módulos ou placas inteiras de uma vez, pois ninguém consegue hoje achar um componente defeituoso, tamanha a complexidade de funcionamento.

 

Mas PROJETAR ?  
 

Esqiece isso, meu amigo, pois estamos no Brasil, que ainda ensina Pic  16/18 nas  faculdades ... Mesmo nos países mais avançados, projetos como os que você gostaria de saber projetar são feitos por equipes de vários profissionais altamente especializados, e todos contando com apoio muito forte de Engenharia dos fabricantes de chipsets, pois envolvem muito dinheiro.

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Patrick Marins de Souza Pegando o que o @aphawk disse... é mais ou menos assim, uma equipe de engenheiro de materiais, engenheiro químico, engenheiro eletrônico, engenharia de banco e dados (com conhecimento de programação em chips), engenheiro de controle e automação (aquele cara que programa as máquinas e braços que controlarão a placa sendo criada dentro da máquina [robôs das indústrias]), engenheiro científico e engenheiro arquitetônico (cria o molde e o melhor caminho dentro da placa) e ainda pode ter mais ou menos na equipe dependendo do projeto e dificuldade e o conhecimento da equipe como químico (caso queiram usar materiais novo).

 

Hoje em dia ... o Chipset (antiga pote norte) já está integrado ao processador, ele controla agora frequência das memórias acesso ao PCI-Express que se conecta a placa de vídeo e acesso a ponte sul (antigamente também controlava e continua controlando os preiféricos e os demais Slots PCI-Express).

 

Não sou existencialista, afinal escolhi Educação Física como carreira, então se errei algo pode me corrigir alguém ai :D .

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP ,

 

A ideia é essa, mas todos os profissionais são mesmo da área de Eletrônica, inclusive o pessoal que projeta a PCB, o conhecimento é bem espeçífico de cada profissional, e claro que alguns devem ter uma excelente noção do conjunto, para ir orientando os especialistas em cada parte do projeto.

 

Quanto ao que você informou do North Bridge, nem sabia que agora essa parte já faz parte dos modernos microprocessadores .... No meu tempo nem existia esse conceito, o barramento era ISA, tudo rodando a 8 Mhz , o chipset eram 2 CI’s que faziam toda a lógica para a Motherboard funcionar. Hoje o controlador SATA deve estar integrado na CPU, na minha época era necessária uma placa enorme , até maior do que o comprimento da placa-mãe, apenas para ter o controlador de Hard Disk , que nos dava o imenso espaço de 10 Mb de armazenamento kkkkk !
 

Memória RAM total de 640K .... disquetes de 360K .... tempos de acesso de HD na faixa de 100 milisegundos ....

 

Já se vão 34 anos desse tempo ... mas embora temos hoje processadores Com velocidades acima de 2 GHz, memórias de 16Gb, Hds de 4 Terabytes e acima... juro que não vejo tanta diferença de desempenho kkkkkkkk

 

Eu tive um computador 486-DX4-120 Mhz , que com o Dr-dos 6.0 e o Windows 3.11 instalado, bastava ligar e em 6 segundos já abria a janela do Windows para trabalhar .... Clicava no ícone do Excel e pronto entrava em menos de meio segundo. 

 

Hoje temos processadores com cachês rodando quase 30 vezes mais rápido, processando em 64 bits, vários núcleos de processamento, quantidade de memória RAM 16.000 vezes maior, HDs SSD com tempo de acesso milhares de vezes menor, e o Windows continua mais lento do que em 1991 ....... 

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Se todos os profissionais são mesmo da área de eletrônica, então sirvo para fazer eletrônica, pois conheço química biológica e isso me levou a química geral, que me levou a me interessar em metais e suas propriedades, inclusive nos tóxicos ao nosso corpo e natureza, voltando para minha origem (química biológica), tipo assim ... retiraram o chumbo das soldas (estanho tinha chumbo), depois que fizeram isso observei um número maior de componentes eletrônicos apresentando oxidação e trincas na solda sem chumbo dando mais defeito (durando menos). Ai penso será que não existe um substituto a altura que não seja tóxico, eu ainda não sei, mas esses engenheiros deveriam pensar na longevidade de seus produtos, que estão durando menos por soldas ficaram mais rígidas e oxidadas pela falta do chumbo no estanho.

 

Pelo que falei acima acho que falta mesmo uma equipe mais diversificada, fiquei tão animado quando começaram a usar dissipadores cerâmicos no lugar dos de alumínio, mas logo desistiram e não sei porque, bem deve ser pela dificuldade  e custo de fazer.

 

Me interesso por tudo, só queria ser bom em portuguesa e física, motivo pelo qual desisti da área da eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!