Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte retificadora variável 24v-30a


Posts recomendados

2 minutos atrás, MARCOS V RAMBO disse:

boa noite, peço desculpas por ter mandado mensagem privada, foi a minha primeira pergunta, sou novo no fórum e devo ter feito em local errado, achei que tivesse feito no fórum, onde faço essa pergunta ? 

Na verdade você não mandou nenhuma mensagem privada. Estou apenas perguntando qual seria a aplicação da fonte pra poder ajudar. Qual tipo de transformador você tem, núcleo de ferro normal ou de alta frequência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um transformador antigo de 12 + 12v 60a

quero transformar em uma fonte de 24v 30a regulável para testes em bancada. 

estou montando um gerador de ozônio e tem vários esquemas diferentes, desde bobina automotiva e flybeck de tv, porém todos trabalham com tensão diferente, por isso quero fazer a fonte variável, tipo 2v ate 24v

adicionado 10 minutos depois

núcleo de ferro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MARCOS V RAMBO fazer uma fonte de bancada de 30 A com um transformador de ferro é tarefa difícil e o resultado é pouco eficiente. A retificação do lado secundário para manter uma corrente contínua em 30 A vai exigir um enorme banco de capacitores. E esse tipo de fonte não é ajustável. As fontes de bancada ajustáveis são fontes chaveadas, ocupam bem menos espaço e são mais eficientes. Achei um esquema de uma fonte chaveada de 800 W pra servir de exemplo: 

 

60khz-smps-sg3525-smps-ir2110-smps-800w-

 

Fonte: https://320volt.com/en/700w-800w-900w-smps-sg3525-ir2110/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MARCOS V RAMBO ,

 

Uma vez eu montei uma fonte de 13,5 por 50A, linear, com um transformador de 19+19V por 60A ... o cérebro era um velho e bom UA723 , com um TIP excitando 20 2N3055 .

 

Funcionava muito bem, mas esquentava um bocado, e isso que a tensão de saída era Fixa em 13,5 Volts.

 

O mesmo princípio pode ser feito para a sua aplicação, poderia ajustar entre uns 3V até 24V com um potênciômetro, mas a dissipação de calor será absurda, por exemplo se você ajustar para sair 10V com 30A, os transistores de saída terão de dissipar mais de 1000W em calor !!!!!

 

Porisso a recomendação em se utilizar fonte chaveado em vez de linear, ok ?

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 horas atrás, MARCOS V RAMBO disse:

um gerador de ozônio e tem vários esquemas diferentes

Foque naquele que te atraiu mais ou que tens material pra ele e faça fonte fixa. Pra aproveitar a potência do seu trafo, tente um cuja tensão de alimentação seja aquela que ele fornece.

Publique os esquemas dos geradores de ozônio que achares...(🙃)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

 ....E esse tipo de fonte não é ajustável. As fontes de bancada ajustáveis são fontes chaveadas...

@GuilhermeGB Poderia exemplificar melhor onde as fontes lineares de alta corrente não são ajustaveis ??

 

Citação

...As fontes de bancada ajustáveis são fontes chaveadas...

De uma pesquisada nas fontes da Tektronix... HP....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bruno R Ruinho disse:

@GuilhermeGB Poderia exemplificar melhor onde as fontes lineares de alta corrente não são ajustaveis ??

Um projeto simples de fonte linear não é ajustável, a tensão é aquela que sai do transformador, então é necessário adicionar algum circuito regulador que gera ainda mais perdas no circuito. Uma fonte chaveada pode ser ajustada de maneira muito simples apenas ajustando ciclo de trabalho do chaveamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo acho que falta pesquisa e estudo de sua parte, mas vamos deixar isso para lá pois esta sua a afirmação que uma fonte chaveada é mais simples de trabalhar que uma fonte linear não vai levar a nada...

 

Colega @MARCOS V RAMBO em 2011 o nosso amigo @faller postou está fonte e rendeu vários aprendizados e discussões sobre o desenvolvimento, muito interessante:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/871394-fonte-de-alimentação-ajustável-12-a-20v-x-10a-primeira-parte-montagem/

 

Antes que alguém fale que essa fonte é de 10A e você quer utilizar 30A (sabendo que seu trafo vai entregar próximo aos 60A, pois isso não tem como reduzir, e sim limitar)

 

É somente adicionar mais transistores de potência em paralelo! ( Simplifiquei demais essa parte...kkk)

 

Estou querendo fazer o mesmo que você com o transformador apresentado neste tópico:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1448656-tutorial-como-descobrir-a-corrente-de-um-transformador/?tab=comments#comment-7786670

Já encontrei o circuito mas ainda não tive tempo para testar. Porém meu trafo é de 20A.

 

Outro tópico que já está em andamento que pode ser retirado ideias é: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1461577-fonte-ajustável-com-lm317-potênciômetro-do-divisor-de-tensão/page/1/?tab=comments#comment-7841435 do @ls.bastos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tratando de fonte linear de alta corrente, mesmo o rendimento sendo baixo. 

A melhor saída é a opção apresentada pelo @aphawk onde se usa o LM723 e vários transistores de potência ligados em paralelo.

Se o trafo é 12+12V / 60A ao somar os enrolamentos para 24V, a corrente obrigatoriamente cai pela metade mesmo se tornando máximo de 30A. 

 

Nesse tipo de fonte temos que tomar cuidado ao utilizar as tensões muito baixas com alta corrente, pois isso força muito os transistores de saída causando um grande aquecimento e na pior das hipóteses até a queima do circuito. 

 

Uma solução prática pra esse problema, seria chavear o tap do trafo com um relé diminuindo a tensão pela metade quando o potenciômetro estiver nas posições mais baixas. 

Esse circuito pode ser montado facilmente com um amplificador operacional no modo comparador de tensão. 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Bruno R Ruinho disse:

Amigo acho que falta pesquisa e estudo de sua parte, mas vamos deixar isso para lá pois esta sua a afirmação que uma fonte chaveada é mais simples de trabalhar que uma fonte linear não vai levar a nada...

Bom, colega, não há necessidade de entrar numa discussão como essa aqui. O fato de eu achar o princípio de funcionamento de uma fonte chaveada mais simples quando se trata de controle e eficiência em aplicações mais precisas, não diz respeito a ninguém. Passar bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.png.ea38d2f509b25855c47d4544cba095f6.png

O Circuito proposto é este, aumentando o numero de TIPs, aumenta a conrrente, lembrando também da ponte retificadora e o banco de capacitores (que será enorme....kkk🤣).

 

Meu medo nessa corrente é, caso encoste uma ponta na outra acidentalmente, o que vai ocorrer no circuito com 30A 🤔💥

 

Lembrando que seu projeto é reaproveitar o transformador recuperado, o meu também será, mesmo que o valor gasto saia mais que uma fonte comercial, sem escrúpulos para executar esse projeto.

 

Mas estava navegando pelo Aliexpress e me deparei com essa fonte:

RD6006.thumb.png.25006f38a469723c06d22b4d711a13f4.png

 

Aqui só esta a frontal controladora, é uma excelente escolha com um acabamento de encher os olhos, estou na mira dessa compra faz tempo!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Bruno R Ruinho disse:

Meu medo nessa corrente é, caso encoste uma ponta na outra acidentalmente, o que vai ocorrer no circuito com 30A 🤔💥

 

Um curto-circuito não vai ocorrer com apenas 30 A. Se encostar os dois fios um ao outro, será criada uma resistência que tende a zero, quando um valor de tensão qualquer é aplicado a uma resistência que tende a zero, a corrente tende a infinito, e é por esse motivo que os componentes eletrônicos vão queimar quase que no mesmo instante. Nada ocorreria se fosse exigido apenas 30 A, pois o circuito foi projeto para essa corrente. 😉

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ,

 

Sim , eu uso esse mesmo princípio nas duas fontes dos meus rádios ... melhor garantir do que jogar fora mais de 7.000 reais por causa duma falha da fonte kkkk

 

@GuilhermeGB  e @Bruno R Ruinho ,

 

Pessoal, ambos tem razão em alguns argumentos , calma !!!

 

Eu sempre usei fontes lineares, ainda uso uma de bancada ajustável de 0 a 30V por 5A, e nunca me causou problemas.

 

Na teoria, claro que è possível fazer a fonte pedida de modo linear, basta caprichar nos dissipadores e usar ventilação forçada, afinal

dissipar quase 2.000 watts não é fácil...

O rendimento pode ser baixíssimo, mas ainda assim funciona e provávelmente vai entregar uma tensão de saída bem mais limpa que uma fonte chaveada !

E embora muita gente hoje insista nos LM317 ou parecidos, eu montaria novamente com o velho e confiável UA723.

 

Já no caso de uma fonte chaveada

de tensão ajustável, que possa fornecer 30A ( uau ) , a tensão na saída não vai ser tão limpa, e creio que precisará de

muito experimento para que ela não desarme quando for solicitado um pico alto de corrente.

 

Por outro lado, o rendimento será muito mais alto do que qualquer fonte linear !

 

É uma questão de escolha !

 

Paulo

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa Paulão... certa feita teorizei uma fonte de bancada híbrida... algo como chaveada de alta V até valor próximo da saída. A partir daí algo como um regulador LDO até a saída. Na teoria aliamos a eficiência da chaveada com a suavidade da linear.

 

Pro caso de paranoia por eficiência, um caminho do meio, algo como o lance dos relés alternando saídas pode ser colocado numa destas...

fonte-universal-ac-dc-saidas-1000ma-18w-

... espero não precisar dizer que o trafo pode ser maior

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ,

 

Eu abri a minha fonte de bancada, e ela usa relés ... conforme a tensão de saída desejada ela seleciona um dos enrolamentos do transformador via relé.


A ideia de se usar o enrolamento do meio do secundário para tensões baixas ajuda a economizar mais de 1000 watts nesta fonte deste tópico, mas vai precisar de um baita relé, ou melhor, um contator de uns 50A .... os capacitores eletrolíticos de filtragem vão adorar isto kkkkkkk

 

Enfim estamos apenas discutindo as possibilidades de se fazer essa fonte linear, ou seja, é possível !

 

Paulo

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem se a ideia é exercício mental...

 

Pra usar com relé, uma alternativa é chavear o primario onde a corrente é menor.

Me lembro deter tido um...

Antigo-Regulador-de-Voltagem-KRON-pColec

Troque a chave rotativa por 10 relés. Vai ficar mó lindo e dar o maior charme com sua fonte de bancada kk

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um negócio destes só por PWM. Vá por mim.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1199534524-regulador-tenso-corrente-step-down-ajustavel-dc-dc-300w-9a-_JM?quantity=1#position=4&type=item&tracking_id=8f37c276-54c0-4663-adc4-757626dbc869

 

Acredito que seja possível fazer 3 placas destas trabalharem juntas usando um mesmo potenciômetro.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

48 minutos aff. e carinha começa com 'galera', fala bem mais do que precisa e mendiga like e inscritos... como sempre kk. Mas sim deu pra ter noção da coisa. Dica pra você que tem vontade fazer vidinho de teste: foque nas condições máximas e confortáveis pro produto, seja claro e breve.🙂

 

Bem, certa feita teorizei...

Se tem booster linear pra lm317, eu (eu e + gente) sempre tive vontade fazer um booster pro lm2576hv (tenho alguns). Imaginei algo como trocar indutor, diodo e colocar mosfet parrudinho. Mas sempre fiquei só no sonho mesmo. Acho que em algum momento no futuro vou tentar. Se não, fica aí a semente pra você bolar um regulador minimalista e parrudão.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

48 minutos aff. e carinha começa com 'galera', fala bem mais do que precisa e mendiga like e inscritos... como sempre kk. Mas sim deu pra ter noção da coisa.

O canal do leandro é tipo manual do mundo, só que meio Hardcore. 

Ele atrai um público que curte trabalhos com ferramentas e do "faça você mesmo".

  

 

 

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Dica pra você que tem vontade fazer vidinho de teste: foque nas condições máximas e confortáveis pro produto, seja claro e breve.🙂

Essa pessoa não sou eu. 

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!