Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Chaveada 5V 20A


Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Boa tarde gente tudo bom?
Seguinte, vou direto ao ponto.

 

Eu tenho algumas dessas fontes chavedas 12v-10A (120w) em casa.

 

Usando uma dessas de 12v-10A, vou criar uma "sub-fonte" de 5V-20A (100w).
Eu não vou usar os 12v ao mesmo tempo que os 5v, vou usar somente os 5v.

Essa fonte de 5V-20A será usada para alimentar, essas fitas led (ws2812b) e portinhas usb para carregar celulares e um arduino para controlar a fita led.

 

Em tese é possível fazendo esse procedimento usando um desses STEP-DOWN chaveados, mas a maioria que eu encontro é de no máximo 2~3A na internet.

Pois bem ai vem minha mente uma pequena filosofia sobre isso.

 

Em algumas fontes lineares, lm7805, eu já usei um transistor pnp a mais antes do regulador em uma configuração parecida com essa:



image.png.f17e7a4c6c563afc349b40e53f283044.png

 

Agora, minha mente filosófica vem a questionar...

Imaginem que eu tiro ali o IC1 7805 e coloque no lugar dele, um regulador, step-down configurado de 12v pra 5v e mantenha o transistor Q1... Ele vai ajudar no ganho de corrente pra carga mantendo a tensão de saída? Usar este tipo de solução com um regulador chaveado + transistor funciona?

 

Desde já agradeço a ajuda de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Carlos Zanon disse:

Imaginem que eu tiro ali o IC1 7805 e coloque no lugar dele, um regulador, step-down configurado de 12v pra 5v e mantenha o transistor Q1... Ele vai ajudar no ganho de corrente pra carga mantendo a tensão de saída? Usar este tipo de solução com um regulador chaveado + transistor funciona?

Além do transistor tem a bobina também. 

Ela tem que ser maior pra suportar a maior corrente. 

1 hora atrás, Carlos Zanon disse:

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Renato.88 disse:

Além do transistor tem a bobina também. 

Ela tem que ser maior pra suportar a maior corrente.

 

Uma bobina no coletor do transitor, você diz?

Tem algum calculo especial ou eu consigo colocar uma daquelas de fonte atx e ta tudo beleza?

image.png.ee7ce9d3b67af3f931682df52785be9e.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz sem usar LMs, só que para menos que isso, com esses step-downs e funcionam bem em paralelo até hoje, mesmo com as tensões ligeiramente desbalanceadas. Mas a carga (3 x PAM8406 em 3 step-down, todos eles em paralelo), estourando, uns 4A, máximo 5A, em 5v. De 12v para 5v...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Use sua teoria inicial mas use um conversor adequado como por exemplo esse dai:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1571910788-cccc-300w-step-down-buck-conversor-ajustavel-02-9a-5-40-v-_JM?quantity=1#position=15&type=item&tracking_id=ec989a67-b90f-46e5-8d63-51365ea14df2

 

Aquela sua gambiarra tem tudo para dar errado..

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, rmlazzari58 disse:

Já fiz sem usar LMs, só que para menos que isso, com esses step-downs e funcionam bem em paralelo até hoje, mesmo com as tensões ligeiramente desbalanceadas. Mas a carga (3 x PAM8406 em 3 step-down, todos eles em paralelo), estourando, uns 4A, máximo 5A, em 5v. De 12v para 5v...

 

Eu até pensei em usar os step-downs em paralelo o problema é o preço deles.

Usando 3 step-down, você atingiu uns 4A, preciso 5x isso kkkk por isso me veio a ideia do transistor.

 

5 minutos atrás, Renato.88 disse:

Sim, existe calculo. 

Se colocar uma qualquer pode ser que não funcione. 

 

Certo...

Então meio que ficou entendido, por mim, que a recomendação seria comprar uma fonte pra isso.

 

Montar uma fonte linear, usando os 7805 com uns transistores tipo o 2n3055 não daria certo? Tenho dissipadores prontos pra isso.

Eu tinha em mente aproveitar as peças que tenho em casa para montar essa "sub-fonte".

 

3 minutos atrás, faller disse:

Use sua teoria inicial mas use um conversor adequado como por exemplo esse dai:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1571910788-cccc-300w-step-down-buck-conversor-ajustavel-02-9a-5-40-v-_JM?quantity=1#position=15&type=item&tracking_id=ec989a67-b90f-46e5-8d63-51365ea14df2

 

Aquela sua gambiarra tem tudo para dar errado..

 

Eu tenho alguns step-down em casa, mas não são tão parrudos como este ai.

Os que tenho são:



image.thumb.png.a923fd0e2fd8d5796538ea0d0343feff.png

e desses:



image.thumb.png.35039151d120b3cd33b269e88333c4df.png

 

Fazer essa gambiara (o uso do transistor) nesses aqui daria muito ruim?

Melhor opção seria abandonar a ideia do transistor e partir pra um regulador mais parrudo? Se for, acredito que devo partir para comprar a fonte pronta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Eu usaria uma assim:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1569053734-fonte-chaveada-5v-20a-bivolt-_JM?quantity=1&shippingOptionId=undefined

 

Ao usar transistores vais acabar tendo uma dissipação da ordem de (12V - 5V) x 20A = 140 Watts.

Vais fabricar além da fonte um grill, para fritar bifes..

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, faller disse:

Eu usaria uma assim:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1569053734-fonte-chaveada-5v-20a-bivolt-_JM?quantity=1&shippingOptionId=undefined

 

Ao usar transistores vais acabar tendo uma dissipação da ordem de (12V - 5V) x 20A = 140 Watts.

Vais fabricar além da fonte um grill, para fritar bifes..

 

É, vou ter que acabar comprando mais uma ou duas fontes (não sei o quanto de fita vou usar ainda).

Obrigado a todos que ajudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Carlos Zanon disse:

 

É, vou ter que acabar comprando mais uma ou duas fontes (não sei o quanto de fita vou usar ainda).

 

Note que tem fontes mais fortes que essa dai. Talvez não necessites comprar duas delas..

 

Por exemplo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1297545805-fonte-40a-5v-110220v-200w-painel-de-led-_JM?quantity=1#position=2&type=item&tracking_id=54113b6d-3075-48e9-98ca-41e35dccec39

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1056768624-fonte-5v-80a-400w-estavel-bivolt-painel-de-led-display-_JM?quantity=1#position=15&type=item&tracking_id=05a42153-f09f-40af-a09d-02d5c7b60258

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloquei aqui em casa 12,5 m de fita de Led endereçável ws2812b no quarto da minha filha.

Foram utilizadas 2 rolos e meio de 5m cada.

Segundo informação da fita, ela consome 9W por metro.

Então: 12,5 x 9 = 112,5W

112,5 / 5 = 22,5A

Uma fonte de 30A seria suficiente mas, por via das dúvidas, adquiri uma de 40A.

Mas não basta isso. Se colocares a fonte apenas no início da série, a última fita vai ficar mais fraca, pois as trilhas presentes nas fitas são finas, fazendo um aquecimento natural pela passagem da corrente.

Então terás que passar, junto com as fitas, um cabo de 0,75mm para cada início de fita a partir da fonte para que a iluminação fique parelha em toda a extensão.

O trabalho valeu a pena e ficou show.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo S Ferreira

A ideia inicial é colocar a fita led numa mesa e deixar ele sincronizado com o gabinete do micro ai aproveito e ligo tudo sem forçar muito a fonte do PC.

 

Eu só tenho dúvidas na quantidade de leds que cada controladora/arduino/raspberry consegue chavear.

 

No fim das contas, acredito que vou usar igual você fez, usar as fitas em paralelo e dependendo da quantidade de fitas, montar uma controladora separada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, você pode usa-las em série mesmo, apenas mantendo os 5V em todas.

O sinal do controlador é de baixo nível e não há degradação.

Eu adquiri o controlador mais simples que tinha e controla os 375 leds de boa.

Agora, como é feito o endereçamento é que não sei.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh agora entendi direitinho o que você fez.

 

Ligou tudo em série, cortou alguns pedaços e conectou com fio de 0.75mm elas, eu achei que tinha feito em paralelo.

Deve ter ficado bem legal.

 

Essas fitas duram bem? Faz quanto tempo que você usa elas? Já precisou trocar alguma parte?

Novamente, obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!