Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptar buzzer CI 555 no Circuito Alerta de bateria fraca


BobF

Posts recomendados

Boa noite Amigos.

Tenho um sistema fotovoltaico, porém como o inversor é um pouco antigo (muito antigo) ele não tem proteção de alta descarga na bateria.

Achei na internet esse esquema de alerta de bateria fraca: ( fiz e funciona perfeitamente)

image.png.2a55d805eaf631d7e2caf6ee0b4b3f8f.pngT

 

Queria adaptar o circuito colocando um buzzer sonoro.(para assim sinalizar e eu desligar)
Fiz o esquema abaixo com CI 555 , porém o mesmo buzzer apitando e o led fica aceso direto. 
Não sei no que posso estar errando.

image.thumb.png.7e95db9dc2415529059a5bf44c085976.png

Alguém poderia me ajudar por favor.

Desde já obrigado
  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz este sistema mais preciso e robusto para detecção de baixa carga em uma bateria de 12 V spacer.png:

 

 

 

spacer.png

 

 

 

Sobre o buzzer no lugar do LED, monte primeiro o CI 555 em modo astável a 1 Hz, conforme a seguir. Coloque o buzzer como carga para que dispare a cada segundo ao acioná-lo com esse circuito. Só depois siga para realizar a conexão entre ambos os sistemas.

 

 

 

https://www.electroschematics.com/1-hz-pulse-generator/

 

 

 

Espero ter ajudado spacer.png.

  • Curtir 2
  • Amei 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @BobF

Fiz 4 vídeos sobre comparador com histerese, que acredito ser ideal para o seu caso.

Os três primeiros mostram a teoria até chegar nas equações usadas para calcular todos os componentes.

No quarto vídeo apresento um exemplo e em seguida uso um simulador de circuitos para comprovar que o cálculo foi o correto.

Sugiro que você assista todos os 4 vídeos na ordem sequencial deles, mas se quiser pular a teoria, assista o quarto vídeo, que lá tem tudo para você poder resolver o seu problema.

Seguem os links:

 

 

 

Bons projetos

Neste projeto a saída não inverte. Tenho outro em que a saída inverte. Para mais vídeos, acesse o meu canal no YouTube.

https://studio.youtube.com/channel/UCJlOU-ix2oD-1hiYSVtf7ig/videos/upload?filter=[]&sort={"columnType"%3A"date"%2C"sortOrder"%3A"DESCENDING"}

 

MOR_AL

  • Curtir 1
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rjjj Ótimo projeto amigo, realmente usando o zener 12v e 2 amplificador operacional fica bem mais preciso em comparação com meu circuito. Obrigado pela dica. Estou usando uns componentes que tenho disponível no momento

@.if Teoricamente sim , fiz de outra maneira tb porém nem sinal de vida o buzzer e o led deu. Agora nao sei o que pode estar errado :(
Se eu colocar o buzzer no lugar do led e resistor, sem o CI 555 o buzzer começa a pipocar com tensão baixa que o transistor envia

1 hora atrás, MOR disse:

Olá @BobF

Fiz 4 vídeos sobre comparador com histerese, que acredito ser ideal para o seu caso.

Os três primeiros mostram a teoria até chegar nas equações usadas para calcular todos os componentes.

No quarto vídeo apresento um exemplo e em seguida uso um simulador de circuitos para comprovar que o cálculo foi o correto.

Sugiro que você assista todos os 4 vídeos na ordem sequencial deles, mas se quiser pular a teoria, assista o quarto vídeo, que lá tem tudo para você poder resolver o seu problema.

Seguem os links:

 

 

 

Bons projetos

Neste projeto a saída não inverte. Tenho outro em que a saída inverte. Para mais vídeos, acesse o meu canal no YouTube.

https://studio.youtube.com/channel/UCJlOU-ix2oD-1hiYSVtf7ig/videos/upload?filter=[]&sort={"columnType"%3A"date"%2C"sortOrder"%3A"DESCENDING"}

 

MOR_AL

Opaaa obrigado pela dica não tinha pensando nisso ainda. pode deixar que irei no seu canal no youtube muito interessante 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 minutos atrás, BobF disse:

colocar o buzzer no lugar do led e resistor, sem o CI 555 o buzzer começa a pipocar com tensão baixa que o transistor envia

Seu buzzer deve ser passivo e não é ativo: o que tem um circuito oscilador por dentro. Praticamente o mesmo que quer fazer com o 555. Tenta colocá-lo "por fora" como se fosse um sonalarme

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, .if disse:

Seu buzzer deve ser passivo e não é ativo: o que tem um circuito oscilador por dentro. Praticamente o mesmo que quer fazer com o 555. Tenta colocá-lo "por fora" como se fosse um sonalarme

é então o buzzer que tenho é ativo com oscilador internet, tenho de 5v e de 12v. por fora ele fica pipocando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendi. Então se ligar ele direto no 5 ou 12V ele bipa, né? Neste caso a explicação é que seu circuito,,,

image.png

... considero que ele está no lugar de led e R3, faz o tr conduzir gradualmente - linearmente - e por isso a tensão no buzzer ativo sobe bem devagar e ele começa com piripaques mesmo. Neste caso, hás de considerar um circuito com histerese: uma boa oportunidade pra praticar os ensinamentos do @MOR. Veja também a orientação do amigo @rjjj . Se preferir fazer só com transistores, algo como...

05233.png

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?PHPSESSID=uttbia5v8bvp4ttui86b4oalp0&topic=4528.msg99944#msg99944

pode te conduzir ao sucesso.

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O comparador de histerese do @MOR é interessante por não requerer um Zener, apenas resistores. Graças à realimentação, também é menos instável para pequenas oscilações na tensão da bateria F5Rua4D.gif.

 

 

 

Se o seu piezoelétrico for de 5 V, facilita aplicar um regulador 78L05. Junto de um comparador, torna-se possível resolver o quadro de aumento gradual mencionado pela @.if.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/11/2020 às 11:48, .if disse:

Entendi. Então se ligar ele direto no 5 ou 12V ele bipa, né? Neste caso a explicação é que seu circuito,,,

image.png

... considero que ele está no lugar de led e R3, faz o tr conduzir gradualmente - linearmente - e por isso a tensão no buzzer ativo sobe bem devagar e ele começa com piripaques mesmo. Neste caso, hás de considerar um circuito com histerese: uma boa oportunidade pra praticar os ensinamentos do @MOR. Veja também a orientação do amigo @rjjj . Se preferir fazer só com transistores, algo como...

05233.png

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?PHPSESSID=uttbia5v8bvp4ttui86b4oalp0&topic=4528.msg99944#msg99944

pode te conduzir ao sucesso.

abç

 @.if @rjjj Obrigado amigo, mas queria solucionar com os componentes que já tenho, pois analisando tem alguns componentes que não tenho disponíveis no momento. mas não precisa algo extremamente preciso, só o funcionamento do buzzer no circuito, porque com o led funciona, único problema é ativar o buzzer com o ci555, mas com alguns ensinamentos do amigos nesse tópico adquiri mais conhecimento.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!