Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena trocar um I7-2600 por um Ryzen 1600?


Posts recomendados

@MichaelThunder Acho que vale a pena e muito. motivos:

 

Litografia moderna =  AMD 12nm, Intel 32nm

nucleros / threads = AMD 6 /12, Intel 4 / 8

cache =                    AMD 19Mb - Intel 8Mb

preço =                    AMD  R$620,00

clock =                    AMD 3.2GHz (Turbo 3.6GHz), Intel 3.4Ghz (turbo 3.8Ghz

consumo =              AMD 65w - Intel 95w

se for versão AF (YD1600BBAF) é uma revisão da 1 geração ouseja equivale ao R5 2600.

 

a questão é: com o seu socket 1155 (ano 2011) até onde você vai? será obrigado a trocar a placa mão se quiser upgrade.

A vantegem do AMD é o socke AM4, voce fica livre pra fazer um upgrade de processador tranquilo no futuro sem trocar placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
9 minutos atrás, Douglas Rosa disse:

@MichaelThunder Acho que vale a pena e muito. motivos:

 

Litografia moderna =  AMD 12nm, Intel 32nm

nucleros / threads = AMD 6 /12, Intel 4 / 8

cache =                    AMD 19Mb - Intel 8Mb

preço =                    AMD  R$620,00

clock =                    AMD 3.2GHz (Turbo 3.6GHz), Intel 3.4Ghz (turbo 3.8Ghz

consumo =              AMD 65w - Intel 95w

se for versão AF (YD1600BBAF) é uma revisão da 1 geração ouseja equivale ao R5 2600.

 

a questão é: com o seu socket 1155 (ano 2011) até onde você vai? será obrigado a trocar a placa mão se quiser upgrade.

A vantegem do AMD é o socke AM4, voce fica livre pra fazer um upgrade de processador tranquilo no futuro sem trocar placa-mãe.

Além da placa-mãe precisará trocar as memórias também. Se está disposto a um quase upgrade total, vale à pena sim.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, MichaelThunder disse:

Eae povo? eh o seguinte, eu tenho uma GTX 1650 com um I7-2600, e tava pensando em trocar por um Ryzen 1600...Acham que vale a pena ou nem??

Sinceramente... não. Vai ser pouca coisa melhor pelo tanto que você vai ter que investir, e no final das contas a placa de vídeo vai continuar limitando o desempenho.

 

Pense em um up só se for pegar no mínimo um 3600 e depois de já ter trocado a GPU por uma mais potente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Tem que levar em consideração a necessidade de uso dele.

falar que não vale a penas troca o i7 2600 por um R5 1600, é equívoco, pois são arquiteturas muito diferentes e quase 8 anos de diferença. o R5 é muito superior em tudo.

o problema é que ele terá que trocar a placa-mãe de qualquer jeito, tanto pelo socket desatualizado quanto pelas memorias.

A vantagen da DDR4 é que já não há problemas com compatibilidades intel/amd como as antigas ddr3.

 

Ele tem que avaliar o custo beneficio de qual está valendo mais a pena conjunto de placa-mãe+processador.

Atualmente plataforma AMD tá sendo mais vantajoso pela possibilidade de upgrades futuros mais fáceis, pelo fato do R5 1600 esta na casa dos 640,00. e não existe nenhum intel 6cores/12t de 3.6Ghz 19Mb que chegue perto desse preço.

e quanto a 1650 super (normal não compensa), ser limitador vai depender novamente da necessidade de uso, FullHD, por exemplo. o R5 1600 conseguirá levar qualquer uma numa boa ainda.

 

lembrando que só estou focando no 1600 x 3600, pela diferença de preço ser quase 3x maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sem dizer qual é o uso fica difícil dizer se vale ou não a pena.

 

Se é pra jogar > Talvez

       Jogos atuais > SIM

       Jogos antigos > Não

Uso domestico > Não

Faculdades de humanas > Não

Exatas > Talvez

Renderização de projetos > SIM.

 

 

 

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10,1% cpu bottleneck

https://pc-builds.com/calculator/Core_i7-2600/GeForce_GTX_1650/00113Mlu/16/100

 

8,61% gpu bottleneck

https://pc-builds.com/calculator/Ryzen_5_2600/GeForce_GTX_1650/0Qj13M8A/16/100

 

agora tem de ver se quer pagar uns 1500 reais pra mobo, cpu e ddr4 pra uns 20-25% de ganho

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc acho que vale, mas depende como dissemos do interesse em mudar de plataforma, e o $$ cascalho disponível..rsrs

de qualquer forma, ele fica praticamente limitado na plataforma que esta atualmente. não tem outra saida a nao ser, pegar uma ais recente, seja intel ou amd.

 

Como voce bem mostrou, o site já deu a dica:

10,1% cpu bottleneck

https://pc-builds.com/calculator/Core_i7-2600/GeForce_GTX_1650/00113Mlu/16/100

Your processor is too weak for this graphic card on 1080p resolution🥵

 

8,61% gpu bottleneck

https://pc-builds.com/calculator/Ryzen_5_2600/GeForce_GTX_1650/0Qj13M8A/16/100

Graphic card and processor will work great together on 1080p resolution.😋

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale se você ver o 1600 como uma porta de entrada e pretende investir bem no resto da plataforma e trocar o processador logo mais além. Vulgo uma boa placa-mãe (B550 ou superior), memórias rápidas, quem sabe um bom cooler ou SSD NVMe pra caprichar no setup. Se for pra pegar uma A320, RAM qualquer, ou pretende manter o 1600 a longa data... Não acho que valha a pena e eu ficaria com o i7 mesmo, economizando pra investir melhor em seguida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valer, vale sim. o 1600 é superior em tudo. 

A questão é só o que a glr falou mesmo, você vai ter q trocar placa-mãe e memorias, mas como o mercado brasileiro de hardware usado é uma loucura, acaba compensando. porque você vai gastar uns 1500 a 2000 no kit processador, memória e placa. Mas vai poder vender o seu kit atual com proc, memo e placa por uns 1000, 1300 talvez até 1500 reais você consiga vendendo pela Net, dependendo da sua placa e tal. aí recupera boa parte do investimento. Só vai precisar de um capitalzinho inicial. Mas vale sim, eu fiz isso recentemente, saindo de um i7 4790 pra um ryzen 2700.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!