Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual seria o dimensionamento trafo toroidal?


Felipecneto

Posts recomendados

Bom dia amigos do CH!

Estou com um equipamento na bancada, que posterior ao reparo (reparo da bobina do falante, troca de Amp. OP do pré-amp e algumas soldas quebradas no Power) abria o FUSE no momento da partida do Amplificador (uma vez que o amp chegou sem fusível, não tem impresso na carcaça o valor correto e muito menos existe no diagrama o valor) 

 

OBS - Em testes o amplificador funcionou corretamente com fuse de 5A (mas o mesmo abriu ao ligar pela primeira vez na casa do dono do amp)

 

Após conferir se não havia danos no equipamento vide Lâmpada Série, substituímos para 7A. (Funcionou por 1 semana)

Pedi para que fosse analisado novamente via Lâmpada Série, pois já era de um valor alto 7A - Dessa vez algum curto mesmo!

Pois bem; CURTO NO TRAFO TOROIDAL

 

AGORA SEGUEM MINHAS DÚVIDAS;

 

Antes de entregar o equipamento, que funcionava perfeitamente pós reparos, tentei verificar o valor da corrente no instante inicial da partida do amp, com um meter no lugar do Fusível. Mas sendo esse digital não consegui verificar com precisão! 

 

Qual seria uma dica/macete pra verificar com eficácia esse valor, pra  assim definir o valor pro fuse?

 

 quais os motivos que fariam o trafo queimar? Vida útil, descargas (tendo que não há curtos e problemas extremos no restante ou após o trafo?

 

Agora o maior deles; vamos precisar substituir o toroidal, uma vez que não há quem faça o reparo desse trafo por aqui, e um novo é bem caro!

Por "sorte" tem um outro amplificador por aqui, idêntico no qual pude conferir as tensões do secundário; 55 0 55 e 13 0 13 

Porém quanto ao dimensionamento da corrente e potência? Como farei pra levantar tal questão?

Detalhe - no amp em questão (não o com problema) está impresso na carcaça um valor de 10a para o fuse em 110v!!!!!!!

Posso substituir por trafo comum (quadrado)?

Segue o diagrama do modelo;

 

WarmMusic+BS15C.pdf

 

Agradeço pela possível ajuda de todos!

 

Obrigado,

 

Felipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Felipecneto disse:

AS TENSÕES DO SECUNDÁRIO; 55 0 55 e 13 0 13 

PORÉM QUANTO AO DIMENSIONAMENTO DA CORRENTE E POTÊNCIA? COMO FAREI PRA LEVANTAR TAL QUESTÃO?

Olá amigo. Para definir a capacidade de trafo um procedimento teórico é aplicar uma carga conhecida até que caia sua V em 10% (há quem permita mais). P.ex. 13Vac aberto, ao aplicar uma carga de 10R ele cai pra 11.7, pronto... sua capacidade é de 1.17A (vulgo 1A)

 

2 horas atrás, Felipecneto disse:

POSSO SUBSTITUIR POR TRAFO COMUM (QUADRADO)?

Desde que mesma capacidade, não vejo porquê não.

 

Dica: publique uma foto do trafo. Alguém do ramo meio que pode até intuir sua potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Olá amigo. Para definir a capacidade de trafo um procedimento teórico é aplicar uma carga conhecida até que caia sua V em 10% (há quem permita mais). P.ex. 13Vac aberto, ao aplicar uma carga de 10R ele cai pra 11.7, pronto... sua capacidade é de 1.17A (vulgo 1A)

Boa, mas pra isso um Resist. de Chuveiro ajudaria? Pra ficar prático a variação de R? Ou até mesmo um potenciômetro? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa ideia usar a R de chuveiro. O pot não dá pois não tem potência pra dissipar.

Se for mandar personalizar o trafo, digamos que você peça 55 0 55 10A e 13 0 13 1A pergunta como o cara mede a potência dele. Ou melhor, como ele sabe que o trafo fornece aquela corrente e em qual carga. Dica: tire foto do seu trafo quadrado e mande pra ele (e cá pra nós). Só pelo tamanho ele já deve ter noção da potência.

Compartilhe toda a informação recebida conosco ok? Um bom conteúdo à agregar 😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, .if disse:
13 horas atrás, Felipecneto disse:

POSSO SUBSTITUIR POR TRAFO COMUM (QUADRADO)?

Desde que mesma capacidade, não vejo porquê não.

Se não havia sido usado o toroidal pelo principal argumento de.uso de um aqui no Brasil, que é espaço para por.... pois o toroidal é bem menor que um trafo comum de mesma capacidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/02/2021 às 15:55, .if disse:

Boa ideia usar a R de chuveiro. O pot não dá pois não tem potência pra dissipar.

Se for mandar personalizar o trafo, digamos que você peça 55 0 55 10A e 13 0 13 1A pergunta como o cara mede a potência dele. Ou melhor, como ele sabe que o trafo fornece aquela corrente e em qual carga. Dica: tire foto do seu trafo quadrado e mande pra ele (e cá pra nós). Só pelo tamanho ele já deve ter noção da potência.

Compartilhe toda a informação recebida conosco ok? Um bom conteúdo à agregar 😁

 

Perfeito, pode deixar que vou atualizando! Por enquanto ainda procuro alguém para reparar o Toroidal. Se nada desenvolver, vou partir pra levantar com empresas que fabricam!

 

E quanto à análise do consumo de A na partida do Amp? Alguma sugestão para medir?

Em 09/02/2021 às 13:34, .if disse:

 

 

Dica: publique uma foto do trafo. Alguém do ramo meio que pode até intuir sua potência.

 

70395C54-3CF5-472E-81CB-E31F9F7A18F9.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

use fusíveis para a corrente nominal (as vezes tem escrito no chassi do amp al lado do porta fusivel) com efeito de retardo (não deve ser muito difícil de encontrar.

Agora se esta queimando algum fusivel na saida do trafo, tem que avaliar a placa que tem mais coisa com problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/02/2021 às 11:28, Felipecneto disse:

POSSO SUBSTITUIR POR TRAFO COMUM (QUADRADO)?

se as tensões são as mesmas do trafo antigo, compare a bitola do fio (das tensões de 55 0  55) entre os dois trafos... claro que este metodo não é 100% eficaz por conta de não poder comparar tambem os fios do primario do trafo, alem dos calculos de área. mas se os fios do secundario forem da mesma espessura, já é um bom sinal...

 

quanto ao trafo antigo, que ja está condenado, voce pode ir desenrolando o fio do secundario e ver se encontra o curto... apesar de que neste tipo de componente, geralmente o curto acontece no primario, mas so desenrolando mesmo pra ter certeza...

 

Em 09/02/2021 às 11:28, Felipecneto disse:

QUAIS OS MOTIVOS QUE FARIAM O TRAFO QUEIMAR?

em trafos toroidais, um dos motivos é ele sofrer pequenas pancadas ou vibrações, já que nao contam com a proteção da carcaça metalica como nos trafos comum. já aconteceu comigo tambem e este foi o motivo. foi colocado pouco isolante entre o disco de ferrite e a bobina do primario, com isto, a quina do disco acabou danificando a bobina...

 

outro motivo, é o trafo ser mal dimencionado e ficar aquecendo alem do que deveria...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Airtonarl Pois então, como o toroide ficava alocado no interior do gabinete e não no rack, junto às demais placas, não foi possível verificar o aquecimento! 

Não consigo pensar no lance de vida útil, nunca vi um trafo queimar do nada, enfim. 

 

Ainda não desenrolei, pois procuro profissionais para o reparo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou um que encontrei a venda, da propria Toroide do Brasil

Porém com potencia levemente menor, supondo ser realmente de 10A - 13A o original

 

PRIMÁRIO: 0 – 115V / 0 – 115V

SECUNDÁRIO: 0 – 55V – 5A

SECUNDÁRIO: 0 – 55V – 5A

SECUNDÁRIO: 0 – 12V – 0,5A

SECUNDÁRIO: 0 – 12V – 0,5A

POTÊNCIA: 550VA

FREQUÊNCIA: 60HZ

DIMENSÕES: 135 X 55 mm (Diâmetro x Altura).
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Toroid tem peças prontas que ela vende no site, ou no ML. Sempre mais barato que quando eles fazem sobre medida.
Não sei se são peças meio comuns que eles acabam fazendo numa escala um pouco maior, ou se são peças que alguém encomendou e desistiu de comprar, aí eles põe preço mais baixo para dar saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Meus amigos, vamos lá;

Encontrei um Sr. da região, disposto a verificar o problema com o o toroidal, e o curto estava no secundário, superaqueceu e os primeiros enrolamentos entraram em contato com o núcleo (mas não teria o núcleo um isolamento antes dos enrolamentos?) Enfim, inviável o conserto uma vez que não daria pra enrolar novamente uma das sessões do secundário, por ter um fio muito grosso. (Já que seria rebobinado à mão)

 

Tenho agora duas opções;

 

Encontrar um novo!

 

Encontrar um usado com as especificações mais próximas possível!

 

Porém, nesse meio tempo encontrai um trafo retirada de um System Aiwa que virou sucata, com as seguintes características no secundário; 

 

1099758527_diagramatrafoaiwa.thumb.png.ce3acb3ab314330967655de28d87461e.png

 

 

Com Center Tape em 3;

42.4 + 42.4 e 17.6 + 17.6 (As duas sessões com Center em 3)

Como pode-se observar no diagrama.

 

Pois bem, consegui alimentar o amplificador isoladamente a fim de testes. Primeiro a fonte com 42 +42 e depois o Power Amp

Depois com 17 + 17 isoladamente, testei a fonte e o pré amp.

 

Tudo ok, nada queimou ou danificou nesses setores.

 

Agora a dúvida(s);

 

Eu poderia muito bem utilizar esse trafo (se não a baixa potência) para alimentar o equipamento. Mas poderia utilizar um único Center Tape para as duas alimentações? Como é feito originalmente no equipamento do transformador de teste (vide imagem do diagrama)

 

E uma breve resposta do porque minha VDC pós fonte, com 42 + 42 VAC na entrada fora de +- 53VDC?

 

GRATO NOVAMENTE

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Felipecneto disse:

E uma breve resposta do porque minha VDC pós fonte, com 42 + 42 VAC na entrada fora de +- 53VDC?

 

GRATO NOVAMENTE

 

 

Trafo com secundário de 42Vac RMS .... vai ser retificado e sem carga a fonte vai apresentar o valor de pico :

42 x 1,4  - queda de dois diodos = 58,4 V .... essa vai ser a maior tensão na alimentação do power.

Sob carga a tensão vai descendo, poIs o transformador cai a tensão com o aumento da corrente, sendo que a tensão DC pode ficar abaixo dos 45V ...

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Excelente amigo, boa explicação!

 

E com relação à isso:

 

Em 26/02/2021 às 12:53, Felipecneto disse:

 

 

Eu poderia muito bem utilizar esse trafo (se não a baixa potência) para alimentar o equipamento. Mas poderia utilizar um único Center Tape para as duas alimentações? Como é feito originalmente no equipamento do transformador de teste (vide imagem do diagrama)

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Boa tarde

 

Sei que o tópico é antigo, mas preciso sanar uma dúvida em relação a esse toróide.

Felipe e colegas, ao medir a bobina para 220V encontro 1,4 ohm! Não é muito baixa?

Pela plaquinha do seletor 110 x 220V existe a união das bobinas que correspondem aos fios verde e vermelho.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!