Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Energia eletromagnética interfere em componentes?


Posts recomendados

Amigos, estava pensando em montar um flip flop que ocupe pouquíssimo espaço mas estou em dúvida: se colar um transistor num relé com, digamos, silicone, será que o eletroímã dele vai deixar o transistor trabalhar direito? E um 555? Ou um 4013? Um 358? Será que o eletromagnetismo afeta resistores, capacitores, diodos? E já que tô perguntando vários, e mosfets, cujo "gate" é isolado do silício?

 

Grato!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A interferência eletromagnética passa a ser crítica se frequências acima de 1 MHz estiverem presentes. Isso inclui chaveamentos de circuitos digitais com tempos de transição abaixo de 1 µs. Essas são as denominadas emissões de alta frequência GbhmuXl.gif.

 

 

 

Fora isso, não costumam haver problemas, mas recomendações de boas práticas para cada componente. Esses detalhes são orientados pelos fabricantes nas suas respectivas folhas de dados. Vale ressaltar que é importante não misturar frequências em qualquer esquema que se pense em desenhar.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que atrapalha são as chamadas ondas de rádio e elas interferem mais nas fiações e ligações do que nos componentes em si. 

Por isso que em circuitos de amplificadores e outros que envolvam ondas de rádio sempre se recomenda fios curtos. 

O campo magnético do relé é direto, não cria onda nenhuma, portanto não há interferência. Além de ser muito fraco (mais fraco que um imã qualquer). 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!