Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pode usar thinner onde tem capacitor de poliester?


Ir à solução Resolvido por Eder Neumann,

Posts recomendados

Amigos, faz algum tempo li por aí (Internet mas não lembro onde) que o sujeito colou algo com cola cianoacrilato, tipo superbonder, e a cola entrou por poros no plástico e fez o componente queimar. "Será que isso pode ser ou é bobagem de Internet?", pensei. Mas não fui atrás... Mas fiquei com aquilo na cabeça.

 

Minha questão é a seguinte: como não tinha mais goma laca, depois de terminar uma PCB, passei uma camada de esmalte de unha sobre as trilhas.

Agora, querendo modificar um componente, não consegui nada parecido com removedor desse tipo de esmalte. Sei que tem mas sair de casa não está tão fácil assim...

 

Nada mais está funcionando para tirar esse esmalte: nem álcool isopropílico, nem do normal. Fiz um teste e thinner tira esse esmalte mas estou em dúvida se esse negócio não vai dissolver tanto a parte de cima dos capacitores de poliester quanto aquela parte de baixo, onde entram os terminais... essa parte de baixo parece um tipo de resina epóxi, colocada ali só para fechar o capacitor. Essa PCB só tem resistor, um chip (OPA2134) e esses caps de poliester. Ou seja, não tem cap eletrolítico, por exemplo, que é fechado com uma borracha que com certeza o thinner dissolveria.

 

Será que o thinner atacaria o poliester? Ou aquela resina (que nem imagino o que seja) que fecha o cap de poliester? Alguém tem alguma experiência com isso?

 

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funcionou direitinho, Eder. E só prá documentar, fiz um teste num outro ponto, numa outra placa até, tentando apenas queimar o esmalte e não funciona: o esmalte não carboniza, não vira pó, vira uma meleca. Raspar tudo que foi possível do esmalte antes de queimar funcionou, deu para tirar o que sobrou com palito de dente e tirar o resto de óleo? gordura? de cima da trilha com álcool isopropílico soldou o novo resistor beleza.

 

Grato!

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!