Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Converter pcb pronta led 220v em 110v


Posts recomendados

boa noite turma, antes de mais nada quero esclarecer que eu nao sou tecnica, sou hobista em eletronica, ainda o que sei é por videos e manutençoes pessoais que faço com base em tutoriais por ai, mas ja andei "estudando" peças de eletronicas, e outras coisas, entao preciso de um auxilio se possivel para converter uma pcb de led 220 em 110

 

muitos que compram fora sabem que é muito difícil encontrar produtos 110v fora, alguns a gente ate arrisca comprar 220 pra ligar em 110, mas sabemos q isso tb diminui a vida util dos equipamentos. acontece que essa pcb de led que tem ligação direta em fonte 220, é um dos poucos que nao funciona em 110, não liga nada.

 

como estou estudando na pratica essas coisas, quero converter eles em 110, acontece que nao ha nada na internet que me ajude a isso. muitos tutoriais sobre o assunto apenas ensina a converter eles para 12v, e os que ensinam a criar lâmpadas led 110v, começam pelo capacitor ou resistência, e essa pcb nao mostra isso.

 

Nao sei se vou conseguir mostrar as trilhas pelas fotos, mas basicamente me parece que a fonte positiva entra em contato com R2 e vai para o LED e outra ponta do R2 la em cima, entra em contato com LED e DB1, ou seja, podemos ver que o circuito começa la em cima quando da entrada da energia, e nao começa por capacitores.

 

o que eu consegui apurar dessas peças para tentar calcular sozinha e verificar o calculo para 220v, foi o seguinte, posso estar muito errada nessas informaçoes que coletei, por ser leiga

 

  • 24 leds 3528 ligados em serie
  • r2 é o 105, de 1m.ohms 5% 1/8w
  • r1 é o 6r8, 6,8ohms, 5% 1/8w
  • DB1 é um diodo bidirecional MB10F 1000v 0,5a
  • c1 nao consegui descobrir, nao tem nada ali
  • u1 é outro que apanhei, acredito que seja um diodo retificador pelo formato, o código dele é JZ1008B, não achei datashet nem na linguagem japonesa ou chinesa

 

ja ate procurei essa mesma placa em 110v, igualzinha, pra comprar e fazer esse estudo, mas não acho , não essa opção 15w e que principalmente, possua 2 resistores separados assim que ta matando meus neurônios.

 

 

 

tentei pintar as trilhas salientes do que eu consegui enxergar, mas acho que não será muito util

 

 

Poderiam me dar uma ajuda, um norte, alguma coisa que possa entender a montagem dela e qual calcular para trocar?

 

WhatsApp Image 2021-06-09 at 18.57.50.jpeg

WhatsApp Image 2021-06-09 at 18.58.15.jpeg

WhatsApp Image 2021-06-09 at 18.58.50.jpeg

WhatsApp Image 2021-06-09 at 19.17.11.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tem um multímetro? Sabe usar?

Tenta por a lanterna do cel para ver se as trilhas ficam mais aparentes. Tem algum componente ou trilha do lado de trás?

MB10F é uma ponte retificado, transforma AC em DC.


Quando joguei "JZ1008B datasheet" no google, o 1º resultado foi https://www.diodes.com/assets/Datasheets/ZXCT1008.pdf
Apesar de não ser a mesma sigla, parece ser um componente de mesmo tipo

 

Destaco essa parte do datasheet, talvez explique os resistores da placa.

image.png.81161907c701b2c5af8cec39034fe411.png

Se tiver um multímetro, faz teste de continuidade na placa para ver se r2 não é o Rsense do desenho e r1 o Rout

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá. Alguns cliques me indicaram que este ci é um High voltage linear constant current IC Single-stage overvoltage constant power intelligent OVP protection chip TO-252 e foi feito pra 220 mesmo.

Apesar dos fios vermelho e preto, aquilo não é positivo e negativo mas sim a rede ac 220 mesmo. Perceba L e N e a ponte retificadora em cima. Também não achei o datasheet rapidão (continue na busca e compartilhe) mas me parece que o 6R8 é o que controla a corrente. (o amigo acima confirmou enquanto eu digitava ou ... digeria kk. Apesar que o que ele achou ser de baixa tensão, penso que o princípio é o mesmo do seu)

 

Penso também que não vale muito a pena converter pra rede 127 além de não ser muito trivial. No entanto vislumbro um trafo pequeno com entradas 127 e 220 qualquer trabalhando como autotrafo. Este pode ser encontrados em alguns aparelhos e de repente você pode ter alguma sucatinha aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

você tem um multímetro? Sabe usar?

Tenta por a lanterna do cel para ver se as trilhas ficam mais aparentes. Tem algum componente ou trilha do lado de trás?

MB10F é uma ponte retificado, transforma AC em DC.


Quando joguei "JZ1008B datasheet" no google, o 1º resultado foi https://www.diodes.com/assets/Datasheets/ZXCT1008.pdf
Apesar de não ser a mesma sigla, parece ser um componente de mesmo tipo

 

Destaco essa parte do datasheet, talvez explique os resistores da placa.

image.png.81161907c701b2c5af8cec39034fe411.png

Se tiver um multímetro, faz teste de continuidade na placa para ver se r2 não é o Rsense do desenho e r1 o Rout

sim, nao sou muitoooo craque em multimetro, mas sei bastannte ja, o que eu nao souber, caço na internet....tb cai na primeira pesquisa esse codigo ZXC, como eu nao sei que componente é esse meu, nao pude decidir se é a mesma coisa e mesma funçao.

 

e nao, é uma placa de aluminio, nao tem nada atras...a trilha ja tentei de tudo com a luz, mas nao consigo bem, amanha vou tentar no sol pra ver se a dissipação luz melhora.

 

Muito obrigado por responder, vou estudar essa sua resposta., como muito leiga, nao consigo absorver muito rápido assim ainda.

fundo.jpeg

trilha1.jpeg

37 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

@Faby Loira

 

694788906_WhatsAppImage2021-06-09at18_57_50.thumb.jpeg.e24ed09cc7f3b43f3ac56dbdfb98d0e4_1.jpeg.d6faac437b4ec6486b09c74621fa285c.jpeg

 

O que você fez para conseguir esse efeito visual?

 

 

Ponte retificadora.

 

A mágica da plaquinha está no U1. É curioso não haver indutor.

rsrsrrs, sempre que eu nao consigo ver todas as letras bem com lupa, fotos etc, eu risco com lapis mesmo...rsrsrrsrs...essa sua informação de indutor, pode nao ter sido explicado, mas vai me ajudar muito a prestar atençao quando estudar essas montagens. Obrigado por responder

25 minutos atrás, .if disse:

Olá. Alguns cliques me indicaram que este ci é um High voltage linear constant current IC Single-stage overvoltage constant power intelligent OVP protection chip TO-252 e foi feito pra 220 mesmo.

Apesar dos fios vermelho e preto, aquilo não é positivo e negativo mas sim a rede ac 220 mesmo. Perceba L e N e a ponte retificadora em cima. Também não achei o datasheet rapidão (continue na busca e compartilhe) mas me parece que o 6R8 é o que controla a corrente. (o amigo acima confirmou enquanto eu digitava ou ... digeria kk. Apesar que o que ele achou ser de baixa tensão, penso que o princípio é o mesmo do seu)

 

Penso também que não vale muito a pena converter pra rede 127 além de não ser muito trivial. No entanto vislumbro um trafo pequeno com entradas 127 e 220 qualquer trabalhando como autotrafo. Este pode ser encontrados em alguns aparelhos e de repente você pode ter alguma sucatinha aí...

de fato tenho algumas lampadas de led 220 que funcionam em 110 sem problemas, porém sao aqueles conversores com capacitores poliester e outros grandes. meu interesse nesse é unir o util ao agradavel, pra usar em spots finos pra gesso e aprender bem essa eletronica com a mao na massa...o problema é que esse me parece seguir outra forma diferente que os conversores de led "externo", fora da placa.

 

Obrigado por responder, vou analisar essas respostas, considerar elas pra estudar e entender o que acontece com essa placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Faby Loira disse:

sim, nao sou muitoooo craque em multimetro, mas sei bastannte ja, o que eu nao souber, caço na internet....tb cai na primeira pesquisa esse codigo ZXC, como eu nao sei que componente é esse meu, nao pude decidir se é a mesma coisa e mesma funçao.

Vamos lá:
1-Descobrir as trilhas que você está em dúvida: PLACA DESLIGADA DA LUZ(se não fizer isso, vai queimar o multímetro), Escala de diodo, tem que dar algo próximo a zero, se tiver beep, irá bipar, quando você coloca na ponta de cada componente.

2- Multímetro, corrente contínua, 600V. Uma ponta no menos da ponte retificado e outra vendo quanta corrente passa em vários  pontos. !!!!Não coloque onde tem corrente alternada (fios vermelho e preto e os lados de baixo da ponte retificadora)!!!!

Entendendo essas 2 informações, talvez confirmamos que aquela datasheet que postei é deste componente mesmo. Aí, talvez você consiga fazer os devidos cálculos e trocar os 2 resistores por algo mais adequado para 110V.



Em tempo:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para aproveitar a placa em 127V o buraco é bem mais embaixo. Como já foi dito U1 corresponde a um regulador de corrente linear. A tensão de trabalho dos leds em série é próxima à tensão de rede. Isso explica a razão pela qual não consegue acender em 127V. Para alcançar o intento terá que dividir a série de leds em 2 grupos, colocá-los em paralelo e substituir o resistor de 6R8 por 3R3.

Sobre raspar a tinta não é boa ideia. Vai acabar cortando os filetes de cobre. Gasolina, querosene ou agua raz costumam dissolver as tintas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São muitos leds em série pra funcionar mesmo que diretamente em 110VAC.

E pra "piorar" ainda tem o CI ali regulador de corrente. 

 

Não compensa alterar o circuito, vejo que a melhor alternativa é o já sugerido trafo de qualquer tensão funcionando como autotrafo, pelo baixo consumo desses leds até mesmo aqueles pequenos usados em rádio de cabeceira deve servir. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
23 horas atrás, Faby Loira disse:

sempre que eu nao consigo ver todas as letras bem com lupa, fotos etc, eu risco com lapis

 

Isso foi um lápis grafite comum? Deve ter sido reflexo, então.

 

23 horas atrás, Faby Loira disse:

essa sua informação de indutor, pode nao ter sido explicado, mas vai me ajudar muito a prestar atençao quando estudar essas montagens

 

Nem tanto. Falei "indutor" (e ficou estranho) para não usar as palavras "trafo" ou "transformador". Deve ser preconceito; talvez eu tenha até me borrado.

 

23 horas atrás, Faby Loira disse:

o problema é que esse me parece seguir outra forma diferente que os conversores de led "externo"

 

Pois é. Os drivers de LED vendidos em caixinha com rabicho, ou aqueles que são parte de lâmpada fechada, adotam a estratégia de fazer isolação por "trafinho" (não conheço outro nome).

 

23 horas atrás, Faby Loira disse:

tenho algumas lampadas de led 220 que funcionam em 110 sem problemas, porém sao aqueles conversores com capacitores poliester e outros grandes

 

E não tem "trafinho"?!

 

21 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

U1 corresponde a um regulador de corrente linear.

 

Se alguém tiver um bom material didático sobre esses reguladores, posta aí!

 

17 horas atrás, Renato.88 disse:

vejo que a melhor alternativa é o já sugerido trafo de qualquer tensão funcionando como autotrafo

 

Como assim "de qualquer tensão"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Pois é. Os drivers de LED vendidos em caixinha com rabicho, ou aqueles que são parte de lâmpada fechada, adotam a estratégia de fazer isolação por "trafinho" (não conheço outro nome).

A maioria nem isolação tem, pois são luminarias que ficam no teto, local onde ninguém deve colocar a mão com a luz ligada. 

Aí nesse caso não é trafo é um indutor mesmo. 

13 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

E não tem "trafinho"?!

Nesse tipo de lâmpada não, o capacitor é quem reduz a corrente. 

Em AC capacitores tomam uma função semelhante à um resistor. 

14 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Como assim "de qualquer tensão"?

Não vamos usar o secundario deles pra essa função, por isso essa tensão não importa. 

Por padrão esses trafos tem dois enrolamentos de 110V. 

Ligando os dois em série e alimentando com 110V um lado temos 220V do outro. 

Conforme eu disse antes a corrente fornecida é baixa, mas é suficiente pra acender Leds. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
31 minutos atrás, Renato.88 disse:

nesse caso não é trafo é um indutor mesmo

 

31 minutos atrás, Renato.88 disse:

o capacitor é quem reduz a corrente

 

Que tal um pouco de ilustração? Google Imagens...

 

33 minutos atrás, Renato.88 disse:

Ligando os dois em série e alimentando com 110V um lado temos 220V do outro. 

 

Quase entendi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meninos, eu logo volto pra discutir, eu mexo na eletronica quando quero descansar a cabeça, tenho um concurso domingo, e vou terminar de me concentrar nele pra voltar aqui depois

 

Mas é o seguinte de 8 plaquinhas que tenho, descobri que 2 delas sao de outro lote, inclusive consegui tirar uma foto das trilhas, que está em alta resolução que mando anexo agora, com o zoom vão conseguir ver perfeitamente ela saliente.

 

outra coisa linda que descobri foi o outro chip U1 (que o primeiro que postei nem datashet tem mais), que tem outro codigo, o DF6811T  e que tem datasheet, e podemos ver que ele aceita sim 110v, entao acredito qeu a mudança estara nos resistores ou outros....talvez nesse 6R8 mesmo citado acima....e vou tentar tb fazer as mediçoes com o multimetro que me pediram acima.

 

as unicas diferenças dessa  placa com a do outro lote é esse U1 e o R2...

20210610_152455.jpg

datasheetDF6811T.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que observei:
1- os leds estão aos pares em série
2-Pelos seus traços em lápis, me parece que a outra placa tem o mesmo arranjo. Meça com o múltímetro para confirmar.


O que acho, mas peço que alguém com mais experiência confirme ou diga se falo groselha:
-Você teria que cortar trilhas e religar elas numa série sempre c/ 4 leds em paralelos (arranjos de 4 leds em paralelo, ligando esses arranjos em série)
-Troque o R2 por algo c/ +- metade da resistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/06/2021 às 20:32, alexandre.mbm disse:

Que tal um pouco de ilustração? Google Imagens...

olha, essas fotos sao da minha tubular T8, e a outra é as de lampadas rosqueavel, so tem resistor e capacitor...esses, ligam 220 e 110 direto. 

fitaledTubular.jpeg

lampg27.jpeg

Em 11/06/2021 às 08:47, Thiago Miotto disse:

O que observei:
1- os leds estão aos pares em série

 De fato estão em pares mesmo, ligados de 4 em 4 ( as trilhas ligando de 4 em 4), porém em pares os lados negativos e positivos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 minutos atrás, Faby Loira disse:

minha tubular T8

 

Eu vejo um driver LED convencional. Circuito típico. Resistor como fusível, ponte retificadora, "trafinho" e regulador de corrente.

 

20 minutos atrás, Faby Loira disse:

de lâmpadas rosqueáveis, só tem resistor e capacitor

 

Não deu pra ver. Fiquei na curiosidade...

 

20 minutos atrás, Faby Loira disse:

estão em pares mesmo, ligados de 4 em 4

 

"4B12C" = 48 LEDs

 

Eu gostaria de saber os significados de 'B' e 'C' nesta codificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/06/2021 às 20:37, Thiago Miotto disse:

Vamos lá:
1-Descobrir as trilhas que você está em dúvida: PLACA DESLIGADA DA LUZ(se não fizer isso, vai queimar o multímetro), Escala de diodo, tem que dar algo próximo a zero, se tiver beep, irá bipar, quando você coloca na ponta de cada componente.
 

 opção continuidade, esse meu nao tem beep, ja comprei um com.....

R1 fica variando entre -0,05 e 0,34, fica mais indo pra 0,24

R2 ele começa com +/- 1950 e some pro infinito, volta pro "1" 

Em 09/06/2021 às 20:37, Thiago Miotto disse:

2- Multímetro, corrente contínua, 600V. Uma ponta no menos da ponte retificado e outra vendo quanta corrente passa em vários  pontos. !!!!Não coloque onde tem corrente alternada (fios vermelho e preto e os lados de baixo da ponte retificadora)!!!!

 

A placa desligada é so pra opção sua acima ne? agora devo ligar, logico, ne? isso que me bate duvida do multimetro, quando é que uso equipamento desligado ou nao, mas essa discussão nao cabe nesse topico..rsrrsrs

 

em relação a nao usar opção continua e ligar em cabo de alternada eu ja sei, aprendi depois de queimar um multimetro..em relação a continua e altrnada, e medir eu ja nao tenho mais duvidas...é a unica coisa no multimetro que ja tenho confiança pra usar....so nao sei quando se deve medir ligado em corrente ou nao....preciso ligar agora correto?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Faby Loira disse:

 De fato estão em pares mesmo, ligados de 4 em 4 ( as trilhas ligando de 4 em 4), porém em pares os lados negativos e positivos

 

Isso que eu quis dizer ligado de 4 em 4 (linhas vermelhas da foto), mas em pares a soldagem negativa/positiva (esses simbolos + - podem estar ao contrario, porque eu nao fui caçar o lado correto da polaridade deles agora)....

gambiarra de ultima hora.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Não deu pra ver. Fiquei na curiosidade...

 

Na foto de baixo é a "fontinha rabo quente" apenas capacitor de poliester em série com a ponte retificadora e outro capacitor eletrolitico na saída com o resistor de carga. 

 

As minhas lâmpadas quando queimam o Driver que aparece na foto de cima eu substituo por esse com capacitor, é funcional e barato. 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Solução do @Sérgio Lembo deu, creio que seria essa, só teria que ver a questão dos resistores, onde  ele deu a solução para um dos CIs, o outro precisaria de outra.

image.png.31b82c7eb607051d598d9ab1046a75d5.png

Legenda:
Preto: Trilha que você precisa cortar
Vermelho e roxo: Conexões que você deve fazer.

 

 


 

2 horas atrás, Faby Loira disse:

A placa desligada é so pra opção sua acima ne? agora devo ligar, logico, ne? isso que me bate duvida do multimetro, quando é que uso equipamento desligado ou nao, mas essa discussão nao cabe nesse topico..rsrrsrs

Essa parte seria para ver as voltagens e calcular os resistores. Mas nos datasheets não há resistores após esse CI, aí não sei que parâmetros tomar a fim de calcular os leds.

Uma coisa que não entendi é esse r1 faz.

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

I(LED) precisa ser configurada menor do que 40 mA, quando em 220V. V(REF) é uma tensão de referência interna, constante, tipicamente de 0,6V.

 

R(2) = 7R5 = 7,5 Ohms

 

Vejamos quanto de corrente estava configurado para a operação em 110V:

 

I(LED) = 0,6 / 7,5
I(LED) = 0,08 A
I(LED) = 80 mA

 

Ou seja, o fabricante optou por extrair do regulador a corrente máxima! Como os LEDs estão em pares, isso também nos diz que cada um deles está idealizado em 40 mA.

 

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

Uma coisa que não entendi é o que esse R1 faz.

 

No desenho de vocês não seria R(2) = R(CS)?

 

Cadê as trilhas?!

 

Pelo posicionamento junto à ponte retificadora, dá pra "intuir" que R(1) esteja ali como fusível.

 

Mas eu ainda vou olhar o valor...

 

Update

 

Eu estou ficando é doido, com tanta foto!

 

Tenho baseado o texto presente na foto da mensagem 12.

 

R(1) = 105 = 1 Mega Ohm

 

Não pode ser fusível...

 

Update 2

 

Quanto ao R(CS): 

 

Na primeira placa temos um 6R8 (6,8 Ohms) talvez por uma V(REF) de 550 mV.

 

Update 3

 

@Faby Loira

 

Estou muito longe de entender o que você quis comunicar sobre R1, C1 e U1 neste desenho:

 

1370760891_gambiarradeultimahora_1.jpg.a00e5182acc3309453a26623ababe5e9.jpg

 

R1 está está ligado a mais alguma coisa?

 

Nosso circuito de aplicação típica seria o seguinte:

 

Screenshot_2021-06-15-01-19-05_1.jpg.01457072e8e90aba336e838aa3a52bfd.jpg

 

Ah! Olhando para o esquema acima consigo entender que C1 está ligado à cadeia de LEDs.

 

Mas esse R1 de 1M... (?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!