Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de memória


Posts recomendados

Pessoal ve se alguem pode me ajudar,

A minha maquina da assinatura abaixo, trava depois de um tempo quando estou jogando Jogos 3D (Far Cry, Pariah, Project Snowblind), ja fiz de tudo quanto a drivers, atualizaei a Bios da placa-mãe para o mais recente do fabricante. Minhas memorias são Markvision PC3200 e estão em Dual Channel, ontem tentei fiz um teste e retirei um pente de memoria, deixando so um de 512 mb, e joguei sem travamentos, recoloquei ao outro pente fazendo 1 Gb mas agora sem Dual Channel o jogo travou de novo. O que acham ? Pode ser as memos mesmo?? Eu usava essas mesmas memorias em uma ASUS A7V8X-X e funcionava legal, depois que troquei de placa-mãe para a ABIT AN7 nunca mais a maquina foi a mesma. não tenho overclock em nada, ja desconfiei da CPU por ser antiga, de qualquer maneira vou troca-la, e agora fiquei na duvida quanto as memorias. O que acham?? Se puderem me ajudar agradeço.

Leo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Saudações caros amigos,

Tenho uma placa-mãe pcchips m825 lu e gostaria de saber se posso por memorias DDR400 nela sem problemas, ou caso contrario quais posso por (ela é DDR266) e gostaria de saber qual o tipo de suporte dela (2700, 2100, etc) pois no manual não especifica.

Aguardo respostas,

[email protected]

AMD Athlon XP 2200+ / 384 ram / HD 40gb / Placa de TV-Captura / Pcchips m825lu / Gravador LG 52x32x52x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nightelf_20@08 de julho de 2005, 01:33

Saudações caros amigos,

Tenho uma placa-mãe pcchips m825 lu e gostaria de saber se posso por  memorias DDR400 nela sem problemas, ou caso contrario quais posso por (ela é DDR266) e gostaria de saber qual o tipo de suporte dela (2700, 2100, etc) pois no manual não especifica.

Aguardo respostas,

[email protected]

AMD Athlon XP 2200+ / 384 ram / HD 40gb / Placa de TV-Captura / Pcchips m825lu / Gravador LG 52x32x52x

Pc 2100= ddr 266

pc2700= ddr 333

pc3200= ddr400

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lcfrz+17 de junho de 2005, 17:40-->
Pessoal ve se alguem pode me ajudar,

A minha maquina da assinatura abaixo, trava depois de um tempo quando estou jogando Jogos 3D (Far Cry, Pariah, Project Snowblind), ja fiz de tudo quanto a drivers, atualizaei a Bios da placa-mãe para o mais recente do fabricante. Minhas memorias são Markvision PC3200 e estão em Dual Channel, ontem tentei fiz um teste e retirei um pente de memoria, deixando so um de 512 mb, e joguei sem travamentos, recoloquei ao outro pente fazendo 1 Gb mas agora sem Dual Channel o jogo travou de novo. O que acham ? Pode ser as memos mesmo?? Eu usava essas mesmas memorias em uma ASUS A7V8X-X e funcionava legal, depois que troquei de placa-mãe para a ABIT AN7 nunca mais a maquina foi a mesma. não tenho overclock em nada, ja desconfiei da CPU por ser antiga, de qualquer maneira vou troca-la, e agora fiquei na duvida quanto as memorias. O que acham?? Se puderem me ajudar agradeço.

Leo.

É Leo, ao que tudo indica os sintomas são mesmo de memória. Tú testou os dois pentes sozinhos ou apenas um deles. Caso sozinhos eles estejam funcionando, mas em dupla não, pode ser incompatibilidade entre eles e o NForce. De repente no FSB que estás usando os timings não “batem”. De qualquer forma, te aconselho a baixar o Memtest+, criar um disco de Boot e fazer todos os testes.

hoguga@06 de julho de 2005, 11:09

Minha memoria é pc 3200 mas ta funcionando em pc 2700. Configurei na bios em ddr 400, aí piorou, ela fico funcionando como uma pc 2100! Coloquei d novo em "default".

Alguem pode me explicar por q?

Obrigado

Estranho hoguga, é o primeiro caso de placa-mãe teimosa que conheço. ;-) Brincadeiras a parte, dê mais detalhes do problema pra podermos te ajudar.

Postado Originalmente por nightelf_20@08 de julho de 2005, 02:33

Saudações caros amigos,

Tenho uma placa-mãe pcchips m825 lu e gostaria de saber se posso por memorias DDR400 nela sem problemas, ou caso contrario quais posso por (ela é DDR266) e gostaria de saber qual o tipo de suporte dela (2700, 2100, etc) pois no manual não especifica.

Aguardo respostas,

[email protected]

A PCChips M825LU aceita no máximo FSB 266, mas mesmo as memórias 400 trabalham a 266. Ou seja, pode usar uma PC3200, mas ela irá trabalhar a PC2100. Veja .==>>AQUI<<== as especificações técnicas da tua placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu processador tem barramneto externo de 533, será q é por isso?

No Everest aparece isso:

ddr 400- 2,5-3-3-8 (algo assim)

ddr 333- aparece otros numeros

ddr 266- aparece otros

Entendeu?

Dependendo desses numeros, ela muda de ddr 400 para 333 ou 266.

Tentei muda na bios esses numeros, para os q o everest indica q vão funcionar como ddr400, mas não adiantou...

O q tu acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hoguga@08 de julho de 2005, 11:05

O meu processador tem barramneto externo de 533, será q é por isso?

No Everest aparece isso:

ddr 400- 2,5-3-3-8 (algo assim)

ddr 333- aparece otros numeros

ddr 266- aparece otros

Entendeu?

Dependendo desses numeros, ela muda de ddr 400 para 333 ou 266.

Tentei muda na bios esses numeros, para os q o everest indica q vão funcionar como ddr400, mas não adiantou...

O q tu acha?

Vamos partir do princípio que eu entendi: Você está tentando mudar os timings pra resultar na mudança do FSB da memo? Se sim, você está se equivocando, tú tens que mudar é o FSB, e não os timings (a não ser que queira fazer algum tipo de sintonia fina). O Everest diz quais timings a memória têm por padrão de acordo com a freqüência para qual ela esta setada. Acho que é isso hoguga, tens que alterar o Clock da Memória, e não os timings.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por silviola@08 de julho de 2005, 10:51

Vamos partir do princípio que eu entendi: Você está tentando mudar os timings pra resultar na mudança do FSB da memo? Se sim, você está se equivocando, tú tens que mudar é o FSB, e não os timings (a não ser que queira fazer algum tipo de sintonia fina). O Everest diz quais timings a memória têm por padrão de acordo com a freqüência para qual ela esta setada. Acho que é isso hoguga, tens que alterar o Clock da Memória, e não os timings.

Eu fiz as duas coisas, nenhuma deu certo. Quando mudei a freqüência dela para 400, ela mudou automático para 266... Coloquei em 333, daih ela não mudou, continuou como 333.. O q tu acha?

Será q não é por causa do processador, q tem FSB 533?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hoguga@08 de julho de 2005, 12:07

Eu fiz as duas coisas, nenhuma deu certo. Quando mudei a freqüência dela para 400, ela mudou automático para 266... Coloquei em 333, daih ela não mudou, continuou como 333.. O q tu acha?

Será q não é por causa do processador, q tem FSB 533?

Estranho.

Eu tô achando é que o modelo da tua placa-mãe tem o mesmo bug famoso dos chipsets KT400. Que quando usava-se CPU de 133MHz (266DDR / 533QDR<-teu caso) não conseguia-se setar a memória para 200MHz (400DDR).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por silviola@08 de julho de 2005, 12:00

Estranho.

Eu tô achando é que o modelo da tua placa-mãe tem o mesmo bug famoso dos chipsets KT400. Que quando usava-se CPU de 133MHz (266DDR / 533QDR<-teu caso) não conseguia-se setar a memória para 200MHz (400DDR).

não tem como c isso... Meu chipset é o 865pe.

Das duas uma: Ou minha placa só trabalha a 400 com mémorias de marca, ou o processador não pode trabalha nessa freqüência.

O estranho é que ela identifica como sendo uma pc 3200, mas trabalha a 333..

Eu acho q é esse barramento externo do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí GALERA, beleza

PRECISO DA AJUDA DE vocês, MEU PC ESTA FUNCIONANDO NORMALMENTE COM 512MB RAM DDR400, MAIS QUANDO COLOCO 2 X 512 DDR400 E TENTO USAR O DUAL - CHANNEL MEU PC TRAVA, DIZ QUE TEM ALGUM ERRO NA PASTA C:\WINDOWS\SITEM32.

NO MANUAL DA placa-mãe DIZ PRA USAR AS DUAS MEMORIAS NA MESMA COR, OU SEJA, NO SLOT 1 e 3 OU NO SLOT 2 e 4.

placa-mãe: ASUS P4S800D

CHIPSET: SIS 655 FX

BIOS: AMIBIOS 1009.001

PROCESSADOR: INTEL PENTIUM 4 HT 2400 GH (NORTHWOOD)

CORE SPEED : 2400 MHZ

MULTIPLICADOR: 12X

FSB: 200 MHZ

BUS SPEED: 800 MHZ

PLACA VIDEO: GEFORCE 4 MX 4000

MEMORIA: (2)

DDR400/3200 KINGSTON 512MB RAM - KVR400X64C3A/512

SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR A COLOCAR AS DUAS MEMORIAS PRA DUAL - CHANNEL POR FAVOR ME AJUDEM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal gostaria d uma ajuda d vocês

to com uma pente d memoria d 512 PC133 da Samsung com 18 chips 9d 1 lado e 9 do outro.estou tendo dificuldades d instalar essa pente

Opá minha maquina e:

Placa mãe:CUV4X-EA

chip:P3 1G com 256ram tb PC133 da Spectec

HD 80G da Seagate

sistema:Win2003 e Linux Red Hat 9.1

O problema e assim comprei a memoria a pouco tempo d 512 so q quando instalo na maquina ela faz com q o sistema win2003 fica rebotando e linux com erro no kernel

então troquei a pente no revendedor, quando troquei eu testei a pente antiga na maquina da loja (não teve problemas fez boot normal) e levei a a nova pente pra casa e acontece a mema coisa.

Tentei instalar a memoria sozinha , ele faz rebotar o sistema , instalei os 2 juntos tb a mema coisa so deixo a antiga d 256 a maquina e tudo normal, mas resolvi formatar tudo e instalar o sistema junto com a memoria nova uma coisa eu vi ta tendo confrito com HD quando instalou a memoria d 512 , mostra q o HD ta com defeito.

Mas notei uma coisa a bios da minha placa esta desatualizada , e eu não sei atualizar isso.

Por favor alguem poderia m ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael.Forever+08 de julho de 2005, 15:53-->
Poxa Vida Gente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu que primeiro fiz a pergunta e ninguém falou um A

Ajuda aí!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Desculpa Rafael, teu post passou batido. Mesmo com atraso, vamos lá:

Postado Originalmente por Rafael.Forever@31 de maio de 2005, 15:35

1ª) Quando fui comprar memória para o computador de um amigo pois a antiga tinha queimado, me perguntaram se a memória era DDR ou DIMM, quando fiz o curso que técnico de informática, meu professor me disse que existem somente 2 tipod de modelos de encaixes de memórias SIMM e DIMM e modelos SDRAM e DDRAM onde ambas podem ser usadas nos modelos SIMM e DIMM (é claro que de acordo com o modelo do encaixe, ex.: Memória SIMM SDRAM, Memória DIMM DDRAM e assim por diante) então me expliquem sobre isso.

Na verdade memórias DDR também são DIMM. A Nomenclatura Correta é: DIMM SDR e DIMM DDR, (DIMM=Double Inline Memory Mode) (SDR=Single Data Rate) (DDR=Double Data Rate). SIMM (Single Inline Memory Mode) também existem, mas já estão em desuso. Voltando ao Foco: A diferença entre elas é que memórias SDR transferem 1 dado por ciclo, enquanto DDR transferem 2 dados. Veja o exemplo: Temos 2 Memórias DIMM 133MHz, uma delas é SDR e a outra DDR, como a DDR transfere dois dados por ciclo, multiplicamos sua frequência por 2, o que resulta em 266MHz DDR (ou PC2100, que é a taxa máxima teórica de transferência, 2.100MB/s, que bem sabemos, na realidade não chega nem perto disso). A verdade é que algumas pessoas confundem clock real com clock efetivo. Neste exemplo citado, ambas as memórias (SDR/DDR) têm um clock real de 133MHz, mas só a DDR tem o clock efetivo 266MHz, por transmitir dois dados por pulso.

Postado Originalmente por Rafael.Forever@31 de maio de 2005, 15:35

2ª) Como saber se uma placa mãe suporta certo tipo de memória? [Ex.: Neste mesmo dia que fui comprar a memória, a memória que meu amigo usava era 266 (que suponho que seja 266 MHz) e como não tinha testei uma memória 333 ou 300 (não me lembro) e serviu perfeitamente sem dar nenhum travamento sequer.

O responsável por isso é o chipset da placa-mãe, é sua arquitetura que determina quais memórias seu PC suportará. O ideal é procurar no manual da Placa-Mãe ou no site do fabricante, ambos sempre descrevem o limite do clock da memória.

Salvo em raros casos, uma memória DDR400/DDR333 deve funcionar tranquilamente em um chipset onde o limite é 266MHz. Mas ambas irão trabalhar sempre a 266MHz. Por um lado isso é até bom, pois quando uma memória foi projetada pra trabalhar a 400MHz, ao trabalhar a 266MHz ela fica bem folgada, na maioria das vezes podendo o usuário deixar seus timings bem agressivos, resultando numa performance ainda maior do que se estivesse usando um pente padrão 266MHz. Só pra tú ter uma ideia, embora varie bastante de marca pra marca, uma memória DDR400(PC3200), em geral a 400MHz, trabalha com timings 3-3-3-8, a 333MHz, 2,5-3-3-7 e a 266MHz, 2-2-2-6. Bem, paramos por aqui, que já estamos entrando noutro departamento...

Postado Originalmente por Rafael.Forever@31 de maio de 2005, 15:35

3ª) Quando eu trabalhava numa Lan House, nos computadores que eu arrumava existia 2 tipos diferentes de memórias DIMM, uma tinha 2 divisórias no encaixe e a outra tinha 1 divisória (Pena que eu não tenha uma foto de cada memória para mostrar). Qual é a nomenclatura desses tipos de memória.

Essa é a diferença física entre memórias SDR e DDR, a fim de reforçar sua incompatibilidade nativa, ou seja, pra não causar ainda mais confusão. Em suma: as SDR tem 2 divisórias e DDR tem apenas 1.

Postado Originalmente por Rafael.Forever@31 de maio de 2005, 15:35

Agradeço a atenção dispensada.

Não há de quê.

Rafael.Forever@31 de maio de 2005, 15:35

P.S.: Favor, ao responder, usar uma linguagem descomplicada e se possível me passar links de artigos sobre memórias para maiores esclarecimentos.

Quanto a linguagem, tentei usar a mais simples possível, os links fico te devendo. Mas tem muita coisa interessante nos artigos aqui mesmo no site do Clube, no ForumGDH, no ForumPCs e no Baboo. 1/2 dúzia de cliques nestes sites geram um conteúdo sobre memórias para muito estudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hoguga@08 de julho de 2005, 14:19

Acabei de descarta q a culpa é do processador...

Testei uma memoria pc 2700 um uma asus p4s800d-x. Resultado, eu clokei ela para pc 3200 e funcionou normal com 400 mhz(processador celerom d, com barramento 533).

Pois é, não consigo achar outra resposta que não seja incompatilidade entre tua Memo/placa-mãe. Nem pelo fato do clock, mais pelo fato da marca da memo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por silviola@11 de julho de 2005, 00:48

Pois é, não consigo achar outra resposta que não seja incompatilidade entre tua Memo/placa-mãe. Nem pelo fato do clock, mais pelo fato da marca da memo.

Eu vi ontem no site da Intel, q para memorias ddr 400 funcionarem nesse clock, o processador tem q ter barramento de 800.

Mas como pod???

Será q as placas da intel são todas assim?

Da uma olhada no site e v o q tu acha....

http://www.intel.com/design/motherbd/rl/rl_mem.htm, minha placa é essa da assinatura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por andersonreis17@11 de julho de 2005, 00:22

aí GALERA, beleza

PRECISO  DA AJUDA DE vocês, MEU PC ESTA FUNCIONANDO NORMALMENTE COM 512MB RAM DDR400, MAIS QUANDO COLOCO 2 X 512 DDR400 E TENTO USAR O DUAL - CHANNEL MEU PC TRAVA, DIZ QUE TEM ALGUM ERRO NA PASTA C:\WINDOWS\SITEM32.

Que o teu problema é memória, não resta dúvidas. Se a instabilidade só ocorre ao ativar o Dual Channel, no mínimo precisa-se dar uma sintonia fina no timings das memo e no máximo teus pentes são incompatíveis com dual (pelo menos na tua placa-mãe em específico). Para confirmar, rode o Memtest+. Dual Channel não é uma coisa tão fácil de fazer como parece, os fabricantes de memória vendem pentes em pares para Dual, justamente pra eliminar qualquer tipo de problema. Um Dual com Memos Genéricas então, é grande a probabilidade de dar incompatibilidade. Na maioria das vezes elas funcionam sozinhas ou em Single que é uma beleza, mas basta ativar o Dual e puff. Lá se foi a estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou com problemas para instalar o windows em uma máquina e este problema aconteceu depois que instalei mais um pente de memória e uma placa de rede no computador... acredito que a placa de rede não traria problemas... acredito que a memória esteja mau configurada... poderia me dar uma instrução?

placa-mãe: Fic FW37

BIOS: Award (flash)

MEMÓRIA: 2x128mb (Itaucom+NEC) Pc133

Aguardo... Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ricardowang@11 de julho de 2005, 01:15

O problema e assim comprei a memoria a pouco tempo d 512 so q quando instalo na maquina ela faz com q o sistema win2003 fica rebotando e linux com erro no kernel

então troquei a pente no revendedor, quando troquei eu testei a pente antiga na maquina da loja (não teve problemas fez boot normal) e levei a a nova pente pra casa e acontece a mema coisa.

Tentei instalar a memoria sozinha , ele faz rebotar o sistema , instalei os 2 juntos  tb a mema coisa so deixo a antiga d 256 a maquina e tudo normal, mas resolvi formatar tudo e instalar o sistema junto com a memoria nova uma coisa eu vi ta tendo confrito com HD quando instalou a memoria d 512 , mostra q o HD ta com defeito.

Mas notei uma coisa a bios da minha placa esta desatualizada , e eu não sei atualizar isso.

Por favor alguem poderia m ajudar.

Prá saber se é memória, tens que usar um programa de diagnóstico como o Memtest+ pra confirmar.

entendi. Micro reiniciando? Smart do HD indicando problema?

Talvez, com a instalação do novo pente, a fonte começou a ser mais exigida e pode ter "abrido as pernas", te dando ainda de prêmio alguns Bad Blocks no HD.

Se é isso? Não sei. Mas é o que eu particularmente desconfio que seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hoguga@11 de julho de 2005, 09:49

Eu vi ontem no site da Intel, q para memorias ddr 400 funcionarem nesse clock, o processador tem q ter barramento de 800.

Mas como pod???

Será q as placas da intel são todas assim?

Da uma olhada no site e v o q tu acha....

http://www.intel.com/design/motherbd/rl/rl_mem.htm, minha placa é essa da assinatura

Pois é, lendo no site, parece que é isso mesmo. Só não entendi direito se para CPUs com FSB 533, memórias 333 são o máximo ou o mínimo suportado. :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hrmaker@11 de julho de 2005, 11:29

Pessoal, estou com problemas para instalar o windows em uma máquina e este problema aconteceu depois que instalei mais um pente de memória e uma placa de rede no computador... acredito que a placa de rede não traria problemas... acredito que a memória esteja mau configurada... poderia me dar uma instrução?

placa-mãe: Fic FW37

BIOS: Award (flash)

MEMÓRIA: 2x128mb (Itaucom+NEC) Pc133

Aguardo... Abraços...

Eu sei que já estou me tornando repetitivo até, mas pessoal, se há alguma desconfiança sobre o funcionamento da memória, a primeira coisa a fazer é confirmar a suspeita. Existem inúmeros programas de diagnóstico de memória. Eu costumo sempre recomendar o Memtest+ (que pode ser baixado AQUI) porque ele têm uma série de vantagens:

* Roda em qualquer micro que tenha um Drive de Disquetes;

* Têm atualização constante;

* É bem leve, pois roda sem interface gráfica, reservando para o programa em si, poucos KB de memória, testando assim 99,99% da memória.

* Seu diagnóstico não é genérico, pois indica qual endereço está com problema e em qual local da memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por silviola@11 de julho de 2005, 10:51

Pois é, lendo no site, parece que é isso mesmo. Só não entendi direito se para CPUs com FSB 533, memórias 333 são o máximo ou o mínimo suportado. :wacko:

é o máximo... Mas pod coloca tb ddr 400, só q vai funciona como ddr 333..

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prá saber se é memória, tens que usar um programa de diagnóstico como o Memtest+ pra confirmar.

entendi. Micro reiniciando? Smart do HD indicando problema?

Talvez, com a instalação do novo pente, a fonte começou a ser mais exigida e pode ter "abrido as pernas", te dando ainda de prêmio alguns Bad Blocks no HD.

Se é isso? Não sei. Mas é o que eu particularmente desconfio que seja.

Ah não bad block no HD não ta limpo , quando coloco a memoria antiga

so q agora junto as 2 memorias trava na bios (faz a contagem total da memoria e trava) to ficando doido com essa memoria e a 3ª troca q vou la e testei no memtest ta OK a memoria ta boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ricardowang@12 de julho de 2005, 01:17

Ah não bad block no HD não ta limpo , quando coloco a memoria antiga

so q agora junto as 2 memorias trava na bios (faz a contagem total da memoria e trava) to ficando doido com essa memoria e a 3ª troca q vou la e testei no memtest ta OK a memoria ta boa.

Será que não está acontecendo contigo o descrito no post nº #243.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!