Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R800 - Radeon HD 5000


Evandro

Posts recomendados

Como tem países que usam aquecedores ao invés de ar condicionados, todos devem trocar seus aquecedores por VGAs super calorosas, vale mais a pena do que um aquecedor1 :D ahuahuhauha

Acho que eles imaginam esse mercado, troque seu aquecedor pela nossa VGA ela esquenta mais do que esse troço enorme ai! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi o que eu disse ha um topico a muito tempo... o pessoal da informatica com suas melhorias vai pensando no desempenho nos ganhos obtidos... mas algumas coisas não que sejam esquecidas mas são sacrificadas e isso é um valor a mais para quem quer ter um aparato TOP ter o sistema preparado para o mesmo, ou seja, nós se ferramos e ta td certo e é assim que funciona infelizmente.

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se as pessoas se importassem com consumo elétrico os P4 não teriam vendido quase nada..

Eu concordo com vocês, mas se os caras lancassem duas VGAs, uma super forte mas com consumo alto, e outra com desempenho moderado porém consumo baixo qual vocês acham que venderia mais, se fosse no mesmo preço ?

Nesse ponto o RV770 e GT200 foram dois chips bons, poic conseguiram aumentar bastante o desempenho sem que o consumo aumentasse na mesma proporção, diferente do R600 por exemplo..

Se o mercado de notebooks continuar crescendo tanto podem esperar soluções mais agressivas para que o consumo elétrico caia, nem que o desempenho seja mantido. Nesse ponto a ideia de chips pequenos e placas com 2 ou mais chips da ATI é bem interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao consumo eu entendo que é realmente difícil conseguir ganhos expressivos sem aumentar o consumo, até aí tudo bem, mas aumentar a performance e o consumo sem otimizar a dissipação é canalhice dos fabricantes...foram muitas as vezes que esses coolers padrões apresentaram problemas, cito as 9800 e 9600 da ATI, as 6600 e 7900GT como exemplo, e existem casos como as primeiras 8800GT que não chegaram a morrer ou apresentar problemas sérios de aquecimento mas com certeza as altas temperaturas incomodavam além de que reduzem o vida util da VGA.

Não posso falar pelos outros, mas eu considero sim o consumo e a dissipação na escolha da VGA, principalmente dissipação que é algo que muitas vezes é negligenciado p/ cortar custos!!! Sempre fico de olho no cooler da VGA que pretendo comprar!!! :zoio:

...sinceramente a conversa dos engenheiros deve essa:

ENG 1 :

-Se a VGA ta funcionando beleza com a temp. ambiente a 25ºC(na base do ar condicionado dos lab.) tá bom.

ENG 2:

-Mas em nem todos lugares a temperatua ambiente fica em 25ºC e não são todos os consumidores que tem ar condicionado!!!

ENG 1:

- Que se dane, esse cooler funciona bem a 25°C ambiente e é mais barato, eles que comprem outro cooler no mercado ou comprem um ar condicionado!!!!

...sei que o exemplo foi um tanto simplório e exagerado, mas deve ser mais ou menos por aí a conversa sobre dissipação!!!!! (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sympathy Devil

Ou eles dizem assim:

Um chega e diz: -Esse dissipador de cobre é muito bom e vai deixar frio mesmo a 40°C ambiente!

O Outro: -Tá louco, ele custa $5 a mais, temos que por esse aqui (inicando um dissipador passivo $5 mais barato) e vamos cobrar o preço do de cobre do bobo do comprador.

Eu realmente não acredito que eles levem os usuários em consideração quando colocam passivos em 9600GT, 8600GT etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Quanto ao consumo eu entendo que é realmente difícil conseguir ganhos expressivos sem aumentar o consumo, até aí tudo bem, mas aumentar a performance e o consumo sem otimizar a dissipação é canalhice dos fabricantes...foram muitas as vezes que esses coolers padrões apresentaram problemas, cito as 9800 e 9600 da ATI, as 6600 e 7900GT como exemplo, e existem casos como as primeiras 8800GT que não chegaram a morrer ou apresentar problemas sérios de aquecimento mas com certeza as altas temperaturas incomodavam além de que reduzem o vida util da VGA.

Não posso falar pelos outros, mas eu considero sim o consumo e a dissipação na escolha da VGA, principalmente dissipação que é algo que muitas vezes é negligenciado p/ cortar custos!!! Sempre fico de olho no cooler da VGA que pretendo comprar!!! :zoio:

...sinceramente a conversa dos engenheiros deve essa:

ENG 1 :

-Se a VGA ta funcionando beleza com a temp. ambiente a 25ºC(na base do ar condicionado dos lab.) tá bom.

ENG 2:

-Mas em nem todos lugares a temperatua ambiente fica em 25ºC e não são todos os consumidores que tem ar condicionado!!!

ENG 1:

- Que se dane, esse cooler funciona bem a 25°C ambiente e é mais barato, eles que comprem outro cooler no mercado ou comprem um ar condicionado!!!!

...sei que o exemplo foi um tanto simplório e exagerado, mas deve ser mais ou menos por aí a conversa sobre dissipação!!!!! (_(

Eu concordo com você, também penso no consumo e aquecimento de uma VGA, afinal eu pago minha conta de luz, mas somos minoria infelizmente..

Sympathy Devil

Ou eles dizem assim:

Um chega e diz: -Esse dissipador de cobre é muito bom e vai deixar frio mesmo a 40°C ambiente!

O Outro: -Tá louco, ele custa $5 a mais, temos que por esse aqui (inicando um dissipador passivo $5 mais barato) e vamos cobrar o preço do de cobre do bobo do comprador.

Eu realmente não acredito que eles levem os usuários em consideração quando colocam passivos em 9600GT, 8600GT etc.

Concordo, mas as passivas tem seu público :rolleyes:

Um detalhe porque eu acho que o R800 vai diminuir bem o consumo: ele equipará o Fusion, futura plataforma AMD para notebooks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ATI RV800 Series - GPU Dual Core-DX11.

A nova GPU da ATI , a RV870, apelidada de Lil Dragon, será a primeira GPU em 40nm DX11, é esperada para o primeiro trimestre de 2009. Não se sabe exatamente qual seria configuração final, mas algumas fontes clamam que de banda de memória a nova placa terá de 150 a 160GB/s, usará GDDR5 que descartará definitivamente os 512-bits de memória. Performance esperada em ponto flutuante será da ordem de 1.5TFlops. Estão citando uma capacidade chamada MCM, ou Multi-Chip Module, onde dois chips serão agrupados no mesmo núcleo, torna-se o primeiro GPU Dual Core da História das Gpus, sendo assim são 2 núcleos no mesmo emcapsulamento em toda a serie R800.

Segundo algumas fontes, AMD e a sua nova GPU para 2009, a RV870 (codinome Lil' Dragon) será compatível com o DirectX 11, que será funcional no Vista, não precisaremos esperar pelo Windows 7. Aliado a isso, o OpenCL virá como o principal desafiante ao CUDA da Nvidia, entre outras tecnologias. Aparentemente teremos uma situação curiosa, ao que tudo indica pelos últimos rumores, Nvidia, faria uma "reconstrução do GT200" em 55nm para 2009, e ainda focaria no DX10.0, ao contrário da AMD que concorreria com uma GPU já em DX11 Dual Core.

Fonte:

http://www.tcmagazine.com/comments.php?shownews=22517&catid=2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nvidia, faria uma "reconstrução do GT200" em 55nm para 2009, e ainda focaria no DX10.0, ao contrário da AMD que concorreria com uma GPU já em DX11 Dual Core.

Se a nVidia fizer a mesma coisa que fizeram com a série 9, eles vão quebrar.

Não concordo com isso, a reportagem fala de "reconstrução do GT200"....reconstrução não tem nada a ver com a série 9, na serie 9 e nas 8800GTS/GT a nvidia basicamente diminuiu o processo de produção p/ 65nm e 55nm. Não acredito que a NVIDIA lance uma nova série apenas com GT200 fabricado em 55nm com over. Pode até ser que ela lance algo tipo GTX280/260 ultra, gold, platinum etc, fabricado em 55nm com over. Acho que a proxima serie da NVIDIA vai ser muito forte!!!!...o que me deixa feliz é que a AMD/ATI não se acomodou com o sucesso do R770, é provavel que tenhamos em breve algo inédito, AMD/ATI e NVIDIA lançando simultaneamente chips novos e com muito poder de fogo, pois até agora tinhamos sempre uma correndo atras da outra, era sempre uma lançançando uma série vitoriosa e a outra correndo atras. Isso ocorrendo deve ajudar bastante a manter os preços baixos!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou seja, teremos uma VGA multi-chip em um módulo só no começo do ano e no fim do ano uma VGA dual multi-chip!

Seria, vamos dizer uma VGA de 2 GPUs multi-cores? Que extrago isso iria fazer?

Eu falei alguma coisa errada.... porque pelo que andei lendo e acompanhando o tópico... as VGAs futuras da ATi serão multi-chip no qual não entendi muito bem!

Alguém explica melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade numa GPU, um "Dual core" não serviria de nada, pois uma GPU nada mais é do que vários clusters (cores) de processamento. A unica coisa que melhoraria seria o custo de produção, já que desenhar e fabricar um chip menor é muuiiittoo mais barato ;).

P.S: Quanto ao Road Map, ele não abriu aqui :(.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rpz eu acho que isso tudo é pura especulação acionária isso sim! Quando a AMD comprou a ATI as ações desta estavam lá embaixo devido a sua fraca participação no mercado e continuou assim depois da série 2XXX e 3XXX que eram cheias de especulações antes do lançamento mas com desempenho mediocre após. Agora quem é que ia dizer que para a série 4XXX isto ia ser diferente? Mas foi, e o que os acionistas querem ver é todo mundo indo atrás das ações da ATI. Afinal de contas, os engenheiros da ATI não tiram férias não é depois de todo trabalho duro(e bom)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a possibilidade de fazer MCM, acho que eles só deveria fabricar chips de 200sps (ou alguma coisa parecida), daí teria assim:

- HD 51xx - 1 chip

- HD 53xx - 2 chips

- HD 55xx - 4 chips

- HD 57xx - 8 chips

- HD 59xx - 16 chips

Ou algo do gênero, assim não precisaria da X2, seria apenas a nomeclatura normal, além de combater todos os segmentos.

Tudo depende do tamanho e consumo do chip.

Além disso, eu espero que eles não façam como um Tick Tock da Intel, apenas mudando a litografia e algumas coisinhas a mais. Eles podiam fechar a arquitetura com chave de ouro, erradicando todos os problemas e adicionando mais desempenho.

E outra, pelo amor de deus Ati, faça um gerenciamento de energia decente! Capriche tanto quanto a NVidia fez com os 2xxGTX!

Morte a chips monolíticos gigantes! Viva aos chips que "dinâmicos"!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Rpz eu acho que isso tudo é pura especulação acionária isso sim! Quando a AMD comprou a ATI as ações desta estavam lá embaixo devido a sua fraca participação no mercado e continuou assim depois da série 2XXX e 3XXX que eram cheias de especulações antes do lançamento mas com desempenho mediocre após. Agora quem é que ia dizer que para a série 4XXX isto ia ser diferente? Mas foi, e o que os acionistas querem ver é todo mundo indo atrás das ações da ATI. Afinal de contas, os engenheiros da ATI não tiram férias não é depois de todo trabalho duro(e bom)?

Não descarto nem um pouco essa ideia. Muito bem pensado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

P.S: Quanto ao Road Map, ele não abriu aqui :(.

Olha aí Pedro.

1225796361eb79f0cd59.gif

Rpz eu acho que isso tudo é pura especulação acionária isso sim! Quando a AMD comprou a ATI as ações desta estavam lá embaixo devido a sua fraca participação no mercado e continuou assim depois da série 2XXX e 3XXX que eram cheias de especulações antes do lançamento mas com desempenho mediocre após. Agora quem é que ia dizer que para a série 4XXX isto ia ser diferente? Mas foi, e o que os acionistas querem ver é todo mundo indo atrás das ações da ATI. Afinal de contas, os engenheiros da ATI não tiram férias não é depois de todo trabalho duro(e bom)?

Isso eu até ja tinha falado lá no tópico do R600, era muita informação para pouca comprovação. Mas de fato isso pra AMD/ATi está sendo maravilhosamente bem, fazia tempo que não tinha uma participação tão grande quanto agora. E pelo que parece continurá com a próxima geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal eu não entendo muito de placas de video mas acho que a AMD/ATI com o sucesso que fez com o seu R770 pode ser que tenha obtido uma certa confiança e realmente tente fazer uma grande evolução para o seu proximo lançamento com essa tecnologia de 40nm e chips gráficos utilizando mais de 256 bits(não necessariamente 512 bits) e com um aperfeiçoamento do GDDR5 e ainda tentar aprimorar o uso do DirectX 10 (obter melhor desempenho) já que poderão vir com directX 11 (que talvez seja como do DX 9 pro 10) sem esquecer de dar uma melhora no consumo e quem sabe até no resfriamento de suas placas já que elas (4850 e 4870) ficaram famosas por esquentar muito e ter um cooler respectivamente "fraco"em suas versões padrão.

Essa é minha opnião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra esclarecer

Eu disse ''respectivamente fraco'' porque para ocorrer uma decréscimo da temperatura teremos qua aumentar sua velocidade de rotação manualmente e ai como fica o barulho?

Tá certo que enquanto jogamos não escultamos mas pra quem não se sente bem deixando sua placa a 82graus no dia-a-dia pode ser um pouco incomodo o barulho.

Abraço! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!