Imprimir artigo
Como identificar capacitores eletrolíticos japoneses
por em Tutoriais
Última atualização:
101.883 visualizações
Página 1 de 3

Introdução

Nem todos os capacitores eletrolíticos são fabricados da mesma forma. Os capacitores japoneses são melhores, pois protegem os equipamentos do infame problema de vazamento, estufamento ou até mesmo explosão que afeta capacitores eletrolíticos de baixa qualidade. Neste tutorial ensinaremos a você como reconhecer capacitores eletrolíticos japoneses, de forma a identificar placas-mãe e fontes de alimentação que usem componentes de qualidade superior..

O presente tutorial é uma continuação do tutorial “Tudo o que você precisa saber sobre os capacitores da placa-mãe”, portanto recomendamos que você leia este outro tutorial antes de prosseguir.

Identificar capacitores sólidos e SMD é fácil, já que o aspecto físico deles é completamente diferente, conforme discutido em nosso outro tutorial. Mas como saber se um capacitor eletrolítico é ou não japonês?

A principal dificuldade é que capacitores não trazem a tradicional frase “Made in” ou similar impressa em seus invólucros. Isto dificulta bastante o processo de descoberta do país de origem do capacitor. Vários fabricantes não imprimem nem mesmo o seu nome, apenas a sua logomarca. Algumas vezes nem mesmo isso! Algumas logomarcas têm o nome do fabricante (por exemplo, a Sanyo), mas na maioria dos casos elas não têm (veja um exemplo real na Figura 1)! Alguns fabricantes imprimem apenas a série do capacitor, e você terá de ser bem esperto para saber que o nome impresso é uma série e você terá de descobrir o fabricante por conta própria!

Marcações típicas em um capacitor eletrolítico
Figura 1: Marcações típicas em um capacitor eletrolítico

Se você conseguir descodificar a logomarca do fabricante ou saber que empresa é dona de uma série de capacitores você conseguirá descobrir o país de origem do componente, sabendo em que lugar do mundo o fabricante está situado. Parece complicado? E é. Para a maioria das pessoas esta é uma missão impossível.

Mas não se preocupe. Nosso objetivo neste tutorial é oferecer a você uma tabela contendo os fabricantes japoneses mais comuns e como identificar seus capacitores. Claro que existem mais fabricantes japoneses, mas listaremos aqui apenas os tipicamente encontrados em peças de hardware, especialmente em fontes de alimentação e placas-mães, que são os dois componentes onde as pessoas mais se preocupam com a qualidade dos capacitores eletrolíticos. Nós também publicaremos tabelas com os capacitores taiuaneses e chineses mais comuns para evitar perguntas do tipo “eu tenho um capacitor com as marcações XXX e ele não está na lista, ele é japonês?”.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
478.122 usuários cadastrados
958 usuários on-line