Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ideias para sistemas de energia autônoma, micro termelétrica de até 1000W


albert_emule

Posts recomendados

Esse cidadão foi lá no meu canal comentar meu vídeo e dizer que era fake.

Depois ele mesmo fez um vídeo demostrando kkkkkk

 

 

Esse é o problema de criticar antes de testar. 

 

Esse cidadão foi lá no meu canal comentar meu vídeo e dizer que era fake.

Depois ele mesmo fez um vídeo demostrando kkkkkk

 

Pois então, isso que queria confirmar com o osciloscópio, rendimentos em geral.

Um dia eu compro um e aprendo usar esse negocio. :D

 

Você está realmente empenhado nessa pesquisa, heim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o problema de criticar antes de testar. 

 

Pois então, isso que queria confirmar com o osciloscópio, rendimentos em geral.

Um dia eu compro um e aprendo usar esse negocio. :D

 

Você está realmente empenhado nessa pesquisa, heim?

 

 

Não seja por isso rsrsrs:

Manual 1: http://cp.literature.agilent.com/litweb/pdf/54136-97008.pdf

 

Manual 2: http://cp.literature.agilent.com/litweb/pdf/54139-97004.pdf

 

Um é manual do equipamento, e o outro é prática de laboratório

 

 

A empresa mudou recentemente de marca, mas é o mesmo equipamento:

http://www.farnellnewark.com.br/keysightosciloscopiodigitaldso1072b2canais70mhz,product,AGL0575,0.aspx

 

 

Agilent-DSO1072B.jpghugePhoto_673.jpg

 

 

DSO1052B_02.gif

Agilent-dso1102b-b4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo assim não sei como você conseguiria medir a eficiência com o osciloscópio rsrsrs

 

Eficiência de mede com Power meter.

Para um gerador se torna ainda mais complicado, pois tem uma etapa que é mecânica.

Tem que medir a eficiência da queima do combustível, das perdas das correias etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Vocês já viram como é que funciona os alternadores dos geradores eólicos de grande porte? 
Alguns são de indução e isso significa que não usam imãs. 
São de indução iguais aqueles motores de indução trifásicos que temos em casa. A diferença é que são gigantes, mas são iguais aos motores trifásicos que temos em casa. Não usa um ímã sequer.
Quem duvidar, veja o vídeo no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=98awb3E8MYw

 

17966440_1201654476629190_14255921147494 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, eu não sou especializado em grupo gerador, mas eu acredito que a maioria dos alternadores são de indução.

Temos que aceitar que o alternador com ímãs permanente é mais eficiente e financeiramente viável até certo ponto.

As pessoas fanatizam muito as coisas, tudo quanto é coisa! Futebol, política, religião e opiniões também.

 

"Quando aprendeu que o sistema solar tinha Plutão como planeta, era "fanático" em afirmar que Plutão mesmo que pequeno e distante, tinha que ser planeta componente do sistema solar, quando cogitaram rebaixar Plutão, o fanático fez até greve de fome em forma de protesto, depois que o Planetoide foi rebaixado de vez, ele aceita a ideia e o fanatismo agora é pelo oposto, e quando encontra alguém que ainda não aceitou, acha um absurdo, ridiculariza a pessoa e chega a insulta-la".

 

Como disse antes: não sou especializado em geradores mas em 25 anos de serviço na área de elétrica foram poucos os geradores e motores comercias de ímã permanente que eu vi.

Masssss, pode ser que eu esteja errado!

 

Em 10/03/2015 às 18:52, albert_emule disse:

Mesmo assim não sei como você conseguiria medir a eficiência com o osciloscópio rsrsrs

 

Eficiência de mede com Power meter.

Na época eu imaginava que um osciloscópio media corrente e potencia e outras coisas, e como até hoje eu não comprei um, ainda não sei exatamente tudo o que um desse faz, mas a intenção principal era ver a forma de onda e o defasamento (ou não) da corrente em relação a tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, cesardelta1 disse:

Rapaz, eu não sou especializado em grupo gerador, mas eu acredito que a maioria dos alternadores são de indução.

Esqueci de dizer que este é assíncrono. Os outros (a maioria) são síncronos. Isso muda tudo. 

 

Os síncronos, os comuns que vemos em toda a parte, funcionam iguais aos de imã permanente.

A diferença é que substituem o imã por um eletro-imã. É só isso e nada mais.

 

Usar um eletro-imã no lugar do imã tem a vantagem que se você controlar a corrente do eletro-imã, automaticamente controla a força do campo magnético e pode então ajustar a tensão de saída. 

É neste eletro-imã que os reguladores AVR atuam. 

 

Temos que aceitar que o alternador com ímãs permanente é mais eficiente e financeiramente viável até certo ponto.

É mais eficiente sim. Pois a energia que perderia na bobina do rotor em aquecimentos, não perde, pois o imã permanente não desperdiça energia em aquecimento, pois imã não aquece. É é aquecido por calor externo. Mas não libera calor.

 

Mas pessoalmente acho que os de imã tem pouca vantagem energética. 

Talvez a questão seja mais a redução do tamanho. A redução de tamanho é bem expressiva. 

 

 

As pessoas fanatizam muito as coisas, tudo quanto é coisa! Futebol, política, religião e opiniões também.

"Quando aprendeu que o sistema solar tinha Plutão como planeta, era "fanático" em afirmar que Plutão mesmo que pequeno e distante, tinha que ser planeta componente do sistema solar, quando cogitaram rebaixar Plutão, o fanático fez até greve de fome em forma de protesto, depois que o Planetoide foi rebaixado de vez, ele aceita a ideia e o fanatismo agora é pelo oposto, e quando encontra alguém que ainda não aceitou, acha um absurdo, ridiculariza a pessoa e chega a insulta-la".

 

Como disse antes: não sou especializado em geradores mas em 25 anos de serviço na área de elétrica foram poucos os geradores e motores comercias de ímã permanente que eu vi.

Masssss, pode ser que eu esteja errado!

Toda regra tem exceção.

Os de imã são usados em alguns geradores de energia renováveis. Os imãs são muito mais caros e por isso não são muito usados. Além do mais exigem um complexo circuito eletrônico para estabilizar a tensão. 

 

Os geradores síncronos comuns usam um eletro-imã no lugar dos imãs e isso até dá vantagem, pois estes geradores podem ser facilmente estabilizados, embora o eletro-imã tenha uma pequena perda de energia.

 

Os de imã permanente são usados por exemplos em geradores eólicos de pequeno porte.  

 

Este que mostrei acima é assíncrono.

Os mais comuns que se vê por aí são síncronos. O que isso quer dizer? 

Quer dizer que nos assíncronos a freqüência de saída é um pouco independente do RPM.

Isso permite que ele seja usado alí no gerador eólico. Pois apesar ter a caixa de marcha que estabiliza a velocidade, sempre tem uns desvios.

 

Os geradores mais comuns, os síncronos que vemos por toda a parte, ficaria bem complicado para fazer ele sincronizar certinho com a rede igual a um oscilador a cristal...

Nos geradores síncronos a freqüência depende diretamente do RPM. 

Qualquer desvio de freqüência faria um curto-circuito na rede elétrica. 

 

6 minutos atrás, cesardelta1 disse:

 

 

Na época eu imaginava que um osciloscópio media corrente e potencia e outras coisas, e como até hoje eu não comprei um, ainda não sei exatamente tudo o que um desse faz, mas a intenção principal era ver a forma de onda e o defasamento (ou não) da corrente em relação a tensão.

Realmente mede corrente e até potência. Mas precisa de uma garra de corrente que muitas vezes custa quase o preço do osciloscópio.

 

O meu osciloscópio está custando agora uns R$3.000,00

A garra de corrente para ele custa uns R$2.000,00

 

São acessórios.

Tem até garras de alta tensão pela qual você pode medir até 2000V. Novamente custa quase o preço de um osciloscópio novo.

 

Só são viáveis para quem quer fazer algo com eletrônica para fins comerciais.  

 

 

 

Obrigado por estar compartilhando de sua experiência conosco.

Trocando ideias agente sempre aprende algo diferente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, cesardelta1 disse:

Masssss, pode ser que eu esteja errado!

Realmente eu estava!

Por mera curiosidade fiz uma pesquisa rápida e superficial e achei muitos alternadores grandes de ímã permanente, um anunciado no aliexpress-gui-ling um de 500 KvA.

Parece que realmente acima de 100 KvA (chute) fica realmente inviável financeiramente, mas mesmo assim existem os grandes.

Só para constar!

 

13 horas atrás, albert_emule disse:

Obrigado por estar compartilhando de sua experiência conosco.

Trocando ideias agente sempre aprende algo diferente.

É, geralmente eu é quem aprendo alguma coisa com você....hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule Você conhece o sistema termoelétrico detalhado onde é usado um líquido a alta temperatura para mover um gerador? Me desculpe se você já citou isso pois ainda não tive tempo de ler todas as mensagens, mas tenho uma ideia de esquentar um líquido que pode chegar a 400 graus usando aquele sistema que concentra a luz do sol em um ponto(não é aquele usando parabólica), mas na parte de integração com um sistema mecânico eu não sei nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-4-24 às 23:28, Picco disse:

@albert_emule Você conhece o sistema termoelétrico detalhado onde é usado um líquido a alta temperatura para mover um gerador? Me desculpe se você já citou isso pois ainda não tive tempo de ler todas as mensagens, mas tenho uma ideia de esquentar um líquido que pode chegar a 400 graus usando aquele sistema que concentra a luz do sol em um ponto(não é aquele usando parabólica), mas na parte de integração com um sistema mecânico eu não sei nada.

 

Já li sim sobre o assunto. 

Sou um entusiasta da geração de energias elétricas. Estou sempre lendo sobre o assunto.

 

Eles usam apenas água cara. 

Aquece a água a uns 400 graus...

De resto é uma turbina a vapor de múltiplos estágios

E depois que o vapor sai da turbina, entra em etapas de resfriamento, para condensar em água e voltar pro tanque novamente, para poder ser aquecida a 400 graus novamente. 

 

É como numa usina nuclear, só ao invés de usar combustível nuclear para aquecer a água, usa apenas o calor do sol. 

 

 

Curiosamente os motores a vapor como os de trens antigos só rendem no máximo os 10% de eficiência. 

Isso significa que de todo o combustível que entra, 90% se perde em geração de calor que não é aproveitado. 

 

Mas turbinas a vapor de grande porte geralmente dão rendimentos que passam dos 90%.

Isso é muito mais que o rendimento dos motores a gasolina dos carros, que dificilmente atingem 30%.

 

Já pensou se você pudesse colocar um litro de gasolina no tanque e conseguísse andar 200% a mais que o normal?

Pois normalmente, na melhor estrada, lisa e plana, com gasolina puríssima de laboratório e com motor novo e perfeitamente regulado, só se pode aproveitar uns 30% da gasolina, pois todo o resto se perde no radiador de calor e no próprio corpo do motor e em todas as peças que esquentam. Perde tudo em calor sem se transformar em movimento. 

 

Somando 200% em cima dos 30%, dá igual a 90% de aproveitamento.

Você andaria 200% a mais se pudesse aproveitar 90% da gasolina. 

 

O problema da turbina é que ela só da este rendimento de 90% em velocidade e potência máxima. E só as turbinas grandes chegam aos 90%.

 

Se aproveitando disso, uma pequena empresa na china fez um carro elétrico que usa um gerador a gasolina para carregar as baterias. 

O detalhe é que o gerador a gasolina é uma turbina, como as de avião, só que pequena o suficiente para caber no carro e só funciona em potência máxima para completar a bateria. Depois desliga. Neste caso é uma turbina a gasolina. Não a vapor.

 

Com isso eles conseguiram fazer um carro que anda 2 mil Km com apenas um tanque de gasolina. 

O detalhe é que os carros mais comuns e mais econômicos andam no máximo 1000Km com um litro. 

http://g1.globo.com/carros/salao-de-genebra/2016/noticia/2016/03/carro-eletrico-chines-tem-turbina-de-aviao-e-autonomia-de-2-mil-km.html

 

 

 

 

adicionado 15 minutos depois

Uma pequena correção:

Eles usam querosene de aviação.

Mas o segredo não é o combustível. É a turbina. 

Talvez com gasolina, não tenha sido possível fazer uma turbina tão pequena. 

 

Pois turbinas existem com vários tipos de combustíveis. Até com gás natural. 

https://www.youtube.com/watch?v=wa8kS8EZWmQ

 

 

adicionado 43 minutos depois

 

adicionado 47 minutos depois

Vejam que incrível este gerador turbinado de 1 Mega watts:

Aos 20 segundos de vídeo, enquanto a turbina já está girando a milhão (Dá para perceber pelo barulho), o rotor do gerador ainda está dando uma volta por segundo.

Observem no rotor.

 

A turbina parece sofrer muito processo de redução por engrenagens. 

 

 

 

adicionado 50 minutos depois

E no final o ruído fica tão agudo, que dá impressão que tudo vai explodir.

Altíssima rotação.

As pás das hélices das turbinas possuem uma tecnologia muito alta.

Costumam ser feito de materiais muito resistentes a altas temperaturas e são muito fortes também. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu, mais uma vez vou dar mais um pitaco inútil aqui somente em matéria de curiosidade para alimentar o tópico.

Lembrei de 2 casos em que li sobre esse assunto: um foi de um liquido salino que aquecia perto dos 400° numa tubulação de uma usina solar Estadunidense, o problema era que esse liquido congelava em noites muito frias do deserto onde se encontra essa usina solar, obstruindo assim a tubulação.

 

Outro caso era de um liquido que não foi divulgada sua composição, desenvolvido em laboratório que atingia 400º muito rapidamente, era usado também em tubulação hermética que aquecia água e movimentava  turbinas.

1 hora atrás, albert_emule disse:

Se aproveitando disso, uma pequena empresa na china fez um carro elétrico que usa um gerador a gasolina para carregar as baterias. 

Uma coisa que a grande maioria das pessoa ignoram é que Locomotivas usam aquele enorme motor a diesel para tocar alternadores que por sua vez tocam motores elétricos que giram os eixos de tração.

Esse sistema também é usado em barcos e caminhões fora de estrada, aqueles gigantes de mineradoras.

É o principio dos carros híbridos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, cesardelta1 disse:

E eu, mais uma vez vou dar mais um pitaco inútil aqui somente em matéria de curiosidade para alimentar o tópico.

Lembrei de 2 casos em que li sobre esse assunto: um foi de um liquido salino que aquecia perto dos 400° numa tubulação de uma usina solar Estadunidense, o problema era que esse liquido congelava em noites muito frias do deserto onde se encontra essa usina solar, obstruindo assim a tubulação.

 

Outro caso era de um liquido que não foi divulgada sua composição, desenvolvido em laboratório que atingia 400º muito rapidamente, era usado também em tubulação hermética que aquecia água e movimentava  turbinas.

 

Estes sistemas que aquecem soluções salinas serve para armazenar o calor, para continuar fervendo a água e a turbina continuar funcionando durante a noite. 

 

Isso serve para a turbina nunca parar. 

Então o sistema gera energia durante o dia e durante a noite.

adicionado 22 minutos depois

@cesardelta1

 

Me lembrei que você contestou aquele negócio de fazer motor de indução atuar como gerador e com razão. 

Pelo que andei estudando, eles ficam um pouco instáveis. E se a carga tiver fator de potência baixo, a situação piora. 

 

Mas recentemente descobri o segredo para eles trabalharem com perfeição em modo gerador.

O segredo chama-se "Compensador síncrono estático".

É também conhecido como STATCOM.

 

Resumidamente é um "inversor" que trabalha com a senoide de saída sincronizada com o motor de indução que se quer fazer de gerador.

Mas não é um inversor comum.

Este inversor tem a capacidade de adiantar a senoide em relação à senoide que o motor de indução está gerando ou mesmo atrasar a senoide.

 

Com isso este "inversor" corrige o fator de potência de forma dinâmica e com muita velocidade.

Para o motor de indução funcionar como gerador, ele precisa de uma corrente reativa circulando nas bobinas.

 O aparelho "STATCOM" varia a corrente reativa de modo a manter sempre os 220Vac estabilizados na saída.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2017 às 15:37, albert_emule disse:

 

Já li sim sobre o assunto. 

Sou um entusiasta da geração de energias elétricas. Estou sempre lendo sobre o assunto.

 

Eles usam apenas água cara. 

Aquece a água a uns 400 graus...

De resto é uma turbina a vapor de múltiplos estágios

E depois que o vapor sai da turbina, entra em etapas de resfriamento, para condensar em água e voltar pro tanque novamente, para poder ser aquecida a 400 graus novamente. 

 

É como numa usina nuclear, só ao invés de usar combustível nuclear para aquecer a água, usa apenas o calor do sol. 

 

 

Curiosamente os motores a vapor como os de trens antigos só rendem no máximo os 10% de eficiência. 

Isso significa que de todo o combustível que entra, 90% se perde em geração de calor que não é aproveitado. 

 

Mas turbinas a vapor de grande porte geralmente dão rendimentos que passam dos 90%.

Isso é muito mais que o rendimento dos motores a gasolina dos carros, que dificilmente atingem 30%.

 

Já pensou se você pudesse colocar um litro de gasolina no tanque e conseguísse andar 200% a mais que o normal?

Pois normalmente, na melhor estrada, lisa e plana, com gasolina puríssima de laboratório e com motor novo e perfeitamente regulado, só se pode aproveitar uns 30% da gasolina, pois todo o resto se perde no radiador de calor e no próprio corpo do motor e em todas as peças que esquentam. Perde tudo em calor sem se transformar em movimento. 

 

Somando 200% em cima dos 30%, dá igual a 90% de aproveitamento.

Você andaria 200% a mais se pudesse aproveitar 90% da gasolina. 

 

O problema da turbina é que ela só da este rendimento de 90% em velocidade e potência máxima. E só as turbinas grandes chegam aos 90%.

 

Se aproveitando disso, uma pequena empresa na china fez um carro elétrico que usa um gerador a gasolina para carregar as baterias. 

O detalhe é que o gerador a gasolina é uma turbina, como as de avião, só que pequena o suficiente para caber no carro e só funciona em potência máxima para completar a bateria. Depois desliga. Neste caso é uma turbina a gasolina. Não a vapor.

 

Com isso eles conseguiram fazer um carro que anda 2 mil Km com apenas um tanque de gasolina. 

O detalhe é que os carros mais comuns e mais econômicos andam no máximo 1000Km com um litro. 

http://g1.globo.com/carros/salao-de-genebra/2016/noticia/2016/03/carro-eletrico-chines-tem-turbina-de-aviao-e-autonomia-de-2-mil-km.html

 

 

 

 

adicionado 15 minutos depois

Uma pequena correção:

Eles usam querosene de aviação.

Mas o segredo não é o combustível. É a turbina. 

Talvez com gasolina, não tenha sido possível fazer uma turbina tão pequena. 

 

Pois turbinas existem com vários tipos de combustíveis. Até com gás natural. 

https://www.youtube.com/watch?v=wa8kS8EZWmQ

 

 

adicionado 43 minutos depois

 

adicionado 47 minutos depois

Vejam que incrível este gerador turbinado de 1 Mega watts:

Aos 20 segundos de vídeo, enquanto a turbina já está girando a milhão (Dá para perceber pelo barulho), o rotor do gerador ainda está dando uma volta por segundo.

Observem no rotor.

 

A turbina parece sofrer muito processo de redução por engrenagens. 

 

 

 

adicionado 50 minutos depois

E no final o ruído fica tão agudo, que dá impressão que tudo vai explodir.

Altíssima rotação.

As pás das hélices das turbinas possuem uma tecnologia muito alta.

Costumam ser feito de materiais muito resistentes a altas temperaturas e são muito fortes também. 

Eu estava pesquisando sobre esse tipo de concentradores:

i503921.jpg.90ce5d0311b48fd6cba57508428d7a0f.jpg

 

Teve um artigo que dizia que a temperatura nos canos podem passar dos 400 graus, então pensei em experimentar um em pequena escala usando pvc e papel alumínio para determinar qual temperatura pode chegar e dependendo, tentar acoplar algum gerador, dependendo da temperatura talvez seja até mais interessante usar esse tipo de aquecedor no lugar daqueles aquecedores de água com garrafas pet.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2017 às 18:15, albert_emule disse:
adicionado 22 minutos depois

@cesardelta1

 

Me lembrei que você contestou aquele negócio de fazer motor de indução atuar como gerador e com razão. 

Pelo que andei estudando, eles ficam um pouco instáveis. E se a carga tiver fator de potência baixo, a situação piora. 

 

Mas recentemente descobri o segredo para eles trabalharem com perfeição em modo gerador.

O segredo chama-se "Compensador síncrono estático".

É também conhecido como STATCOM.

 

Resumidamente é um "inversor" que trabalha com a senoide de saída sincronizada com o motor de indução que se quer fazer de gerador.

Mas não é um inversor comum.

Este inversor tem a capacidade de adiantar a senoide em relação à senoide que o motor de indução está gerando ou mesmo atrasar a senoide.

 

Com isso este "inversor" corrige o fator de potência de forma dinâmica e com muita velocidade.

Para o motor de indução funcionar como gerador, ele precisa de uma corrente reativa circulando nas bobinas.

 O aparelho "STATCOM" varia a corrente reativa de modo a manter sempre os 220Vac estabilizados na saída.

Como você adicionou/editou o post eu não recebi notificação, só agora que vi por que o Luiz postou resposta.

 

Albert, eu já vi, já trabalhei em empresas que tinham instalado esse STATCOM, más só vi, nunca mexi nisso pois a empresa que instalou tinha contrato de manutenção, então só eles que mexiam nisso.

Para te falar a verdade eu só sei que isso corrige o FP, mais nada e estou sem tempo de pesquisar pois estou com dois projetos aqui me tomando muito tempo.

Se quiser dar uma palhinha quando tiver um tempo, ou eu pesquiso depois.

 

O caso do capacitor no motor ou gerador é que ele "simula" uma fase defasada em 90° das demais enquanto na rede trifásica elas são defasadas em 120° entre sí, e isso faz sobrecarregar um grupo de bobina do motor aquecendo em demasia e diminuindo a vida útil da máquina, fora que também perde potencia e velocidade já que a rotação é produto de tensão, defasagem entre fases e frequência ou quantidade de polos do motor, não me lembro.

 

Se esse statcom funciona como você diz, realmente seria a solução desse quesito pois um inversor de frequência (que é o equipamento correto ) faz isso, ele chaveia uma das duas fases já existentes em tempos diferentes das outras duas fases, ou seja, ele chaveia os Tiristores ou IGBTs em tempos que defasam as fases em 120° estabelecendo uma diferença de potencial entre as três.

 

adicionado 10 minutos depois
1 hora atrás, Picco disse:

Eu estava pesquisando sobre esse tipo de concentradores:

i503921.jpg.90ce5d0311b48fd6cba57508428d7a0f.jpg

 

@Picco é exatamente nesse tipo de usina e com esse tipo de concentrador que eu vi essa solução salina.

Eu não pesquiso sobre essas coisas, vi ou li por acaso, sinto não poder dar mais informações úteis.

Acho que vi isso em um documentário e faz tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, cesardelta1 disse:

Para te falar a verdade eu só sei que isso corrige o FP, mais nada e estou sem tempo de pesquisar pois estou com dois projetos aqui me tomando muito tempo.

Exatamente. Eles absorvem energia reativa, ou geram energia reativa, caso seja necessário.

Eles simulam aquele defasamento que os capacitores fazem na rede e também simulam o defensamento que os indutores fazem na rede. 

E a coisa toda é bem dinâmica. 

 

O caso do capacitor no motor ou gerador é que ele "simula" uma fase defasada em 90° das demais enquanto na rede trifásica elas são defasadas em 120° entre sí, e isso faz sobrecarregar um grupo de bobina do motor aquecendo em demasia e diminuindo a vida útil da máquina, fora que também perde potencia e velocidade já que a rotação é produto de tensão, defasagem entre fases e frequência ou quantidade de polos do motor, não me lembro.

Aí você está confundindo. Esse é um artifício que usam para fazer um motor trifásico funcionar em rede monofásica ou bifásica. 

Eu me referia ao uso do motor de indução como gerador assíncrono.

Neste modo eles precisam de uma corrente reativa circulando igualmente nas três fases. 

 

Se esse statcom funciona como você diz, realmente seria a solução desse quesito pois um inversor de frequência (que é o equipamento correto ) faz isso, ele chaveia uma das duas fases já existentes em tempos diferentes das outras duas fases, ou seja, ele chaveia os Tiristores ou IGBTs em tempos que defasam as fases em 120° estabelecendo uma diferença de potencial entre as três.

Novamente você confundiu.

O statcom apenas trabalha com reativos. Simula o reativo capacitivo ou indutivo, corrigindo fator de potência. 

Este equipamento também tem Outros usos 

 

Pode-se projetar um modelo eletrônico, programado para fornecer os reativos corretos, pro motor de indução trabalhar como um gerador com tensão perfeitamente estabilizada.

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oxi! me embananei!

Agora que rolei a pagina para cima... meus posts desde de o #84 foram escritos sem lembrar exatamente do que se tratava o assunto, desculpe por isso.

É, sobre motores geradores não tenho conhecimento nenhum, nem tão pouco sobre Statcom, então como de costume vou aprendendo com suas pesquisas já que não tenho mais acesso a motores para testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Olá pessoal.

 

Nosso tópico aqui de energias alternativas e independente é antigo.

Mas um pequeno grupo de pessoas tem descoberto futuro na energia solar OFF-GRID. 

 

Quem quiser participar, aqui está o link para entrar no grupo de Whatsapp:

 https://chat.whatsapp.com/invite/JXuv1oomqUQ6TDupf8N08G

 

O grupo está atualmente com 182 membros.

A grande maioria deles usam energia solar OFF-GRID. 

 

Alguns deles tocam toda a casa na energia solar OFF-GRID. 

São pessoas que usam mais de 600 amperes em baterias e módulos foto-voltaicos em quantidade suficiente para manter as baterias sempre carregadas. 

 

 

 

adicionado 25 minutos depois

Estes tempos eu também andei pesquisando muito sobre energia eólica.

Estive estudando sobre o tamanho de pás necessárias às hélices para gerar potência útil em várias velocidades de ventos. 

Pois não adianta você comprar gerador eólico e gerar apenas 30 watts.

30 watts não serve para nada. 

 

Nos meus estudos eu descobri que antes de se aventurar num gerador eólico, vocês tem que medir velocidade de ventos.

Está aqui uma ferramenta barata: 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-877656529-anemmetro-digital-medidor-velocidade-do-vento-drone-termome-_JM

 

Em segundo lugar, os investimentos só serão viáveis, se os ventos forem ao menos de 5 metros por segundo. Se tiver esta média de 5 metros por segundos. 

Pois aí vocês só iriam precisar de uma hélice com pás de 2,30 metros para gerar uma média de uns 500 watts, que em muitos casos já iria suprir toda a demanda de energia de uma casa pequena. 

A hélice ficaria com circunferência total de uns 5 metros. 

 

Este é o problema: 

Se os ventos forem cada vez menores, irá precisar de pás cada vez maior para gerar energia que seja útil e viável. 

Por exemplo: 

Para ventos de 2,5 metros por segundos, já precisariam de pás de 7,40 metros para gerar a média de 500 watts.

A hélice ficaria com circunferência total de uns 15 metros.

Neste caso já fica inviável. 

 

Mas por outro lado, se os ventos forem bem fortes, da ordem de 12 metros por segundos, já daria para gerar os mesmo 500 watts com pás de apenas 60 centímetros e hélice com circunferência total da ordem de 1,20 metros. 

 

 

Vejam um vídeo bem interessante: 

É do parque eólico no Piauí.

Venta muito lá. Os ventos são de uns 10 metros por segundo e isso gera muito. 

Diz na reportagem que isso atrai muitos investidores da área.

Diz também que na Europa existem projetos de parques etílicos aproveitando ventos fracos de 5 metros por segundo, que seria a pior situação, mas que ainda dá para ser aproveitado. 

https://www.youtube.com/watch?v=SkZhwz71GDA

 

 

 

 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@albert_emule É muito importante divulgar essas novas formas de geração de energia! Parabéns pela iniciativa!

Tomara que nossos governantes voltem suas atenções à elas!!!

Não só no Piauí, mas na Bahia também esta agregando a esses projetos.

 https://atacadosolar.com.br/artigo/entra-em-operacao-parque-de-geração-de-energia-solar-na-bahia.html

http://brasiliadefato.com.br/economia/2017/06/entra-em-operacao-parque-de-geração-de-energia-solar-na-bahia/

É muito bom saber que ficaremos livres das termoelétricas em pouco tempo!...

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/11/2017 às 21:21, Bcpetronzio disse:

@albert_emule É muito importante divulgar essas novas formas de geração de energia! Parabéns pela iniciativa!

Tomara que nossos governantes voltem suas atenções à elas!!!

Não só no Piauí, mas na Bahia também esta agregando a esses projetos.

 https://atacadosolar.com.br/artigo/entra-em-operacao-parque-de-geração-de-energia-solar-na-bahia.html

http://brasiliadefato.com.br/economia/2017/06/entra-em-operacao-parque-de-geração-de-energia-solar-na-bahia/

É muito bom saber que ficaremos livres das termoelétricas em pouco tempo!...

Na Bahia, além das placas solares estão investindo em parques eólicos também. Eu vi com meus próprios olhos no ano passado quando fui lá visitar uns parentes. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 28/11/2017 às 04:14, Mestre88 disse:

Na Bahia, além das placas solares estão investindo em parques eólicos também. Eu vi com meus próprios olhos no ano passado quando fui lá visitar uns parentes. 

 

 

É. 

Eu tenho estudado energia eólica para construções caseiras. Infelizmente só se torna viável ou próximo da viabilidade, quando você tem uma média de ventos diárias de 5 metros por segundo, média de 18 Kmh de vento. 

Abaixo disso pode não dar resultados que sejam úteis para alguma coisa. Ou então a solar pode ficar mais em conta. 

 

Resolvi fazer os cálculos para quantificar o peso que seria necessário no eixo do gerador eólico para gerar 500 watts.

Termina que gerar 500 watts num gerador eólico girando a 600 RPM é equivalente a manivelar o eixo de 9 milímetros para ir enrolando um cabo de aço e levantar um peso de 152.9 quilos.
Só que num gerador eólico, este fenômeno seria contínuo. O eixo estaria girando a 600 RPM com este peso de 152.9 quilos. Isso são os 500 watts. Aí acontece uma coisa curiosa: Se aumentar a rotação de 600 RPM para 2500 RPM, o peso no eixo diminui para menos de 40 quilos. Se diminuir a rotação de 600 para 300 RPM, o peso dobra. Outra coisa curiosa: Aumentar o número de pás não adianta. Você até consegue mais força. Só que em velocidade menor e o problema está aí. Extrair potência em pouca velocidade vai exigir muitos quilos e termina que a eficiência até diminui. Por isso que geradores profissionais usam no máximo três pás. Depois andei simulando tamanhos de pás: Para ventos de 2.5 metros por segundo, precisaria de pás de 7,40 metros para gerar 500 watts. Só a pá. Imagine o rotor completo? Já dobra o tamanho. Para ventos de 5 metros por segundo são necessárias pás de 2,64 centímetros. O que já dá um rotor um pouco maior que 5 metros. As pás só ficam com 62 centímetros para 500 watts, se os ventos forem de 12 metros por segundo. Mas estes são ventos raros. 

 

Minha base dos cálculos foi este vídeo: 

https://www.youtube.com/watch?v=F3bZzOyMhKI&feature=youtu.be

 

 

 

Segue abaixo um vídeo que achei bem interessante. 

É o resultado real de uma construção caseira. Podemos ver então o que poderia ser melhorado. 

https://www.youtube.com/watch?v=yOLOm9hiygE

 

  

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!