Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eliminar bateria de smartphone


Posts recomendados

  • Membro VIP

Um smartphone Xperia X10i, com Android 2.3, teve o circuito de entrada queimado, de modo que USB e recarga de bateria não mais funcionam. Restaurei o sistema para os padrões de fábrica, não pretendo logar uma Google nele, e quero usá-lo apenas como um "servidorzinho", principalmente para WhatsApp Web.

 

Nas configurações de wifi, deixei para NUNCA desconectar. Porém, isso não impede da tela apagar. O WhatsApp Web deixa de se comunicar com o dispositivo até que a tela seja reacendida por minha ação no botão de ligar/desligar. Para resolver a questão, pretendo criar um pequeno APK que previna tal comportamento.

 

Sobra então o problema de ter de recarregar a bateria diariamente. É muito chato!

 

bst-41.jpg

 

Quero substituí-la por um pedaço de madeira ou PVC que meça seus 64mm x 44mm e tenha os contatos elétricos de uma fonte de alimentação, com a devida proteção elétrica.

 

Dúvidas

 

1) A indicação de 5.4 Wh me diz que eu devo ter como referência uma corrente de consumo com até 1.5 A, não é?

 

2) Concluído o processo de recarga, os terminais da bateria tem 4.2 V de tensão. Eu devo trabalhar com uma fonte de 3.7 V? Talvez o correto fosse pensar 1.5 A sobre os 3.6 V rotulados, mas iniciando com uma tensão real de 4.2 V. Ou talvez o correto seja usar um regulador de tensão (para estabilizá-la de acordo com a drenagem de corrente). Acontece que no verso da bateria, após umas palavras em idioma oriental, eu tenho a indicação de 4.2 V. Não sei exatamente o que significa. Talvez seja o que parece: a tensão da bateria sem uso.

 

Ideias

 

Por enquanto estou pensando em utilizar o seguinte esquema de diodos na saída 5 V de uma fonte ATX:

 

art0712_06.jpg

 

Talvez o que aconteça seja só o Android indicar uma carga mediana, para a bateria. Pois teremos 5 - 1.3 = 3,7 V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Repare que se você multiplicar a capacidade em mAh pela tensão nominal da bateria chegara à potência disponível na bateria .

1500 x 3,6 = 5,4 Wh

 

voce tem de fazer uma fonte que forneça 3,6 volts, que é a tensão nominal que essa bateria forneçe durante o uso dela.

 

Quanto à corrente, eu não tenho ideia sobre o pico de corrente desse celular.

Mas chutaria 1A .

 

A tensão de 4,2V é a tensão máxima de carga para uma bateria do tipo Lipo. Ou seja, quando voce liga o seu celular em um carregador, a eletrônica interna vai carregar a bateria, fornecendo uma tensão màxima de 4,2 Volts. Isto só acontece durante o final da carga da bateria.

 

Pode usar dois diodos retificadores 1N4001 em série ligados no 5 Volts, assim vai entregar cerca de 3,6 volts, e vai funcionar direitinho.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, aphawk disse:

Pode usar dois diodos retificadores 1N4001 em série ligados no 5 Volts, assim vai entregar cerca de 3,6 volts, e vai funcionar direitinho.

 

É verdade, eu não preciso dos invertidos. Farei. Por segurança, vou buscar ente 1,5 e 2 A. Estou tentando consertar uma fonte ATX aqui. Acho que são os transistores do secundário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra que usar essa fonte atx? 

Isso é um trambolho, vai consumir energia elétrica a toa. 

E eu duvido muito que esse celular consome 1,5A, pois a bateria dele dura bem mais que uma hora né?! 

Use uma fonte de 5V dessas de parede mesmo, até o próprio carregador dele serve, apenas coloque os dois diodos em série como o amigo @aphawk disse. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mestre88 , sim, eu já estava pensando parecido com você. Mas estou empolgado e também quero consertar a fonte. Preciso dela. Na verdade, já era para ter consertado, pois o desktop dela está parado há meses.

 

Eu tenho diversas fontes aqui, mas não estão confiáveis. Levaram uns "calores" com umas experiências idiotas de química. Entre testá-las e entrar de cabeça na ATX, eu preferi a segunda opção; por enquanto.

 

Considero o tópico encerrado até que se prove o contrário. Minhas dificuldades com a fonte ATX virão por outro tópico, se for o caso.

 

Com certeza eu farei o que @aphawk disse, em algum momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, Mestre88 disse:

Eu pensei que você ia alimentar o celular com essa fonte, mas já percebi que uma coisa não tem nada a ver com a outra. 

 

Pra ser sincero, até tive vontade! Para "garantir corrente". Mas no momento já são duas coisas desassociadas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Depois de você consertar a fonte e ligar ao seu celular e estiver tudo funcionando, vai ver que essa fonte ATX é um baita trambolho perto do celular.... eu compraria isto aqui :

 

http://www.ebay.com/itm/2A-2-5A-0-7A-5V-12V-20V-AC-DC-Switching-Power-Supply-Module-for-Replace-Repair-/122017176669?var=&hash=item1c68ca5c5d:m:mf0eq_noo2ATVlETWEYs0Bg

 

Na versão de 5V por 2,5 A , custa menos de R$ 7,00 .

 

 

Ou para facilitar ainda mais, pagar R$ 7,10 por esta aqui, que já vem prontinha :

 

http://www.ebay.com/itm/5V-2A-Micro-USB-Charger-Adapter-Cable-Power-Supply-for-Raspberry-Pi-B-B-HA-/152164778658?var=&hash=item236dba42a2:m:mf_V1RuMAtbvxSTUwbfM_Qw

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

Hehehe boa diversão, meu amigo ! Eu também não sei consertar esses trambolhos... para falar a verdade, nunca nem quis olhar para o circuito disso. Não gosto de mexer em circuitos com tensões acima de 24 Volts ........ e acho que um técnico de eletrônica acostumado com fontes de computador faz isso muito melhor do que eu !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 15/10/2016 às 09:30, Isadora Ferraz disse:

Pode haver pico de corrente que derruba até fonte 5V 2A. Capacitor seguraria

 

Pois é. Dependerá do processamento.

 

Em 15/10/2016 às 09:30, Isadora Ferraz disse:

Pode não ser muito difícil alterar a fonte 5V pra 3.9. Algo como : trocar um resistor

 

Eu estava pensando em colocar um (1) diodo IN4007. Ele faz 1,1 V de queda de tensão.

 

Está começando a dar vontade de colocar um carregador de bateria. Tem na Amazon. Eu precisaria pensar como ligar isso ao smartphone de um modo seguro. O problema todo é que o aparelho queimou a miniporta e eu não devo me aventurar nela, nem posso pagar um conserto. Mas vejo que dá para aproveitá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!