Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compensa comprar um Xeon x5450


Posts recomendados

Olá,

Colegas eu tenho o seguinte hardware atualmente:

Core 2 Duo E8400 (in stock)

GT 740 EVGA SC 1GB

4GB DDR2 800Mhz
POSPIG41BA

 

O processador e a placa de vídeo eu adquiri em 2015, mantendo o resto do "kit".

Penso em comprar um Xeon X5450 para ao menos remover o gargalo da VGA, pois mesmo se passando 2 anos eu não usei o Kit literalmente. Se eu fosse comprar outro Kit iria ficar no mínimo R$1300 e isto sem placa de vídeo, pois já carrego comigo a maldição da VRAM.

>> https://craftmybox.com/build/qmyn29

E como não tenho esta disponibilidade financeira por agora, ao menos remover o gargalo deve me dar mais um tempo para conseguir trocar o kit

 

Desejo comprar um Xeon X5450 no Aliexpress, ele é equivalente ao Q9650. Mas fico na dúvida, seria uma boa compra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem Xeon que você compra que só irá precisar do microcode pra ele funcionar já que alguns já vem com o pin mod , o maior problema é que essa mobo tua por ser DDR2 só aceita até 4gb ram , hoje em dia com essa quantidade de memória nem compensa fazer upgrade com esse kit atual seu , se for realmente pegar um Xeon no Aliexpress pegue o X5450 porém tem que conferir se tem o microcode pra sua mobo antes 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Fr4nk Bom dia

 

Eu tenho o x5440 e ele tem um desempenho muito bom recomendo, só que sua placa não está nesse site ( http://genius239239.myweb.hinet.net/771/ ) como compatível com xeon.

O bom desse site é que ele já esta com a bios modificada com microcode para o correto funcionamento, se a sua placa fosse ASUS mais fácil ainda porque você mesmo pode modificar a bios.

Se a sua placa suportasse eu compraria o x5450, o valor está por volta de 46 reais já com frete por um processador de  núcleos.

Ele pode até ligar só que você não vai conseguir tirar 100% de aproveitamento dele, SO pode não carregar por causa disso.

 

Att Edvaldo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 minutos atrás, Gabriel_Viana disse:

@Flávio Santana Lima Que legal, não sabia desse mod de adaptar o xeon do socket 771 para o 775. O problema é o risco de fazer errado e a placa-mãe estragar.

Acho bem difíci dar errado só se a pessoa for muito leiga no assunto, tem uns cara que corta os pinos no soquete; eu prefiro fazer o rasgo com uma lima pequena no processador muito simples e rápido.

lga-771-to-775-adapter.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

3 horas atrás, Fr4nk disse:

Olá,

Colegas eu tenho o seguinte hardware atualmente:

Core 2 Duo E8400 (in stock)

GT 740 EVGA SC 1GB

4GB DDR2 800Mhz
POSPIG41BA

 

O processador e a placa de vídeo eu adquiri em 2015, mantendo o resto do "kit".

Penso em comprar um Xeon X5450 para ao menos remover o gargalo da VGA, pois mesmo se passando 2 anos eu não usei o Kit literalmente. Se eu fosse comprar outro Kit iria ficar no mínimo R$1300 e isto sem placa de vídeo, pois já carrego comigo a maldição da VRAM.

>> https://craftmybox.com/build/qmyn29

E como não tenho esta disponibilidade financeira por agora, ao menos remover o gargalo deve me dar mais um tempo para conseguir trocar o kit

 

Desejo comprar um Xeon X5450 no Aliexpress, ele é equivalente ao Q9650. Mas fico na dúvida, seria uma boa compra?

Até compensaria, mas não sei se sua placa-mãe vai funcionar. Acho melhor pagar 130 R$ num Core 2 Quad qualquer aqui, do que pegar o Xeon e além do risco de ser taxado, correr o risco de não funcionar.

 

Ainda bem que os Xeons atuais não tem essa frescura de "socket mod" uadshudsa

 

Só pra lhe esclarecer umas coisinhas:

 

1. Esse kit que você montou foi com FX. Ninguém com bom senso compra FX em 2017. Processador velho, desempenho porco e caro. Pelo preço dessa mobo + processador você pega um Pentium G4560 + mobo atual, que é beeem melhor e podendo dar upgrade quando quiser.

2. 4gb de RAM é pouquíssimo hoje em dima. Se quiser jogar, no mínimo 8gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas vamos por partes

1 - Ouvi falar desta "coisa maluca" com o @MathPi (Que curiosamente sumiu), ele tinha um Core 2 Duo igual o meu. Eu comprei o meu Core 2 Duo praticamente junto com ele em 2015, inclusive do mesmo vendedor.

2 - Se entendi bem o mod consiste em cortar a placa um pedacinho do socket e fazer a adaptação nos pinos, porém todos os processadores que vi a venda lá no Aliexpress ele já vinha com o Processador cortado e o adadptação já feita ou seja só encaixar. Nem adaptador necessita.

Veja: 

Citação

594d2aa60603c_Capturadetelade2017-06-2311-49-41.png.e1e3a53f176552fdabe339a550ff789b.png

 

Citação

 

3 - Minha placa-mãe a da Positivo, e de acordo com uma pesquisa profunda que fiz. Ela está entre a Pcware IPM41-D3 e a intel DG41WV. Ao meu ver ela está mais perto da Intel DG41WV visto que a placa de PCware é DDR3.

4 - A única coisa que me preocupa é o TDP do processador, pois em alguns lugares(não me lembro quais, provavelmente fóruns e comentários de sites PT-BR e EN-US) comenta-se que como alguns XEON's tem TDP's diferentes dependendo da placa o PC não reconhece. O Xeon X5450 tem 80W enquanto o melhor dos Core 2 Quad a.k.a Core 2 Q9650 tem 95W.

 

Agora vou pesquisar novamente no ML, pois a tempos vi um Kit igual o meu mas com o X5430 que parece o máximo que esta placa consegue.

 

Agradeço a atenção

adicionado 9 minutos depois

@De4dm4sterBR

Opa, você comentou enquanto eu escrevia

 

Cara preciso de RAID, se passar para o Kit intel de 6ª ou 7ª geração ou Ryzen terei que gastar muito mais com placa-mãe só pra ter RAID o que ultrapassaria R$1600,00. Comprar duas placas mãe a longo prazo pesa no bolso

 

Vou mexer bastante com virtualização e compilação então quanto mais cores e threads para mim melhor. E seria bobagem comprar um kit muito TOP com uma VGA tão simples. Como precisaria comprar uma nova placa de vídeo com o novo Kit com pelo menos 2GB de VRAM então acredito que mesmo de FX eu estaria bem servido, mas até lá preciso remover este gargalo.

 

.....

 

Lembrando que mesmo de FX eu ainda teria opção de upgrade. FX 9590

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Fr4nk disse:

Colegas vamos por partes

1 - Ouvi falar desta "coisa maluca" com o @MathPi (Que curiosamente sumiu), ele tinha um Core 2 Duo igual o meu. Eu comprei o meu Core 2 Duo praticamente junto com ele em 2015, inclusive do mesmo vendedor.

2 - Se entendi bem o mod consiste em cortar a placa um pedacinho do socket e fazer a adaptação nos pinos, porém todos os processadores que vi a venda lá no Aliexpress ele já vinha com o Processador cortado e o adadptação já feita ou seja só encaixar. Nem adaptador necessita.

Veja: 

 

 

3 - Minha placa-mãe a da Positivo, e de acordo com uma pesquisa profunda que fiz. Ela está entre a Pcware IPM41-D3 e a intel DG41WV. Ao meu ver ela está mais perto da Intel DG41WV visto que a placa de PCware é DDR3.

4 - A única coisa que me preocupa é o TDP do processador, pois em alguns lugares(não me lembro quais, provavelmente fóruns e comentários de sites PT-BR e EN-US) comenta-se que como alguns XEON's tem TDP's diferentes dependendo da placa o PC não reconhece. O Xeon X5450 tem 80W enquanto o melhor dos Core 2 Quad a.k.a Core 2 Q9650 tem 95W.

 

Agora vou pesquisar novamente no ML, pois a tempos vi um Kit igual o meu mas com o X5430 que parece o máximo que esta placa consegue.

 

Agradeço a atenção

adicionado 9 minutos depois

@De4dm4sterBR

Opa, você comentou enquanto eu escrevia

 

Cara preciso de RAID, se passar para o Kit intel de 6ª ou 7ª geração ou Ryzen terei que gastar muito mais com placa-mãe só pra ter RAID o que ultrapassaria R$1600,00. Comprar duas placas mãe a longo prazo pesa no bolso

 

Vou mexer bastante com virtualização e compilação então quanto mais cores e threads para mim melhor. E seria bobagem comprar um kit muito TOP com uma VGA tão simples. Como precisaria comprar uma nova placa de vídeo com o novo Kit com pelo menos 2GB de VRAM então acredito que mesmo de FX eu estaria bem servido, mas até lá preciso remover este gargalo.

Então eu aconselharia, se não puder pegar um Ryzen 5, esperar pelos Ryzen 3. Sério, FX é queimar dinheiro cara, mesmo servindo momentaneamente, no futuro você iria se arrepender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@De4dm4sterBR Eu sei mas isso está em segundo plano, a "guerra" no momento está entre X5450 e Q8400. Pois assim eu não gasto demais eu algo velho.

Quem sabe quando eu tiver a grana parar os Ryzen ou i5 eles estejam mais baratos? É uma possibilidade.

 

Vou ficar pensando mais um pouco

adicionado 0 minutos depois
agora, Fr4nk disse:

@De4dm4sterBR Eu sei mas isso está em segundo plano, a guerra no momento está entre X5450 e Q8400. Pois assim eu não gasto demais eu algo velho.

Quem sabe quando eu tiver a grana parar os Ryzen ou i5 eles estejam mais baratos? É uma possibilidade.

 

Vou ficar pensando mais um pouco

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Fr4nk disse:

@De4dm4sterBR Eu sei mas isso está em segundo plano, a "guerra" no momento está entre X5450 e Q8400. Pois assim eu não gasto demais eu algo velho.

Quem sabe quando eu tiver a grana parar os Ryzen ou i5 eles estejam mais baratos? É uma possibilidade.

 

Vou ficar pensando mais um pouco

Olha, pra te dar uma luz: Eu já tive um Q8300 e era essencialmente pra games. Ele era razoável, sai de um Pentium E5400, foi um boost bem grande. O problema é que esquentava muito, assim como qualquer Core 2 Quad. Se você tiver um bom cooler, eu recomendo, por que o stock não dava conta. ( E olha que era a base de cobre )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@De4dm4sterBR Jovem, eu tenho um cooler box e em full load bate fácil 72, mas isto em teste de stress. Jogando fica entre 66-69. Talvez uma pasta térmica de melhor qualidade deva estabilizar esta temperatura, pois ela oscila muito.


Se o Core 2 Quad esquenta mais que o core 2 duo eu tô lascado. Mas tenho um Chassi-Fan, porém como ele é muito barulhento eu não deixo ele no PC

adicionado 21 minutos depois

Fiz algumas afirmações errôneas em alguns posts atrás

O X5450 tem 120W de TDP ao invés de 80W como afirmei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, OCCT disse:

Falando em Xeon lga 771/775, vejam este:

https://ark.intel.com/products/35430/Intel-Xeon-Processor-X5470-12M-Cache-3_33-GHz-1333-MHz-FSB

 

CPU forte para os tempos atuais, em overclock chega fácil em 4ghz e se equiparando aos i5 de entrada recentes.

Nunca que vai se equiparar a um i5. Anos luz em questão de performance, o que define o mesmo em um processador não é "cores, ghz e cache", mas sim o IPC, a forma como ocorre a troca de dados, etc... Se fosse assim, qualquer core i7 980x a 4.2ghz iria ser igual ou melhor que um i7 7700.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

se assim posso chama-los. 

O Xeon E5450 tem 80W de TDP mas custa aproximadamente R$76,00 e como com certeza serei taxado é bem provável que ele vá para R$119,00, que é quase o mesmo preço do Q8400 ou até Q9400.

 

De acordo com este site a diferença de performance é de 22%. Então fora a encheção de s**** e a demora podemos dizer que deu na mesma.

 

Acredito que ficarei com algum dos Core 2 Quad Q9400 ou Q8400, não irei arriscar.

 

Agradeço a todos a paciência

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fr4nk

Tem um Q9550 2.8 ghz 12M cache por 190 reais no ml:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-881738727-processador-core-2-quad-q9550-12mb-melhor-que-q9400-q9500-_JM

 

 

adicionado 3 minutos depois

@De4dm4sterBR 

 

O i7 7700k é melhor CPU em jogos, porque tem o maior ipc aliado ao clock elevado e é quad-core; até mais veloz que o i7 6950x que é o CPU mais rápido da Intel, mas ele não é voltado para jogos.

 

Esse Q9xxx em overclock mudam da água para o vinho, dependendo do OC pode eliminar gargalo em jogos com placas de vídeo intermediárias como GTX 960 4GB e R9 380x 4GB; e principalmente quando o software usa 4 núcleos físicos, veja nestes testes os CPUs de diferentes gerações Intel e AMD todos em overclock, o Q9650 não está muito longe:

 

nOAt7Mu.png

 

UqCi5we.png

 

FbshRd5.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, OCCT disse:

@Fr4nk

Tem um Q9550 2.8 ghz 12M cache por 190 reais no ml:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-881738727-processador-core-2-quad-q9550-12mb-melhor-que-q9400-q9500-_JM

 

 

adicionado 3 minutos depois

@De4dm4sterBR 

 

O i7 7700k é melhor CPU em jogos, porque tem o maior ipc aliado ao clock elevado e é quad-core; até mais veloz que o i7 6950x que é o CPU mais rápido da Intel, mas ele não é voltado para jogos.

 

Esse Q9xxx em overclock mudam da água para o vinho, dependendo do OC pode eliminar gargalo em jogos com placas de vídeo intermediárias como GTX 960 4GB e R9 380x 4GB; e principalmente quando o software usa 4 núcleos físicos, veja nestes testes os CPUs de diferentes gerações Intel e AMD todos em overclock, o Q9650 não está muito longe:

 

nOAt7Mu.png

 

UqCi5we.png

 

FbshRd5.png

 

 

Unica coisa que vejo é o Core 2 Quad abaixo dos FX, que por natureza já são processadores ruins e infinitamente piores que seu concorrente i5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@De4dm4sterBR

 

Todos eles estão em OC, apesar disso o Q9650 é o que está com o menor clock deles, devem ter subido menos porque o clock base dele é menor, apenas 3ghz; e o i5 4690k do teste é modelo high-end e não i5 de entrada.

 

Veja outros testes com CPUs que não estão na lista e em stock, incluindo diversos processadores, não consegui achar uma lista completa com tudo por isso estou mandando, testes em jogos comparando Core 2 Quad OC vs i5 de entrada OC eu não encontrei, somente conteúdos que não são confiáveis no youtube:

 

CB.png

 

63181.png

 

63179.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Só passando para confirmar que realizei a compra do Core 2 Quad Q9400. Consegui ele por um preço razoável

Porque estou respondendo agora?

 

Bom, houve uma demora na entrega e só gostaria de falar quando já tivesse o produto em mãos.

A questão é que, eu instalei o processador e não notei muitas diferenças em relação ao Core 2 Duo E8400. A única coisa que percebi foi uma estabilização da taxa de quadros em alguns jogos mas aumentar a taxa não. No Windows as animações ficam meio rápidas demais como se a placa pulasse quadros e isso acontece nas animações das interfaces gráficas do Linux também.

 

Será que topei com outro gargalo? Se sim me ajudem a pelo menos descobri-lo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fr4nk Sempre me falaram que era melhor um Core 2 Duo E8400, E8500 ou E8600 pois eles tem mais GHz do que ter um Core 2 Quad E9400 que tem apenas 2.66 Ghz, ou seja, eles falam que COre 2 Quad só vale a pena o Q9550, Q9650, Q9450 que tem mais cache e GHz.. Eles falam que Core 2 Quad com pouco Ghz e pouco cache não vale muito a pena por não ter muita diferença em relação aos core 2 duo top. Isso é o que eles falam e acho que é verdade.

adicionado 2 minutos depois

@Fr4nk Exemplo: o PC da minha irmã tem um Core 2 Duo E8400 e o PC do meu amigo tem um Core 2 Quad Q8400 2.66GHz e 4mb de cache. A diferença entre os dois é bem pequena. Meu PC antigo tinha um Q9650 que depois coloquei um QX 9770, esse sim uma diferença em relação ao PC da minha irmã e do meu amigo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel_Viana Acho que fui trollado pelos benchmarks sintéticos

Veja bem estes 2 comparativos, um do cpu.userbenchmark e o outro do game-debate

Citação

Intel Core2 Duo E8400 vs Core2 Quad Q9400
Userbenchmark Effective CPU Speed: 24.2% vs 34.4%  
Intel Core2 Duo E8400  - 626th / 964  
Intel Core2 Quad Q9400  - 476th / 964

 

Citação

http://goo.gl/XdgCuZ >> Game Debate

 

Todos eles citam em média 42% a mais de desempenho, quando na prática isto não é bem assim.

Mas de certa forma não foi tão ruim, pois tirei o gargalo que eu tinha da minha GT 740 EVGA SC que era o principal foco. E como vou mexer mais com virtualização, então quanto mais cores melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Fr4nk disse:

A questão é que, eu instalei o processador e não notei muitas diferenças em relação ao Core 2 Duo E8400. A única coisa que percebi foi uma estabilização da taxa de quadros em alguns jogos mas aumentar a taxa não. No Windows as animações ficam meio rápidas demais como se a placa pulasse quadros e isso acontece nas animações das interfaces gráficas do Linux também.

 

Será que topei com outro gargalo? Se sim me ajudem a pelo menos descobri-lo

Após trocar o processador, selecionou a opção "load optimized defaults" na BIOS?

 

Quais os jogos que você não notou diferença?

Jogos mais antigos, que usam até dois cores, realmente pedem ter um desempenho melhor no Core 2 duo E8400 por causa do clock mais elevado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigops Amigo, assim que chegou o processador eu troquei de placa-mãe. Tinha uma aqui parada só precisava de limpeza e bateria

Tive que configurar tudo do zero lendo o manual, então acredito que as configurações otimizadas não farão diferença.

Troquei de uma POSPIG41BA para uma BIOSTARG31M+. Essa permite overclock do FSB, por isso provavelmente devo ficar com ela

 

Os jogos são Euro Truck Simulator 2, GTA IV, Minecraft e Call of Duty MW3. Todos estes jogos eu tive apenas estabilização dos frames, nenhum ganho de framerate.

 

Com o Riva Tuner ando monitorando os jogos e o ETS 2(É o que eu mais jogo) a placa de vídeo dá tudo de si, geralmente sempre em 100% mas nos outros jogos(menos o GTA IV, pois ele é instável por natureza) não uso todo o poder da placa. Vou tentar baixar GTA V para ver se um jogo mais atual eu presencio este problema

 

Será que essa situação a propícia a overclock?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

E muito tempo depois....
Bom cheguei a conclusão de que minha placa de vídeo está ficando velha, e agora que removi o gargalo com a compra do Q9400 pude perceber isto.

O Processador é usado em média 43% a 65% e não passa disto nos jogos citados, pois a placa de vídeo já está em 100% então não tem porque "precisar mais" do processador. É uma pena, foi usada muito pouco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!