Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eficiência e consumo (o que eu não vejo nos posts)


Posts recomendados

Esses dias eu estava lendo uns artigos do @faller , mas me gerou mais dúvidas do que respostas. E eu sou leigo, e realmente queria muito tirar essas dúvidas :/

Então vou criar um cenário imaginário para podermos tirar as dúvidas ok?

 

1- A fonte tem 80% de eficiência e 400W de potência, ela é aprovada pelo CDH  e a etiqueta está de acordo com a realidade.

2- A config em questão consome 300W (

3- Temos uma conta de luz X

 

Então vamos lá:

1- 400W ------- 100%

    300W ------- 75%

    Ok?

2- Eficiência é quanto ele gasta da sua tomada para poder alimentar seu PC, certo? No meu cenário, a fonte consumiria 375W, onde 75W é a energia que não foi usada e é dissipada como calor, certo? Se eu tivesse uma fonte de 90% de eficiencia, minha fonte consumiria 350W da tomada, por exemplo (eu não fiz contas nesse, é só um valor chutado abaixo do 80%) ?

 

3- Existe fonte ou outro modo de eu consumir da minha tomada, apenas o valor da config?

 

4- Se minha config consumisse 370W, minha fonte consumiria 445W? Ou ela apenas consumiria 400W?

 

E por fim, aproveitando a questão 3, comprar uma fonte superdimensionada muda algo na conta de luz( adotando os 300W de consumo e a diferença da mesma fonte de 400W versus uma de 600W?

 

Agradeço desde já, Bom dia! <3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bad Follen vou terminar de ler seu post em seguida, mas desde já sugiro você dar uma olhada nos post da radio cdh que fala sobre fontes, existe uma baita explicação la ... 

acho que é esse

Esse aqui também:

 

 

Eu consigo responder a ultima pergunta, comprar a superdimensionada não mudará muita coisa, se você utiliza 300W para rodar teu setup, tua fonte vai usar 300W. Tendo 450W ou 1000W e tendo a mesma tecnologia não muda nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
3 minutos atrás, Bad Follen disse:

1- A fonte tem 80% de eficiência e 400W de potência, ela é aprovada pelo CDH  e a etiqueta está de acordo com a realidade.

A eficiência não é uma função constante. Varia de acordo com a carga e é máxima perto da metade.

 

450W-efficiency.jpg

 

5 minutos atrás, Bad Follen disse:

2- Eficiência é quanto ele gasta da sua tomada para poder alimentar seu PC, certo?

Eficiência é a relação entre a potência entregue ao computador e potência demandada da concessionária de energia.

 

5 minutos atrás, Bad Follen disse:

No meu cenário, a fonte consumiria 375W, onde 75W é a energia que não foi usada e é dissipada como calor, certo? Se eu tivesse uma fonte de 90% de eficiencia, minha fonte consumiria 350W da tomada, por exemplo (eu não fiz contas nesse, é só um valor chutado abaixo do 80%) ?

Se a eficiência for 80% nessa carga, para o primeiro caso, 300/0,8 = 375W puxados da tomada. Se for 90% nessa carga, 300/0,9 = 333W.
 

7 minutos atrás, Bad Follen disse:

3- Existe fonte ou outro modo de eu consumir da minha tomada, apenas o valor da config?

Não existe fonte ideal. A conversão nunca é perfeita. Pode ser bem acertada, mas nunca perfeita.

 

8 minutos atrás, Bad Follen disse:

4- Se minha config consumisse 370W, minha fonte consumiria 445W? Ou ela apenas consumiria 400W?

Considerando eficiência de 80% para essa carga, 370/0,8 = 463W da tomada.

 

9 minutos atrás, Bad Follen disse:

E por fim, aproveitando a questão 3, comprar uma fonte superdimensionada muda algo na conta de luz( adotando os 300W de consumo e a diferença da mesma fonte de 400W versus uma de 600W?

Superdimensionar fonte faz o encaixe da curva de eficiência com o consumo típico ficar ruim. Subdimensionar fonte também provoca o efeito. Para dimensionar uma fonte na faixa correta, você deve:

 

1) Analisar a potência máxima que o computador irá demandar. Você precisará de uma fonte que tenha pelo menos essa capacidade;

2) Analisar a potência típica que o computador irá demandar durante a atividade mais comum. Exemplo: jogando. Aí você procura uma fonte que possa fornecer aproximadamente o dobro desse valor, respeitando o critério acima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, E. Soares disse:

post da radio cdh

Putz cara... Não disponho de uma placa de som no PC em que eu estou agora, mas em casa eu ouço sim

 

10 minutos atrás, E. Soares disse:

Esse aqui também:

Isso aqui eu já sei, sei a maioria das coisas, o que eu não entendo são essas coisas que eu perguntei no Post, já que são de cunho economia e gasto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Foxwalt disse:

A eficiência não é uma função constante. Varia de acordo com a carga e é máxima perto da metade.

AHHHHHH, que gráfico maravilhoso! Então eu deveria usar um fonte em que eu consumisse metade dela?

 

3 minutos atrás, Foxwalt disse:

Varia de acordo com a carga

Isso me gera mais duvidas ainda.

3 minutos atrás, Foxwalt disse:

Se a eficiência for 80% nessa carga, para o primeiro caso, 300/0,8 = 375W puxados da tomada. Se for 90% nessa carga, 300/0,9 = 333W.

Então eficiencia diminui meu consumo mensal.

4 minutos atrás, Foxwalt disse:

Considerando eficiência de 80% para essa carga, 370/0,8 = 463W da tomada.

PSE, mas minha fonte não entrega apenas 400W????

4 minutos atrás, Foxwalt disse:

Aí você procura uma fonte que possa fornecer aproximadamente o dobro desse valor,

Isso responde a primeira pergunta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
agora, Bad Follen disse:

AHHHHHH, que gráfico maravilhoso! Então eu deveria usar um fonte em que eu consumisse metade dela?

Sim. No dimensionamento ideal, o computador deve usar aproximadamente metade do que a fonte é capaz de fornecer durante a maior parte do tempo. Por isso o cálculo é feito com consumo típico e não consumo máximo.

 

1 minuto atrás, Bad Follen disse:

Isso me gera mais duvidas ainda.

Por exemplo, se você estiver usando 15% da capacidade da fonte, vamos supor que ela tenha eficiência de 81%. Se estiver usando 50% da capacidade dela, a eficiência aumenta para, digamos, 86%.

 

Usar muito pouco da fonte ou exigir demais dela faz a eficiência cair.

 

2 minutos atrás, Bad Follen disse:

Então eficiencia diminui meu consumo mensal.

Sim. Maior eficiência significa menor consumo de energia e, consequentemente, menos gastos com contas de luz.

 

3 minutos atrás, Bad Follen disse:

PSE, mas minha fonte não entrega apenas 400W????

Ela pode entregar até 400W. Mas vai puxar mais que isso para poder entregar isso, porque a conversão de energia não é perfeita. A fonte recebe corrente alternada (127V ou 220V) e converte em corrente contínua para o computador (linhas de 3.3V, 5V e 12V). Nessa conversão, ocorre liberação de energia na forma de calor, não é uma conversão perfeita.

 

5 minutos atrás, Bad Follen disse:

Isso responde a primeira pergunta

Apenas reforçando: você procura conforme o dobro do valor típico de consumo, não o consumo máximo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bad Follen

2 minutos atrás, Bad Follen disse:

AHHHHHH, que gráfico maravilhoso! Então eu deveria usar um fonte em que eu consumisse metade dela?

Em teoria sim, mas você tem que ver que raros serão os casos que você terá todo consumo no máximo, por exemplo um HD consome mais quando está copiando, uma CPU quando está em load e uma GPU idem. Mesmo que suas peças precisem de 300w, o consumo padrão dele deve ser muito menor. Quando melhor você conseguir encaixar seu consumo na linha de eficiência, melhor vai ser o aproveitamento, que será algo em torno de 40% a 70%.

Exemplo, se você consome 300w no máximo (coisa rara hoje) e tem uma fonte de 600w, você vai ficar muito abaixo dos 50% e vai ter menos eficiência.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Foxwalt disse:

Se estiver usando 50% da capacidade dela, a eficiência aumenta para, digamos, 86%.

Ué. Eu entendi. Mas, porque dizemos que uma fonte tem 80% de eficiência? Nos testes do CDH ou as próprias fabricantes.

 

3 minutos atrás, Foxwalt disse:

Ela pode entregar até 400W. Mas vai puxar mais que isso para poder entregar isso, porque a conversão de energia não é perfeita

Isso gera risco ou desgaste acelerado(fora do normal) já que estamos usando mais do que a potência máxima? Aliás, 400W é a potência máxima ou apenas a potência que o seu PC pode consumir (que nesse caso, o fabricante omitiria o "máximo" mesmo que a fonte pode consumir da tomada?

adicionado 0 minutos depois
5 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

Mesmo que suas peças precisem de 300w

nnnnn, no exemplo que eu dei, ele está consumindo 300W, num estado em que ele "está" consumindo, nesse momento.

adicionado 2 minutos depois
6 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

Exemplo, se você consome 300w no máximo (coisa rara hoje) e tem uma fonte de 600w, você vai ficar muito abaixo dos 50% e vai ter menos eficiência.

UéèÉ, mas isso contradiz o :

7 minutos atrás, Foxwalt disse:

Por exemplo, se você estiver usando 15% da capacidade da fonte, vamos supor que ela tenha eficiência de 81%. Se estiver usando 50% da capacidade dela, a eficiência aumenta para, digamos, 86%.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
agora, Bad Follen disse:

Ué. Eu entendi. Mas, porque dizemos que uma fonte tem 80% de eficiência? Nos testes do CDH ou as próprias fabricantes.

Não dizemos. Ou isso pode referir-se ao mínimo que a fonte alcança ou deve ser indicado em que carga ocorre esse valor. Poderia indicar os testes que você leu em nosso site? Você provavelmente está confundindo algo.

 

1 minuto atrás, Bad Follen disse:

Isso gera risco ou desgaste acelerado(fora do normal) já que estamos usando mais do que a potência máxima? Aliás, 400W é a potência máxima ou apenas a potência que o seu PC pode consumir (que nesse caso, o fabricante omitiria o "máximo" mesmo que a fonte pode consumir da tomada?

Se a fonte é capaz de entregar 400W e você está usando 400W, você não está usando mais que a potência máxima. Vai estar usando o que a fonte pode entregar. Esse valor de máximo a ser entregue é o que seu computador pode puxar da fonte, não o que ela vai puxar da tomada para entregar isso. Por exemplo, considerando 80% de eficiência ao entregar 400W, ela estaria puxando 400/0,8 = 500W.

 

E certamente que a fonte irá ter desgaste maior se usada no limite de sua capacidade.

adicionado 10 minutos depois
6 minutos atrás, Bad Follen disse:

UéèÉ, mas isso contradiz o:

Não contradiz. O que ele disse está correto. Você entendeu errado. Vou usar como exemplo minha placa de vídeo. Ela é uma GTX 760 Windforce Tri-Fan da Gigabyte. O consumo máximo é próximo de 220W:

 

power_maximum.gif

Fonte: https://www.techpowerup.com/reviews/Gigabyte/GeForce_GTX_760_WindForce_OC/25.html

 

Porém, o consumo típico em jogos seria próximo de 150W:

 

power_average.gif

Fonte: https://www.techpowerup.com/reviews/Gigabyte/GeForce_GTX_760_WindForce_OC/25.html

 

A placa pode chegar a puxar 220W, mas na maior parte do tempo irá puxar 150W. Se fosse dimensionar conforme o consumo máximo, teríamos, portanto, uma fonte de 440W. Se fosse dimensionar conforme o consumo típico, teríamos, portanto, uma fonte de 300W. Como a placa muito raramente alcançará os 220W, e sim ficará a maior parte do tempo consumindo 150W, o uso da fonte de 440W estará consideravelmente abaixo de 50% e, consequentemente, a eficiência também será menor. Porém se a fonte fosse de 300W, seria atingida a carga ideal de 50% e, consequentemente, a eficiência ideal.

 

Obviamente que essas observações devem ser feitas para todos os componentes da máquina, citei apenas a placa de vídeo como forma de simplificar.

 

Portanto, conforme dito pelo @Rolf William Gewers, vamos supor que um computador tenha consumo máximo de 300W. O consumo típico, porém, é de apenas 200W. Ou seja, se você comprar uma fonte de 600W, vai estar em um ponto menos favorável da curva de eficiência, já que a máquina vai consumir apenas 200W na esmagadora maioria do tempo. Se pegar uma de 400W, vai estar no ponto ideal a maior parte do tempo.

 

Digo e repito: o dimensionamento é feito com consumo típico, não com consumo máximo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Foxwalt disse:

Não dizemos. Ou isso pode referir-se ao mínimo que a fonte alcança ou deve ser indicado em que carga ocorre esse valor. Poderia indicar os testes que você leu em nosso site? Você provavelmente está confundindo algo.

Eu devo não ter lido a carga então :/ Desculpa

11 minutos atrás, Foxwalt disse:

Esse valor de máximo a ser entregue é o que seu computador pode puxar da fonte, não o que ela vai puxar da tomada para entregar isso.

Ahhhhhhhh, Então não tem um limite em valor do que pode ser consumido da tomada. Apenas o que a fonte pode administrar para entregar pro seu PC.

Isso tira quase todas as minhas dúvidas.

Porquê eu estou mais interessado em segurança e consumo.

Em sumo, devo escolher uma fonte fabricada com materiais de qualidade, e com o dobro do que a minha máquina consome em Full Load, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
11 minutos atrás, Bad Follen disse:

Eu devo não ter lido a carga então :/ Desculpa

Por exemplo, você pode dizer coisas como (nomes completamente aleatórios e irreais tirados da minha cabeça):

  • A eficiência mínima da fonte Xing Ling Jan é 70%;
  • A eficiência da fonte Corsair Super 8500 ao entregar 450W, 70% de sua carga limite, é de 83%;
  • A eficiência da fonte PCYes! Tiger Mega 6000 ao entregar 340W, 50% de sua carga limite, é 87%.

Dizer coisas como "a eficiência de tal fonte X é 80%", sem informar que ponto está considerando, não faz sentido. A análise é cartesiana, não constante. Você precisa conhecer o gráfico e o ponto de carga.

 

Não precisa se desculpar por nada, meu amigo. :)

 

11 minutos atrás, Bad Follen disse:

Ahhhhhhhh, Então não tem um limite em valor do que pode ser consumido da tomada. Apenas o que a fonte pode administrar para entregar pro seu PC.

Isso. O que ela vai consumir da tomada varia conforme a eficiência dela. E importante notar que o calor interfere nisso. Temperaturas de ambiente muito altas, por exemplo no verão carioca, conduzem à menos capacidade de entregar potência e menor eficiência. O calor aumenta a resistência dos condutores e atrapalha o trabalho da fonte. Manter o gabinete bem refrigerado também ajuda a fonte (por isso os gabinetes decentes tem abertura própria para a fonte na parte inferior, isolada do resto da máquina).

 

11 minutos atrás, Bad Follen disse:

Isso tira quase todas as minhas dúvidas.

Se quiser perguntar mais qualquer coisa, fique à vontade. Ficarei contente em ajudar. ;)

 

11 minutos atrás, Bad Follen disse:

Porquê eu estou mais interessado em segurança e consumo.

Se quiser indicações de fontes, basta indicar a configuração da sua máquina. Ler estes tópicos também vai explicar muita coisa:

11 minutos atrás, Bad Follen disse:

Em sumo, devo escolher uma fonte fabricada com materiais de qualidade,

Sim.

 

11 minutos atrás, Bad Follen disse:

e com o dobro do que a minha máquina consome em Full Load, certo?

Não. Deve procurar com o dobro que sua máquina consome em atividade típica. Essas informações você encontra em sites confiáveis de testes. Igual o exemplo que citei da minha placa de vídeo acima (atualize a página, juntou ao outro post e você pode não ter visto).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bad Follen Eu pessoalmente considero o investimento em fonte o melhor de todos, meu exemplo, em uma máquina tenho uma AX860, garantia de 10 anos, categoria platinum, ela já passou até por curto em um cabo rompido, gpu explodindo e está aqui, firme e forte, no meu outro PC tenho uma HX850i, essa ainda não sofreu, mas também garantia de 10 anos e categoria platinum, fora que os pinos são os mesmos e vão continuar os mesmos por muitos anos, quer dizer, meus netos vão poder usar essas fontes, você não consegue encontrar isso em nenhum outro componente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Foxwalt disse:

Se quiser indicações de fontes, basta indicar a configuração da sua máquina. Ler estes tópicos também vai indicar muita coisa:

No meu caso, eu já escolhi uma fonte. E não me vejo trocando-a, a não ser que isso mude minha conta de luz em até 50R$.  Era mais dúvidas que realmente eu tinha, e não vejo ninguém falando sobre

Por exemplo, o meu Rig, é um

(esse aqui tá overclockado mas as tensões na BIOS não foram alteradas) Phenom II X2 (com 3 núcleos) 3.2 Ghz

 

4GB RAM  1333Mhz ( timings 9-9-9-24)

 

1 HD

 

1 GTX 550 TI, overclockado mas eu diminui a tensão pra 1075.

 

Sem gravadores de dvd ou afins e sem Fans de gabinete.

 

Uso para jogos sempre.

adicionado 0 minutos depois

Ah é, a fonte que eu uso é uma CX430

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Rolf William Gewers disse:

considero o investimento em fonte o melhor de todos

Concordo estritamente com você <3

Meu PC foi todo comprado em peças usadas, mas a fonte fiz questão de comprar original.

adicionado 4 minutos depois
34 minutos atrás, Foxwalt disse:

O consumo máximo é próximo de 220W:

Esses gráficos são de consumo total do PC, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
5 minutos atrás, Bad Follen disse:

No meu caso, eu já escolhi uma fonte. E não me vejo trocando-a, a não ser que isso mude minha conta de luz em até 50R$. 

 

Ah é, a fonte que eu uso é uma CX430.

Sua fonte está bem encaixada considerando a configuração. Não faz sentido trocar mesmo.

 

6 minutos atrás, Bad Follen disse:

Concordo estritamente com você <3

Meu PC foi todo comprado em peças usadas, mas a fonte fiz questão de comprar original.

Você quis dizer nova, certo?

 

Não há problema em comprar usada também, desde que você conheça bem a procedência. Para isso, o ideal é que seja de alguém próximo, como algum amigo ou familiar.

 

7 minutos atrás, Bad Follen disse:

Esses gráficos são de consumo total do PC, certo?

Os de consumo que enviei acima? Só da placa de vídeo. Por isso eu disse que peguei apenas a placa como exemplo, mas você tem que fazer a análise considerando todos os componentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Foxwalt disse:

Você quis dizer nova, certo?

Isso, desculpa, nova rsrsrs

 

2 minutos atrás, Foxwalt disse:

Os de consumo que enviei acima? Só da placa de vídeo. Por isso eu disse que peguei apenas a placa como exemplo, mas você tem que fazer a análise considerando todos os componentes.

Podemos adicionar +100Watts então?

 

2 minutos atrás, Foxwalt disse:

Sua fonte está bem encaixada considerando a configuração.

Estou usando 50%?

adicionado 1 minuto depois

No tempo que eu comprei, eu não considerei eficiência, apenas considerei segurança, até porque eu não sabia muito, sabia apenas que existia fonte bom e fonte boa.

Na época eu queria pegar uma da OCZ, mas não consegui encontrar em nenhuma loja, e dei sorte de conseguir em mãos essa Corsair.

adicionado 3 minutos depois

Use seu próximo comentário como ultimo post @Foxwalt vamos tentar deixar esse tópico apenas em 1 página, para que outros possam passar por esse se também estiverem com dúvidas, e muitíssimo obrigado mesmo pelas explicações, sanou todas minhas questões !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
10 minutos atrás, Bad Follen disse:

Podemos adicionar +100Watts então?

Não curto muito jogar por alto assim...

 

Se você estiver querendo se referir à minha fonte por ter olhado na aba "Meu PC" ali, sim, ela provavelmente pode estar um pouco superdimensionada. Na época eu não conhecia muito sobre fontes e, como peguei de segunda mão por bom preço, foi ótima compra de qualquer forma.

 

10 minutos atrás, Bad Follen disse:

Estou usando 50%?

Pra olhar isso tem que pegar o consumo típico em jogos de cada componente e somar. Creio que em jogos deve ficar perto disso. Contudo, de qualquer forma, não há fontes abaixo de 400W com qualidade no mercado nacional, então você nem teria muita escolha mesmo.

 

11 minutos atrás, Bad Follen disse:

No tempo que eu comprei, eu não considerei eficiência, apenas considerei segurança, até porque eu não sabia muito, sabia apenas que existia fonte bom e fonte boa.

Na época eu queria pegar uma da OCZ, mas não consegui encontrar em nenhuma loja, e dei sorte de conseguir em mãos essa Corsair.

Sua compra foi bem feita. Quanto à OCZ, foi comprada pela Toshiba e deixou de lançar fontes desde então. Tem que tomar cuidado com algumas fontes deles, que são antigas e possuem distribuições de potência um tanto antiquadas.

 

16 minutos atrás, Bad Follen disse:

Use seu próximo comentário como ultimo post @Foxwalt vamos tentar deixar esse tópico apenas em 1 página, para que outros possam passar por esse se também estiverem com dúvidas, e muitíssimo obrigado mesmo pelas explicações, sanou todas minhas questões !

Fico contente em saber que ajudou. :thumbsup:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tópico sensacional, uma aula sobre fontes. Parabens ao envolvidos, vou adicionar na minha assinatura.

 

Já podem aposentar o faller,o cara da raposa manda bem.

 

Só restou duas dúvidas, sobre o gráfico porque 220v tem maior eficiência sobre 115v?

 

Para fontes que entregam menos que 85% de eficiência é utilizado outra base de gráfico certo?

 

 

1 hora atrás, Foxwalt disse:

 

 

450W-efficiency.jpg

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Bruno Custodio disse:

Só restou duas dúvidas, sobre o gráfico porque 220v tem maior eficiência sobre 115v?

 

Para fontes que entregam menos que 85% de eficiência é utilizado outra base de gráfico certo?

Fontes em geral, seja para PC, seja para o que for tem a tendência, o costume, desde longa data a ser projetadas para operar em 220 Volts e em grande parte dos casos, quando ela tem de operar em 110 Volts ela necessita de mais uma transformação internamente para, a partir desses 110, conseguir os 220 volts nativos da fonte..

Já publiquei um tópico a respeito disso dai tem algum tempo. É esse dai:  Devo alimentar o PC em 110 ou 220 Volts???       

Esse efeito é bastante significativo em fontes sem PFC ativo que usam a topologia do velho dobrador de tensão para conseguir recuperar os 220 Volts a  partir dos 110 Volts..  As fontes com PFC ativo se valem de conversores chaveados para essa função, de modo que a perda não seja tão grande..

 

Somado a isso tem também a influência citada pelo colega Bad Follen relativa à corrente de entrada manipulada pela fonte que em 220 Volts é a metade praticamente que aquela quando alimentada em 110 Volts.

 

No tocante a eficiência, deixo como dica esse tópico dai: Eficiência da fonte - Tornando claro seu entendimento             

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!