Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema led com comparador


Posts recomendados

Primeiramente bom dia, sou novo na parte elétrica então estou precisando de uma ajuda de vocês para conseguir realizar um pequeno projeto que estou em mente!
Meu projeto é básico eu acredito, utiliza amplificador operacional comparador!

A ideia é a seguinte, desejo que meu projeto identifique o funcionamento ou não de autofalantes de som, sendo os autofalantes com 4 ohmz de impedância! Caso o autofalante esteja funcionando o sistema devera ligar a luz de LED verde, se não estiver o sistema deve ligar a luz LED vermelha. Abaixo vou deixar um protótipo do que acredito ser a ideia do projeto, caso algum de vocês possam me ajudar eu ficarei muito grato!
Lembrando que pela imagem que deixei o R1 representa o autofalante e o sistema será ligado em fonte de 5 ou 24V, vale também lembrar que as resistências que coloquei no sistema são somente para tentar entender o projeto e não necessariamente necessite ser realmente esse valor. O mesmo vale para o comparador, não tem a necessidade de ser exatamente o LM324. Obrigado desde já.

MEU PROJETO.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guilherme Parise Garpelli disse:

desejo que meu projeto identifique o funcionamento ou não de autofalantes de som, sendo os autofalantes com 4 ohmz de impedância!

O que significa funcionar para você? quer saber se a bobina não está rompida? (teste de continuidade) ou quer identificar se está sendo enviado um sinal de áudio para o autofalante? Sem explicar o que característica deseja monitorar fica difícil entender a sua demanda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra saber se há alguma corrente circulando pelo a.f., de fato vais precisar p.ex. de um amplificador diferencial amplificando a tensão dum shunt. Esta retificada/filtrada aí sim podes aplicar num comparador como mencionaste.

 

Pode tentar reduzir a complexidade com algo como...

images?q=tbn:ANd9GcRVOFw7gRrMn1hEleGqv9c

De repente o sinal que sai do secundário, também filtrado, pode ser usado pro comparador quiçá até aplicar direto num led. Há a vantagem da isolação

 

Sendo um "bom menino" em eletrônica, com o valor da tensão poderias até mesmo estimar a potência que está aplicada ao a.f.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, o sistema que eu estou tentando criar é para verificar se o autofalante está funcionando, ou seja a hora que eu conectar o "plug" do projeto no plug dos conectores da porta do carro ele vá reconhecer se o autofalante está conectado ou não!

Pois o autofalante em si é conectado a um chicote na porta do carro e pelo chicote eu irei conectar meu sistema para a verificação se o autofalante esta ligado a outra ponta do chicote corretamente. Caso esteja conectado terá a impedância de 4 ohmz no sistema e ira acender o LED verde caso não esteja conectado (não irá ter a impedancia de 4 ohmz) ai irá acender o LED vermelho. Esse sistema que quero executar é para verificar se o autofalante está realmente conectado ao chicote da porta do carro.

adicionado 1 minuto depois
agora, Guilherme Parise Garpelli disse:

Olá, o sistema que eu estou tentando criar é para verificar se o autofalante está funcionando, ou seja a hora que eu conectar o "plug" do projeto no plug dos conectores da porta do carro ele vá reconhecer se o autofalante está conectado ou não!

Pois o autofalante em si é conectado a um chicote na porta do carro e pelo chicote eu irei conectar meu sistema para a verificação se o autofalante esta ligado a outra ponta do chicote corretamente. Caso esteja conectado terá a impedância de 4 ohmz no sistema e ira acender o LED verde caso não esteja conectado (não irá ter a impedancia de 4 ohmz) ai irá acender o LED vermelho. Esse sistema que quero executar é para verificar se o autofalante está realmente conectado ao chicote da porta do carro.

@Sérgio Lembo 

adicionado 2 minutos depois

@Isadora Ferraz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora está mais fácil de entender o que quer. Só mais uma questão: esse sistema deve ter um comportamento previsível quando o rádio for ligado? Essa pergunta se deve ao fato de que quando o rádio estiver tocando, além da corrente de verificação injetada tb terei a corrente do som passando pelo falante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que estou te entendendo, quer verificar se as ligações do carro estão feitas.

O que estou mandando verifica apenas se tem alguma coisa ligada, não verifica se a impedância é de 4 Ohms.

4 Ohms é a impedância nominal, pode haver variações.

Necessita verificar o valor máximo?

Necessita verificar verificar valor mínimo para distinguir a presença do falante de um curto?

Sem título1.png

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Considerando que devido à capacitores na saída a corrente dc não volta pro amplificador do carro, uma das fases pro a.f. é o terra, neste caso basta-lhe um led, um resistor duns 10K e um +12. A bobina do a.f. faz a ponte até o terra: caso aberta: led não acende

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser algo mais sofisticado tem isso aqui:

1

adicionado 4 minutos depois

Esse daqui verifica se está na faixa desejada. Isso te permite saber até se tem mau contato.

R2, R3, R5 tem que ser de precisão, pelo menos 1%.

R4 e R6 são os valores mínimos e máximos aceitos. Escolhi 3,3 Ohms  e 4,7 Ohms, mas basta alterar esses valores como achar melhor.

Sem título1.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Se quiser algo mais sofisticado tem isso aqui:

1

adicionado 4 minutos depois

Esse daqui verifica se está na faixa desejada. Isso te permite saber até se tem mau contato.

R2, R3, R5 tem que ser de precisão, pelo menos 1%.

R4 e R6 são os valores mínimos e máximos aceitos. Escolhi 3,3 Ohms  e 4,7 Ohms, mas basta alterar esses valores como achar melhor.

Sem título1.png

@Sérgio Lembo Muito Obrigado mesmo Sérgio, vou fazer os testes e assim que estiver pronto e funcionando eu dou um retorno aqui! Obrigado pelo seu tempo e paciência. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cometi um erro no cálculo dos resistores:

R2, R3, R5 = 1k Ohms

R1 = 220 Ohms

O resto tá certo.

Tem vários modelos de comparadores quádruplos, escolha 1 que trabalhe a partir de 6V. Tem que suportar pelo menos 10mA na saída.

Com esse projeto dá para trabalhar com pilhas de 9V, te deixa livre de fios.

O circuito é beberrão de energia, mas só consome enquanto o botão estiver pressionado para fazer o teste, então dá para trabalhar durante meses com a mesma pilha de 9V.

Use led de 10mA e fuja da cor verde, é péssima de enxergar com claridade ambiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/10/2017 às 14:15, Sérgio Lembo disse:

Acho que estou te entendendo, quer verificar se as ligações do carro estão feitas.

O que estou mandando verifica apenas se tem alguma coisa ligada, não verifica se a impedância é de 4 Ohms.

4 Ohms é a impedância nominal, pode haver variações.

Necessita verificar o valor máximo?

Necessita verificar verificar valor mínimo para distinguir a presença do falante de um curto?

Sem título1.png

@Sérgio Lembo Boa tarde Sérgio, estou fazendo a montagem do projeto, porém eu gostaria de saber qual a funcionalidade do DIODO D4 no sistema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o falante estiver presente, Q1 chaveia, acende led D1 e tem que cortar a excitação de Q2, certo?

Saturação de Q1: 0,2V

Vf de D3 em baixa corrente: 0,6V

total: 0,8V, por consequencia Q2 tb chaveia e fica com os 2 leds acesos.

Com a colocação de D4, para comutar Q2 é necessário uma tensão igual a Vf de D4 + Vbe de Q2 = 0,7 + 0,6 = 1,3V. Dessa forma, quando Q1 estiver saturado Q2 não consegue comutar. Foi um truque para aumentar o Vbe de Q2.

adicionado 7 minutos depois

Sugestão: ao invés de 12v, uma pilha de 9V com um botão de pressão entre a pilha e o circuito. Isso te deixa livre de fios, fica portátil que nem celular.

Operação: conecta o aparelho no ponto de teste, pressiona o botão e confere os leds. Ao soltar o botão, o circuito para de consumir a bateria, uma bateria vai aguentar meses de trabalho.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

ao invés de 12v, uma pilha de 9V

De fato isso é semi imperativo pois o autor do tópico poderia confundir os 12V e gnd com os 12v gnd da bateria. Neste caso teu circuito poderia não funcionar a contento ou nem funcionar ou pior... provocar algum dano. Motivo: um dos fios do a.f. usa estar em contato com o [-] [chassi] [gnd]. Na "melhor" das hipóteses ia estar em contato B e E de Q1. Na pior, sinal de potência entre B e E. Tá certo isso arnaldo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo Olá Sérgio, tudo bem?

então, montei o sistema conforme você havia me ajudado. Segue imagem abaixo.

porém o funcionamento não está 100% acredito eu, independentemente se eu conecto o falante ou não no sistema as duas LEDs ficam ligadas e isso não se altera.

Lembrando que está ligado nos 12V

8DE14FF1-C294-4736-A0E5-AEB2B9B62C81.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Que transistor você está usando?

@Sérgio Lembo Eu to usando o transistor KSP2222A e diodo eu to usando um Her107 e um In4007.

Sérgio, notei que os meus transistor estavam invertidos, agora estão corretamente E B C. Agora quando desconectado a luz vermelha está acesa sozinha, porém quando conecta, ela não apaga e a verde não acende. Vou mandar uma foto!

adicionado 35 minutos depois

@Guilherme Parise Garpelli

@Sérgio Lembo

02386AA5-238F-4044-AC2F-5140DC9C658C.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!