Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema led com comparador


Posts recomendados

Primeiramente bom dia, sou novo na parte elétrica então estou precisando de uma ajuda de vocês para conseguir realizar um pequeno projeto que estou em mente!
Meu projeto é básico eu acredito, utiliza amplificador operacional comparador!

A ideia é a seguinte, desejo que meu projeto identifique o funcionamento ou não de autofalantes de som, sendo os autofalantes com 4 ohmz de impedância! Caso o autofalante esteja funcionando o sistema devera ligar a luz de LED verde, se não estiver o sistema deve ligar a luz LED vermelha. Abaixo vou deixar um protótipo do que acredito ser a ideia do projeto, caso algum de vocês possam me ajudar eu ficarei muito grato!
Lembrando que pela imagem que deixei o R1 representa o autofalante e o sistema será ligado em fonte de 5 ou 24V, vale também lembrar que as resistências que coloquei no sistema são somente para tentar entender o projeto e não necessariamente necessite ser realmente esse valor. O mesmo vale para o comparador, não tem a necessidade de ser exatamente o LM324. Obrigado desde já.

MEU PROJETO.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guilherme Parise Garpelli disse:

desejo que meu projeto identifique o funcionamento ou não de autofalantes de som, sendo os autofalantes com 4 ohmz de impedância!

O que significa funcionar para você? quer saber se a bobina não está rompida? (teste de continuidade) ou quer identificar se está sendo enviado um sinal de áudio para o autofalante? Sem explicar o que característica deseja monitorar fica difícil entender a sua demanda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra saber se há alguma corrente circulando pelo a.f., de fato vais precisar p.ex. de um amplificador diferencial amplificando a tensão dum shunt. Esta retificada/filtrada aí sim podes aplicar num comparador como mencionaste.

 

Pode tentar reduzir a complexidade com algo como...