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Primeiramente bom dia, sou novo na parte elétrica então estou precisando de uma ajuda de vocês para conseguir realizar um pequeno projeto que estou em mente!
Meu projeto é básico eu acredito, utiliza amplificador operacional comparador!

A ideia é a seguinte, desejo que meu projeto identifique o funcionamento ou não de autofalantes de som, sendo os autofalantes com 4 ohmz de impedância! Caso o autofalante esteja funcionando o sistema devera ligar a luz de LED verde, se não estiver o sistema deve ligar a luz LED vermelha. Abaixo vou deixar um protótipo do que acredito ser a ideia do projeto, caso algum de vocês possam me ajudar eu ficarei muito grato!
Lembrando que pela imagem que deixei o R1 representa o autofalante e o sistema será ligado em fonte de 5 ou 24V, vale também lembrar que as resistências que coloquei no sistema são somente para tentar entender o projeto e não necessariamente necessite ser realmente esse valor. O mesmo vale para o comparador, não tem a necessidade de ser exatamente o LM324. Obrigado desde já.

MEU PROJETO.png

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1 hora atrás, Guilherme Parise Garpelli disse:

desejo que meu projeto identifique o funcionamento ou não de autofalantes de som, sendo os autofalantes com 4 ohmz de impedância!

O que significa funcionar para você? quer saber se a bobina não está rompida? (teste de continuidade) ou quer identificar se está sendo enviado um sinal de áudio para o autofalante? Sem explicar o que característica deseja monitorar fica difícil entender a sua demanda.

  • Membro VIP
Postado

Pra saber se há alguma corrente circulando pelo a.f., de fato vais precisar p.ex. de um amplificador diferencial amplificando a tensão dum shunt. Esta retificada/filtrada aí sim podes aplicar num comparador como mencionaste.

 

Pode tentar reduzir a complexidade com algo como...

images?q=tbn:ANd9GcRVOFw7gRrMn1hEleGqv9c

De repente o sinal que sai do secundário, também filtrado, pode ser usado pro comparador quiçá até aplicar direto num led. Há a vantagem da isolação

 

Sendo um "bom menino" em eletrônica, com o valor da tensão poderias até mesmo estimar a potência que está aplicada ao a.f.

Postado

Olá, o sistema que eu estou tentando criar é para verificar se o autofalante está funcionando, ou seja a hora que eu conectar o "plug" do projeto no plug dos conectores da porta do carro ele vá reconhecer se o autofalante está conectado ou não!

Pois o autofalante em si é conectado a um chicote na porta do carro e pelo chicote eu irei conectar meu sistema para a verificação se o autofalante esta ligado a outra ponta do chicote corretamente. Caso esteja conectado terá a impedância de 4 ohmz no sistema e ira acender o LED verde caso não esteja conectado (não irá ter a impedancia de 4 ohmz) ai irá acender o LED vermelho. Esse sistema que quero executar é para verificar se o autofalante está realmente conectado ao chicote da porta do carro.

adicionado 1 minuto depois
agora, Guilherme Parise Garpelli disse:

Olá, o sistema que eu estou tentando criar é para verificar se o autofalante está funcionando, ou seja a hora que eu conectar o "plug" do projeto no plug dos conectores da porta do carro ele vá reconhecer se o autofalante está conectado ou não!

Pois o autofalante em si é conectado a um chicote na porta do carro e pelo chicote eu irei conectar meu sistema para a verificação se o autofalante esta ligado a outra ponta do chicote corretamente. Caso esteja conectado terá a impedância de 4 ohmz no sistema e ira acender o LED verde caso não esteja conectado (não irá ter a impedancia de 4 ohmz) ai irá acender o LED vermelho. Esse sistema que quero executar é para verificar se o autofalante está realmente conectado ao chicote da porta do carro.

@Sérgio Lembo 

adicionado 2 minutos depois

@Isadora Ferraz

Postado

Agora está mais fácil de entender o que quer. Só mais uma questão: esse sistema deve ter um comportamento previsível quando o rádio for ligado? Essa pergunta se deve ao fato de que quando o rádio estiver tocando, além da corrente de verificação injetada tb terei a corrente do som passando pelo falante.

Postado

Acho que estou te entendendo, quer verificar se as ligações do carro estão feitas.

O que estou mandando verifica apenas se tem alguma coisa ligada, não verifica se a impedância é de 4 Ohms.

4 Ohms é a impedância nominal, pode haver variações.

Necessita verificar o valor máximo?

Necessita verificar verificar valor mínimo para distinguir a presença do falante de um curto?

Sem título1.png

  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Considerando que devido à capacitores na saída a corrente dc não volta pro amplificador do carro, uma das fases pro a.f. é o terra, neste caso basta-lhe um led, um resistor duns 10K e um +12. A bobina do a.f. faz a ponte até o terra: caso aberta: led não acende

Postado

Se quiser algo mais sofisticado tem isso aqui:

1

adicionado 4 minutos depois

Esse daqui verifica se está na faixa desejada. Isso te permite saber até se tem mau contato.

R2, R3, R5 tem que ser de precisão, pelo menos 1%.

R4 e R6 são os valores mínimos e máximos aceitos. Escolhi 3,3 Ohms  e 4,7 Ohms, mas basta alterar esses valores como achar melhor.

Sem título1.png

  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Se quiser algo mais sofisticado tem isso aqui:

1

adicionado 4 minutos depois

Esse daqui verifica se está na faixa desejada. Isso te permite saber até se tem mau contato.

R2, R3, R5 tem que ser de precisão, pelo menos 1%.

R4 e R6 são os valores mínimos e máximos aceitos. Escolhi 3,3 Ohms  e 4,7 Ohms, mas basta alterar esses valores como achar melhor.

Sem título1.png

@Sérgio Lembo Muito Obrigado mesmo Sérgio, vou fazer os testes e assim que estiver pronto e funcionando eu dou um retorno aqui! Obrigado pelo seu tempo e paciência. 

Postado

Cometi um erro no cálculo dos resistores:

R2, R3, R5 = 1k Ohms

R1 = 220 Ohms

O resto tá certo.

Tem vários modelos de comparadores quádruplos, escolha 1 que trabalhe a partir de 6V. Tem que suportar pelo menos 10mA na saída.

Com esse projeto dá para trabalhar com pilhas de 9V, te deixa livre de fios.

O circuito é beberrão de energia, mas só consome enquanto o botão estiver pressionado para fazer o teste, então dá para trabalhar durante meses com a mesma pilha de 9V.

Use led de 10mA e fuja da cor verde, é péssima de enxergar com claridade ambiente.

  • Coordenador
Postado

Só lembrando! Com o falante em repouso só dá para testar a resistência mesmo (Aberto ou bom).

Se a bobina estiver "raspando", o circuito não vai detectar o curto circuito que ele vai provocar quando estiver em movimento...

  • Curtir 2
Postado
11 horas atrás, Guilherme Parise Garpelli disse:

@Mestre88 Me ajude então kkkkk, unica solução que pensei foi essa!

Pra mim basta apenas uma pilha comum destas de 1,5V. Se o alto-falante chiar é porque está conectado ao fio. 

  • Curtir 1
Postado
Em 17/10/2017 às 14:15, Sérgio Lembo disse:

Acho que estou te entendendo, quer verificar se as ligações do carro estão feitas.

O que estou mandando verifica apenas se tem alguma coisa ligada, não verifica se a impedância é de 4 Ohms.

4 Ohms é a impedância nominal, pode haver variações.

Necessita verificar o valor máximo?

Necessita verificar verificar valor mínimo para distinguir a presença do falante de um curto?

Sem título1.png

@Sérgio Lembo Boa tarde Sérgio, estou fazendo a montagem do projeto, porém eu gostaria de saber qual a funcionalidade do DIODO D4 no sistema?

Postado

Quando o falante estiver presente, Q1 chaveia, acende led D1 e tem que cortar a excitação de Q2, certo?

Saturação de Q1: 0,2V

Vf de D3 em baixa corrente: 0,6V

total: 0,8V, por consequencia Q2 tb chaveia e fica com os 2 leds acesos.

Com a colocação de D4, para comutar Q2 é necessário uma tensão igual a Vf de D4 + Vbe de Q2 = 0,7 + 0,6 = 1,3V. Dessa forma, quando Q1 estiver saturado Q2 não consegue comutar. Foi um truque para aumentar o Vbe de Q2.

adicionado 7 minutos depois

Sugestão: ao invés de 12v, uma pilha de 9V com um botão de pressão entre a pilha e o circuito. Isso te deixa livre de fios, fica portátil que nem celular.

Operação: conecta o aparelho no ponto de teste, pressiona o botão e confere os leds. Ao soltar o botão, o circuito para de consumir a bateria, uma bateria vai aguentar meses de trabalho.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

ao invés de 12v, uma pilha de 9V

De fato isso é semi imperativo pois o autor do tópico poderia confundir os 12V e gnd com os 12v gnd da bateria. Neste caso teu circuito poderia não funcionar a contento ou nem funcionar ou pior... provocar algum dano. Motivo: um dos fios do a.f. usa estar em contato com o [-] [chassi] [gnd]. Na "melhor" das hipóteses ia estar em contato B e E de Q1. Na pior, sinal de potência entre B e E. Tá certo isso arnaldo?

Postado
15 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Que transistor você está usando?

@Sérgio Lembo Eu to usando o transistor KSP2222A e diodo eu to usando um Her107 e um In4007.

Sérgio, notei que os meus transistor estavam invertidos, agora estão corretamente E B C. Agora quando desconectado a luz vermelha está acesa sozinha, porém quando conecta, ela não apaga e a verde não acende. Vou mandar uma foto!

adicionado 35 minutos depois

@Guilherme Parise Garpelli

@Sérgio Lembo

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